Audiência Pública - Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

Implantação do campus do IFFar é debatida em Audiência Pública

Promovida pela Assembleia Legislativa do RS, através da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, ocorreu na noite desta quinta-feira (22), no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, a Audiência Pública sobre a proposta de expansão do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), a partir da criação de um campus no município de Ijuí. O debate foi proposição dos deputados estaduais Jeferson Fernandes e Gerson Burmann.

Estiveram presentes diversas representações de entidades, instituições e lideranças de Ijuí e da região. A mesa de trabalhos foi composta pelas seguintes autoridades: secretário municipal de Educação, Claudio Souza; coordenadora da 36ª Coordenadoria Regional de Educação, Eveline de Souza; reitora da Unijuí, Cátia Nehring; presidente da Câmara Municipal de Ijuí, Paulo Braga; vice-prefeito, Marcos Barriquello; diretor-geral da Secretaria da Educação do RS, Paulo Burmann; deputado estadual Gerson Burmann; deputado estadual Jeferson Fernandes; reitora do IFFar, Nídia Heringer; deputado federal Bohn Gass e o vereador Adalberto Noronha.

Na ocasião, a reitora do IFFar apresentou o histórico da Instituição Federal Farroupilha, sua abrangência estrutural e eixos de ensino oferecidos. Segundo Nídia, a rede federal de educação profissional e tecnológica tem 680 unidades no Brasil, com 11.814 cursos e ultrapassa 1.513.075 de matrículas. “No momento, o IFFar possui 12 unidades, com 180 cursos e 16.326 alunos matriculados. E trabalhamos nos seguintes eixos tecnológicos: ambiente e saúde, controle de processos industriais, desenvolvimento educacional e social, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção industrial, recursos naturais e turismo, hospitalidade e lazer”, destacou.

O presidente da Câmara de Ijuí, Paulo Braga, afirmou que todos os vereadores estão empenhados e dedicados em trazer o campus do IFFar para o município, entretanto, salientou a importância de debater os cursos existentes e estruturas nas escolas estaduais e Unijuí. Os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Cleuton Rolim e Bruna Gubiani também participaram da audiência.

A reitora do IFFar destacou os próximos encaminhamentos para que Ijuí possa conquistar um campus do IFFar. “É o Ministro da Educação e o Presidente da República que criam um campus do Instituto Federal e essa decisão final é publicada no Diário Oficial da União”, disse ela. Nídia também reforçou que a união entre os Poderes e a mobilização da comunidade são de suma importância para que a ideia do campus se torne realidade.

Assista à audiência: