Viabilidade de instalação do Instituto Federal em Ijuí foi debatida em reunião no Poder Legislativo


Foi realizada uma reunião na Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira, 14, organizada pela Comissão Especial, presidida pelo vereador Darci Pretto da Silva, instituída através do Processo nº 002/2019, para tratar especificamente da viabilidade de instalação no município de Ijuí, do Instituto Federal Farroupilha de Educação, tanto no ensino médio profissionalizante, como no ensino superior.

Estiveram presentes além dos vereadores que integram a Comissão Especial, representando a Reitora do IFFar, Carla Comerlato Jardim, a Pró Reitora de Extensão, Professora Raquel Lunardi e o Professor Carlos Balsemão, Diretor de Implantação de Novas Unidades. Também esteve presente o prefeito em exercício Valdir Zardin, o Secretário de Educação Eleandro Lizot, professores do Instituto Federal de Educação Farroupilha dos Polos dos municípios de Ijuí, Panambi, Santo Augusto e Santo Ângelo, presidente da UABI, assessor do Deputado Estadual Gerson Burmann e ex-prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, presidentes de diversos bairros do município de Ijuí, vereadores e demais entidades.

Na ocasião, o presidente da Comissão Especial, vereador Darci Pretto da Silva, saudou a todos e falou sobre a necessidade de trazer para Ijuí o Instituto Federal, a fim de oportunizar, principalmente as pessoas de baixa renda, o acesso ao ensino técnico profissionalizante e o ensino superior, tendo em vista que Ijuí conta com uma população que se aproxima dos cem mil habitantes, e não possui nenhuma instituição federal de ensino médio profissionalizante, muito menos de ensino superior, como é o caso de Panambi, Santo Augusto, entre outros municípios da Região, em que pese tratarem-se de municípios significativamente menores do que Ijuí.

Posteriormente a Pró Reitora de Extensão, Professora Raquel Lunardi, falou da importância de estar discutindo a possibilidade da implantação de uma nova Unidade do Instituto Federal, pois, para a instituição valida todo o trabalho que é realizado em todas as unidades, e após, ela apresentou o que é e como funciona o Instituto, que completou no mês de dezembro de 2018, 10 anos de atuação.  

Após, o professor Carlos Balsemão, Diretor de Implantação de Novas Unidades, falou da importância de unir forças e mobilizar o poder público e demais lideranças, para apresentar um bom projeto com todas as informações da micro região de Ijuí e também futuramente o que se pretende em termos de cursos para trazer para o município, que atenda a demanda local.

O diretor de Implantação de Novas Unidades, professor Carlos Balsemão, destacou que o Instituto Federal Farroupilha tem 11 Campus, distribuídos na região do noroeste, do centro e da fronteira oeste, com a reitoria instalada em Santa Maria e que quando chega num município para se instalar, chega para somar, onde as instituições de ensino são ouvidas, o poder público é ouvido e as demandas da comunidade são consideradas para a instalação e implantação dos cursos.

Ele ressaltou ainda que a rede federal tem uma dívida com a comunidade de Ijuí, pois é uma cidade importante, é um polo de saúde, de educação da região, e é uma cidade com um número da população significativa, com mais de oitenta mil habitantes, maior que a maioria das cidades onde o Instituto tem sede e que precisam sim atender essas cidades polos e trazer o ensino tecnológico para a comunidade.

Ao final da reunião, ficou definido que o próximo passo será o agendamento de uma reunião da Comissão Especial criada na Câmara de Vereadores, com a equipe do Instituto Federal Farroupilha e a reitora Carla Comerlato Jardim, para que após seja elaborado o projeto e ao final seja encaminhado para as autoridades federais competentes, começando pelo Ministério da Educação e posteriormente se aprovado, a assinatura e a autorização do Presidente da República.

Viabilidade de instalação do Instituto Federal em Ijuí foi debatida em reunião no Poder Legislativo

                     

Viabilidade de instalação do Instituto Federal em Ijuí foi debatida em reunião no Poder Legislativo

Viabilidade de instalação do Instituto Federal em Ijuí foi debatida em reunião no Poder Legislativo

     



Enviar por e-mail Imprimir

Fale conosco

Mande suas críticas e sugestões para o portal

Contato

Imprensa

Se você é imprensa cadastre-se e receba as notícias fresquinhas

Cadastre-se

Curta

Rua Benjamin Constant, 116, Centro, 98700-000, Ijuí - RS
Caixa Postal, 541 - Cep: 98700-000 - Telefone: (55)3331-0100

Horário de atendimento: Atendimento ao público de segunda-feira: 12h às 18h. De terça a sexta-feira: 07h às 13h. Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas.

Visualizar mapa