.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Audiência Pública - Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Audiência Pública debate a situação dos alunos com deficiência, incluídas nas escolas municipais

A Audiência foi proposta pela APMI, SSPMI e TEAmor.


No final da tarde desta quarta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, ocorreu a Audiência Pública para tratar sobre a situação dos auxiliares, professores, familiares e crianças com deficiência, incluídas em sala de aula regular na Rede Municipal de Educação em Ijuí. A solicitação da realização do debate partiu do Sindicato dos Professores Municipais de Ijuí (APMI), Sindicato dos Servidores Público Municipais de Ijuí (SSPMI) e da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor).

 

O presidente da APMI, Rudimar Schuster Scheren, em sua fala, destacou que a demanda e a exigência que os professores estão tendo em sala de aula estão cada vez maiores, em relação à educação inclusiva. “A valorização desses profissionais é o primeiro passo para a qualidade do ensino”, disse ele, complementando haver ausência de profissionais que possam dar um tratamento especial para os estudantes com deficiência, em especial, aos autistas.

 

Representando a SSPMI, o vice-presidente Rogério Costa, salientou a necessidade de profissionais altamente qualificados nas escolas municipais e defendeu a realização de um novo concurso público para suprir essa demanda de auxiliares especializados em educação inclusiva.

 

A presidente da TEAmor, Raquel Feistel, apresentou uma pesquisa realizada pela entidade, no período de 6 a 15 de março de 2023, em que 39 famílias responderam questões referentes se o seu filho possui ou não acompanhamento de monitores, ou auxiliares em sala de aula. Raquel também leu alguns desabafos de pais relatando a dificuldade que os filhos encontram nas instituições de ensino por falta de ajuda especializada em tempo integral.

 

Por fim, a presidente entregou aos vereadores, uma cópia do resumo da pesquisa e uma proposta de projeto de lei que visa a criação do cargo efetivo de auxiliar de educação inclusiva nas escolas municipais de Ijuí, esta construída pelas entidades e professores. 

 

O coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí (SMED), José Augusto Fiorin, juntamente com as servidoras Cheila Shirmer Viecili e Magali Bigolin Pizzutti, da Pasta, apresentou o plano de trabalho da gestão 21/24, em que destacou que entre as sete metas está a inclusão. Também foi mostrada uma análise estatística do crescimento do número de alunos com necessidades especiais incluídos na rede municipal de ensino e as ações que estão sendo desenvolvidas pela SMED.

 

Os vereadores Adalberto Noronha e Josias Pinheiro também se manifestaram e criticaram o Poder Executivo em relação ao não cumprimento de algumas leis vigentes e pela demora da destinação de recursos para a construção da sede da TEAmor. Ubiratan Erthal parabenizou a luta das entidades e o Presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Paulo Braga, salientou que as auxiliares de educação inclusiva devem ter uma remuneração digna. O vereador Jorge Amaral também se fez presente na reunião.

 

Após os pronunciamentos, os pais presentes na audiência desabafaram e mostraram os seus medos e inseguranças com os seus filhos nas escolas diante da ausência de monitores e auxiliares, entre outros aspectos que dificultam o cumprimento do direito de inclusão. 

209 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.