Anteprojeto propõe criação da Casa Municipal de Cultura de Ijuí‏

Iniciativa da vereadora Helena Stumm Marder (PDT) tem o objetivo de contribuir para a ampliação no processo de implantação da escola de tempo integral no município de Ijuí.

Foi encaminhado ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Vereadores o anteprojeto de lei da vereadora Helena Stumm Marder, com vistas à ampliação e/ou consolidação do processo de implantação da Escola de Tempo Integral no município de Ijuí. “Sabemos quão importante é a educação para o desenvolvimento humano e autonomia do cidadão. Mas sabemos também as dificuldades enfrentadas pelos gestores que decidem abraçar esta causa. A obrigação do parlamentar é contribuir com alternativas que permitam aos municípios vencerem os entraves impostos principalmente pela falta de recursos”, justifica a vereadora.

De acordo com a proposta, a Casa de Cultura de Ijuí é uma iniciativa capaz de viabilizar a execução da Escola de Tempo Integral, a partir da otimização de recursos, na medida em que o município de Ijuí disporia de um aparelhamento único capaz de abarcar demandas das escolas da rede pública. “No turno inverso ao escolar, os estudantes matriculados na rede pública terão a oportunidade de participar de oficinas e cursos entre outras iniciativas oferecidas pela casa de cultura”, explica Helena.  Além disso, segundo a vereadora, a Casa de Cultura funcionará também como um captador de recursos não só no segmento cultural, mas também no esportivo, para o desenvolvimento de iniciativas nos segmentos da dança, teatro, instrumentos musicais, canto, ginástica artística e rítmica, esportes em geral, ente tantos outros.

Pela proposta, caberia à Casa de Cultura, formular a política cultural incentivando e patrocinando, por meio de recursos captados, atividades artísticas, visando um maior acesso da população aos bens culturais; articular-se com órgão público e privado de modo a assegurar a coordenação e execução de programas culturais; estimular através de parcerias possibilidades financeiras e técnicas, junto aos grupos artísticos, interessados em constituir organismos estáveis; elaborar seu regimento interno a serem aprovados pelo chefe do Poder Executivo; gerir suas dependências culturais, com aval do Conselho Municipal de Cultura de Ijuí (Comuci); estimular e promover exposições, espetáculos, debates, feiras, projeções cinematográficas, festejos, eventos populares e todas as demais atividades ligadas ao desenvolvimento artístico e cultural do município de Ijuí; e buscar parcerias de iniciativa pública e privada, observando a lei de incentivo à cultura.

Anteprojeto propõe criação da Casa Municipal de Cultura de Ijuí‏