INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

Exmo. Sr.

Presidente da Câmara Municipal

N e s t a

O Signatário Vereador integrante da Bancada do PDT solicita a Vossa Excelência, nos termos regimentais, o envio ao Senhor Prefeito da seguinte INDICAÇÃO:

- Envidar esforços e promover todas as ações necessárias para efetivar a implantação de um Instituto Federal de Educação em Ijuí.

Tomo a iniciativa de propor a presente INDICAÇÃO ao Poder Executivo, a fim de que a matéria seja profundamente avaliada e por fim acatada, para que todos as iniciativas sejam tomadas para viabilizar a instalação do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA no Município de Ijuí.

O IF Farroupilha caracteriza-se como uma instituição com natureza jurídica de autarquia, que lhe confere autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar.

De acordo com a Lei de sua criação, o IF Farroupilha, é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidade de ensino. Equiparados ás universidades, os institutos são instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais, além de detentores de autonomia universitária.

Por outro lado, o Instituto tem procurado e aceitado a parceria dos municípios interessados na instalação de Campus Avançados ou de extensão, como também a instalação do próprio Campus com toda a sua estrutura organizacional e funcional, como é o caso de Panambi.

De outra banda, é digno de nota, que a principal bandeira de luta do PTD, sempre foi e continua sendo a EDUCAÇÃO. A luta pela educação foi o principal legado deixado pelo criador do PDT LEONEL DE MOURA BRIZOLA, que em toda sua vida pública elegeu a educação como prioridade suprema de suas preocupações e ações de seus governos.

É digno de registro também, que a escola para um governante comprometido com a transformação da sociedade, torna-se o verdadeiro instrumento de inclusão social e formação da cidadania.

Por estas razões e outras aqui não mencionadas, é que proponho que o Governo Trabalhista do Município de Ijuí, ora conduzido pelo Prefeito VARDIR HECK, demonstre na prática o cumprimento do legado de BRIZOLA e invista firmemente no processo educacional, viabilizando a instalação em nossa cidade de instituição de ensino em todos os seus níveis, a fim de oportunizar que as nossas crianças e jovens possam ter acesso a um curso profissionalizante em vários seguimentos e aoensino superior.

Nesse norte de raciocínio, é que suplico ao Poder Executivo que hipoteque todos os esforços no sentido de viabilizar a instalação em nosso Município do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, utilizando-se inicialmente para seu funcionamento o prédio destinado para a UPA, considerando a ociosidade daquele empreendimento feito com dinheiro público.

Nenhum arquivo cadastrado!