Sessão Solene - Quinta-feira, 11 de Maio de 2023

Líderes comunitários são homenageados na Câmara

As homenagens são referentes a Sessão Solene de entrega do Troféu Líder Comunitário.

Com o objetivo de homenagear dirigentes de associações de moradores de bairros e localidades do interior, de entidades afins sem fins lucrativos, bem como a cidadãos notadamente reconhecidos pelas suas comunidades como lideranças comunitárias, foi realizada na noite desta quarta-feira (10), no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, a Sessão Solene de entrega do Troféu Líder Comunitário.

No ato, foram agraciadas as seguintes lideranças: João Carlos Fernandes da Silva (indicação do Poder Executivo Municipal); Ocimar Duda Thomé da Cruz (indicação da UABI); e Oristela Dumke da Cruz (indicação do Poder Legislativo Municipal).

Reconhecidos através da Resolução nº 1.309, de 25 de maio de 2021, a concessão do Troféu Líder Comunitário dar-se-á, anualmente, na 1ª quinzena do mês de maio, tendo em vista que, na data de 5 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Líder Comunitário. Os vereadores Ricardo Adamy e Josias Pinheiro são os proponentes da realização do evento.

O primeiro homenageado da noite foi Ocimar Duda Thomé da Cruz, que há 35 anos desenvolve trabalho voluntário como presidente do bairro Storch e presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Ijuí, para um mandato de quatro anos.

O presidente da UABI, Juarez Foletto, destacou a importância da entrega do troféu aos líderes comunitários. “Duda, em nome da UABI e de todos os teus colegas presidentes, meus parabéns e que sigam o teu exemplo e que possamos dar essa guinada no movimento comunitário em Ijuí”, parabenizou.

Indicada pelo Poder Legislativo, Oristela Dumke da Cruz foi agraciada pelos 11 anos de atuação junto a presidência do bairro Hammarstron, em que sempre lutou por melhorias, levou reivindicações e sugeriu ações ao Poder Público. A homenageada salientou as conquistas para o seu bairro, como: asfaltamento e lombada na Rua Manaus, pavimentação das ruas Quintino dos Santo e Francisco Brasil da Câmara Rufino.

Representando o Legislativo, o vereador Adalberto Noronha parabenizou a homenageada e ressaltou a importância das lideranças de bairros para os encaminhamentos junto ao Executivo. “Outra demanda conquistada para o bairro foi a construção do Posto de Saúde, que foi conseguida por meio de articulação política, emenda parlamentar e contrapartida do Município. E em conversa com o Secretário Márcio Strassburger, o projeto está sendo finalizado e nos próximos dias irá para licitação”, destacou o proponente da indicação.

Indicação do Poder Executivo, João Carlos Fernandes da Silva, foi homenageado pela sua trajetória de liderança junto ao bairro Alvorada, no qual foi presidente por quatro anos, desenvolvendo trabalhos voltados a área social e ao desenvolvimento da comunidade.

Representando o Poder Executivo, o secretário de Governo, Chico Ortiz, parabenizou o homenageado e todas as lideranças comunitárias de Ijuí. “Que tenhamos sempre saúde para seguir parceiros da comunidade e que tenhamos um olhar para a construção de um Ijuí melhor a cada dia”, disse.

Os vereadores Paulo Braga, Ricardo Adamy, Cleuton Rolim, Josias Pinheiro e Matheus Pompeo de Mattos também fizeram o uso da tribuna para parabenizar os agraciados do Troféu Líder Comunitário.

Encerrando a Sessão Solene de entrega do Troféu de Líder Comunitário de Ijuí, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Braga, agradeceu todas as pessoas, entidades e/ou empresas que contribuíram para a realização do ato solene, bem como à imprensa pela divulgação e aos servidores da Casa pela organização do evento.

Assista à Sessão Solene: