.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

CPI - Quinta-feira, 21 de Março de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

CPI da UPA de Ijuí apresenta relatório final

Os membros da CPI incluem Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pinheiro, Jorge Amaral, Ubiratan Erthal e Bruna Gubiani.


CPI da UPA de Ijuí apresenta relatório final

Na manhã desta quinta-feira (21), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) encarregada de investigar os acontecimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Ijuí, em decorrência do falecimento da Sra. Taísa Cristini Protti, realizou sua última reunião com a apresentação do relatório final.

 

O presidente da CPI, vereador Matheus Pompeo de Mattos, recordou todas as etapas realizadas pela Comissão, incluindo a coleta de documentos e depoimentos, destacando a importância de cada uma para a elaboração do relatório final.

 

A relatora, vereadora Bruna Gubiani, apresentou aos demais membros da CPI o relatório conclusivo da investigação. O documento contém todas as provas documentais e depoimentos das testemunhas ouvidas. O relatório foi aprovado e será encaminhado ao Ministério Público.

 

A conclusão do relatório final da CPI pode ser conferida na íntegra abaixo:

 

Ao longo do andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito, mostrou-se evidente a falta de gestão acerca da condução de contratação e oferta de formação profissional através de treinamentos periódicos para atuação na UPA. Sugere a criação de protocolos pré-estabelecidos, uma vez que os depoentes trouxeram confusão na dinâmica de competência por parte dos servidores provocada pela ausência de protocolos de atendimento. Restou evidente a precária, e por vezes, inexistente comunicação entre a Unidade Básica de Saúde e UPA. Neste sentido, esta CPI aponta a necessidade de criação de protocolos de comunicação e encaminhamento de pacientes observando a complexidade clínica, a fim do manejo adequado do paciente. Evidenciou-se também a necessidade de equipamentos adequados e em pleno funcionamento para realização de exames nas dependências da UBS, uma vez que possibilitará a melhor intervenção médica ao paciente.

Através da oitiva dos depoimentos e documentos apresentados à CPI, conclui-se a falta de gestão por parte da administração pública e ineficiência em acompanhar o gerenciamento da unidade, vez que evidenciou o choque de carga horária laboral por parte do secretário municipal de saúde, e divergência em afirmações quanto a sua presença na unidade.

A Comissão Parlamentar de Inquérito preservou decisão judicial que resguardou o direito constitucional da médica de não depor perante a comissão, todavia a mesma indica suposto caso de negligência médica com base nos elementos colhidos dos depoimentos e provas materiais trazidas aos autos, indicando assim a forma negligente que foi realizado o atendimento, levando a Sra. Taísa ao óbito, a qual não teve a realização de exames básicos que inclusive estão disponíveis na UPA.

 

Os membros da CPI incluem Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pinheiro, Jorge Amaral, Ubiratan Erthal e Bruna Gubiani.

 

Assista à reunião:

 

174 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.