Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

Receberam a honraria neste ano de 2018: Nerli Biesdorf, Rosane Dalla Roza Schiavo e Sirlei Fátima Gomes.


Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

A sessão ordinária da câmara de vereadores, que aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 26 de março, teve como destaque a entrega do Troféu Mulher Cidadã para três mulheres da comunidade ijuiense.

Estiveram compondo a Mesa Diretora junto com a Presidente em exercício do Poder Legislativo, Vereador Rubem Carlos Jagmin e com o Secretário da Mesa Diretora, Vereador Junior Piaia, o senhor Prefeito Municipal Valdir Heck, a Primeira Dama do Município, Jussara Heck e a titular da Coordenadoria Municipal da Mulher, Noemi Huth.

Por iniciativa da ex-vereadora Helena Stumm Marder, o evento é realizado desde o ano de 2004, e tem como objetivo destacar a participação da mulher na articulação e realização de ações com vistas ao desenvolvimento social e comunitário no município de Ijuí.

A 15ª edição do evento denominado “Troféu Mulher Cidadã”, conta atualmente com o apoio da única vereadora mulher do Poder Legislativo, Alexandra Lentz.

Neste ano de 2018 receberam a honraria Nerli Biesdorf, indicada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Ijuí, Rosane Dalla Roza Schiavo, indicada pelo Lions Clube de Ijuí, Hospital Bom Pastor, Conselho Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas - COMUID e Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí – CODEMI e Sirlei Fátima Gomes, indicada pela Associação de Saúde Mental de Ijuí (Assami) /Casa AMA, Coordenadoria Municipal da Mulher, Unijuí, Fórum Permanente da Mulher, 26ª RP- Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Ijuí, Poder Executivo, Gabinete da Primeira Dama e Clube de Mães, Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí e Intersindical.

No espaço cultural da sessão, o Coral da Liga Feminina de Combate ao Câncer, regido por Helena Sala, apresentou as canções Azul da Cor do Mar e Aleluia, que emocionou a todos.

Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

Conheça um pouco da história das homenageadas: 

Nerli Theresinha Biesdorf

Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

Nascida em 30 de Dezembro de 1945, na cidade de Ijuí. Filha de Arthur Liebchen e IrenaManhaboscoLiebchen. Casada com Donato Alfredo Biesdorf,mãe de Donialicasada com Wilson da Rosa, Simone, casada com Marcos Bohrer e Maria Cristina, casada com Gustavo Pretto. Avó de seis netos. 

Cursou o primeiro grau, no Grupo Escolar Osvaldo Aranha . O curso Ginasial e Magistério no Colégio Sagrado Coração de Jesus, nesta cidade de Ijuí. 

Licenciada em Pedagogia, especialização em Orientação Educacional em 1978, fez pós-graduação em Orientação Educacional em 1983, todas suas formações superiores foram realizadas na UNIJUÍ. 

Iniciou seus trabalhos como professora no Curso Supletivo-Noturno, no Grupo Escolar Osvaldo Aranha- de 1962 até 1966. 

Em 1966 passou a lecionar como professora primária nas Escolas: Carlos Zimpel localizada na Linha 3 Oeste, José Lange em Augusto Pestana e na escola do Povoado Santana. 

Em 1970 foi transferida para a Escola Nossa Senhora da Penha como professora, e em 1974 passou a trabalhar como Orientadora Educacional, até 1982, sendo que neste ano prestou serviço educacional junto a 36ª DE, retornando no início de 1983 para a Escola da Penha, onde continuou seu trabalho como Orientadora Educacional, e após 18 anos de trabalhos junto a escola veio em 1988 a se aposentar. 

TRABALHOS VOLUNTÁRIOS 

Após a aposentadoria percebeu que seria importante exercer algum trabalho voluntário em sua comunidade, onde resolveu dar aulas de catequese, e prestar apoio a família militar, sendo homenageada por essa entidade em 14 de junho de 2012, com o Diploma de Amigo do 27º GAC. 

Durante muitos anos participou ativamente como Diretora Social da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição de Ijuí (ASSGI), e por 4 anos como companheira Leonística junto ao Lions Clube de Ijuí.


Rosane Dalla Roza Schiavo

Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

Nascida em 17 de fevereiro de 1963, na cidade de Catuípe/RS, é casada com Joceli João Schiavo e mãe de Ricardo Dalla Roza Schiavo (28) e Julia Dalla Roza Schiavo (26). Filha de Pedro e Santa Dalla Roza, agricultores, de família de 5 filhos; quando criança estudou em colégio do interior de Ijuí, na Vila Santo Antônio, e ajudou seus pais no trabalho de casa e da lavoura. Ao atingir os 15 anos, rumou à cidade em busca do sonho de estudar. Cursou o ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa e na sequência ingressou na Faculdade de Enfermagem da Unijuí. Ainda na graduação, atuou como estagiária-bolsista da Cotrijuí, em programa de saúde comunitária. Em 1985, formou-se Enfermeira e, em 1997, pós graduou-se em Administração Hospitalar pelo IACS-POA.

Após a graduação, com 21 anos, assumiu a gestão administrativa e de enfermagem da Sociedade Hospitalar Coronel Dico, de Coronel Barros, Hospital que integrava a rede de hospitais da Cotrijuí. Trabalhou naquela instituição por cerca de três anos e foi transferida para o Hospital Bom Pastor de Ijuí, na época também vinculado à Cooperativa, atuando na assistência de enfermagem e em seguida assumindo a coordenação do serviço de enfermagem da Instituição.

Neste período, também desenvolveu atividades de saúde no Departamento de Comunicação e Educação da Cotrijuí, nas regiões de Ijuí, Augusto Pestana, Jóia, Mato Grosso, dentre outras, implantando unidades de saúde, capacitando agentes comunitários de saúde e desenvolvendo palestras de promoção de saúde junto às comunidades no meio rural.

No ano de 1992, passou a exercer a direção executiva do Hospital Bom Pastor de Ijuí, sua principal ocupação profissional até hoje, totalizando 33 anos na mesma casa de saúde. Nesta Instituição, Rosane, juntamente com sua dedicada diretoria e comprometida equipe de colaboradores, emprenha-se e luta diariamente para a concretização de um grande e audacioso sonho: a conclusão do Novo Hospital Bom Pastor. A finalização desse projeto é muito esperada pela comunidade de Ijuí e região, que sempre apoiou a causa, contribuindo tanto nas consultas populares como nas campanhas de arrecadação de recursos.

Além da atividade vinculada ao Hospital, Rosane também lecionou no ensino médio do IMEAB e no curso de técnico em enfermagem da EFA. Ainda, durante 12 anos, atuou como docente do Departamento de Ciências da Saúde da Unijuí, ministrando as disciplinas de Administração Aplicada à Enfermagem e Estágio Supervisionado. Em diversas oportunidades foi escolhida como Professora Homenageada, Professora Amiga da Turma e Patronesse.

Ao longo de sua vida profissional, exerceu as funções de membro do Comitê de Ética da Unijuí e do Conselho Universitário da Unijuí, representando a comunidade externa, num trabalho de múnus público. Nesse viés, também participa voluntariamente, desde 2008, do Conselho de Desenvolvimento do Município de Ijuí - CODEMI, do qual já foi coordenadora, e, no momento, é coordenadora adjunta. É membro atuante do Coredenorc. Fez parte da diretoria da Associação dos Hospitais do Noroeste do Estado- Hospinoroeste, por diversas gestões. Teve atuação importante na Igreja Católica, desde sua juventude, presidindo o grupo de jovens de Vila Santo Antônio e posteriormente integrando a juventude, diretoria, comissão de festeiros e coordenadores da Festa da Uva da Paróquia São Geraldo.

Destaca-se também o grande envolvimento em ações sociais junto ao Lions Clube de Ijuí, desde 05 de setembro de 2005, como Domadora e, a partir de 2010, na condição de Companheira Leão. Neste clube de serviço, atuou como diretora de programas, assessora de projetos junto à Governadoria e integrou diversas comissões. Atualmente ocupa a função de diretora social do Lions Clube de Ijuí e coordenadora LCIF.

Retidão, solidariedade, altruísmo e determinação são suas características marcantes. Possui habilidade na resolução de conflitos e problemas, é uma pessoa que não mede esforços para ajudar aqueles que precisam, buscando sempre fazer a diferença no mundo a sua volta. Como uma verdadeira mulher moderna, desempenha com habilidade e equilíbrio as tarefas de profissional, dona de casa, mãe, esposa, amiga e cidadã. 

Sirlei Fátima Gomes 

Entrega do Troféu Mulher Cidadã foi realizada na noite desta segunda-feira

Nascida em 02 de janeiro de 1962, na cidade de Ijuí. Filha de Arthur Gomes e Noemi Maria Gomes (in memoria). É mãe de Aline Gomes Antoniolli.

Começou os estudos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa (Ruizinho), passando para a Escola de Ensino Médio Rui Barbosa (Ruyzão). Iniciou licenciatura em Letras na Unijuí, não finalizado.

É dona de casa. Em 1997 teve depressão, mas apenas em 2000 iniciou tratamento junto ao Centro de Atenção Psicossocial - Caps Colmeia. Durante o tratamento começou a fazer parte das reuniões que originaram a ASSAMI/Casa AMA. A Assami é a mantenedora da Casa AMA onde foi presidente por dois mandatos, 2014/2015 e 2016/2017. É também voluntária na Casa AMA, coordenando o grupo Aura Azul, mas envolve-se nas diversas atividades que a Casa proporciona.

Como presidente da Assami, é atuante participativa em todas as ações que promovam a cidadania. Em especial demonstrando superação em uma área tão complexa como é da saúde mental.

Foi uma das fundadoras da Associação da Saúde Mental de Ijuí, ASSAMI, em 28 de janeiro de 2008, que neste ano completou 10 anos. Sirlei desde o inicio tem incentivado o protagonismo dos usuários, familiares, profissionais e apoiadores da saúde mental no fortalecimento da Rede de Atenção Integral à Saúde Mental em Ijuí; tem contribuído para congregar os munícipes e instituições afins para promover o debate sobre a saúde mental da comunidade local; junto aos meios de comunicação social tem trabalhado para diminuir o estigma e preconceito em relação às pessoas com sofrimento mental, demonstrando que as mudanças são possíveis tendo contribuição das ações de desmistificação da doença mental e da inserção social do doente como sujeito de direitos e deveres com a sociedade.

A Assami e seus desafios, integrando a Rede de Saúde Mental de Ijuí, foi um dos marcos que mais desafiou sua vida, tendo a estruturação do trabalho na lógica do “Fazer Juntos”, vivenciado em Trento, e nos princípios da Politica de Humanização do SUS, que tem na inclusão dos sujeitos e na sua emancipação e autonomia seus balizamentos da caminhada. Assim Sirlei é militante na área de Saúde Mental interagindo na Rede de Saúde Mental de Ijuí e  nos Municípios da região, levando o nome de Ijuí e sua caminhada nos eventos a nível Estadual, Nacional e Internacional quando palestrou em evento na Província de Trento/Itália sobre seu protagonismo junto a Assami.

Representando os usuários integrou em 2016 a Comissão Municipal, que construiu de forma participativa e cidadã a Lei Municipal de Saúde Mental de Ijuí que fortalece a Rede de Atenção Psico Social/RAPS, aprovada em 27 de março de 2017, pela Câmara de Vereadores de Ijuí.

Durante seu mandato Ijuí sediou o Encontro Estadual de Associações de Saúde Mental, em 10 de agosto de 2017, alusivo aos 25 anos da Lei Estadual de Saúde Mental. Evento que contou com a participação de mais de 20 cidades do Rio Grande do Sul.

Em dezembro de 2017 participou juntamente com uma delegação de Ijui do evento Bauru: 30 anos de Luta por uma Sociedade sem Manicômios, na cidade Bauru/SP, onde participou ativamente na construção da Carta de Bauru. E que originou a mobilização da Assami e demais entidades do município na CARTA ABERTA A COMUNIDADE IJUIENSE E REGIONAL DIANTE DA NOVA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL.

Desde 2010 participa como membro integrante do Fórum Permanente da Mulher, que com sua participação ativa, palestrou em 2015 nas pré-conferências municipais de políticas para as Mulheres demonstrando que é possível ocorrer superações, sendo a delegada mais votada na Conferência Municipal para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Atualmente integra o clube de mães da Casa AMA. Neste contexto queremos ressaltar que de 2008 a 2016 participou do clube de mães, através da Oficina dos Sonhos, desenvolvida na APAE, durante 8 anos. Integrou também o projeto Crescer, que fazia parte da Oficina dos Sonhos e tinha como objetivo viabilizar oportunidades de reflexão, discussão e qualificação sobre diversas temáticas com ênfase na geração de trabalho e renda que incluía os beneficiados pelo Bolsa Família. Participou do Partilhando Vivências, da Parceiros Voluntários, onde foi homenageada como mãe voluntária.

As temáticas que definem sua atuação e participação em Congressos, Seminários e Conferências tem como foco a luta pela Saúde Mental como um direito, a inclusão das pessoas na lógica da cidadania, o fortalecimento do SUS e a emancipação das mulheres na Sociedade.



Enviar por e-mail Imprimir

Galeria de fotos

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100 - Fax: (55)3331-0115

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa