Sessão Ordinária - Terça-feira, 06 de Junho de 2023

Ações do Fórum Agenda 21 são debatidas em Sessão Ordinária

Representantes da SMED e da Aipam participaram da Sessão.

Por proposição do vereador Adalberto Noronha, foram convidadas para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (05), as representantes da Secretaria Municipal de Educação e da Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural (Aipam), a fim de realizar explanações acerca das ações e panorama atual do Fórum Agenda 21, em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente.

O vereador proponente realizou a saudação inicial e destacou na tribuna a importância de debater o assunto e que, infelizmente, o mundo carece da falta de conscientização em relação ao meio ambiente. Inclusive salientou que a população retroagiu na questão da separação do lixo doméstico.

A coordenadora do Fórum da Agenda 21, Regina Ribeiro, agradeceu o convite para tratar do assunto e contextualizou aos vereadores um pouco sobre o histórico, metodologias e das atribuições do Programa. “As reuniões iniciaram no ano de 2007, a partir de uma audiência pública, em que discutimos a questão dos resíduos urbanos e coletas seletivas do município. E, em 14 de maio de 2009, foi instituído o Programa Agenda 21, como instrumento de planejamento na construção de uma sociedade sustentável”.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação e vice coordenadora da Agenda 21, Joice Leal, também se manifestou na tribuna para destacar as ações e atividades desenvolvidas pelo programa. Joice aproveitou o momento para convidar os vereadores e comunidade em geral para participar do I Seminário de Vivências Sustentáveis e Boas Práticas Pedagógicas nas Escolas, que ocorrerá no dia 22 de agosto de 2023, no Centro de Eventos da Unijuí.

A professora e integrante da Aipam, Francesca Ferreira, ressaltou que a Associação completa nesse ano 50 anos de atividades em Ijuí e também alertou em relação à conscientização junto aos poderes públicos, no qual o simples hábito de uso do copo plástico precisa ser mudado.

Os parlamentares também fizeram o uso da tribuna. O vereador Ubiratan Erthal destacou que propôs na Câmara o anteprojeto, que se tornou lei no município, que estabelece a Semana Municipal do Lixo Zero. César Busnello indagou as convidadas sobre os avanços que Ijuí teve durante os últimos anos em relação à conscientização e também lembrou que protocolou um anteprojeto de lei, juntamente com o prefeito Andrei Cossetin, vereador na época, sobre o IPTU Verde. E Cleuton Rolim criticou o capitalismo e as empresas que poluem o meio ambiente.