DNIT apresenta o projeto da construção das paralelas da BR-285

Audiência Pública - Sexta-feira, 19 de Maio de 2023


DNIT apresenta o projeto da construção das paralelas da BR-285

Por proposição da Frente Parlamentar da Câmara Municipal de Ijuí e da Assembleia Legislativa do RS, em defesa das paralelas da rodovia BR-285, ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), no Salão de Atos da Unijuí, a Audiência sobre o tema. Os vereadores Adalberto Noronha, Ubiratan Erthal, Matheus Pompeo de Mattos e Ricardo Adamy da Rosa integram a Frente Parlamentar.
 

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Paulo Braga; superintendente Regional do DNIT do RS, Hiratan Pinheiro; deputados estaduais Gerson Burmann e Rafael Braga; deputados federais Pompeo de Mattos, Marcon e Bohn Gass; Prefeito de Ijuí Andrei Cossetin; Vice-prefeito Marcos Barriquello; Presidente do Sindilojas, Juarez Nema da Costa; inspetor chefe da Delegacia da 10º PRF, Vilmar Keske; reitora da Unijuí, Cátia Nehring; os vereadores César Busnello, Bruna Gubiani, Mauricio Michaelsen, Rodrigo Noronha, Adalberto Noronha, Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pínheiro, Ricardo Adamy da Rosa, Ubiratan Erthal e Cleuton Rolim; e demais autoridades do Poder Executivo e Legislativo, da segurança, dos hospitais, empresários, entidades e comunidade em geral.
 

O presidente da Câmara, Paulo Braga, no seu pronunciamento, destacou a luta de mais de 30 anos para a construção das paralelas e também da ida a Brasília em busca de apoio dos parlamentares federais. “Hoje é um sonho que está se realizando e pedimos apoio aos demais deputados que destinem recursos para a BR-285”, disse.
 

O engenheiro responsável pelo projeto das paralelas da BR-285, Albano Aranovich, apresentou aos presentes, as obras de melhoramentos físicos e de segurança de tráfego na travessia urbana de Ijuí, na rodovia BR-285. As obras irão acontecer em um trecho de aproximadamente 10km, entre o Aeroporto Municipal de Ijuí e a Delegacia da PRF.
 

A expectativa é que no prazo de um mês esteja tudo pronto para a licitação e após divulgação do vencedor inicie a implantação das paralelas. O prazo de conclusão é de três anos, com investimento estimado de R$ 255 milhões de reais. Segundo o engenheiro Albano, a Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo federal já garantiu R$ 15 milhões que já possibilita o início das obras ainda esse ano. 
 

As obras das paralelas da BR-285 contará com viadutos, nas imediações do Aeroporto, defronte ao Parque de Exposições Wanderley Burmann e nos entroncamentos com a ERS-155, Avenida David José Martins e na Rua Siqueira Couto. Na convergência da BR-285 com a Avenida David José Gabriel, próximo a PRF, o projeto prevê um túnel.

 

Assista o vídeo da Audiência Pública: 

Câmara Municipal


Ijuí