REQUERIMENTO - PROPOSITURAS

Dados

Número Data do documento Data da Sessão de Apresentação Legislatura Ano
2 03/01/2019 Não foi atribuída data para a Sessão de Apresentação 2017-2020 2019
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Autor Vereador
Darci Pretto da Silva
Ementa
Instituir Comissão Especial para tratar especificamente da viabilidade de instalação no Município de Ijuí, do Instituto Federal de Educação, tanto no ensino médio profissionalizante, como no ensino superior.
Observações

DARCI PRETTO DA SILVA, Vereador integrante da Bancada do PDT, requer a Vossa Excelência, nos termos regimentais, que seja instituída Comissão Especial para tratar especificamente da viabilidade de instalação no Município de Ijuí, do Instituto Federal de Educação, tanto no ensino médio profissionalizante, como no ensino superior.

Destaca-se que a principal bandeira de luta do PDT sempre foi, e sempre deverá ser, a defesa da educação de qualidade para o nosso povo.

O trabalhismo defendido por BRIZOLA elegeu a EDUCAÇÃO como instrumento de transformação social, crescimento humano e desenvolvimento pleno de um país. A soberania e a independência de uma Nação somente se consolida com a formação, com o conhecimento e com a sabedoria daqueles que a integram.

Infelizmente, o Brasil é um dos Países do mundo que menos investe na educação de qualidade de seu povo, deixando ao desamparo, em decorrência disso, uma das áreas vitais para o desenvolvimento pleno da Nação, como é o caso das pesquisas cientificas e o aperfeiçoamento tecnológico, que carecem de incentivo minimamente adequado e necessário, para impulsionar a descoberta e transformação das riquezas minerais de nossa terra.

Por outro lado, a esmagadora maioria da juventude brasileira, não tem acesso aos curso profissionalizante e muito menos ao ensino superior, razão pela qual o Brasil é formado por uma NAÇÃO desprepara para enfrentar o desenvolvimento tecnológico mundial, tornando-se refém dos países desenvolvidos e a eles entregando nossas riquezas naturais de forma vil e impiedosa, engordando cada vez mais o império desses países desenvolvidos em detrimento da pobreza e da desgraça do povo brasileiro.

O Brasil é um dos países mais ricos do mundo em termos de mineração e matéria prima para o desenvolvimento científico e tecnológico, sendo capaz de, em curto espaço de tempo, superar as grandes potenciais mundiais. Entretanto, falta ao Brasil governos nacionalistas e preocupados com a formação de uma nação soberana e independente, capaz de transformar a nossa realidade investindo na educação científica e tecnológica.

Voltando as nossas preocupações para a realidade de nosso município de Ijuí, constatamos a imperiosa falta de oportunidade aos nossos jovens em ter acesso ao ensino profissionalizante e superior, exatamente pela carência de instituições estadual e federal de educação em nosso Município, capaz de oportunizar á nossa população de baixa renda o ingresso a um curso técnico profissionalizante ou buscar a tão desejada formação acadêmica superior.

Nesse diapasão, devemos envidar todos os nossos esforços no sentido de viabilizar a instalação de instituições estadual e federal de ensino em nosso Município, a fim de oportunizar aos nossos jovens o acesso aos cursos profissionalizante e superior, para que tenhamos uma população preparada para enfrentar a evolução científica e tecnológica cultivadas e apresentadas pelos países mais desenvolvidos do mundo.

Ijuí, que tem uma população que se aproxima dos cem mil habitantes, não possui nenhuma instituição federal de ensino médio profissionalizante, muito menos de ensino superior, como é o caso de Panambi, Santo Augusto, entre outros municípios da Região, em que pese tratarem-se de municípios significativamente menores de que Ijuí. Nesses municípios, funciona como campus ou extensão, o INSTITUTO FEDEREAL FARROUPILHA DE EDUCAÇÃO, que segundo sua direção existe o interesse de instalação de novas unidades de ensino, desde que em parceria com os municípios.

Nesse sentido, entendemos que o Poder Legislativo de Ijuí, deve fazer sua parte, promovendo as ações no campo político e legislativo, propondo, sugerindo e cobrando do Poder Executivo os encaminhamentos necessários, para trazer ao Município de Ijuí uma unidade do Instituto Federal de Educação, a fim de oportunizar aos nossos jovens, principalmente aos mais pobres o acesso ao ensino técnico profissionalizante e ao ensino superior.

Nenhum arquivo cadastrado!
Requerimento sem protocolo vinculado!