Dois anteprojetos da vereadora Helena foram encaminhados ao Executivo

A vereadora Helena Stumm Marder (PDT) obteve aprovação para o encaminhamento de dois anteprojetos ao Executivo Municipal.


A vereadora Helena Stumm Marder (PDT) obteve aprovação para o encaminhamento de dois anteprojetos ao Executivo Municipal. Um obriga as construtoras a disponibilizarem manuais sobre as instalações prediais aos síndicos ou moradores de imóveis de uso coletivo. O outro trata sobre o recebimento, depósito e doação de sobras de materiais de construção e/ou demolição para pessoas carentes e entidades beneficentes.

A expectativa, agora, é a de acolhimento das duas matérias por parte do Executivo, transformando os anteprojetos em leis. “A obrigação de entregar os manuais das instalações prediais está em consonância com as políticas de defesa dos direitos dos consumidores”, aponta a vereadora. De acordo com Helena, o foco é a prevenção de acidentes e a promoção da segurança dos moradores. “A disponibilização de manuais das instalações elétricas, hidráulicas, de telefonia e demais cabeamentos, permitiria mais agilidade ao trabalho de manutenção, que deve ser periódico, como também é fonte de informação, evitando possíveis problemas corriqueiros como danos elétricos e vazamentos até problemas mais graves, quando da fixação de artigos decorativos e/ou de móveis à parede”, exemplifica.  

Já a outra proposta segue nas perspectivas da sustentabilidade e da responsabilidade social, e, por isso mesmo, de caráter transversal. “Estamos propondo uma ação coparticipativa e/ou cooperativas para o despejo selecionado, o recebimento, depósito e doação de sobras de materiais de construção e/ou de demolição para atender famílias de baixa renda”, explica Helena.  

Ainda como justificativa para esta propositura, a vereadora destaca a importância do tratamento do despejo. “E, esse material, se adequadamente selecionado, certamente será de grande valia para quem precisa”, observa. Os materiais, de acordo com Helena, vão desde areia, azulejos, cimento, cal, pedra britada, grades, ferro, lajotas, blocos, materiais elétricos (fios, condutores, interruptores, etc.) hidráulicos (canos, registros, torneiras, etc.), madeiras, pias, portas, portões, tacos, tanques, telhas, tintas, vidros, etc., desde que em condições de reaproveitamento.

Dois anteprojetos da vereadora Helena foram encaminhados ao Executivo



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa