.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Anteprojeto de Lei

Dados

Número Data do documento Legislatura Ano
348 19/05/2014 2013-2016 2014
Data da Sessão de Apresentação Data da 1ª Sessão de Deliberação Data da 2ª Sessão de Deliberação
Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação Não foi atribuída data para a 1ª Sessão de Deliberação Não foi atribuída data para a 2ª Sessão de Deliberação
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Autor Vereador
César Busnello
Ementa
ESTABELECE QUE OS AMBULATÓRIOS, UNIDADES HOSPITALARES, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E DEMAIS ÓRGÃOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE IJUÍ MANTENHAM À DISPOSIÇÃO DOS USUÁRIOS, SERVIDORES SUFICIENTES PARA QUE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO SEJA PRESTADO EM TEMPO RAZOÁVEL
Observações

ANTEPROJETO DE LEI

Autor: Vereador César Busnello.

ESTABELECE QUE OS AMBULATÓRIOS, UNIDADES HOSPITALARES, UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE E DEMAIS ÓRGÃOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE IJUÍ MANTENHAM À DISPOSIÇÃO DOS USUÁRIOS, SERVIDORES SUFICIENTES PARA QUE O ATENDIMENTO AO PÚBLICO SEJA PRESTADO EM TEMPO RAZOÁVEL.

Ijuí, 19 de maio de 2014.

Encaminha: Anteprojeto de Lei

Senhor Presidente e

Senhores Vereadores:

 

Encaminhamos à consideração de Vossas Senhorias o incluso ANTEPROJETO DE LEI, que Estabelece que os ambulatórios, unidades hospitalares,  unidades básicas de saúde e demais órgãos de saúde do Município de Ijuí mantenham à disposição dos usuários, servidores suficientes para que o atendimento ao público seja prestado em tempo razoável.

Na certeza de que Vossas Senhorias dispensarão a máxima atenção ao que ora encaminho, aproveito a oportunidade para apresentar cordiais saudações.

  César Busnello,

Vereador. 

JUSTIFICATIVA

Senhor Presidente,

Senhores Vereadores

O incluso anteprojeto tem por finalidade estabelecer que nos ambulatórios, unidades hospitalares,  unidades básicas de saúde e demais órgãos de saúde do Município de Ijuí mantenham à disposição dos usuários, servidores suficientes para que o atendimento ao público seja prestado em tempo razoável.

O artigo 196 da Constituição Federal de 1988 dispõe que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação .

Não obstante, verificamos um descaso com a saúde, não só em Ijuí, mas no Brasil, como um todo. Esse descaso, por parte do Estado, prejudica as pessoas que mais necessitam de atendimento médico. São filas intermináveis de pessoas a espera de consultas, de atendimento e de medicamentos.

A indiferença com que os pacientes são tratados causa indignação em toda a sociedade. O paciente, na maioria das vezes, com dor, doente e fragilizado tem que amanhecer na fila, para conseguir uma consulta, o que muitas vezes não acontece. Há demora no atendimento e no agendamento de consultas especializadas. Centenas de casos foram constatados, de pessoas que faleceram em estabelecimentos de saúde, esperando por atendimento.

Em virtude desse fato é que apresento este projeto de lei, com o fim de ajudar as pessoas que necessitam do atendimento de saúde, a terem mais dignidade e atenção por parte do Município, direito este, como dito anteriormente, garantido constitucionalmente.

Em face do exposto, solicitamos o apoio dos demais Pares.

Gabinete do Vereador Busnello, 19 de maio de 2014.

César Busnello,

Vereador PSB.

ANTEPROJETO DE LEI Nº...../2014

Estabelece que os ambulatórios, unidades hospitalares,  unidades básicas de saúde e demais órgãos de saúde do Município de Ijuí mantenham à disposição dos usuários, servidores suficientes para que o atendimento ao público seja prestado em tempo razoável.

Art. lo Os ambulatórios,  unidades hospitalares,  unidades básicas de saúde e demais órgãos de saúde do Município de Ijuí ficam obrigados a manter, à disposição dos usuários,  servidores suficientes para que o atendimento ao público seja prestado em tempo razoável.

Art. 2o  Para os efeitos desta lei, entende-se como tempo razoável para atendimento:

I até 30 minutos em dias normais;

II até 45 minutos em véspera de feriado prolongado ou no dia imediato após este.

Art. 3oA espera para o atendimento deverá acontecer no interior do respectivo estabelecimento e em local com cadeiras em número compatível com a demanda e mediante o fornecimento de senha na qual deverá constar o horário de sua emissão.

Art. 4oOs estabelecimentos de que trata esta lei deverão exibir em suas entradas, de modo destacado, as exigências previstas nesta lei.

Parágrafo único. Estas informações deverão estar afixadas em placa, painel ou similar, com letras em dimensões adequadas para fácil visualização.

Art. 5oO não-cumprimento do disposto nesta lei acarretará as seguintes penalidades:

I nos estabelecimentos pertencentes ao Município serão aplicadas ao Prefeito as sanções aplicáveis à espécie e aquelas previstas na Lei Orgânica do Município e no Decreto-Lei nº 201,  de 27 de fevereiro de 1967;

II nos demais estabelecimentos multa diária de R$ 100,00 (cem reais) até o integral cumprimento da lei.

Art. 6o  Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Arquivos

Nenhum arquivo cadastrado!
Projeto sem protocolo vinculado!
.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.