Comissão Especial reuniu-se com o prefeito e autoridades

Na tarde desta segunda-feira, dia 10 de abril, a Comissão Especial de Segurança Pública reuniu-se na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Ijuí


  • 11/04/2017 11h42 - Atualizado em 13/04/2017 8h37

Na tarde da segunda-feira, dia 10 de abril, reuniram-se na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Ijuí, reuniram-se os Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Darci Pretto da Silva e José Ricardo Adamy da Rosa, integrantes da Comissão Especial de Segurança Pública, juntamente com os demais Vereadores ijuienses Edmilson Franco Mastella, João Pedro Monteiro, Junior Carlos Piaia e Rubem Carlos Jagmin. Participaram da reunião também, representando a Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Senhor Orlando Romeu Etgeton, representando o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Senhor Carlos Karlinski, o Presidente da União das Associações de Bairros de Ijuí, Senhor Cesar Amaral, representante da Penitenciária Modulada de Ijuí, Senhor Oséias Pinheiro do Amaral, o Presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí, Senhor Elio João Quatrin e o Excelentíssimo Senhor Prefeito Valdir Heck, com a finalidade de debater e buscar soluções para as dificuldades enfrentadas no setor de segurança pública em nosso município.

O Presidente da Comissão Especial Darci Pretto da Silva iniciou a reunião enfatizando que a segurança pública no município de Ijuí merece mais atenção, salientando que é fundamental maior envolvimento da classe política, tendo em vista as consequências decorrentes da transferência de policiais e viaturas de Ijuí para reforçar a segurança em Porto Alegre. Na oportunidade, o vereador mencionou o aumento do uso de entorpecentes com o crescimento no índice de delitos, roubos, furtos, entre outros. Destacou que Ijuí está no corredor do tráfico, sendo que em 2009 foi criado o programa “Viva a Vida Longe das Drogas”, mobilizando toda a comunidade buscando conscientizar sobre os efeitos do uso de entorpecentes, reiterando que este tipo de campanha se faz necessário para chamar a atenção da sociedade para este grande problema.

Por sua vez, o vereador Adalberto de Oliveira Noronha demonstrou preocupação ao fato de Ijuí não receber nenhum dos policiais que estão em recebendo formação atualmente, ressaltando o baixo número de policiais atuando na coerção da criminalidade. Evidenciou ainda é preciso reduzir o número de apenados na modulada,  pois a capacidade é de 460  detentos, sendo que atualmente está acolhendo 730, ultrapassando sua capacidade de carceragem.

O vereador Junior Carlos Piaia reiterou que o debate é complexo, considerando que Ijuí está com uma defasagem muito grande de policiamento para atuar nas ruas do município. De acordo Piaia, é preciso uma união de esforços, bem como analisar a possibilidade da realização de um evento para debater com especialistas da área para buscar soluções e melhorias referentes a problemática enfrentada pelo setor de segurança pública.

Para os próximos dias, o prefeito Valdir Heck se comprometeu a marcar uma audiência com o Secretário da Segurança Pública do Estado Cézar Schirmer, com o intuito de buscar alternativas para reverter o quadro de defasagem de pessoal e aumento de criminalidade no município de Ijuí.

Reunião da Comissão de Segurança Pública



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sujestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100 - Fax: (55)3331-0115

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa