.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

MOÇÃO - PROPOSITURAS

Dados

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
728 18/06/2018 Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação 2017-2020 2018
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Autor Vereador
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha
Ementa
Moção de Apoio à aprovação da PEC 270/2018
Observações

Exmo. Sr.

Presidente da Câmara Municipal

N e s t a

Os signatários Vereadores, requerem nos termos regimentais, a consignação nos anais da casa, e envio à Assembleia Legislativa, MOÇÃO DE APOIO à aprovação da PEC 270/2018, que estabelece obrigatoriedade de oferta da disciplina de língua espanhola nas escolas gaúchas. O movimento vem desde a publicação, em 2017, da Lei n° 13.415, que definiu apenas o inglês como disciplina obrigatória no Ensino Médio. Além disso, há ainda questões políticas e econômicas, considerando que o espanhol é o idioma oficial do Mercosul, o contato com turistas, devido às fronteiras, e a atividade docente, pois segundo dados da Secretaria de Educação, há 1.520 professores de espanhol nas escolas estaduais.

Com isso, os vereadores abaixo firmados, vêm solicitar que, apôs ouvido o Plenário desta Casa, seja encaminhada Moção de Apoio ao movimento #ficaespanhol e à proposta de Emenda à Constituição Estadual PEC 270/2018, de autoria da Deputada Juliana Brizola e outros Parlamentares, que tem o objetivo de tornar obrigatório o ensino da língua espanhola, com matrícula facultativa, nas escolas públicas gaúchas de ensino Fundamental e de ensino Médio.

O movimento fica Espanhol surgiu a partir da revogação da Lei nº 11.161 de 2005 que previa a oferta obrigatória da língua espanhola nas escolas de todo o país, mediante matrícula facultativa aos alunos.

No campo educacional e cultural o aprendizado da língua se revela extremamente importante, uma vez que esta é a segunda língua mais falada no mundo todo, constituindo-se em importante veículo de comunicação, especialmente no comércio, na economia e na cultura, uma vez que está presente e, músicas e danças. Portanto, o aprendizado da Língua Espanhola significa também uma oportunidade de crescimento profissional.

No âmbito econômico, a língua Espanhola também possui significativa importância, principalmente se considerarmos que:

·  O Brasil faz fronteira com 7 países, cujo espanhol é língua oficial, sendo que o Rio Grande do Sul têm fronteira com dois desses.

·  O RS possui cerca de 27 cidades que fazem fronteira com o Uruguai e com a Argentina;

·  O espanhol é a língua oficial de 21 países.

·  Em termos demográficos, é a 2ª língua mais falada (5,85% da população mundial). Atrás do mandarim (14,1% da população mundial).

·  É a 2ª língua mais utilizada na comunicação internacional, em fins diplomáticos ou comerciais.

·  As línguas oficiais do Mercosul são português, espanhol e guarani.


Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!
Mocao sem protocolo vinculado!
.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.