INDICAÇÃO - PROPOSITURAS

Exmo. Sr.

Presidente da Câmara Municipal

N e s t a

Os Signatário Vereadores integrantes das Bancadas do PSB e PDT solicitam a Vossa Excelência, nos termos regimentais, o envio ao Senhor Prefeito da seguinte INDICAÇÃO:

A presente INDICAÇÃO de melhoria aqui formulada refere-se à REVITALIZAÇÃO/RECUPERAÇÃO do ANFITEATRO DA PRAÇA DA REPÚBLICA, que, é sabido, se encontra em estado lastimável.  Dentre as avarias que o acometem temos a precariedade da arquibancada que está com a madeira apodrecida e já sem tintura, e também do próprio palco do anfiteatro, que está velho, danificado e com problemas de luminosidade, sem falar na necessidade de que ambas as estruturas sejam cobertas, a fim de melhor atender ao público também em dias de chuva ou mesmo servir de proteção em dias de sol.

Nosso município carece de espaços públicos qualificados, e o Anfiteatro é, sem sombra de dúvida, um espaço que poderá ser bem mais utilizado pela população, por grupos artísticos, intelectuais e culturais de modo a sempre promover ali um espaço de saber e integração social. Mas, para que isto ocorra, é indispensável, em regime de urgência, a sua revitalização.

Abre-se um parêntese aqui para, brevemente, mencionar a importância de um anfiteatro. Realmente, há séculos as sociedades escolheram o espaço ideal para a conexão perfeita com o saber, a ciência, a discussão política e a arte de fazer rir e chorar através do texto e do gesto. A esse espaço deu-se o nome de Anfiteatro, uma palavra composta de dois vocábulos gregos, amphi (de todos os lados e a toda volta) e theatron (o lugar de onde se vê).

Assim, ao longo dos séculos, anfiteatro passou a designar, sucessivamente, o lugar de esportes, de estudos, ópera, dança, cinema, rádio e TV, e o ambiente para instalações artísticas.

Em nosso município de Ijuí, já há muitas décadas o Anfiteatro da Praça da República é palco de inúmeras atrações culturais, da qual se destaca a Feira do Livro e as festividades de Natal, que ocorrem anualmente e agregam um grande número de participantes.

Nesse sentido, tornar este espaço público um lugar decente deve ser um compromisso do Executivo com a Comunidade Ijuiense, em prol de uma maior desenvolvimento cultural e humano, que certamente o Anfiteatro tem potencial para desenvolver.

Assim, requer se digne V. Exa., a tomar providências para melhoria, revitalização do Anfiteatro da Praça da República, inclusive, mediante parceria Público-Privada, no sentido de:

a) Substituir os assentos/bancos das arquibancada que estão precárias;

b) Reformar o palco e estruturas, inclusive com pinturas e embelezamento;

c) Construir uma cobertura para o espaço (cadeiras e palco) para gerar melhor comodidade ao público;

d) Melhorar a iluminação do local;

e) Fomentar a utilização do espaço por grupos artísticos, intelectuais e culturais de modo a sempre promover ali um espaço de saber e integração social.

________________________  ________________________

César Busnello  Darci Preto da Silva