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Acessibilidade
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Dados
Sessão | Tipo | Data |
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25/2017 | Ordinária | 21/08/2017 00:00:00 |
Descrição |
25ª Sessão Plenária Ordinária do 1º ano da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS |
Pauta |
Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 21/08/2017. PODER EXECUTIVO 1. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 048/2017: Autoriza o Departamento Municipal de Emergia de Ijuí - DEMEI a repassar recursos para fins que menciona, e dá outras providências. Às Comissões. 2. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 793/2017: Institui gratificação de função no Departamento Municipal de Energia de Ijuí Geração para os fins que menciona; altera a redação do art. 4o da Lei Municipal no 6.524, de 29 de março de 2017, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 3. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 898/2017: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. 4. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 1.001/2017: Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos para a União das Etnias de Ijuí, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 5. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 1.002/2017: Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênios com municípios interessados na disponibilidade e efetiva prestação de atendimento móvel de urgência e emergência conforme o Programa Salvar/Samu, mediante correspondente remuneração, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 6. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 1.003/2017: Autoriza o Poder Executivo Municipal contribuir mensalmente com entidades de âmbito nacional, estadual e microrregional de representação oficial dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. PODER LEGISLATIVO REQUERIMENTOS 7. COMISSÃO ESPECIAL EM DEFESA DO TRÂNSITO MAIS SEGURO PROCESSO Nº 335/2017: Solicita prorrogação de prazo por mais noventa dias. 8. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA, ANDRI COSSETIN SCZMANSKI e JUNIOR CARLOS PIAIA: Instituir Comissão Especial para discutir questões relacionadas à habitação de interesse social no Município de Ijuí, especificamente sobre os processos de regularização fundiária, critérios para concessão de imóveis, aluguel social, entre outros assuntos atinentes ao tema. 9. CÉSAR BUSNELLO: Que seja considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões realizada no dia dezoito (18) de agosto de 2017 a sua participação, em audiência e reunião realizadas nos dias dezessete e dezoito de agosto do ano em curso, no Gabinete do Deputado Federal José Stédile, na cidade de Porto Alegre/RS, quando foram tratados assuntos referentes ao Município de Ijuí. 10. JEFERSON MATURANA DALLA ROSA e CÉSAR BUSNELLO: Envio de Ofício ao DAER, solicitando que seja analisada a viabilidade técnica de modificar o trevo de acesso à área urbana de Ijuí na RS 342, através da Rua do Comércio, nas imediações do Campus da Unijuí, adotando medidas que venham a contribuir para a diminuição da velocidade empenhada pelos condutores nos veículos que trafegam por esta rodovia, a fim de evitar acidentes com os demais veículos que estejam realizando manobras no próprio trevo, seja para acessar a área urbana ou saindo desta e ingressando na RS 342. 11. TODAS BANCADAS: Envio de convite às entidades de classe dos servidores públicos, dos professores e dos trabalhadores em educação de modo geral para que os dirigentes destas entidades participem da sessão do dia 23 do mês de Outubro do corrente ano. 12. CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual foi o montante de recursos públicos investidos pelo Município no Projeto Ijuí Pró-Vôlei - Semeando o Futuro nos últimos três anos? Deste total, houve aporte de recursos por parte da União ou do Estado? Caso afirmativo, em que percentual? 13. CÉSAR BUSNELLO - PI: Que critérios foram considerados pela empresa Betha Sistemas Ltda para o município de Ijuí receber o prêmio Cláudio Balsini? A avaliação e os resultados considerados por esta empresa e obtidos pelo gestor do Município de Ijuí dizem respeito a enquete ou pesquisa? Quantas pessoas foram entrevistadas no município de Ijuí e quais períodos da gestão foram objeto de avaliação? Enviar cópia completa do processo/procedimento de avaliação. Quais os demais municípios do país, na categoria entre cinquenta e cem mil habitantes, que foram contemplados também com a referida premiação? Para a participação neste tipo de evento há algum custo? Caso afirmativo, qual o montante investido? O Município de Ijuí tem contratado serviços desta empresa na área de softwares para controle e gestão de recursos públicos? 14. DARCI PRETTO DA SILVA - PI: Em quais bairros o Poder Executivo Municipal está planejando promover a outorga da escritura pública definitiva aos moradores em condições de recebê-las, nos termos da Lei Municipal número 5.322, de 14 de setembro de 2010, que Institui o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, e dá outras providências? ANTEPROJETO DE LEI 15. CÉSAR BUSNELLO: Autoriza a publicação de material informativo sobre os serviços prestados pela rede municipal de saúde de Ijuí, denominado Guia da Saúde e da outras providências. 16. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas e de imagem, incluindo hospitais, visando a implantação do programa diagnóstico rápido e seguro para consultas especializadas e exames complementares (RX, tomografias, RNM, endoscopias, colonoscopias, pequenos procedimentos e outros) beneficiando pacientes do Município e dá outras providências. INDICAÇÕES 17. ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA:Realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Antônio Boenig, Bairro Morada do Sol, proximidades do Posto Ipiranga, onde há duas quadras sem iluminação adequada há aproximadamente noventa dias. 18. ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Substituir as lâmpadas que não estão funcionando corretamente na iluminação pública da Avenida Coronel Alfredo Steglich, proximidades do Posto do Ganso. 19. ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Proceder a pintura da sinalização da Rua do Comércio, trecho compreendido entre o trevo de acesso ao Campus da Unijuí e o trevo da RS 342, identificando adequadamente todas as lombadas físicas redutores de velocidade e a faixa divisória da pista, pois esta possui elevado fluxo de veículos e pedestres. 20. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Solucionar com a máxima urgência o problema de esgoto que está escorrendo a céu aberto no cruzamento das Ruas Ernesto Alves e Irmãos Person, Bairro Centro. 21. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Notificar o proprietário do imóvel situado na Rua Ernesto Alves nas proximidades do número 454, Centro, para que seja realizada a manutenção do passeio público (calçada), visto que a mesma apresenta diversos buracos, expondo os transeuntes a riscos de queda. 22. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Solucionar o problema de acúmulo de água na Avenida João Batista Boss Filho, Bairro Getúlio Vargas, nas proximidades do portão da Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, pois mesmo com pouca chuva se acumula grande quantidade de água no local. 23. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Proceder o fechamento de uma vala aberta há meses no cruzamento das Ruas Doze de Outubro e 24 de Fevereiro, Centro. 24. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque ao lado da Escola Estadual Guilherme Clemente Koehler. 25. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque situado nas proximidades da Rua Oldemar Brendler, Bairro Hammarstron. 26. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos na Rua Carlos Gomes, Bairro Osvaldo Aranha, bem como na RuaMariano de Mattos, proximidades do número 1180, Bairro Tiarajú. 27. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Revisar a iluminação pública na Rua José Löer, Bairro Osvaldo Aranha. 28. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Proceder a reforma e o encascalhamento, em regime de urgência, das estradas das Linhas Dois e Três Norte, Distrito de Chorão, nas proximidades da Fonte Ijuí. 29. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Recolher o lixo que se encontra acumulado nas imediações das ruas Quintino Baptista dos Santos e Erica Hammarstron, em virtude do descarte irregular realizada por algumas pessoas, dando destinação adequada ao material e proceder a limpeza daquele local. 30. CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires, no trecho compreendido entre as Ruas José Bonifácio e Treze de Maio. 31. CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos na Rua Pedro Thorstemberg, no Bairro Assis Brasil. 32. CÉSAR BUSNELLO: Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Horizontina, pois esta via conta com vários trechos sem iluminação. 33. CÉSAR BUSNELLO: Realizar melhorias no ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano localizado em frente às antigas instalações da Ijuí Veículos Sociedade Anônima, na Avenida David José Martins, Bairro Sol Nascente. 34. DARCI PRETTO DA SILVA: Providenciar o conserto da Rua Salustiano Esteves, no Bairro Quinze de Novembro, no sentido de dar melhor escoamento das águas das chuvas que se acumulam na via invadindo as casas do local. 35. DARCI PRETTO DA SILVA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Santo Antônio, Bairro Glória, bem como a retirada de entulhos e resíduos acumulados nas proximidades do imóvel número 85. 36. EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm, proximidades da interseção com a Rua do Comércio. 37. JEFERSON MATURANA DALLA ROSA:Realizar melhorias no calçamento da Rua Enio Rupp Hammarstron, Bairro Burtet, principalmente na quadra que faz ligação com a Rua Siqueira Couto, pois a mesma está praticamente intransitável. 38. JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Ampliar a iluminação pública e proceder a limpeza da Rua Theodorico Fricke, que dá acesso ao Novo Hospital Bom Pastor, no Bairro São Geraldo. 39. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Ampliar o sistema de iluminação e cercar de forma adequada no Cemitério Jardim, pois segundo reclamação dos moradores, o local tem sido alvo constante de vandalismo e furtos de objetos dos túmulos. 40. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar a pintura da parte inferior (lateral) do canal existente na extensão da Avenida Pinheiro Machado, facilitando o campo de visão dos motoristas e pedestres que trafegam pelo local. 41. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Adir Epaminondas Schirmer, proximidades do entroncamento com a Rua Benjamim Barriquello, no Bairro Glória. 42. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Promover com urgência limpeza e recolhimento de lixos que se encontram acumulados sob a ponte e no acostamento do arroio localizado na Rua Adir Epaminondas Schirmer, trecho próximo a Rua Benjamim Barriquello, no Bairro Quinze de Novembro. 43. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Estudar a possibilidade de criar horta comunitária no Bairro Luiz Fogliatto nas regiões próximas à Penitenciária Modulada, onde existe uma grande parcela de famílias em vulnerabilidade social. 44. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar pintura da faixa destinada a travessia de pedestres na Rua Maceió, em frente a Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina, no Bairro Burtet. 45. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Carvalinho, até a Rua Mariano de Mattos, pois existem diversos buracos que estão dificultando o trânsito de veículos nesta via. 46. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Efetuar, com urgência, manutenção e melhorias no consultório odontológico da Estratégia de Saúde do Bairro Pindorama, visto que a sala está danificada e em péssimas condições para receber os usuários. 47. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Proceder manutenção na praça do Bairro Pindorama, ampliando a iluminação, fazer cercando a área, pois segundo moradores o local tem sido alvo de vandalismo, consumo de entorpecentes e depredação do patrimônio público. 48. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Proceder limpeza e recolhimento do lixo depositado irregularmente nas margens da Rua Quatorze de Julho, trecho compreendido entre as rua dos Coroados e Guilherme Timm. Se possível, também remover a terra acumulada ao longo do acostamento da rua. 49. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Encascalhar o trecho da Rua Quatorze de Julho compreendido entre as ruas Dos Coroados e Guilherme Timm, pois em dias chuvosos fica praticamente intransitável, prejudicando o fluxo de pessoas e veículos no local. 50. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Remover as pedras que sobraram da obra de calçamento realizada na Rua Quatorze de Julho, que se encontram depositadas há semanas em frente ao posto de Saúde do Bairro Pindorama. 51. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Fiscalizar e proceder à remoção de anúncios publicitários impressos, cartazes e panfletos afixados irregularmente em postes de energia elétrica, paradas de ônibus, entre outros pontos públicos, pois existem inúmeros locais da cidade em que a poluição visual é impactante. 52. JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Restaurar o acostamento que desmoronou e colocar proteção lateral - parapeito, na ponte da Rua Guilherme Timm, existente nas imediações do entroncamento com a Rua Quatorze de Julho e acesso secundário ao campus UNIJUÍ, visto que a erosão no local vem aumentando, provocando o surgimento de buracos na via, situação que necessita de atenção urgente da engenharia de trânsito. 53. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Fermino Lucchese no Bairro Jardim, assim como nas ruas Carlos Fuchs e Cristóvão Colombo, no Bairro Boa Vista, pois segundo os moradores estas vias estão praticamente intransitáveis devido a quantidade de buracos. 54. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Recapear com camada asfáltica a ponte existente na Rua Francisco Sabo, pois segundo relato dos moradores, devido a inclinação da rua rem relação a ponte, há acúmulo de água e lixo sobre essa em dias de chuva, o que tem colocado em risco de acidente os veículos que trafegam pelo local. 55. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Recolher o lixo descartado pelos moradores do lado da capela do Bairro Jardim. 56. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Implantar lombada física redutora de velocidade e demarcar faixa destinada à travessia de pedestres na Rua João wichrowski, em frente à Igreja Católica, pois em virtude da programação daquela comunidade, diariamente há fluxo de pedestres que necessitam atravessar a rua, e acabam se expondo ao risco de atropelamentos, visto que a via conta também com intenso fluxo de veículos, que muitas vezes se deslocam em velocidade acima daquela permitida pela legislação no local. 57. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Rua José do Patrocínio, proximidades do imóvel número 218, no Bairro Luiz Fogliatto, assim como na Rua Visconde de Mauá, imediações do imóvel número 355 e na Rua Dezenove de Outubro, próximo ao número 1984, ambas no Bairro Boa Vista. 58. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar operação tapa-buracos nas ruas Ceará e na São Rafael, no Bairro Glória, pois segundo os moradores estas vias contam com grande quantidade de buracos, o que dificulta o tráfego dos veículos que necessitam se deslocar pelas mesmas, principalmente dos moradores da região. 59. JUNIOR CARLOS PIAIA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Tiradentes no Centro, entre os números 719 até o número 991, visto que está em péssimas condições de trafegabilidade neste trecho. 60. JUNIOR CARLOS PIAIA: Realizar a poda de árvores existente na Rua Doze de Outubro em frente ao imóvel número 240 no centro, pois estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes, além de estarem prejudicando a iluminação pública desta via. 61. JUNIOR CARLOS PIAIA: Podar as árvores existentes na Rua Quinze de Novembro, proximidades do imóvel número 1045 no Centro, pois os galhos estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes. 62. RUBEM CARLOS JAGMIN: Realizar melhorias, principalmente colocação de cascalho, na Rua Alderi Gamarra, no Bairro Colonial. |
Ata |
ATA No 29/2017 Aos 21 dias do mês de agosto do ano de 2017, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Alexandra de Freitas Lentz, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Darci Pretto da Silva, Edemilson Franco Mastella, Jeferson Maturana Dalla Rosa, João Pedro Monteiro, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, José Ricardo Adamy da Rosa, Junior Carlos Piaia, Marcos César Barriquello e Rubem Carlos Jagmin, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente, o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Rubem Carlos Jagmin, que procedesse a LEITURA DA ATA número 28 do ano de 2017, referente à Sessão Plenária Ordinária do dia quatorze de agosto do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas: ofício, do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, informando que o Município de Ijuí foi agraciado com o Prêmio Cláudio Balsini; - do 29º Batalhão de Polícia Militar, respondendo ao ofício número 125 do ano em curso; - do Gabinete do Deputado Estadual Jeferson Fernandes, agradecendo o apoio ao Projeto de Emenda Constitucional que tratava da extinção da aposentadoria especial dos Deputados Estaduais; - e Telegrama do Ministério da Educação, informando a liberação de recursos financeiros destinados a garantir a execução de Programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Em seguida, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foi deferido Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Pedro Oliveira dos Anjos. Posteriormente, foi remetido para análise das Comissões Técnicas Permanentes o Projeto de Lei, encaminhado pela Mensagem no 048/2017, que Autoriza o Departamento Municipal de Emergia de Ijuí a repassar recursos para fins que menciona, e dá outras providências. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 793/2017, que Institui gratificação de função no Departamento Municipal de Energia de Ijuí Geração para os fins que menciona; altera a redação do artigo quarto da Lei Municipal número 6.524, de 29 de março de 2017, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Como não houve interessados em se manifestar, foi colocado em votação, sendo aprovado com dez votos favoráveis, três contrários, dos Vereadores Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello e Jeferson Maturana Dalla Rossa, e abstenção do Vereador Darci Pretto da Silva, que não se encontrava no Plenário no momento da votação. Posteriormente, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 898/2017, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de cinquenta mil reais, e dá outras providências, acompanhado de Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Manifestou-se o Vereador João Pedro Monteiro. Não havendo mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, foram aprovados por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra na discussão, os Projetos de Lei, Processo no 1.001/2017, que Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos para a União das Etnias de Ijuí, e dá outras providências e Processo no 1.002/2017, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênios com municípios interessados na disponibilidade e efetiva prestação de atendimento móvel de urgência e emergência conforme o Programa Salvar Samu, mediante correspondente remuneração, e dá outras providências, ambos acompanhados de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Dando continuidade, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.003/2017, que Autoriza o Poder Executivo Municipal contribuir mensalmente com entidades de âmbito nacional, estadual e microrregional de representação oficial dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul, acompanhado de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Pronunciou-se o Vereador João Pedro Monteiro, que solicitou Vistas ao Projeto. Como não houve mais interessados em se manifestar, foi o Pedido de Vistas colocado em votação, sendo aceito por unanimidade de votos. Foi aprovada por unanimidade de votos a solicitação de prorrogação de prazo da Comissão Especial em Defesa do Trânsito Mais Seguro, conforme Processo Legislativo número 335 de 2017. Posteriormente, foi colocado em discussão o REQUERIMENTO, de autoria dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Andrei Cossetin Sczmanski e Junior Carlos Piaia, que solicitava a instituição de Comissão Especial para discutir questões relacionadas à habitação de interesse social no Município de Ijuí, especificamente sobre os processos de regularização fundiária, critérios para concessão de imóveis, aluguel social, entre outros assuntos atinentes ao tema. Manifestaram-se os Vereadores Junior Carlos Piaia, Adalberto de Oliveira Noronha, José Ricardo Adamy da Rosa, César Busnello e Darci Pretto da Silva. Após a discussão, foi o Requerimento colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Requerimento de autoria do Vereador César Busnello, que solicitava que fosse considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões realizada no dia dezoito de agosto de 2017 a sua participação, em audiência e reunião realizadas nos dias dezessete e dezoito de agosto do ano em curso, no Gabinete do Deputado Federal José Stédile, na cidade de Porto Alegre, quando foram tratados assuntos referentes ao Município de Ijuí. Pronunciou-se o autor. Não havendo mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em discussão o Requerimento de autoria dos Vereadores César Busnello e Jeferson Maturana Dalla Rosa, que requeria o envio de ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, solicitando que seja analisada a viabilidade técnica de modificar o trevo de acesso à área urbana de Ijuí na RS 342, através da Rua do Comércio, nas imediações do Campus da Unijuí, adotando medidas que venham a contribuir para a diminuição da velocidade empenhada pelos condutores nos veículos que trafegam por esta rodovia, a fim de evitar acidentes com os demais veículos que estejam realizando manobras no próprio trevo, seja para acessar a área urbana ou saindo desta e ingressando na RS 342. Manifestou-se o Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa. Não havendo mais interessados em fazer uso da palavra, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra na discussão, o Requerimento de autoria de todos os Vereadores que solicitava o envio de convite às entidades de classe dos servidores públicos, dos professores e dos trabalhadores em educação de modo geral para que os dirigentes destas entidades participem da sessão do dia 23 do mês de outubro do corrente ano. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador César Busnello: Qual foi o montante de recursos públicos investidos pelo Município no Projeto Ijuí Pró-Vôlei - Semeando o Futuro nos últimos três anos? Deste total, houve aporte de recursos por parte da União ou do Estado? Caso afirmativo, em que percentual? - Que critérios foram considerados pela empresa Betha Sistemas Limitada para o Município de Ijuí receber o Prêmio Cláudio Balsini? A avaliação e os resultados considerados por esta empresa e obtidos pelo gestor do Município de Ijuí dizem respeito a enquete ou pesquisa? Quantas pessoas foram entrevistadas no município de Ijuí e quais períodos da gestão foram objeto de avaliação? Enviar cópia completa do processo de avaliação. Quais os demais municípios do país, na categoria entre cinquenta e cem mil habitantes, que foram contemplados também com a referida premiação? Para a participação neste tipo de evento há algum custo? Caso afirmativo, qual o montante investido? O Município de Ijuí tem contratado serviços desta empresa na área de softwares para controle e gestão de recursos públicos? e do Vereador Darci Pretto da Silva: Em quais bairros o Poder Executivo Municipal está planejando promover a outorga da escritura pública definitiva aos moradores em condições de recebê-las, nos termos da Lei Municipal número 5.322, de quatorze de setembro de 2010, que Institui o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, e dá outras providências? Da mesma forma, foram despachados favoravelmente os ANTEPROJETOS DE LEI, de autoria do Vereador César Busnello, que Autoriza a publicação de material informativo sobre os serviços prestados pela rede municipal de saúde de Ijuí, denominado Guia da Saúde e dá outras providências, e de autoria do Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, que Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas e de imagem, incluindo hospitais, visando a implantação do programa diagnóstico rápido e seguro para consultas especializadas e exames complementares, beneficiando pacientes do Município e dá outras providências. Também foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Antônio Boenig, Bairro Morada do Sol, proximidades do Posto Ipiranga, onde há duas quadras sem iluminação adequada há aproximadamente noventa dias; - da Vereadora Alexandra de Freitas Lentz: Substituir as lâmpadas que não estão funcionando corretamente na iluminação pública da Avenida Coronel Alfredo Steglich, proximidades do Posto do Ganso; - Proceder a pintura da sinalização da Rua do Comércio, trecho compreendido entre o trevo de acesso ao Campus da Unijuí e o trevo da RS 342, identificando adequadamente todas as lombadas físicas redutoras de velocidade e a faixa divisória da pista, pois esta possui elevado fluxo de veículos e pedestres; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Solucionar, com a máxima urgência, o problema de esgoto que está escorrendo a céu aberto no cruzamento das Ruas Ernesto Alves e Irmãos Person, Bairro Centro; - Notificar o proprietário do imóvel situado na Rua Ernesto Alves nas proximidades do número 454, Centro, para que seja realizada a manutenção do passeio público, visto que o mesmo apresenta diversos buracos, expondo os transeuntes a riscos de queda; - Solucionar o problema de acúmulo de água na Avenida João Batista Boss Filho, Bairro Getúlio Vargas, nas proximidades do portão da Escola Estadual de Ensino Médio Emil Glitz, pois mesmo com pouca chuva se acumula grande quantidade de água no local; - Proceder o fechamento de uma vala aberta há meses no cruzamento das Ruas Doze de Outubro e 24 de Fevereiro, Centro; - Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque ao lado da Escola Estadual Guilherme Clemente Koehler; - Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque situado nas proximidades da Rua Oldemar Brendler, Bairro Hammarstron; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Carlos Gomes, Bairro Osvaldo Aranha, bem como na Rua Mariano de Mattos, proximidades do número 1180, Bairro Tiarajú; - Revisar a iluminação pública na Rua José Löer, Bairro Osvaldo Aranha; - Proceder a reforma e o encascalhamento, em regime de urgência, das estradas das Linhas Dois e Três Norte, Distrito de Chorão, nas proximidades da Fonte Ijuí; - Recolher o lixo que se encontra acumulado nas imediações das ruas Quintino Baptista dos Santos e Erica Hammarstron, em virtude do descarte irregular realizado por algumas pessoas, dando destinação adequada ao material e proceder a limpeza daquele local; - do Vereador César Busnello: Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires, no trecho compreendido entre as Ruas José Bonifácio e Treze de Maio; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Pedro Thorstemberg, no Bairro Assis Brasil. Fez uso da palavra, no espaço destinado à Comunicação de Liderança de Bancada, o Vereador Junior Carlos Piaia, discutindo a tramitação do Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo Municipal que solicita autorização para desativar a usina hidrelétrica conhecida como Usina Velha. Em seguida, o Secretário retomou a leitura das Indicações, de autoria do Vereador César Busnello: Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Horizontina, pois esta via conta com vários trechos sem iluminação; - Realizar melhorias no ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano localizado em frente às antigas instalações da Ijuí Veículos Sociedade Anônima, na Avenida David José Martins, Bairro Sol Nascente; - do Vereador Darci Pretto da Silva: Providenciar o conserto da Rua Salustiano Esteves, no Bairro Quinze de Novembro, no sentido de dar melhor escoamento das águas das chuvas que se acumulam na via invadindo as casas no local; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Santo Antônio, Bairro Glória, bem como a retirada de entulhos e resíduos acumulados nas proximidades do imóvel número 85; - do Vereador Edemilson Franco Mastella: Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm, proximidades da interseção com a Rua do Comércio; - do Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa: Realizar melhorias no calçamento da Rua Enio Rupp Hammarstron, Bairro Burtet, principalmente na quadra que faz ligação com a Rua Siqueira Couto, pois a mesma está praticamente intransitável; - Ampliar a iluminação pública e proceder a limpeza da Rua Theodorico Fricke, que dá acesso ao Novo Hospital Bom Pastor, no Bairro São Geraldo; - do Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira: Ampliar o sistema de iluminação e cercar de forma adequada o Cemitério Jardim, pois segundo reclamação dos moradores, o local tem sido alvo constante de vandalismo e furtos de objetos dos túmulos; - Realizar a pintura da parte inferior lateral do canal existente na extensão da Avenida Pinheiro Machado, facilitando o campo de visão dos motoristas e pedestres que trafegam pelo local; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Adir Epaminondas Schirmer, proximidades do entroncamento com a Rua Benjamim Barriquello, no Bairro Glória; - Promover com urgência limpeza e recolhimento de lixos que se encontram acumulados sob a ponte e no acostamento do arroio localizado na Rua Adir Epaminondas Schirmer, trecho próximo a Rua Benjamim Barriquello, no Bairro Quinze de Novembro; - Estudar a possibilidade de criar horta comunitária no Bairro Luiz Fogliatto nas regiões próximas à Penitenciária Modulada, onde existe uma grande parcela de famílias em vulnerabilidade social; - Realizar pintura da faixa destinada à travessia de pedestres na Rua Maceió, em frente a Escola Municipal Fundamental Dona Leopoldina, no Bairro Burtet; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Carvalinho, até a Rua Mariano de Mattos, pois existem diversos buracos que estão dificultando o trânsito de veículos nesta via; - Efetuar, com urgência, manutenção e melhorias no consultório odontológico da Estratégia de Saúde do Bairro Pindorama, visto que a sala está danificada e em péssimas condições para receber os usuários; - Proceder manutenção na praça do Bairro Pindorama, ampliando a iluminação, cercando a área, pois segundo moradores o local tem sido alvo de vandalismo, consumo de entorpecentes e depredação do patrimônio público; - Proceder limpeza e recolhimento do lixo depositado irregularmente nas margens da Rua Quatorze de Julho, trecho compreendido entre as rua dos Coroados e Guilherme Timm; - Encascalhar o trecho da Rua Quatorze de Julho compreendido entre as ruas Dos Coroados e Guilherme Timm, pois em dias chuvosos fica praticamente intransitável, prejudicando o fluxo de pessoas e veículos no local; - Remover as pedras que sobraram da obra de calçamento realizada na Rua Quatorze de Julho, que se encontram depositadas há semanas em frente ao posto de Saúde do Bairro Pindorama; - Fiscalizar e proceder à remoção de anúncios publicitários impressos, cartazes e panfletos afixados irregularmente em postes de energia elétrica, paradas de ônibus, entre outros pontos públicos, pois existem inúmeros locais da cidade em que a poluição visual é impactante; - Restaurar o acostamento que desmoronou e colocar proteção lateral - parapeito, na ponte da Rua Guilherme Timm, existente nas imediações do entroncamento com a Rua Quatorze de Julho e acesso secundário ao campus Unijuí, visto que a erosão no local vem aumentando, provocando o surgimento de buracos na via, situação que necessita de atenção urgente da engenharia de trânsito; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Realizar operação tapa-buracos na Rua Fermino Lucchese no Bairro Jardim, assim como nas ruas Carlos Fuchs e Cristóvão Colombo, no Bairro Boa Vista, pois segundo os moradores, estas vias estão praticamente intransitáveis devido a quantidade de buracos; - Recapear com camada asfáltica a ponte existente na Rua Francisco Sabo, pois segundo relato dos moradores, devido a inclinação da rua em relação a ponte, há acúmulo de água e lixo sobre essa em dias de chuva, o que tem colocado em risco de acidente os veículos que trafegam pelo local; - Recolher o lixo descartado pelos moradores do lado da capela do Bairro Jardim; - Implantar lombada física redutora de velocidade e demarcar faixa destinada à travessia de pedestres na Rua João Wichrowski, em frente à Igreja Católica, pois em virtude da programação daquela comunidade, diariamente há fluxo de pedestres que necessitam atravessar a rua, e acabam se expondo ao risco de atropelamentos, visto que a via conta também com intenso fluxo de veículos, que muitas vezes se deslocam em velocidade acima daquela permitida pela legislação no local; - Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Rua José do Patrocínio, proximidades do imóvel número 218, no Bairro Luiz Fogliatto, assim como na Rua Visconde de Mauá, imediações do imóvel número 355 e na Rua Dezenove de Outubro, próximo ao número 1984, ambas no Bairro Boa Vista; - Realizar operação tapa-buracos nas ruas Ceará e São Rafael, no Bairro Glória, pois segundo os moradores estas vias contam com grande quantidade de buracos, o que dificulta o tráfego dos veículos que necessitam se deslocar pelas mesmas, principalmente dos moradores da região; - do Vereador Junior Carlos Piaia: Realizar operação tapa-buracos na Rua Tiradentes no Centro, entre os números 719 até o número 991, visto que está em péssimas condições de trafegabilidade neste trecho; - Realizar a poda de árvores existente na Rua Doze de Outubro em frente ao imóvel número 240 no centro, pois estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes, além de estarem prejudicando a iluminação pública desta via; - Podar as árvores existentes na Rua Quinze de Novembro, proximidades do imóvel número 1045 no Centro, pois os galhos estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Realizar melhorias, principalmente colocação de cascalho, na Rua Alderi Gamarra, no Bairro Colonial. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. No espaço do Pequeno Expediente, pronunciou-se o Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, debatendo os problemas existentes no local utilizado pelo Município para fazer o transbordo de resíduos sólidos recolhidos em Ijuí e transportados para o aterro em Giruá, entre outros assuntos. Nos espaços de ambos os expedientes somados, manifestou-se o Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, defendendo a relevância do Anteprojeto de Lei de sua autoria que constou na Pauta da Sessão. Em seguida, fez uso da palavra, nos espaços de ambos os expedientes somados, o Vereador César Busnello, discutindo, entre outros temas, as críticas que são proferidas na tribuna do Parlamento em relação à Administração Municipal, que em sua visão são construtivas, na medida que, acima de tudo, objetivam a qualificação da Gestão dos recursos e serviços públicos, manifestando ainda surpresa quando a notícia de Ijuí ter sido agraciada com o Prêmio Claudio Balsini, considerando os graves problemas que ainda tem a enfrentar. Em seguida, manifestou-se, no Pequeno Expediente, o Vereador José Ricardo Adamy da Rosa, comunicando a liberação de recursos do Estado, que estavam retidos, destinados à conclusão da obra do novo Centro de Atenção Psicossocial, e o anúncio da Secretaria Estadual da Saúde quanto a implementação de Programa de Governo voltado ao combate da drogadição . No espaço do Pequeno Expediente, somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, manifestou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, debatendo, entre outros assuntos, o transcurso dos 63 anos da morte de Getúlio Vargas, comentando brevemente os feitos históricos deste respeitável Político Brasileiro. Posteriormente, manifestou-se, no espaço do Pequeno Expediente, o Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, debatendo a atual conjuntura nacional, criticando o anúncio de possível redução no salário mínimo e as ações do atual Presidente da República que reduzem e retiram direitos, principalmente da classe de trabalhadores, entre outros assuntos. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às vinte horas e cinquenta minutos. Do que, para constar lavrou-se a presente Ata que, após lida e aprovada pelo Plenário, segue assinada pelos Senhores Presidente e Secretários presentes. |
Comparecimento
Comparecimento dos Vereadores |
---|
Vereador(a) | Situação |
Andrei Cossetin Sczmanski | Presente |
César Busnello | Presente |
Claudiomiro Gabbi Pezzetta | Presente |
Darci Pretto da Silva | Presente |
José Ricardo Adamy da Rosa | Presente |
Marcos César Barriquello | Presente |
Marildo Kronbauer - Mutly | Presente |
Rubem Carlos Jagmin | Presente |
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha | Presente |
Alexandra de Freitas Lentz | Presente |
Edemilson Franco Mastella - Misco | Presente |
Jeferson Maturana Dalla Rosa | Presente |
João Pedro Monteiro | Presente |
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira | Presente |
Junior Carlos Piaia | Presente |
Máterias
INDICAÇÕES
Realizar melhorias, principalmente colocação de cascalho, na Rua Alderi Gamarra
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1109 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar melhorias, principalmente colocação de cascalho, na Rua Alderi Gamarra |
Podar as árvores existentes na Rua Quinze de Novembro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1108 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Podar as árvores existentes na Rua Quinze de Novembro |
Realizar a poda de árvores existente na Rua Doze de Outubro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1107 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar a poda de árvores existente na Rua Doze de Outubro |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Tiradentes no Centro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1106 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Tiradentes no Centro |
Realizar operação tapa-buracos nas ruas Ceará e na São Rafael
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1105 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos nas ruas Ceará e na São Rafael |
Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Rua José do Patrocínio
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1104 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Substituir as lâmpadas danificadas da iluminação pública da Rua José do Patrocínio |
Implantar lombada física redutora de velocidade e demarcar faixa destinada à travessia de pedestres na Rua João wichr...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1103 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Implantar lombada física redutora de velocidade e demarcar faixa destinada à travessia de pedestres na Rua João wichrowski |
Recolher o lixo descartado pelos moradores do lado da capela do Bairro Jardim
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1102 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Recolher o lixo descartado pelos moradores do lado da capela do Bairro Jardim |
Recapear com camada asfáltica a ponte existente na Rua Francisco Sabo
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1101 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Recapear com camada asfáltica a ponte existente na Rua Francisco Sabo |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Fermino Lucchese
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1100 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Fermino Lucchese |
Restaurar o acostamento que desmoronou e colocar proteção lateral - parapeito
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1099 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Restaurar o acostamento que desmoronou e colocar proteção lateral - parapeito |
Fiscalizar e proceder à remoção de anúncios publicitários impressos, cartazes e panfletos afixados irregularmente em ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1098 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Fiscalizar e proceder à remoção de anúncios publicitários impressos, cartazes e panfletos afixados irregularmente em postes de energia elétrica, paradas de ônibus, entre outros pontos públicos, pois existem inúmeros locais da cidade em que a poluição visual é impactante |
Remover as pedras que sobraram da obra de calçamento realizada na Rua Quatorze de Julho
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1097 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Remover as pedras que sobraram da obra de calçamento realizada na Rua Quatorze de Julho |
Encascalhar o trecho da Rua Quatorze de Julho compreendido entre as ruas Dos Coroados e Guilherme Timm
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1096 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Encascalhar o trecho da Rua Quatorze de Julho compreendido entre as ruas Dos Coroados e Guilherme Timm |
Proceder limpeza e recolhimento do lixo depositado irregularmente nas margens da Rua Quatorze de Julho
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1095 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder limpeza e recolhimento do lixo depositado irregularmente nas margens da Rua Quatorze de Julho |
Proceder manutenção na praça do Bairro Pindorama
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1094 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder manutenção na praça do Bairro Pindorama |
Efetuar, com urgência, manutenção e melhorias no consultório odontológico da Estratégia de Saúde do Bairro Pindorama...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1093 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Efetuar, com urgência, manutenção e melhorias no consultório odontológico da Estratégia de Saúde do Bairro Pindorama |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Carvalinho
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1092 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Carvalinho |
Realizar pintura da faixa destinada a travessia de pedestres na Rua Maceió
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1091 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar pintura da faixa destinada a travessia de pedestres na Rua Maceió |
Estudar a possibilidade de criar horta comunitária no Bairro Luiz Fogliatto
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1090 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Estudar a possibilidade de criar horta comunitária no Bairro Luiz Fogliatto |
Promover com urgência limpeza e recolhimento de lixos que se encontram acumulados sob a ponte e no acostamento do arr...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1089 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Promover com urgência limpeza e recolhimento de lixos que se encontram acumulados sob a ponte e no acostamento do arroio localizado na Rua Adir Epaminondas Schirmer |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Adir Epaminondas Schirmer
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1088 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Adir Epaminondas Schirmer |
Realizar a pintura da parte inferior (lateral) do canal existente na extensão da Avenida Pinheiro Machado
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1087 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar a pintura da parte inferior (lateral) do canal existente na extensão da Avenida Pinheiro Machado |
Ampliar o sistema de iluminação e cercar de forma adequada no Cemitério Jardim
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1086 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Ampliar o sistema de iluminação e cercar de forma adequada no Cemitério Jardim |
Ampliar a iluminação pública e proceder a limpeza da Rua Theodorico Fricke
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1085 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Ampliar a iluminação pública e proceder a limpeza da Rua Theodorico Fricke |
Realizar melhorias no calçamento da Rua Enio Rupp Hammarstron
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1084 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar melhorias no calçamento da Rua Enio Rupp Hammarstron |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1083 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Santo Antônio
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1082 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Santo Antônio |
Providenciar o conserto da Rua Salustiano Esteves
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1081 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Providenciar o conserto da Rua Salustiano Esteves |
Realizar melhorias no ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano localizado em fren...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1080 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar melhorias no ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano localizado em frente às antigas instalações da Ijuí Veículos Sociedade Anônima, na Avenida David José Martins |
Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Horizontina
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1079 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder os reparos necessários no sistema de iluminação pública da Rua Horizontina |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Pedro Thorstemberg
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1078 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Pedro Thorstemberg |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1077 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires |
Recolher o lixo que se encontra acumulado nas imediações das ruas Quintino Baptista
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1076 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Recolher o lixo que se encontra acumulado nas imediações das ruas Quintino Baptista |
Proceder a reforma e o encascalhamento, em regime de urgência, das estradas das Linhas Dois e Três Norte, Distrito de...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1075 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder a reforma e o encascalhamento, em regime de urgência, das estradas das Linhas Dois e Três Norte, Distrito de Chorão |
Revisar a iluminação pública na Rua José Löer
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1074 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Revisar a iluminação pública na Rua José Löer |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Carlos Gomes
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1073 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Carlos Gomes |
Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque situado nas proximidades da Rua Oldemar Brendler
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1072 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque situado nas proximidades da Rua Oldemar Brendler |
Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque ao lado da Escola Estadual Guilherme Clemente Koehler
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1071 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Remover e dar destinação correta ao lixo acumulado no bosque ao lado da Escola Estadual Guilherme Clemente Koehler |
Proceder o fechamento de uma vala aberta há meses no cruzamento das Ruas Doze de Outubro e 24 de Fevereiro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1070 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder o fechamento de uma vala aberta há meses no cruzamento das Ruas Doze de Outubro e 24 de Fevereiro |
Solucionar o problema de acúmulo de água na Avenida João Batista Boss Filho
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1069 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Solucionar o problema de acúmulo de água na Avenida João Batista Boss Filho |
Notificar o proprietário do imóvel situado na Rua Ernesto Alves nas proximidades do número 454, Centro, para que seja...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1068 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Notificar o proprietário do imóvel situado na Rua Ernesto Alves nas proximidades do número 454, Centro, para que seja realizada a manutenção do passeio público (calçada) |
Solucionar com a máxima urgência o problema de esgoto que está escorrendo a céu aberto no cruzamento das Ruas Ernes...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1067 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Solucionar com a máxima urgência o problema de esgoto que está escorrendo a céu aberto no cruzamento das Ruas Ernesto Alves e Irmãos Person |
Proceder a pintura da sinalização da Rua do Comércio
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
1066 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Proceder a pintura da sinalização da Rua do Comércio |
Substituir as lâmpadas que não estão funcionando corretamente na iluminação pública da Avenida Coronel Alfredo Stegli...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1065 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Substituir as lâmpadas que não estão funcionando corretamente na iluminação pública da Avenida Coronel Alfredo Steglich |
Realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Antônio Boenig
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1064 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Antônio Boenig |
REQUERIMENTOS
PI - Em quais bairros o Poder Executivo Municipal está planejando promover a outorga da escritura pública definitiva ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1061 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI - Em quais bairros o Poder Executivo Municipal está planejando promover a outorga da escritura pública definitiva aos moradores em condições de recebê-las, nos termos da Lei Municipal número 5.322, de 14 de setembro de 2010, que Institui o Programa Municipal de Habitação de Interesse Social, e dá outras providências? |
PI - Que critérios foram considerados pela empresa Betha Sistemas Ltda para o município de Ijuí receber o prêmio Cláu...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1060 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI - Que critérios foram considerados pela empresa Betha Sistemas Ltda para o município de Ijuí receber o prêmio Cláudio Balsini? |
PI - Qual foi o montante de recursos públicos investidos pelo Município no Projeto Ijuí Pró-Vôlei - Semeando o Futur...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1059 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI - Qual foi o montante de recursos públicos investidos pelo Município no Projeto Ijuí Pró-Vôlei - Semeando o Futuro nos últimos três anos? |
Envio de convite às entidades de classe dos servidores públicos
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1058 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Envio de convite às entidades de classe dos servidores públicos |
Envio de Ofício ao DAER
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1057 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Envio de Ofício ao DAER |
Justifica ausência reunião das comissões 18-08-2017
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1056 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Justifica ausência reunião das comissões 18-08-2017 |
Comissão Especial para discutir questões relacionadas à habitação
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1055 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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ARQUIVADO |
Ementa | ||
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Comissão Especial para discutir questões relacionadas à habitação |
PROJETOS
Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas e de imagem, incluindo hospitais, visando a i...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1063 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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EPE - Encaminhada ao Poder Executivo |
Ementa | ||
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Autoriza o Executivo Municipal a celebrar convênio com clínicas médicas e de imagem, incluindo hospitais, visando a implantação do programa diagnóstico rápido e seguro para consultas especializadas e exames complementares (RX, tomografias, RNM, endoscopias, colonoscopias, pequenos procedimentos e outros) beneficiando pacientes do Município e dá outras providências |
Autoriza a publicação de material informativo sobre os serviços prestados pela rede municipal de saúde de Ijuí, denom...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1062 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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EPE - Encaminhada ao Poder Executivo |
Ementa | ||
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Autoriza a publicação de material informativo sobre os serviços prestados pela rede municipal de saúde de Ijuí, denominado Guia da Saúde e da outras providências |
Autoriza o Departamento Municipal de Emergia de Ijuí - DEMEI a repassar recursos para fins que menciona, e dá outras ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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1054 | 21/08/2017 | 2017-2020 | 2017 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza o Departamento Municipal de Emergia de Ijuí - DEMEI a repassar recursos para fins que menciona, e dá outras providências |
Áudios