Lei do Dia do Vinho sancionada

Esta sexta-feira, 25 de julho, dia de homenagens ao Colono e ao Motorista, acontece às 9h30min, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, o ato de assinatura pelo prefeito Fioravante Batista Ballin da Lei Municipal proposta pela vereadora Helena Stumm Marder, instituindo em Ijuí o Dia Municipal do Vinho, data a ser assinalada anualmente também em 25 de julho.

Aprovada por unanimidade na sessão ordinária da Câmara de 7 de julho, a lei tem o objetivo de estimular a realização de ações, com vistas ao desenvolvimento da cultura e ao fortalecimento das políticas públicas de fomento à atividade e a agroindustrialização. Essas ações podem ser de iniciativa do setor privado, da sociedade civil e/ou do poder público municipal.

De acordo com a vereadora, a ideia é aproveitar o caráter multivocacional da cultura, incentivando o empreendedorismo seja por parte dos produtores de uva, seja na agroindustrialização, por meio da transformação da fruta em suco, vinho e doces, seja a partir da motivação turística tanto no âmbito da exploração do turismo rural e/ou cultural.  “O cultivo da uva e a fabricação do vinho colonial têm alta capacidade de agregação de valor à pequena propriedade rural, cuja produção pode refletir positivamente não só no processo de desenvolvimento econômico do nosso município”, observa.

Como vantagens do incentivo à produção de uva e vinho, a vereadora aponta o estímulo à policultura nos minifúndios, passando pela agregação de valor às pequenas propriedades rurais,  com geração de mais renda para o homem do campo, bem como de novos postos de trabalho também na cidade, melhorando a perspectiva de crescimento para o jovem, reduzindo o êxodo rural, maior dignidade e acesso à tecnologia e inovação, boas práticas ambientais, criação de arranjos produtivos locais, entre outras.

Lei do Dia do Vinho sancionada

Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100