Sessão Ordinária - Terça-feira, 19 de Julho de 2022

Diretoria do HCI presta contas em Sessão Ordinária

Presidente do Hospital, Douglas Uggeri, relatou sobre as dificuldades no setor de pediatria da instituição.

Proposto pelo Presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Vereador Matheus Pompeo de Mattos, a direção do Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) participou da Sessão Ordinária desta segunda-feira (18), com a finalidade de prestar contas acerca dos recursos repassados pelo Poder Executivo, bem como relatar a situação financeira da instituição. Estiveram presentes o Presidente Douglas Uggeri, Vice-Presidente Marco Antônio Sagave, Diretor-Geral Jeferson Pereira, Secretária Liane Copetti Ghisleni e demais membros da diretoria.

No uso da tribuna, o Diretor-Geral do HCI apresentou alguns dados gerais da instituição, fluxos de pacientes, cirurgias realizadas, prestação de contas já realizadas e a situação atual das finanças. Jeferson pontuou a problemática da superlotação do Hospital que em maio deste ano bateu um recorde histórico, com 5.008 pacientes/dia.

Em relação a situação financeira da instituição, Jeferson apontou a defasagem da tabela do SUS e as dificuldades de fechar as contas. “A cada R$ 100,00 que custa um paciente atendido pelo SUS, o sistema nos consegue reembolsar em torno de R$ 77,00, os outros R$ 23,00 conseguimos com as verbas dos convênios”, destacou o Diretor-Geral.

Apresentando o gráfico que mostra o histórico de endividamento do HCI, Jeferson afirmou que após uma década de prejuízos, o ano passado foi a primeira vez que o Hospital conseguiu ter a receita acima da despesa. “Ainda temos uma dívida em torno de R$ 152 milhões que continua crescendo e não conseguimos amortizar”, alertou.

O Presidente do HCI, Douglas Uggeri, utilizou o espaço para comentar os rumores que surgiram sobre a possibilidade do fechamento da Pediatria. “Em nenhum momento se cogitou em fechar. Na pediatria, não temos pediatras para contratar. Estamos buscando. Hoje, infelizmente, temos apenas três pediatras e estão no sistema de sobreavisos”, disse Uggeri.

Após as explanações da diretoria do Hospital, os vereadores fizeram o uso da tribuna para questionar e sanar as dúvidas sobre assuntos que envolvem a instituição. Parte dos edis salientaram a importância das emendas parlamentares enviadas ao HCI.

Assista a sessão: