Sessão Ordinária - Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

Sessão na Câmara de Ijuí aborda a violência contra a mulher

As presidentes do Conselho Municipal da Mulher e do Fórum Permanente da Mulher participaram da Sessão.

Sessão na Câmara de Ijuí aborda a violência contra a mulher

Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (04), por proposição do vereador Adalberto Noronha, líderes de importantes órgãos discutiram os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. A presidente do Fórum Permanente da Mulher, Noemi Huth, e a presidente do Conselho Municipal da Mulher, Sônia Burtet, foram convidadas para compartilhar suas perspectivas.

Noronha saudou as convidadas e expressou o interesse em debater e conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Fórum e pelo Conselho, especialmente durante os 21 dias de ativismo.

Durante a reunião, Sônia Burtet expôs as atividades conduzidas pelo Conselho e destacou a campanha dos 21 dias de ativismo, enfatizando dados alarmantes sobre a violência contra a mulher. Ela destacou que uma pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que mais de 18 milhões de mulheres foram agredidas em 2022, ressaltando que as mulheres negras foram as mais afetadas, representando cerca de 63% dos casos.

A presidente do Fórum Permanente da Mulher ressaltou a relevância de debater a justiça restaurativa e sua prevenção adequada. Além disso, informou sobre o evento "Homens pelo fim da violência contra a mulher", programado para ocorrer no plenário da Câmara Municipal de Ijuí nesta terça-feira (05), oferecendo um espaço para reflexão sobre os desafios relacionados à violência e a busca por soluções.

Os vereadores Cleuton Rolim, Jorge Amaral e Bruna Gubiani também se pronunciaram durante a sessão, ressaltando a importância do debate e da criação de novas políticas públicas para prevenir e prestar assistência às mulheres vítimas de agressão.