Comissão de Políticas Públicas - Sexta-feira, 07 de Outubro de 2022

CPP analisa Projetos de Lei do Poder Executivo

Representantes da Secretaria Municipal de Habitação participaram da reunião.

CPP analisa Projetos de Lei do Poder Executivo

Na manhã desta sexta-feira (07), a Comissão de Políticas Públicas (CPP) recebeu a presença do Secretário Municipal de Habitação, Marcelo Buss, Adjunto Marcos Noll e o Assessor Jurídico Erasmo Gottems, com a finalidade de debater o Projeto de Lei nº 1726/2022, que autoriza o Poder Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal - CEF, através de repasse do Ministério do Desenvolvimento Regional, até o valor de R$ 10.464.800,00, com contrapartida do Município no valor de R$ 973.703,26.

Os valores serão destinados à construção de 103 unidades habitacionais, junto ao loteamento do Bairro Tancredo Neves, para beneficiar as famílias já contempladas no Edital de seleção SMH nº 29/2019. O Secretário Municipal de Habitação apresentou o planejamento das construções das moradias e sanou algumas dúvidas dos vereadores presentes.

Após as explanações dos representantes do Poder Executivo, a Vereadora Bruna Gubiani, integrante da Comissão, solicitou mais informações sobre o Projeto e solicitou que a  matéria continuasse em análise, o qual foi acatado pelos demais membros.

A CPP também debateu e deliberou pareceres dos seguintes Projetos de Lei:

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1698/2022: Institui a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PLAMSAB) e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e dá outras providências. (Mensagem nº 109- 2022 - Visa normatizar a meta do Plano Nacional de Saneamento Básico - Plamsab). A Comissão emitiu parecer favorável.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1712/2022: Institui o Programa Bolsa Atleta que visa incentivar e apoiar atletas de alto rendimento do Município de Ijuí/RS em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais. (Mensagem nº 125/2022 - Visa incentivar e apoiar talentos esportivos do Município de Ijuí/RS em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais). A Comissão deliberou que a matéria continua em análise e convidou o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo para participar da próxima reunião.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1728/2022: Autoriza o Poder Executivo Municipal a transferir recurso para a Associação Hospital de Caridade de Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências. (Mensagem nº 144/2022 - Visa auxílio financeiro à nominada entidade para a reestruturação da Unidade de Tratamento Intensivo - UTI Adulto). A Comissão emitiu parecer favorável.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1729/2022: Autoriza a contratação temporária em caráter emergencial de Agente de Vigilância em Saúde no âmbito do Município de Ijuí e dá outras providências. (Mensagem nº 145/2022 - REGIME DE URGÊNCIA - Visa a obtenção de autorização para a contratação temporária de excepcional interesse público de Agentes de Vigilância em Saúde). A Comissão emitiu parecer favorável.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1731/2022: Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder o uso gratuito de fração de terreno urbano que menciona ao Centro de Tradições Gaúchas Velho Vargas, e dá outras providências. (Mensagem nº 146/2022 - Visa viabilizar Termo de Cessão de Uso de Imóvel para o Centro de Tradições Gaúchas Velho Vargas, oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo - SMCET). A Comissão deliberou que a matéria continua em análise e convidou o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo para trazer mais informações.

PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 1733/2022: Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos para o projeto cultural denominado “Festa Internacional das Etnias 2022”. (Mensagem nº 149/2022 - Visa viabilizar o custeio de despesas de contrapartida do Projeto cultural - Pró Cultura, em virtude de o Município estar inserido na condição de co-promotor, sendo importante e urgente a aprovação por esta Câmara, eis que o evento está previsto para ter início no dia 6 de outubro de 2022). A Comissão emitiu parecer favorável.

Integram essa Comissão os vereadores: Josias de Abreu Pinheiro, Maurício Michaelsen, Cleuton Antunes Rolim, Bruna Gubiani e César Busnello. Também esteve presente na reunião o vereador Rodrigo Noronha.

Assista a reunião: