Reunião para tratar sobre a Saúde Mental foi realizada na manhã desta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira, 05, reuniram-se na sala das Comissões, da Câmara de Vereadores, os vereadores Adalberto de Oliveira Noronha (Presidente) e Andrei Cossetin Sczmanski, integrantes da Comissão Especial para tratar sobre a área da saúde pública em Ijuí, juntamente com os representantes do Hospital Bom Pastor, Hospital de Caridade de Ijuí - HCI, Cerest, Casa Ama, Caps Ad II, Caps Colmeia e Apae.

Na ocasião, a Coordenadora de Saúde Mental do município, Daiana de Quadros, realizou uma apresentação sobre a rede de saúde mental do município e falou sobre os serviços disponíveis.

Durante a apresentação, foi questionado o caso de crianças que são encaminhadas ao CAPS infantil para avaliação, sendo que na verdade o CAPS é para tratamento, e as crianças deveriam ser encaminhadas primeiramente à atenção básica, para avaliação psicológica.

De igual forma, foi debatida durante a apresentação à questão das crianças com autismo e o encaminhamento ideal para as mesmas e sobre a dificuldade nos atendimentos de fonoaudiólogos e fisioterapeutas, os quais ocorrem a cada 60 dias, sendo então ineficiente, pois estes atendimentos para as crianças autistas deveriam ser mais frequentes, sendo destacado que nas Unidades Básicas não há uma avaliação das crianças.

Segundo a coordenadora Daiana, o objetivo principal dos CAPS é oferecer atendimento humanizado, realizar acompanhamento clínico, realizar a reinserção social, através do trabalho, geração de renda, cultura, lazer, fortalecimento dos laços familiares e o protagonismo do sujeito.

Prosseguindo com a apresentação, no caso do CAPS II Colmeia, os presentes pontuaram também a falta de um local de passagem para os usuários de álcool e drogas ficarem a noite, pois durante os dias os pacientes ficam nos CAPS, realizando oficinas e os demais atendimentos, no entanto, a noite muitos pacientes não tem para onde ir, por terem perdido os vínculos familiares, e acabam retomando o uso das drogas.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Romi Rohde, afirmou que a Secretaria trabalha os vínculos familiares da pessoa, e não um local/casa de passagem, explicando então o sistema de assistência social – SUAS, e que o município está buscando um centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, no entanto, o Ministério de Assistência Social, não está atualmente liberando recursos.

A diretora executiva do hospital Bom Pastor, Rosane Schiavo, sugeriu que quando o Samu se mudar de local, a atual localização seja destinada ao acolhimento destas pessoas/pacientes à noite.

Já o vereador Junior Carlos Piaia, que também participou da reunião, sugeriu, tendo em vista que em agosto ingressará no Legislativo o projeto da LDO, que as Secretarias de Assistência Social e de Saúde promovam internamente no Executivo, que seja trabalhada na LDO a questão da Casa de Passagem/ Centro POP ou Residencial Terapêutico.

Ao final da reunião, o Presidente da Comissão da Saúde, vereador Adalberto de Oliveira Noronha, agradeceu a presença e convidou a todos para participarem da próxima reunião da Comissão, que se realizará no dia 12 de julho, às 08h, no Plenário da Câmara de Vereadores, onde a 17ª CRS apresentará todos os dados da média e alta complexidade.