Direção da PMI presta esclarecimentos sobre o trabalho realizado na Casa Prisional

Sessão Ordinária - Terça-feira, 22 de Novembro de 2022


Direção da PMI presta esclarecimentos sobre o trabalho realizado na Casa Prisional

Por proposição do Vereador Ubiratan Erthal, participou na Sessão Ordinária desta segunda-feira (21), a Direção da Penitenciária Modulada de Ijuí (PMI), a fim de prestar esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido na Casa Prisional, a respeito dos programas e projetos realizados, bem como a situação atual relativa aos servidores, a infraestrutura e aos privados de liberdade.

 

Na oportunidade, estiveram presentes a Diretora da PMI Darlen Grasieli Bugs, o Chefe de Segurança Paulo André Luft, o Coordenador do Trabalho Prisional Cidinei Cicloves e a Delegada Regional Penitenciária Maria Carolina Jagielski. 

 

O vereador proponente Ubiratan Erthal fez a saudação inicial e destacou que o motivo do convite é para desmitificar um pouco sobre o trabalho que a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realiza desde a sua criação. “A Susepe, subordinada à Secretaria de Justiça e Sistema Penal e Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Sul, na constituição estadual, tem o objetivo a reeducação, a reintegração social e a ressocialização do preso. Então, foi nesse sentido que eu propus esse convite para que conhecemos a nossa penitenciária e como ela tem trabalhado nesse sentido”, acrescentou o parlamentar. 

 

Na tribuna, a Diretora da PMI, Darlen Grasieli Bugs, agradeceu o convite para explanar sobre o trabalho que a penitenciária realiza. “Nós acabamos trabalhando muito em intramuros e existem diversas práticas e atividades dentro do sistema prisional, porém não conseguimos trazer isso para a comunidade. Por essa razão, agradecemos o espaço”, salientou a Diretora.

 

Após agradecer, Darlen apresentou que a PMI foi construída em 1998 e é composta por três módulos. Possui uma boa estrutura de engenharia já construída com pavilhões de trabalho e salas de aula. O efetivo funcional é de 97 agentes, nove técnicos superiores e três agentes penitenciários administrativos. “A nossa capacidade é de 466 pessoas privadas de liberdade, no entanto nós temos em torno de 705 presos, ou seja, estamos superlotados”, afirmou.

 

O Coordenador do Trabalho Prisional, Cidinei Cicloves, destacou aos vereadores o projeto de empregabilidade aos apenados. “A minha principal responsabilidade é sobre um projeto que tem ganhado destaque no Estado e até no Brasil, em que a PMI acabou fazendo convênio com algumas empresas para a contratação de mão de obra prisional. Hoje, temos 71 apenados trabalhando com remuneração”, disse Cicloves. 

 

O Chefe da Segurança, Paulo André Luft, apresentou as melhorias realizadas na infraestrutura da modulada e as principais apreensões realizadas pela Susepe. “Nós melhoramos muito a infraestrura da PMI, trazendo mais qualidade e segurança também aos servidores. Uma das mudanças, com o apoio do prefeito de Ijuí, foi o bloqueio total da rua que dá acesso a modulada. Agora, só tem acesso os servidores, visitantes e demais autoridades”, ressaltou.

 

Os vereadores Josias Pinheiro, Ricardo Adamy, Cleuton Rolim e Adalberto Noronha também se manifestaram na tribuna parabenizando o trabalho realizado pela Susepe junto a Penitenciária Modulada de Ijuí.

Câmara Municipal


Ijuí