Requerimento nº 347


Envio de ofício a Secretaria Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde

Exmo. Sr.

Presidente da Câmara Municipal

N e s t a

O Signatário Vereador integrante da Bancada do PT solicita a Vossa Excelência, nos termos regimentais, o envio de ofício a Secretaria Municipal de Saúde e ao Conselho Municipal de Saúde, encaminhando a sugestão de realizar um estudo técnico referente a possibilidade de abertura das Estratégias da Saúde da Família - ESF’s  das 18h30min as 21h, pelo menos uma vez por semana, com o objetivo de atender principalmente os trabalhadores que durante o horário de expediente não conseguem buscar o atendimento das ESF’s, por coincidir com o horário de trabalho nas empresas e comercio local. A proposição se justiça para além da necessidade de possibilitar o atendimento aos trabalhadores, pelas próprias informações prestadas pela secretaria municipal e pelo Conselho Municipal de Saúde, que atualmente mais de 60% dos atendimentos realizados no Pronto Atendimento – PA, são demandas que deveriam ser atendidas pelas ESF’s ou Unidades Básicas de Saúde – UBS,  gerando muitas reclamações em relação ao atendimento do PA. Neste horário, também proporcionará a secretaria municipal de saúde, implementar programas/projetos/políticas públicas nas ESF’s  voltadas a prevenção, extremamente necessárias e uma das principais prioridades estabelecidas no programa das Estratégias de Saúde da Família – ESF’s.

Entendemos que a prestação de serviços na área da saúde, quanto mais próximo da comunidade, melhor será a resolutividade.

Sugerimos a implementação do atendimento das 18h30min às 21h nas ESF’s dos bairros Alvorada, Colonial e 15 de Novembro, que deverão iniciar o atendimento a comunidade,.   Segundo informações do Secretário Municipal de Saúde, pelo fato de serem estas novas unidades, considero as mais adequadas para implantar a proposição como projeto piloto, provavelmente durante o mês de maio deste ano.

Sugerimos ainda, que esta proposição seja apresentada na 9ª Conferencia Municipal de Saúde, a ser realizada nos dias 11 e 12 deste mês.



Tramitações

08/04/2019 APROVADA

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100 - Fax: (55)3331-0115

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa