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Acessibilidade
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Dados
Sessão | Tipo | Data |
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15/2017 | Ordinária | 29/05/2017 00:00:00 |
Descrição |
15ª Sessão Plenária Ordinária do 1º ano da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS |
Pauta |
Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 29/05/2017. PODER EXECUTIVO 1. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 030/2017: Autoriza a contratação temporária de procurador. Às Comissões. 2. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 031/2017: Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijui - DEMEI, a contratar leituristas de medidores, em caráter emergencial e por prazo determinado, e dá outras providências. Às Comissões. 3. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 544/2017: Acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal no 5.318, de 3 de setembro de 2010, e alterações, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - CMDM, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas. PODER LEGISLATIVO 4. PROJETO DE LEI Jorge Gilmar Amaral de Oliveira: Dispõe sobra a gratuidade de ingresso à ExpoIjuí e Fenadi para munícipes doadores regulares de sangue e dá outras providências. Às Comissões. 5. PROJETO DE LEI Marildo Kronbauer: Denomina Rua Eloy Gomes da Silva a via pública que menciona. Às Comissões. 6. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 425/2017: Dispõe sobre a instalação de câmeras de segurança nas escolas públicas municipais. Com Pareceres favoráveis e Emenda proposta pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 7. PROJETO DE RESOLUÇÃO Mesa Diretora: Autoriza suplementação de verba orçamentária no valor a ser disponibilizado com anulação parcial no próprio orçamento da Câmara de Vereadores (remanejamento interno) na ordem de R$ 127.000,00 (cento e vinte e sete mil e quatrocentos reais), e dá outras providências. REQUERIMENTOS 8. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Envio de ofício ao Secretário Estadual de Transportes Sr. Pedro Westphlen e ao Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem DAER Sr. Rogerio Brasil Uberti, solicitando informações a cerca de: - Quando será realizada a restauração da RS 342 entre Cruz Alta e Ijuí, e Entre Ijuí e Catuípe? - Quando será realizada a restauração da RS 218 entre Catuípe e Santo Ângelo? Quando será realizada a restauração da RS 522 entre Ijuí e Jóia? - Quando será realizada a restauração da RS 155 entre Ijuí e Santo Augusto? O motivo da solicitação é em razão do início da operação no Aeroporto Regional de Santo Ângelo da linha aérea até Porto Alegre, no dia 03 de Julho do corrente ano. E estas estradas que dão acesso ao aeroporto estão em péssimas condições. 9. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Quais as providências que o Poder Executivo vai adotar em relação à situação em que se encontra o Cemitério da Linha 03 Oeste? A área é particular e se encontra em estado de abandono, com túmulos abertos, vários pontos com acúmulo de água e de lixo. 10. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA - PI: Quem são os motoristas permissionários e auxiliares que tem alvará para táxi em Ijuí? Enviar relação completa identificando cada motorista e cada auxiliar. 11. PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL - PI: Qual é a atual estrutura administrativa da Procuradoria Geral do Município? Quantos cargos de procurador existem criados pela legislação em vigor? Destes, quantos estão providos? Quantos são de provimento efetivo e quantos em comissão? Todos os procuradores detentores de cargos de provimento efetivo prestaram concurso público específico para o cargo? Caso negativo, informar quais, bem como a forma de assunção ao respectivo cargo, identificando os casos de cedência à Procuradoria. Enviar relação nominal completa de todos os servidores afetos ao órgão, especificando o cargo e a forma de investidura de cada um. INDICAÇÕES 12. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA:Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Travessa dos Industrialistas, Bairro São José, nas imediações do imóvel número 470. 13. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Proceder a retirada da terra acumulada na Rua Ângelo Strapazon, em frente ao imóvel número 686, no Bairro Tiarajú, pois está impedindo o escoamento da água pluvial, assim como de uma vertente que existe no local. 14. ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Patrolar e encascalhar a estrada que liga o Bairro Alvorada até a rodovia ERS 342, conhecida popularmente como saída velha para Catuípe . 15. ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Realizar limpeza de boca-de-lobo localizada na Travessa Osvaldo Cruz, esquina com a Rua Eduardo Geiss. 16. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Revisar a iluminação pública da Rua Alexandre Batisti 17. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Revisar a iluminação pública da Rua Carlos Reimann, no Bairro Boa Vista. 18. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Estevez. 19. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Melhorar a sinalização da Rua Manaus, principalmente nas proximidades da interseção com a BR 285, pois a existente é precária. 20. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Proceder a remoção de terra e lama que estão acumuladas na Rua Manaus, proximidades da BR 285, pois devido à chuva a grande quantidade acumulada no local, está expondo os usuários à acidentes. 21. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos na Rua José Bonifácio, proximidades do entroncamento com a Rua Doze de Outubro. 22. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI:Proceder, com urgência, os reparos necessários na pavimentação da Rua das Chácaras nas proximidades do entroncamento com a Av. General Flores da Cunha. 23. CÉSAR BUSNELLO: Providenciar a substituição das lâmpadas danificadas da iluminação publica das Avenidas David José Martins e 21 de Abril. 24. CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos e limpeza dos passeis públicos da Rua Pedro Thorstemberg, no Bairro Assis Brasil. 25. CÉSAR BUSNELLO: Providenciar os reparos necessários no esgoto que encontra-se correndo a céu-aberto na Travessa Willi Walter Gressler, no Bairro Tiarajú. 26. CÉSAR BUSNELLO: Melhorias, em regime de urgência, nas estradas rurais da Linha Base Sul e do Distrito de Barreiro, uma vez que estão intrafegáveis devido as chuvas dos últimos dias, prejudicando sobremaneira o acesso dos agricultores nas suas propriedades, principalmente, o transporte da produção leiteira e o transporte escolar. 27. CÉSAR BUSNELLO: Executar melhorias nas estradas rurais da Linha Três Oeste, nas imediações da empresa Corujão e da Polícia Rodoviária Federal, retirando pedras do caminho, refazendo valetas nas laterais e melhorando/refazendo vários pontos das estradas que estão intransitáveis, gerando grande probabilidade de acidentes. 28. CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos nas ruas e avenidas centrais da nossa cidade, uma vez que lamentavelmente estão intransitáveis. 29. EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Frida Seidler, no Bairro Getúlio Vargas, pois há várias lâmpadas que não acendem. 30. EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Realizar obras para melhorar a drenagem pluvial na Rua Oswaldo Rieck, na região limítrofe dos Bairros Morado do Sol e Industrial, visto que o córrego existente nas proximidades transborda quando há elevados volumes de precipitações pluviométricas, invadindo diversas residências das proximidades, o que além de causar transtornos materiais, coloca em risco a integridade física dos moradores. 31. JEFERSON MATURANA DALLA ROSA:Substituir as lâmpadas queimadas na Rua do Comércio, no trajeto entre o Posto do Ganso e o Campus da Unijuí. Nesse trajeto, muitos alunos se deslocam até o Campus a pé e a falta de iluminação coloca em risco a segurança dos mesmos. 32. JEFERSON MATURANA DALLA ROSA:Realizar a limpeza dos passeios públicos na Avenida 21 de Abril, junto ao Parque da Pedreira, pois está dificultando a passagem de pedestres. 33. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Pavimentar com camada asfáltica a Rua Paraná, trecho compreendido entre as ruas Crisanto Leite e Silveira Martins, uma vez que esta pode ser utilizada como via alternativa à Av. David José Martins, diminuir a intensidade do fluxo de veículos, contribuindo principalmente para agilidade dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, entre outros. 34. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Providenciar os reparos necessários na boca-de-lobo existente na Av. 21 de Abril, esquina com a Rua 15 de Novembro, pois a mesma está com a grade de proteção quebrada, oferecendo riscos de acidentes a pedestres e carros. 35. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Pavimentar o prolongamento da Rua Professora Genni Cony, uma vez que a atual situação desta via tem causado transtornos aos moradores, considerando que na região vem aumentando consideravelmente a edificação de novas habitações. 36. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Avenida David José Martins, assim como em toda a Rua Siqueira Couto. 37. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar operação tapa-buracos Rua Bento Carvalho até o encontro com a Rua Manaus, Bairro São Paulo, pois segundo moradores, a rua tem grande número de Buracos, que dificultam a trafegabilidade na mesma. 38. JUNIOR CARLOS PIAIA: Verificar a situação da iluminação pública na Rua Professora Anna Saraiva no Bairro Thomé de Souza, pois existem vários postes sem iluminação. 39. JUNIOR CARLOS PIAIA: Substituir a lâmpada queimada no poste localizado na Quadra D, proximidades do imóvel número seis, no Bairro Thomé de Souza, pois a mesma não está funcionando desde novembro de 2016. 40. JUNIOR CARLOS PIAIA: Realizar operação tapa-buracos na Rua 25 de Julho nas proximidades da Ponte do Arroio do Moinho entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro no Centro, pois a mesma se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, com muitos buracos. 41. JUNIOR CARLOS PIAIA: Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Tiradentes, proximidades do imóvel número 517, Centro, pois a lâmpada permanece acesa as 24 horas do dia há mais de 6 meses. 42. RUBEM CARLOS JAGMIN: Proceder a limpeza das bocas-de-lobo da Avenida Pinheiro Machado, a partir da Rua Marechal Mallet. |
Ata |
ATA No 19/2017 Aos 29 dias do mês de maio do ano de 2017, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Alexandra de Freitas Lentz, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Darci Pretto da Silva, Edemilson Franco Mastella, Jeferson Maturana Dalla Rosa, João Pedro Monteiro, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, José Ricardo Adamy da Rosa, Junior Carlos Piaia, Marcos César Barriquello e Rubem Carlos Jagmin, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente, o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Rubem Carlos Jagmin, que procedesse a LEITURA DA ATA número dezoito do ano de 2017, referente à Sessão Plenária Ordinária do dia 22 de maio do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas: ofícios, do Excelentíssimo Prefeito Municipal, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores; - da Secretaria Municipal de Saúde, convidando para a Audiência Pública de apresentação do Relatório de Gestão do Primeiro Quadrimestre de 2017; - do Grupo de Trabalho Macrorregional Sobre Agrotóxicos convidando para o evento Produção de Alimentos e Agrotóxicos: uma questão de saúde ; - da Associação de Saúde Mental de Ijuí convidando para a Terceira Jornada do Autismo; - da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul, convidando a Câmara de Ijuí para associar-se à entidade; - e Telegramas do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Isto feito, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foram deferidos Votos de Pesar pelo falecimento da Senhora Julieta Nita Faccin e dos Senhores Mauro Márcio Schultz e Osvaldir de Vargas, assim como Voto Congratulatório à Associação Esportiva e Recreativa Burtet pela conquista dos campeonatos Municipal e Regional de Bocha. Foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pelas Mensagens no 030/2017, que Autoriza a contratação temporária de procurador; - e no 031/2017, que Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijui, a contratar leituristas de medidores, em caráter emergencial e por prazo determinado, e dá outras providências. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse pronunciamentos durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 544/2017, que Acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal número 5.318, de três de setembro de 2010, e alterações, que dispõe sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas. Foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei, de autoria do Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, que Dispõe sobra a gratuidade de ingresso à ExpoIjuí e Fenadi para munícipes doadores regulares de sangue e dá outras providências; - e de autoria do Vereador Marildo Kronbauer, que Denomina Rua Eloy Gomes da Silva a via pública que menciona. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 425/2017, que Dispõe sobre a instalação de câmeras de segurança nas escolas públicas municipais, que contava com Pareceres favoráveis e Emenda proposta pelas Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Manifestaram-se, na discussão da Emenda, os Vereadores José Ricardo Adamy da Rosa e César Busnello. Após as manifestações foi a Emenda colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade de votos. Foi colocado em discussão então o referido Projeto de Lei, com alteração procedida pela emenda aprovada. Pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva. Não havendo mais interessados em fazer uso da palavra, foi o Projeto colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Dando prosseguimento, o Presidente solicitou ao Secretário que procedesse a leitura do Projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora, que Autoriza suplementação de verba orçamentária no valor a ser disponibilizado com anulação parcial no próprio orçamento da Câmara de Vereadores - remanejamento interno - na ordem de cento e vinte e sete mil e quatrocentos reais, e dá outras providências. O Presidente, atendendo solicitação do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, suspendeu os trabalhos e convidou todos os Vereadores para se reunirem junto a Mesa. Reabertos os trabalhos, o referido Projeto de Resolução foi remetido para estudo das Comissões Técnicas Permanentes. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse manifestações durante a discussão, o REQUERIMENTO, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, que solicitava o envio de ofício ao Secretário Estadual de Transportes e ao Diretor Geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, solicitando informações acerca de quando será realizada a restauração da RS 342 entre Cruz Alta e Ijuí, e Entre Ijuí e Catuípe, assim com da RS 218 entre Catuípe e Santo Ângelo, da RS 522 entre Ijuí e Jóia e da RS 155 entre Ijuí e Santo Augusto. Solicitou a palavra o Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, propondo Requerimento Verbal, para que fossem convidados representantes da Agenda 21, do Grupo de Trabalho sobre Agrotóxicos, a Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para participar da Sessão Ordinária do dia cinco de junho do corrente, em virtude do transcurso do Dia Mundial do Meio Ambiente. O Presidente colocou em votação o Requerimento Verbal, sendo aprovado por unanimidade de votos. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Quais as providências que o Poder Executivo vai adotar em relação à situação em que se encontra o Cemitério da Linha Três Oeste? A área é particular e se encontra em estado de abandono, com túmulos abertos, vários pontos com acúmulo de água e de lixo; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Quem são os motoristas permissionários e auxiliares que tem alvará para táxi em Ijuí? Enviar relação completa identificando cada motorista e cada auxiliar; - e do Presidente da Câmara: Qual é a atual estrutura administrativa da Procuradoria Geral do Município? Quantos cargos de procurador existem criados pela legislação em vigor? Destes, quantos estão providos? Quantos são de provimento efetivo e quantos em comissão? Todos os procuradores detentores de cargos de provimento efetivo prestaram concurso público específico para o cargo? Caso negativo, informar quais, bem como a forma de assunção ao respectivo cargo, identificando os casos de cedência à Procuradoria. Enviar relação nominal completa de todos os servidores afetos ao órgão, especificando o cargo e a forma de investidura de cada um. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Travessa dos Industrialistas, Bairro São José, nas imediações do imóvel número 470 ; - Proceder a retirada da terra acumulada na Rua Ângelo Strapazon, em frente ao imóvel número 686, no Bairro Tiarajú, pois está impedindo o escoamento da água pluvial, assim como de uma vertente que existe no local; - da Vereadora Alexandra de Freitas Lentz: Patrolar e encascalhar a estrada que liga o Bairro Alvorada até a rodovia ERS 342, conhecida popularmente como saída velha para Catuípe ; - Realizar limpeza de boca-de-lobo localizada na Travessa Osvaldo Cruz, esquina com a Rua Eduardo Geiss; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Revisar a iluminação pública da Rua Alexandre Batisti; - Revisar a iluminação pública da Rua Carlos Reimann, no Bairro Boa Vista; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Estevez; - Melhorar a sinalização da Rua Manaus, principalmente nas proximidades da interseção com a BR 285, pois a existente é precária; - Proceder a remoção de terra e lama que estão acumuladas na Rua Manaus, proximidades da BR 285, pois devido à chuva a grande quantidade acumulada no local, está expondo os usuários à acidentes; - Realizar operação tapa-buracos na Rua José Bonifácio, proximidades do entroncamento com a Rua Doze de Outubro; - Proceder, com urgência, os reparos necessários na pavimentação da Rua das Chácaras nas proximidades do entroncamento com a Avenida General Flores da Cunha; - do Vereador César Busnello: Providenciar a substituição das lâmpadas danificadas da iluminação publica das Avenidas David José Martins e 21 de Abril; - Realizar operação tapa-buracos e limpeza dos passeis públicos da Rua Pedro Thorstemberg, no Bairro Assis Brasil; - Providenciar os reparos necessários no esgoto que encontra-se correndo a céu-aberto na Travessa Willi Walter Gressler, no Bairro Tiarajú; - Melhorias, em regime de urgência, nas estradas rurais da Linha Base Sul e do Distrito de Barreiro, uma vez que estão intrafegáveis devido as chuvas dos últimos dias, prejudicando sobremaneira o acesso dos agricultores nas suas propriedades, principalmente, o transporte da produção leiteira e o transporte escolar; - Executar melhorias nas estradas rurais da Linha Três Oeste, nas imediações da empresa Corujão e da Polícia Rodoviária Federal, retirando pedras do caminho, refazendo valetas nas laterais e melhorando ou refazendo vários pontos das estradas que estão intransitáveis, gerando grande probabilidade de acidentes; - Realizar operação tapa-buracos nas ruas e avenidas centrais da nossa cidade, uma vez que lamentavelmente estão intransitáveis; - do Vereador Edemilson Franco Mastella: Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Frida Seidler, no Bairro Getúlio Vargas, pois há várias lâmpadas que não acendem; - Realizar obras para melhorar a drenagem pluvial na Rua Oswaldo Rieck, na região limítrofe dos Bairros Morado do Sol e Industrial, visto que o córrego existente nas proximidades transborda quando há elevados volumes de precipitações pluviométricas, invadindo diversas residências das proximidades, o que além de causar transtornos materiais, coloca em risco a integridade física dos moradores; - do Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa: Substituir as lâmpadas queimadas na Rua do Comércio, no trajeto entre o Posto do Ganso e o Campus da Unijuí. Nesse trajeto, muitos alunos se deslocam até o Campus a pé e a falta de iluminação coloca em risco a segurança dos mesmos; - Realizar a limpeza dos passeios públicos na Avenida 21 de Abril, junto ao Parque da Pedreira, pois está dificultando a passagem de pedestres; - do Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira: Pavimentar com camada asfáltica a Rua Paraná, trecho compreendido entre as ruas Crisanto Leite e Silveira Martins, uma vez que esta pode ser utilizada como via alternativa à Avenida David José Martins, diminuir a intensidade do fluxo de veículos, contribuindo principalmente para agilidade dos Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, entre outros; - Providenciar os reparos necessários na boca-de-lobo existente na Avenida 21 de Abril, esquina com a Rua Quinze de Novembro, pois a mesma está com a grade de proteção quebrada, oferecendo riscos de acidentes a pedestres e carros; - Pavimentar o prolongamento da Rua Professora Genni Cony, uma vez que a atual situação desta via tem causado transtornos aos moradores, considerando que na região vem aumentando consideravelmente a edificação de novas habitações; - Realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Avenida David José Martins, assim como em toda a Rua Siqueira Couto; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Realizar operação tapa-buracos Rua Bento Carvalho até o encontro com a Rua Manaus, Bairro São Paulo, pois segundo moradores, a rua tem grande número de Buracos, que dificultam a trafegabilidade na mesma; - do Vereador Junior Carlos Piaia: Verificar a situação da iluminação pública na Rua Professora Anna Saraiva no Bairro Thomé de Souza, pois existem vários postes sem iluminação; - Substituir a lâmpada queimada no poste localizado na Quadra D, proximidades do imóvel número seis, no Bairro Thomé de Souza, pois a mesma não está funcionando desde novembro de 2016; - Realizar operação tapa-buracos na Rua 25 de Julho nas proximidades da Ponte do Arroio do Moinho entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro no Centro, pois a mesma se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, com muitos buracos; - Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Tiradentes, proximidades do imóvel número 517, Centro, pois a lâmpada permanece acesa as 24 horas do dia há mais de seis meses; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Proceder a limpeza das bocas-de-lobo da Avenida Pinheiro Machado, a partir da Rua Marechal Mallet. Posteriormente, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Nos espaços de ambos os expedientes somados, pronunciou-se o Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, enaltecendo o atendimento por parte do Poder Executivo de algumas demandas levantadas pelos Vereadores, discutindo porém as reclamações da população quanto a falta de medicamentos e demais materiais de distribuição gratuita na rede básica de saúde, os transtornos causados pelo elevado volume de chuvas dos últimos dias e a manifestação que contou com mais de 150 mil pessoas no Rio de Janeiro solicitando a realização de eleições gerais imediatamente. Também usando os espaços de ambos os expedientes acoplados, manifestou-se o Vereador César Busnello, lamentando a recorrência de problemas relacionados às políticas públicas básicas como saúde, manutenção de estradas do interior, assim como das ruas da cidade e iluminação pública, enfatizando a precariedade de manutenção dos cemitérios municipais. Em seguida, fez uso da palavra, nos espaços de ambos os Expedientes somados, o Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa, se solidarizando com as famílias residentes em áreas críticas e atingidas pelo elevado volume de chuvas, discutindo os problemas e a falta de manutenção das estradas do interior, ressaltando que há necessidade de um plano resolutivo por parte da Gestão Municipal para principalmente recuperar as vias públicas. Fazendo uso do Pequeno Expediente, pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, elogiando a crítica qualificada dos Vereadores de oposição, defendendo a necessidade de os Partidos que compõe o Governo Municipal se reunir e discutir os rumos da Gestão do Município. Ainda no Pequeno Expediente, fez uso da palavra o Vereador João Pedro Monteiro, explanando acerca do alagamento que tem atingido algumas residências no Distrito de Chorão, elogiando a atuação da Defesa Civil, debatendo a necessidade de obras para melhorar a drenagem pluvial na Avenida David José Martins, em frente ao Hospital Bom Pastor e a quase que lotação completa do Cemitério Jardim. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às vinte horas e trinta minutos. Do que, para constar lavrou-se a presente Ata que, após lida e aprovada pelo Plenário, segue assinada pelos Senhores Presidente e Secretários presentes. |
Comparecimento
Comparecimento dos Vereadores |
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Vereador(a) | Situação |
Andrei Cossetin Sczmanski | Presente |
César Busnello | Presente |
Claudiomiro Gabbi Pezzetta | Presente |
Darci Pretto da Silva | Presente |
José Ricardo Adamy da Rosa | Presente |
Marcos César Barriquello | Presente |
Marildo Kronbauer - Mutly | Presente |
Rubem Carlos Jagmin | Presente |
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha | Presente |
Alexandra de Freitas Lentz | Presente |
Edemilson Franco Mastella - Misco | Presente |
Jeferson Maturana Dalla Rosa | Presente |
João Pedro Monteiro | Presente |
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira | Presente |
Junior Carlos Piaia | Presente |
Máterias
INDICAÇÕES
Proceder a limpeza das bocas-de-lobo da Avenida Pinheiro Machado
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
670 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Proceder a limpeza das bocas-de-lobo da Avenida Pinheiro Machado |
Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Tiradentes, proximidades do imóvel número 517...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
669 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Tiradentes, proximidades do imóvel número 517, Centro |
Realizar operação tapa-buracos na Rua 25 de Julho nas proximidades da Ponte do Arroio do Moinho entre as ruas Bento...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
668 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua 25 de Julho nas proximidades da Ponte do Arroio do Moinho entre as ruas Bento Gonçalves e 24 de Fevereiro no Centro |
Substituir a lâmpada queimada no poste localizado na Quadra D
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
667 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Substituir a lâmpada queimada no poste localizado na Quadra D |
Verificar a situação da iluminação pública na Rua Professora Anna Saraiva no Bairro Thomé de Souza
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
666 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Verificar a situação da iluminação pública na Rua Professora Anna Saraiva no Bairro Thomé de Souza |
Realizar operação tapa-buracos Rua Bento Carvalho até o encontro com a Rua Manaus
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
665 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos Rua Bento Carvalho até o encontro com a Rua Manaus |
Realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Avenida David José Martins
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
664 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Avenida David José Martins |
Pavimentar o prolongamento da Rua Prof Genni Cony
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
663 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Pavimentar o prolongamento da Rua Prof Genni Cony |
Providenciar os reparos necessários na boca-de-lobo existente na Av. 21 de Abril
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
662 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Providenciar os reparos necessários na boca-de-lobo existente na Av. 21 de Abril |
Pavimentar com camada asfáltica a Rua Paraná
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
661 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Pavimentar com camada asfáltica a Rua Paraná |
Realizar a limpeza dos passeios públicos na Avenida 21 de Abril
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
660 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar a limpeza dos passeios públicos na Avenida 21 de Abril |
Substituir as lâmpadas queimadas na Rua do Comércio
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
659 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Substituir as lâmpadas queimadas na Rua do Comércio |
Realizar obras para melhorar a drenagem pluvial na Rua Oswaldo Rieck
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
658 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar obras para melhorar a drenagem pluvial na Rua Oswaldo Rieck |
Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Frida Seidler
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
657 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Frida Seidler |
Realizar operação tapa-buracos nas ruas e avenidas centrais da nossa cidade
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
656 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos nas ruas e avenidas centrais da nossa cidade |
Executar melhorias nas estradas rurais da Linha Três Oeste, nas imediações da empresa Corujão e da Polícia Rodoviária...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
655 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Executar melhorias nas estradas rurais da Linha Três Oeste, nas imediações da empresa Corujão e da Polícia Rodoviária Federal |
Melhorias, em regime de urgência, nas estradas rurais da Linha Base Sul e do Distrito de Barreiro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
654 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhorias, em regime de urgência, nas estradas rurais da Linha Base Sul e do Distrito de Barreiro |
Providenciar os reparos necessários no esgoto que encontra-se correndo a céu-aberto na Travessa Willy Walter Gressl...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
653 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Providenciar os reparos necessários no esgoto que encontra-se correndo a céu-aberto na Travessa Willy Walter Gressler |
Realizar operação tapa-buracos e limpeza dos passeis públicos da Rua Pedro Thorstemberg
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
652 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos e limpeza dos passeis públicos da Rua Pedro Thorstemberg |
Providenciar a substituição das lâmpadas danificadas da iluminação publica das Avenidas David José Martins e 21 de Ab...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
651 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Providenciar a substituição das lâmpadas danificadas da iluminação publica das Avenidas David José Martins e 21 de Abril |
Proceder, com urgência, os reparos necessários na pavimentação da Rua das Chácaras
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
650 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder, com urgência, os reparos necessários na pavimentação da Rua das Chácaras |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Jose Bonifácio
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
649 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Jose Bonifácio |
Proceder a remoção de terra e lama que estão acumuladas na Rua Manaus
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
648 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder a remoção de terra e lama que estão acumuladas na Rua Manaus |
Melhorar a sinalização da Rua Manaus, principalmente nas proximidades da interseção com a BR 285
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
647 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhorar a sinalização da Rua Manaus, principalmente nas proximidades da interseção com a BR 285 |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Estevez
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
646 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Estevez |
Revisar a iluminação pública da Rua Carlos Reimann
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
645 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Revisar a iluminação pública da Rua Carlos Reimann |
Revisar a iluminação pública da Rua Alexandre Batisti
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
644 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Revisar a iluminação pública da Rua Alexandre Batisti |
Realizar limpeza de boca-de-lobo localizada na Travessa Osvaldo Cruz
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
643 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar limpeza de boca-de-lobo localizada na Travessa Osvaldo Cruz |
Patrolar e encascalhar a estrada que liga o Bairro Alvorada até a rodovia ERS 342
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
642 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Patrolar e encascalhar a estrada que liga o Bairro Alvorada até a rodovia ERS 342 |
Proceder a retirada da terra acumulada na Rua Ângelo Strapazon
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
641 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder a retirada da terra acumulada na Rua Ângelo Strapazon |
Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Travessa dos Industrialistas
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
640 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Travessa dos Industrialistas |
REQUERIMENTOS
PI - Qual é a atual estrutura administrativa da Procuradoria Geral do Município?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
639 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Qual é a atual estrutura administrativa da Procuradoria Geral do Município? |
PI - Quem são os motoristas permissionários e auxiliares que tem alvará para táxi em Ijuí?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
638 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Quem são os motoristas permissionários e auxiliares que tem alvará para táxi em Ijuí? |
PI - Quais as providências que o Poder Executivo vai adotar em relação à situação em que se encontra o Cemitério da L...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
637 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Quais as providências que o Poder Executivo vai adotar em relação à situação em que se encontra o Cemitério da Linha 03 Oeste? |
Envio de ofício ao DAER solicitando informações a cerca de restauração das estradas
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
636 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Envio de ofício ao DAER solicitando informações a cerca de restauração das estradas |
PROJETOS
Autoriza suplementação de verba orçamentária no valor a ser disponibilizado com anulação parcial no próprio orçamento...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
635 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Autoriza suplementação de verba orçamentária no valor a ser disponibilizado com anulação parcial no próprio orçamento da Câmara de Vereadores (remanejamento interno) na ordem de R$ 127.000,00 (cento e vinte e sete mil e quatrocentos reais), e dá outras providências |
Denomina Rua Eloy Gomes da Silva a via pública que menciona
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
634 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Denomina Rua Eloy Gomes da Silva a via pública que menciona |
Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijui - DEMEI, a contratar leituristas de medidores, em caráter emerge...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
632 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijui - DEMEI, a contratar leituristas de medidores, em caráter emergencial e por prazo determinado, e dá outras providências |
Autoriza a contratação temporária de procurador.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
631 | 29/05/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
RAC - Remetida às Comissões |
Ementa | ||
---|---|---|
Autoriza a contratação temporária de procurador. |
Áudios