MOÇÃO - PROPOSITURAS

Dados

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
732 06/07/2020 Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação 2017-2020 2020
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Autor Vereador
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira
Ementa
Observações

O Signatário Vereadore integrante da Bancada do Poder Legislativo de Ijuí/RS solicita a Vossa Excelência, nos termos regimentais, o envio da MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Prefeito Municipal para agilizar a logística e divulgação dos resultados dos exames dos casos suspeitos de Coronavírus no município.

O Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre, já realizou mais de 15 mil exames de diagnóstico do novo Coronavírus (o SARS-CoV-2, causador da Covid-19). Apesar do grande volume, o laboratório tem conseguido zerar a fila de amostras que aguardam o processamento. Ao considerar as amostras recebidas nos últimos 30 dias, 84% delas tiveram o resultado em até um dia após a chegada ao Lacen. Atualmente na cidade de Ijuí, os resultados demoram dez dias para serem divulgados. São dez dias de angústias e dúvidas para a sociedade e, principalmente, para a pessoa que aguarda o resultado. Ela é obrigada a se afastar do trabalho e, muitas vezes, fica constrangida pela reação dos vizinhos e amigos que a consideram uma leprosa .

O novo Coronavírus (Covid-19) tem sintomas semelhantes a outras síndromes, como resfriado e gripe. Por causa dessa comparação, muitos erros precipitados têm colocado cidadãos em isolamento por dez dias ou mais. Pedimos, juntamente com a comunidade, que se esforcem para informar o resultado o mais breve possível, considerando que o Lacen libera os resultados em um dia ou dois.

Nenhum arquivo cadastrado!
Mocao sem protocolo vinculado!