Sessão Ordinária - Terça-feira, 30 de Maio de 2023

Secretário de Educação destaca investimentos nas escolas de Ijuí

O vereador Rodrigo Noronha foi o proponente do convite.

Por proposição do vereador Rodrigo Noronha, foi convidado para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (29), o secretário municipal de Educação, Claudio Souza, para explanar sobre o prêmio que o prefeito Andrei Cossetin recebeu como Prefeito Inovador 2023, no segmento tecnologia, em virtude da compra dos chromebooks para a rede municipal de ensino e também para destacar as ações que o município vem e irá desenvolver referente a segurança nas escolas.

O proponente do convite utilizou a tribuna para fazer a saudação inicial e solicitou que o secretário explicasse as ações realizadas nas instituições e demais melhorias na rede municipal de ensino.

O secretário Claudio Souza iniciou a sua fala destacando o prêmio Prefeito Inovador 2023, conquistado no 3º Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, em Bento Gonçalves, do corrente ano. Claudio salientou os equipamentos adquiridos que justificam essa conquista, “tivemos a aquisição de 796 chromebooks para professores, 600 chromebooks para os alunos, 25 impressoras, 25 celulares, 50 roteadores, 218 monitores para sala de aula, sendo um investimento de tecnologia em educação de aproximadamente R$ 3 milhões”, explanou o secretário.

Em relação à segurança nas escolas, Claudio destacou a contratação de 27 vigias e também a instalação de câmeras de videomonitoramento em todas as escolas, nas áreas externas e principalmente nas entradas das instituições. “Também teremos um aplicativo de segurança que estará interligado com o celular da Brigada Militar, este que será apresentado nos próximos dias”, afirmou Souza.

O secretário também ressaltou a implantação da Justiça Restaurativa na Escola Deolinda Barufaldi, encaminhamentos dos Planos de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI) nas escolas de educação infantil e fundamental e demais reformas realizadas nas instituições de ensino.

Os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Paulo Braga, Cleuton Rolim, Ubiratan Erthal, César Busnello e Ricardo Adamy parabenizar o secretário Claudio Souza pelo excelente trabalho realizado a frente da educação em Ijuí e também enalteceram a implementação dos uniformes escolares e questionaram sobre a necessidade da realização de concurso público para suprir a demanda dos educandários.