.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Sessão Ordinária - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Trabalhos desenvolvidos pela TEAmor e Apae de Ijuí são debatidos em Sessão Ordinária

Em alusão a Semana do Autismo, as entidades explanaram acerca dos trabalhos realizados, desafios e dificuldades enfrentadas.


Em razão da Semana do Autismo, foram convidados para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (03), as representações da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a fim de explanar acerca dos trabalhos realizados, avanços, conquistas, desafios e dificuldades enfrentadas pelas entidades.

 

O proponente do convite, vereador Adalberto Noronha, destacou na tribuna a importância do trabalho das entidades no município. “No que se refere ao autismo, em Ijuí, desde 2018, com a organização do TEAmor, notoriamente teve uma ascensão em relação ao tema”, comentou o edil também relembrando o desafio da Apae ter recebido o Centro Regional do Autismo.

 

A presidente do TEAmor, Raquel Feistel, agradeceu o convite e oportunizou ao seu filho autista, Pietro, a fazer o uso da tribuna para passar uma mensagem aos vereadores e comunidade em geral. “Se eu pudesse mudar o mundo, iria eliminar todo o preconceito que há por aí. Acabaria com as guerras como o da Ucrânia. Também mudaria a ideia de algumas pessoas que pensam que autismo é uma doença. Eu me sinto muito bem sendo autista e gostaria que as pessoas me respeitassem como eu sou”, disse ele.

 

Raquel explanou também sobre as atividades e projetos desenvolvidos pela entidade. “Nós não temos auxílio público, no sentido financeiro. Todo o trabalho da TEAmor é voluntário, realizado pelas famílias ou por profissionais amigos da causa”, ressaltou a presidente. 

 

O Presidente da Apae de Ijuí, Alailton Xavier, destacou na tribuna um breve relato sobre a realidade e dificuldades da instituição. “Nós temos 84 funcionários, 255 alunos matriculados e realizamos 630 atendimentos por mês”, relatou Alailton e pediu para que a população visita à Apae para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos.  

 

Os vereadores César Busnello, Matheus Pompeo de Mattos, Paulo Braga, Josias Pinheiro, Bruna Gubiani, Ubiratan Erthal, Alexandra Lentz e Jorge Amaral também se manifestaram parabenizando o trabalho realizado pelas entidades em relação ao autismo e às pessoas com deficiência.

 

Assuntos como a construção da sede do TEAmor, demora dos repasses para as entidades, indicados pelo Poder Legislativo ao Executivo, e o Projeto de Lei que visa a criação do cargo efetivo de auxiliar de educação inclusiva nas escolas municipais de Ijuí também foram debatidos pelos parlamentares. 

159 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.