Geral - Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024

Vereadores e lideranças regionais buscam soluções sobre a transferência do 12º Comando do Corpo de Bombeiros

A comitiva também solicitou melhorias na rodovia ERS-342.

Nesta quarta-feira (10), o presidente do Poder Legislativo de Ijuí, Ricardo Adamy, e os vereadores Bira Erthal, Rodrigo Noronha e Chico Ortiz, participaram de duas importantes reuniões na Casa Civil do Governo do RS, em Porto Alegre. Além dos parlamentares, o encontro contou com a presença dos secretários de Segurança Pública, Sandro Caron, e da Casa Civil, Artur Lemos, deputados estaduais, prefeitos dos municípios da Amuplam, vice-prefeito de Ijuí e lideranças regionais.

A primeira pauta abordou a transferência da sede do 12º Comando do Corpo de Bombeiros de Ijuí para o município de Cruz Alta, realocando a jurisdição de Ijuí para Santo Ângelo. A comitiva regional apresentou argumentos contrários à mudança, solicitando que o governo estadual reconsidere a decisão. Eles também propuseram a instalação do Comando Regional da Brigada Militar em Ijuí.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, esclareceu que a alteração visa a integração das áreas de responsabilidade territorial em nível estratégico. Ele assegurou que Ijuí não perderá a operacionalidade do corpo de bombeiros, destacando que o efetivo administrativo será incorporado nos demais serviços prestados.

Já o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, comprometeu-se a analisar internamente as demandas e solicitações da comitiva, em conjunto com o secretário-executivo do RS Seguro, delegado Antônio Padilha.

A segunda pauta discutida no mesmo local envolveu melhorias na rodovia ERS-342, com a presença do secretário de Logística e Transportes do RS, Juvir Costella. Este comprometeu-se a analisar as demandas apresentadas, buscando soluções para aprimorar a infraestrutura viária da região.