Sessão Ordinária - Terça-feira, 08 de Agosto de 2023

Sessão Ordinária aborda muro do Ginásio e melhorias na praça do bairro Storch

O secretário de Cultura, Esporte e Turismo e o coordenador do Núcleo de Engenharia de Projetos participaram da sessão.

Por proposição do vereador Cleuton Rolim, foi convidado para participar da Sessão Ordinária desta segunda-feira (07), o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alisson Pizoni, para explanar sobre a situação e projetos do muro entre o Ginásio Municipal de Esportes Wilson Maximino Mânica e a Av. Getúlio Vargas e também sobre a situação de abandono da praça pública do Bairro Storch. Acordado entre os vereadores, o coordenador do Núcleo de Engenharia de Projetos, Márcio Lucchese, também participou da sessão.

O proponente do convite, Cleuton Rolim, realizou a saudação inicial e criticou a solução temporária implementada pelo governo atual, levantando questionamentos a respeito da apresentação do projeto para a construção do novo muro. Ao utilizar a tribuna, o coordenador de projetos afirmou que ainda não há um projeto definitivo pronto para ser exibido, visto que estão avaliando a melhor maneira de sua execução.

Os vereadores Matheus Pompeo de Mattos, Josias Pinheiro, César Busnello e Adalberto Noronha também usaram a tribuna, questionando os convidados a respeito do laudo técnico referente ao antigo muro, a demora na concretização da nova obra e os custos envolvidos tanto na construção quanto na demolição. Em defesa do Poder Executivo, o vereador Ricardo Adamy da Rosa enfatizou o empenho do governo atual em solucionar a situação com a maior brevidade possível.

Em resposta às indagações dos vereadores, o coordenador de projetos destacou que existem três laudos técnicos a respeito do muro, os quais estão documentados no processo que se encontra em andamento. Quanto à decisão de demolir a estrutura, Lucchese explicou que esta foi tomada com base em um laudo que identificou riscos, capazes de comprometer a integridade do ginásio.

Sobre os valores envolvidos, Márcio apresentou que o custo inicial do primeiro muro foi de R$ 197.429,48. A demolição demandou cerca de R$ 35 mil e o pré-orçamento para a nova estrutura está estimado em R$ 800 mil. "Por essa razão, a demora na construção do novo muro, uma vez que estamos avaliando a melhor opção de valor", justificou o coordenador.

Em relação à praça do Bairro Storch, o secretário Alisson Pizoni expôs aos vereadores o projeto submetido no ano anterior ao programa Pró-Esporte. No entanto, este projeto não obteve qualificação. "Neste ano, submetemos novamente ao Pró-Esporte, com um investimento de aproximadamente R$ 800 mil. Além disso, estamos conduzindo um pregão presencial para a substituição dos equipamentos da academia ao ar livre", esclareceu o secretário.