Sessão Ordinária - Terça-feira, 04 de Abril de 2023

Trabalhos desenvolvidos pela TEAmor e Apae de Ijuí são debatidos em Sessão Ordinária

Em alusão a Semana do Autismo, as entidades explanaram acerca dos trabalhos realizados, desafios e dificuldades enfrentadas.

Em razão da Semana do Autismo, foram convidados para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (03), as representações da Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí (TEAmor) e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a fim de explanar acerca dos trabalhos realizados, avanços, conquistas, desafios e dificuldades enfrentadas pelas entidades.

O proponente do convite, vereador Adalberto Noronha, destacou na tribuna a importância do trabalho das entidades no município. “No que se refere ao autismo, em Ijuí, desde 2018, com a organização do TEAmor, notoriamente teve uma ascensão em relação ao tema”, comentou o edil também relembrando o desafio da Apae ter recebido o Centro Regional do Autismo.

A presidente do TEAmor, Raquel Feistel, agradeceu o convite e oportunizou ao seu filho autista, Pietro, a fazer o uso da tribuna para passar uma mensagem aos vereadores e comunidade em geral. “Se eu pudesse mudar o mundo, iria eliminar todo o preconceito que há por aí. Acabaria com as guerras como o da Ucrânia. Também mudaria a ideia de algumas pessoas que pensam que autismo é uma doença. Eu me sinto muito bem sendo autista e gostaria que as pessoas me respeitassem como eu sou”, disse ele.

Raquel explanou também sobre as atividades e projetos desenvolvidos pela entidade. “Nós não temos auxílio público, no sentido financeiro. Todo o trabalho da TEAmor é voluntário, realizado pelas famílias ou por profissionais amigos da causa”, ressaltou a presidente.

O Presidente da Apae de Ijuí, Alailton Xavier, destacou na tribuna um breve relato sobre a realidade e dificuldades da instituição. “Nós temos 84 funcionários, 255 alunos matriculados e realizamos 630 atendimentos por mês”, relatou Alailton e pediu para que a população visita à Apae para conhecer de perto os trabalhos desenvolvidos.

Os vereadores César Busnello, Matheus Pompeo de Mattos, Paulo Braga, Josias Pinheiro, Bruna Gubiani, Ubiratan Erthal, Alexandra Lentz e Jorge Amaral também se manifestaram parabenizando o trabalho realizado pelas entidades em relação ao autismo e às pessoas com deficiência.

Assuntos como a construção da sede do TEAmor, demora dos repasses para as entidades, indicados pelo Poder Legislativo ao Executivo, e o Projeto de Lei que visa a criação do cargo efetivo de auxiliar de educação inclusiva nas escolas municipais de Ijuí também foram debatidos pelos parlamentares.