Alunos da Escola Polivalente estiveram visitando a Câmara de Vereadores

O objetivo da visita foi compreender a função e competência do Poder Legislativo e expor os problemas constatados durante visita realizada em diversos locais da cidade e os possíveis encaminhamentos que poderão realizar junto aos órgãos competentes.

Na manhã desta quarta-feira, 15, estiveram visitando a Câmara de Vereadores de Ijuí, acompanhados pelas professoras Rosmari Gobo, Janete Belinaso e Maria Regina Palha, os alunos do curso normal, do ensino médio do Instituto Estadual de Educação Guilherme Clemente Koehler.

Com o objetivo de compreender a função e competência de vereador como representante da população, o grupo de estudantes sugeriu a visita ao Poder Legislativo.

Os alunos e professores foram recepcionados no Plenário do Poder Legislativo, pelo vereador Adalberto Noronha e pelo Técnico Legislativo, Régis Mattioni.

Na ocasião, a professora Rosmari Gobo, coordenadora do projeto que está sendo trabalhado em sala de aula, denominado “A Cidade como Pergunta?”, explicou que o  objetivo é compreender a cidade como espaço de relações e de produção da vida, identificando suas potencialidades e problemas, as relações de poder e as diferenças de classe materializadas no espaço urbano, bem como, as mudanças que permeiam a vida cotidiana para pensar nossas concepções de mundo e do lugar que ocupamos nele, para tomar decisões, analisando os diferentes aspectos da cidade, como espaço micro inserida no espaço global.

O vereador Adalberto Noronha, respondeu os questionamentos realizados pelos estudantes, quanto ao trabalho que os vereadores desenvolvem e sobre quais as ações propostas que possam ser encaminhadas em prol da comunidade, a partir dos problemas que constataram durante visitas realizadas na cidade, como por exemplo, a questão das desigualdades sociais, os graves problemas ambientais, o acúmulo de lixo em locais inadequados, as ruas sem pavimentação, entre outros.

Após, o Técnico Legislativo Régis Mattioni, explicou aos alunos sobre o funcionamento, a composição e a estrutura do Legislativo Municipal de Ijuí.

Ao final o vereador Junior Piaia falou sobre a função do vereador, e afirmou que a política está desacreditada pela população, onde também convidou a todos para que participem das sessões ordinárias que ocorrem nas segundas-feiras, às 18h, na Câmara de Vereadores.

Alunos da Escola Polivalente estiveram visitando a Câmara de Vereadores