Sessão contou com a aprovação de quatro projetos de lei e com a presença do presidente do CAVI

A sessão ordinária que aconteceu na noite desta segunda-feira, 24, na Câmara de Vereadores de Ijuí, foi presidida pelo vereador Rubem Carlos Jagmin (PP) e secretariada pelo vereador Junior Piaia (PCdoB), e na ocasião foram aprovados quatro (4) projetos de lei e logo após fez uso da Tribuna Popular, o Presidente do CAVI – Centro de Apoio à Vida de Ijuí, Gilberto Woitchunas.

Um dos projetos aprovados autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 43.113,65 (quarenta e três mil, cento e treze reais e sessenta e cinco centavos), para a Secretaria Municipal da Fazenda, para viabilizar a continuidade do ressarcimento ao DEMEI, pela cedência de servidor.

Outro projeto aprovado autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 88.100,00 (oitenta e oito mil e cem reais); autoriza a inclusão de ação nos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017; autoriza a inclusão de ação no Anexo I e no Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.603, de 28 de dezembro de 2017.

O crédito adicional especial tem por objetivo a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e rodoviários- um rolo compactador e uma valetadeira rotativa, com a finalidade de melhorar as estradas vicinais do interior do município de Ijuí e auxiliar na infraestrutura e manutenção das propriedades rurais.

Também foi aprovado o projeto que autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 300.000,00 (trezentos mil reais); autoriza a inclusão de ação nos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017; autoriza a inclusão de ação no Anexo I e no Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.603, de 28 de dezembro de 2017.

O crédito adicional especial proposto no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, assim como a inclusão da respectiva ação no Plano Plurianual 2018-2021 e na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2018, se faz necessário para a realização de pagamentos de empresas especializadas para realização de exames laboratoriais, conforme credenciamento, para o ano de 2018.

Ainda foi aprovado na sessão, o projeto que autoriza a abertura de créditos adicionais especiais no valor total de até R$ 1.160.000,00 (um milhão, cento e sessenta mil reais) e altera a redação do art. 1º da Lei Municipal nº 6.700, de 11 de setembro de 2018. A abertura do crédito adicional proposto no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, no valor de RS 1.160.000, visa dar cobertura para o pagamento de serviços médicos.

Após a votação dos projetos, esteve participando da Sessão, no Espaço destinado a Tribuna Popular, o presidente do Centro de Apoio à Vida de Ijuí, entidade mantenedora do Posto do CVV- Centro de Valorização da Vida em Ijuí.

Conforme o Presidente do CAVI, Gilberto Woitchunas, o CVV fundado em São Paulo, em 1962, é uma associação civil, sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973.

Ele destacou que em Ijuí, o posto do CVV está instalado nas dependências do HCI – Hospital de caridade de Ijuí e é mantida pelo CAVI, criado em 12 de julho de 2018, com a finalidade de prestar serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e de prevenção ao suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.

Woitchunas, que também é um dos atendentes, falou que como estamos no “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida, é importante divulgar a função do CVV – Centro de Valorização da Vida, que tem como objetivo acolher e ouvir as pessoas pelo número: 188, que por algum motivo estão passando por problemas e não tem com quem conversar.