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Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
8/2019 Ordinária 01/04/2019 00:00:00
Descrição

8ª Sessão Plenária Ordinária do 3º ano da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS

Pauta

CÂMARA MUNICIPAL DE IJUÍ/RS

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 01/04/2019.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI Mensagem nº 035/2019: Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o GRUPO DE FOLCLORE CHALEIRA PRETA para os fins que menciona. Às Comissões.

2.  PROJETO DE LEI Mensagem nº 036/2019: Reestrutura o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, sediado no Município de Ijuí-RS, criado pela Lei Municipal nº 3.212, de 7 de junho de 1996. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI Mensagem nº 038/2019: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 29.035,00 (vinte e nove mil e trinta e cinco reais); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018. À Comissão de Finanças e Orçamento.

4.  PROJETO DE LEI Processo nº 240/2019: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 185.909,98 (cento e oitenta e cinco mil novecentos e nove reais e noventa e oito centavos); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

5.  PROJETO DE LEI Processo nº 241/2019: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

6.  PROJETO DE LEI Processo nº 242/2019: Autoriza o Poder Executivo Municipal realizar a desafetação do domínio público do Município de Ijuí, para alienação de uma área de terra com 1.116m² e uma área de terra com 840m²; autoriza a alienação dos imóveis à empresa AMERICANA - GESTÃO E COMÉRCIO VAREJISTA DE TECIDOS LTDA, e dá outras providências. Com Pareceres das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

PODER LEGISLATIVO

REQUERIMENTOS

7.  ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Envio de ofício ao Governador do Estado, assim como ao Secretário Estadual da Segurança Pública e ao Comandante Geral da Brigada Militar, solicitando que seja ampliado o efetivo da Brigada Militar de Ijuí e região, no intuito de reforçar ainda mais o relevante trabalho que é desempenhado por esta instituição em nosso Município e na região, garantindo ainda mais a segurança do cidadão. Destaca-se que a ampliação do número de efetivo impacta significativamente na qualidade do serviço executado. Por outro lado, solicitamos também especial atenção a eventuais solicitações de transferência para nosso Município, por parte de soldados que tenham domicílio em Ijuí, mas que atualmente estão desempenhando suas atividades em outras cidades.

8.  CÉSAR BUSNELLO: Realizar Audiência Pública, em data a ser agendada, com a presença de representantes do Poder Executivo, da Câmara de Vereadores, da Gestão do Departamento Municipal de Energia de Ijuí e de toda a comunidade, para discutir acerca das dificuldades enfrentadas pelo Demei, e ações que se fazem necessárias para evitar a perda da concessão, em virtude do desempenho financeiro ruim e da baixa qualidade do serviço, segundo avaliações da Aneel divulgadas na última semana.

9.  HELENA STUMM MARDER: Restituir a Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, instituída pela Resolução número 1.194, de 31 de março de 2015 Processo Legislativo no 143/2015.

10.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Quais os motivos que levaram a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Glória solicitar ao Executivo Municipal a interdição da ACADEMIA DE SAÚDE? - Qual foi a empresa que executou os reparos ou as obras foram realizadas diretamente pelo Poder Público Municipal?

11.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Quando o Demasi executará as obras e melhorias necessárias na drenagem pluvial nas ruas Silvio Romero, Monteiro Lobato, Castro Alves, Casemiro de Abreu e Visconde de Taunay no Bairro Alvorada, já solicitadas inúmeras vezes pelos moradores ao Diretor/Presidente do órgão? Destaca-se que estas obras são de extrema importância, visto que a comunidade local sofre inúmeros transtornos em períodos de chuva, uma vez que a água acaba invadindo as residências, causando prejuízos materiais, danificando móveis e eletrodomésticos, e até mesmo colocando em risco a saúde dos moradores.

12.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual o motivo da previsão de receita com os parquímetros ser de R$ 1.200.000,00 para o exercício de 2019, sendo que no ano de 2018 a arrecadação total foi de R$ 361.341,60 e, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 foram arrecadados apenas R$ 86.893,25, dando uma média mensal de R$ 43.446,62 o que daria ao final deste exercício um arrecadação aproximada de R$ 500.000,00?  Como o Executivo previu uma arrecadação de R$ 1.200.000,00? Maquiou o orçamento? Por quê? Quantos parquímetros foram adquiridos? O quê foi feito com os parquímetros retirados das vias? Qual o valor exato utilizado na manutenção dos parquímetros, com conserto, substituição de peças e mão de obra?

13.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual o valor gasto com o videomonitoramento? Especificar. Quais e que tipo de equipamentos requerem manutenção na CT? Quanto especificamente se gastou com este tipo de serviço?

14.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Quanto se gastou especificamente com material permanente na Coordenadoria de Trânsito em manutenção do setor administrativo e do parquímetro?  Qual o valor gasto e em que foi gasto na educação para o trânsito? Teve despesas com palestrantes, materiais de divulgação eventos, etc...? A sinalização viária é mantida somente com recursos dos parquímetros? Quanto é gasto especificamente com sinalização viária? Entre salários, vantagens e subsídios dos servidores lotados no setor, além de equipamentos e materiais, como tintas, pinceis etc...?

INDICAÇÕES

15.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Notificar os moradores responsáveis pelo esgoto cloacal que se encontra escorrendo a céu-aberto na Rua Dorival Marcos de Carvalho, proximidade do imóvel número 241, no Bairro Morada do Sol. Já foi registrado pelos moradores junto ao DEMASI há cerca de dez meses, e até o momento nenhuma providência foi tomada.

16.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar as melhorias necessárias na Rua Afrânio Peixoto no Bairro Luiz Fogliatto, pois a via não é pavimentada e encontra-se intransitável devido ao número de buracos, trazendo prejuízos aos proprietários de veículos que transitam na mesma, além de alagamentos de casas em dias chuvosos.

17.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Consertar a canalização de esgoto cloacal existente na Rua Max Franke esquina com a Rua André Pittas, no Bairro Nossa Senhora da Penha, pois se encontra rompida há cerca de vinte dias. Destaca-se que o fato foi registrado junto ao DEMASI pelos moradores da rua e até o momento nenhuma providência foi adotada.

18.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Restaurar a pavimentação das ruas José de Alencar, Casemiro de Abreu, Monteiro Lobato e Cassiano Ricardo no Bairro Alvorada, que são itinerários do transporte coletivo urbano, visto que alguns trechos destas vias estão intransitáveis em virtude do elevado número de buracos.

19.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Patrolar e encascalhar o prolongamento da Rua Pelotas, no Bairro Oswaldo Aranha, pois esta parte da via está intransitável, em dia seco há muito acúmulo de poeira, que acaba invadindo as residências e em dia de chuva os moradores ficam sitiados.

20.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Verificar a situação do poste da rede elétrica na Rua José Lucchese, em frente aos imóveis números 75 e 78, no Bairro Elizabeth, pois o mesmo está danificado, oferecendo risco aos moradores.

21.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Proceder a abertura das ruas Benedito Recieiri Bronzatto e Rodolpho Vogt no Bairro Thomé de Souza e disponibilizar todas a infraestrutura necessária, como pavimentação da via, iluminação pública, serviço de recolhimento de lixo no local. Destaca-se que os moradores estão preocupados com a proliferação de animais peçonhentos e roedores.

22.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar operação tapa-buracos nas ruas Silvio Romero, Castro Alves e Cristóvão Stiebe, no Bairro Alvorada, pois as referidas vias se encontram intransitáveis em virtude do grande número de buracos, que inclusive estão causando danos materiais nos veículos que trafegam pelas mesmas.

23.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Substituir as lâmpadas danificadas e realizar a manutenção necessária na iluminação pública da Rua Congo Velho, Bairro Thomé de Souza, em frente aos imóveis números 86 e 135, assim como na Rua Norberto Milton Knebel, proximidades do entroncamento com a Rua Congo Velho.

24.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Restaurar a pavimentação da Rua Afrânio Peixoto, no Bairro Luiz Fogliatto, trecho compreendido entre as ruas Cassiano Ricardo e Décio Betinelli, que está intransitável devido ao grande número de buracos.

25.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar a poda da árvore existente na Rua Sub Tenente Getúlio Luis Dutra dos Santos, no Bairro Morada do Sol, em frente ao imóvel número 36, pois os galhos estão em contato com a rede elétrica, oferecendo risco de acidentes, principalmente em dias de chuva e ventania.

26.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Encascalhar e construir um lombada física redutora de velocidade na estada da Linha Quatro Leste, perto da ponte do Rio Potiribú, imediações do Parque de Feiras e Exposições Wanderley Agostinho Burmann, pois os veículos estão sendo conduzidos em alta velocidade no local, colocando em risco os moradores da região, principalmente criança que circulam por esta via.

27.  CÉSAR BUSNELLO: Reitero indicação para solucionar problema grave de esgoto que escorre a céu aberto (questão de saúde pública) na Rua Dorival Marques de Carvalho, Bairro Morada do Sol. Moradores da rua estão indignados em virtude da OMISSÃO e DESCASO do Poder Público Municipal.

28.  CÉSAR BUSNELLO: Providenciar reparos os necessários na iluminação pública da Rua José Lucchese, no Bairro Elizabeth, pois há várias lâmpadas que não estão funcionando há vários meses. Destaca-se que os moradores da rua já comunicaram o setor competente junto ao Poder Público, no entanto, os reparos não foram executados.

29.  CÉSAR BUSNELLO: Notificar o proprietário do terreno localizado na Rua José Lucchese, esquina com a Rua São Francisco, visto que conta com acúmulo de lixo e vegetação alta, que favorece a proliferação de insetos, roedores e animais peçonhentos.

30.  CÉSAR BUSNELLO: Providenciar os reparos necessários na iluminação pública da Rua Siqueira Couto assim como da Av. David José Martins, pois contam com várias lâmpadas que não estão funcionando, e outras tantas que permanecem acesas as 24 horas do dia.

31.  CÉSAR BUSNELLO: Providenciar os reparos necessários no passeio público da Rua do Comércio, em frente ao imóvel número 454, visto que a calçada cedeu em virtude da existência de infiltração em canalização existente no subsolo da mesma.

32.  EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Consertar o abrigo do ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo existente na Av. 21 de Abril, proximidades da Padaria Damião, pois o local possui elevada demanda de usuários desse serviço, e os bancos estão completamente danificados, obrigando as pessoas, inclusive portadoras de deficiências físicas, a aguardar pelo ônibus em pé.

33.  EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Providenciar os reparos necessários na iluminação pública em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha.

34.  EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Substituir a lâmpada que não está funcionando na iluminação pública da Rua Simão Hickembick, proximidades do imóvel número 909, no Bairro Elizabeth.

35.  JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Nomear um gestor especifico, ou fortalecer as ações do comitê gestor do Parque Popular da Pedreira, com a finalidade de concluir as obras do mesmo, observando os prazos definidos e também planejar a funcionalidade articulada com os quatro eixos principais que deram origem ao projeto: habitação social, equipamentos públicos (parque), recuperação ambiental e urbanização.

36.  JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Revisar a iluminação pública da Rua João Arbo Bindé em frente ao imóvel número 21, no Bairro Industrial, visto que não está funcionando há vários meses.

37.  JOÃO PEDRO MONTEIRO: Proceder os reparos necessários na canalização de esgoto existente na Rua Maranhão, em frente a residência número 736, no Bairro Glória, pois no local há um buraco de grandes dimensões que, dentre outros transtornos, tem causado risco de acidentes os transeuntes.

38.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Agilizar e promover os projetos de ampliação da Rua José Amor de Amorim, que fará ligação entre os bairros Colonial e Tancredo Neves.

39.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Promover a instalação de mais câmeras de monitoramento na região central do Município, contribuindo para segurança dos comerciantes e trabalhadores locais.

40.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Realizar a pintura da faixa de pedestres localizada na esquina da Rua 20 de Setembro com a Rua Benjamin Constant, pois a marcação está apagada e alguns motoristas não respeitam a sinalização do trânsito.

41.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Promover manutenção, limpeza e fiscalização ambiental e de posturas na Rua Enio R. Hammarstron, pois o local é ponto de descarte de lixo clandestino.

42.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Promover e retomar os projetos de revitalização do passeio público na área central do Município, pois existem diversos locais que é intransitável, considerando ainda o grande fluxo de pedestres que se deslocam diariamente no centro da cidade.

43.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Promover medidas de segurança e demarcação da sinalização de trânsito em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas, pois o via é um dos principais acessos para o Município e Bairro Modelo, o que gera grande movimentação de veículos.

44.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Revisar e consertar os bueiros danificados na extensão da Rua Álvaro Chaves.

45.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Frederico Fluck, no Bairro Mundstock, pois a grande quantidade de buracos existentes está dificultando o trânsito no local e expondo os usuários desta via ao risco de acidentes.

46.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Revisar o sistema de iluminação pública na Rua General Flores da Cunha nas proximidades do imóvel número 904, no Bairro Tiarajú, pois a lâmpada do poste permanece acesa as 24 horas do dia há mais de dois meses, conforme o relato dos moradores.

47.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Hernesto Mutzel Filho, em toda a sua extensão, no Centro, pois a mesma encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade devido ao grande número de buracos existentes.

48.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Providenciar, com urgência, o calçamento da Rua Professor José Siekierski, no Bairro Getúlio Vargas, pois a falta de pavimentação adequada nessa via causa transtornos aos transeuntes, principalmente aos moradores das proximidades que sofrem com o barro nos dias de chuva.


Ata

ATA No 09/2019

Ao primeiro dia do mês de abril do ano de 2019, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, César Busnello, Edemilson Franco Mastella, Helena Stumm Marder, Jeferson Maturana Dalla Rosa, João Pedro Monteiro, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, Junior Carlos Piaia, Loivo Cristiano Quadros de Jesus, Marcos César Barriquello, Marildo Kronbauer e Rubem Carlos Jagmin, a Presidente, Vereadora Alexandra de Freitas Lentz, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente a Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Rubem Carlos Jagmin, que procedesse a leitura da ata número oito do ano de 2019, referente à Sessão Plenária, Ordinária do dia vinte e cinco de março do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas, ofício, da homenageada nesta Casa, com o Troféu Mulher Cidadã, Senhora Odete Maria Zandoná Schneiner, e também os ofícios encaminhados a esta Casa pela Caixa Econômica Federal. A seguir, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foi deferido Voto de Pesar pelo falecimento do Senhor Pedro Perlin Neto e do Senhor Edinaldo Dantas. Após, foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pela Mensagem no 035/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o GRUPO DE FOLCLORE CHALEIRA PRETA para os fins que menciona; - pela Mensagem no 036/2019, que Reestrutura o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, sediado no Município de Ijuí-RS, criado pela Lei Municipal nº 3.212, de 7 de junho de 1996; - e pela Mensagem nº 038/2019, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 29.035,00 (vinte e nove mil e trinta e cinco reais); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018. Posteriormente, foram aprovados por unanimidade de votos, sem que houvessem interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 240//2019, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 185.909,98 (cento e oitenta e cinco mil novecentos e nove reais e noventa e oito centavos); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018, juntamente com o Parecer da Comissão de Finanças e Orçamento; e o Processo nº 241/2019, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018, acompanhado do parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Em seguida, foi colocado em discussão o Processo nº 242/2019, que Autoriza o Poder Executivo Municipal realizar a desafetação do domínio público do Município de Ijuí, para alienação de uma área de terra com 1.116m² e uma área de terra com 840m²; autoriza a alienação dos imóveis à empresa Americana - Gestão E Comércio Varejista De Tecidos Ltda, e dá outras providências, que contava com Pareceres das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Fizeram uso da palavra os vereadores César Busnello e Jorge Gilmar Amaral de Oliveira. Após as manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Dando seguimento à reunião, os Vereadores aprovaram por unanimidade de votos o requerimento da Vereadora Alexandra de Freitas Lentz, que solicita envio de ofício ao Governador do Estado do Rio Grande do Sul, ao Secretário de Segurança do Estado e ao Comandante Geral da Brigada Militar para que seja ampliado o efetivo da Brigada Militar em Ijuí e na região. Após isso, foi apresentado requerimento do Vereador César Busnello, que solicita a esta Casa, realizar audiência pública, em dia a ser agendado, para tratar sobre a Gestão do Departamento Municipal de Energia de Ijuí, sendo que o requerimento foi aprovado por todos vereadores presentes. Em seguida foi aprovado o requerimento da Vereadora Helena Stumm Marder, que solicita reinstituir a Frente Parlamentar pelo Fim da Violência contra a Mulher. A seguir foram despachados favoravelmente os seguintes PEDIDOS DE INFORMAÇÃO, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Quais os motivos que levaram a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Glória solicitar ao Executivo Municipal a interdição da academia de saúde? - Qual foi a empresa que executou os reparos ou as obras foram realizadas diretamente pelo Poder Público Municipal?; - Quando o Demasi executará as obras e melhorias necessárias na drenagem pluvial nas ruas Silvio Romero, Monteiro Lobato, Castro Alves, Casemiro de Abreu e Visconde de Taunay no Bairro Alvorada, já solicitadas inúmeras vezes pelos moradores ao Diretor/Presidente do órgão? Destaca-se que estas obras são de extrema importância, visto que a comunidade local sofre inúmeros transtornos em períodos de chuva, uma vez que a água acaba invadindo as residências, causando prejuízos materiais, danificando móveis e eletrodomésticos, e até mesmo colocando em risco a saúde dos moradores; e de autoria do Vereador César Busnello:Qual o motivo da previsão de receita com os parquímetros ser de R$ 1.200.000,00 para o exercício de 2019, sendo que no ano de 2018 a arrecadação total foi de R$ 361.341,60 e, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019 foram arrecadados apenas R$ 86.893,25, dando uma média mensal de R$ 43.446,62 o que daria ao final deste exercício uma arrecadação aproximada de R$ 500.000,00? Como o Executivo previu uma arrecadação de R$ 1.200.000,00? Maquiou o orçamento? Por quê? Quantos parquímetros foram adquiridos? O quê foi feito com os parquímetros retirados das vias? Qual o valor exato utilizado na manutenção dos parquímetros, com conserto, substituição de peças e mão de obra?; - Qual o valor gasto com o videomonitoramento? Especificar. Quais e que tipo de equipamentos requerem manutenção na CT? Quanto especificamente se gastou com este tipo de serviço?; - Quanto se gastou especificamente com material permanente na Coordenadoria de Trânsito em manutenção do setor administrativo e do parquímetro?  Qual o valor gasto e em que foi gasto na educação para o trânsito? Teve despesas com palestrantes, materiais de divulgação eventos, etc...? A sinalização viária é mantida somente com recursos dos parquímetros? Quanto é gasto especificamente com sinalização viária? Entre salários, vantagens e subsídios dos servidores lotados no setor, além de equipamentos e materiais, como tintas, pinceis etc...? Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente todas as INDICAÇÕES que constavam na Pauta. Posteriormente, passou-se aos espaços do PEQUENO e GRANDE EXPEDIENTES. Fez uso da palavra, nos espaços de ambos os Expedientes somados, o Vereador João Pedro Monteiro, que fala sobre o Projeto de Lei, Processo número 242/2019, exaltando os benefícios que trará para o Município com a autorização para o Poder Executivo, desafetar área de terreno urbano para a instalação da Empresa Havan em Ijuí. Também o mesmo Vereador, elogia o Secretário de Desenvolvimento Rural do Município, senhor Valdir Zardin, sobre o trabalho que está sendo executado por este, referente às melhorias que serão realizadas nas estradas do interior com as máquinas adquiridas recentemente pelo Poder Executivo Municipal. Também fez uso da palavra o Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, falando sobre os problemas na área da saúde do município de Ijuí, com a falta de médicos e medicamentos. Em seguida, manifestou-se no Pequeno Expediente o Vereador Loivo Cristiano Quadros de Jesus, agradecendo aos vereadores e servidores desta Casa, pela recepção e apoio recebido desde que assumiu o cargo de Vereador e falou também sobre o atendimento de sua indicação pela Secretaria de Obras do Município, no reparo da pavimentação na Avenida Nelson Luchesse, no Bairro Modelo, e ainda se manifestou sobre o Processo número 242/2019, aprovado por unanimidade de votos, e sobre a geração de empregos e renda monetária que Ijuí terá com a vinda da Empresa Havan para o nosso Município. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às 20 horas. Do que, para constar lavrou-se a presente ata que, após lida e aprovada pelo Plenário, segue assinada pelos Senhores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
César Busnello Presente
Helena Stum Marder Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha Presente
Alexandra de Freitas Lentz Presente
Edemilson Franco Mastella - Misco Presente
Jeferson Maturana Dalla Rosa Presente
João Pedro Monteiro Presente
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira Presente
Junior Carlos Piaia Presente
Loivo Cristiano Quadros de Jesus Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Providenciar, com urgência, o calçamento da Rua Professor José Siekierski

Número Data do documento Legislatura Ano
342 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar, com urgência, o calçamento da Rua Professor José Siekierski
Ver detalhes

Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Hernesto Mutzel Filho

Número Data do documento Legislatura Ano
341 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Hernesto Mutzel Filho
Ver detalhes

Revisar o sistema de iluminação pública na Rua General Flores da Cunha

Número Data do documento Legislatura Ano
340 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar o sistema de iluminação pública na Rua General Flores da Cunha
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua Frederico Fluck,

Número Data do documento Legislatura Ano
339 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua Frederico Fluck,
Ver detalhes

Revisar e consertar os bueiros danificados na extensão da Rua Álvaro Chaves

Número Data do documento Legislatura Ano
338 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar e consertar os bueiros danificados na extensão da Rua Álvaro Chaves
Ver detalhes

Promover medidas de segurança e demarcação da sinalização de trânsito em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas

Número Data do documento Legislatura Ano
337 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Promover medidas de segurança e demarcação da sinalização de trânsito em toda extensão da Avenida Getúlio Vargas
Ver detalhes

Promover e retomar os projetos de revitalização do passeio público na área central do Município

Número Data do documento Legislatura Ano
336 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Promover e retomar os projetos de revitalização do passeio público na área central do Município
Ver detalhes

Promover manutenção, limpeza e fiscalização ambiental e de posturas na Rua Enio R. Hammarstron

Número Data do documento Legislatura Ano
335 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
AGUARDANDO TRAMITAÇÃO
Ementa
Promover manutenção, limpeza e fiscalização ambiental e de posturas na Rua Enio R. Hammarstron
Ver detalhes

Realizar a pintura da faixa de pedestres localizada na esquina da Rua 20 de Setembro com a Rua Benjamin Constant

Número Data do documento Legislatura Ano
334 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a pintura da faixa de pedestres localizada na esquina da Rua 20 de Setembro com a Rua Benjamin Constant
Ver detalhes

Promover a instalação de mais câmeras de monitoramento na região central do Município

Número Data do documento Legislatura Ano
333 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Promover a instalação de mais câmeras de monitoramento na região central do Município
Ver detalhes

Agilizar e promover os projetos de ampliação da Rua José Amor de Amorim

Número Data do documento Legislatura Ano
332 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Agilizar e promover os projetos de ampliação da Rua José Amor de Amorim
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Proceder os reparos necessários na canalização de esgoto existente na Rua Maranhão

Número Data do documento Legislatura Ano
331 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder os reparos necessários na canalização de esgoto existente na Rua Maranhão
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Revisar a iluminação pública da Rua João Arbo Bindé em frente ao imóvel número 21

Número Data do documento Legislatura Ano
330 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua João Arbo Bindé em frente ao imóvel número 21
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Nomear um gestor especifico, ou fortalecer as ações do comitê gestor do Parque Popular da Pedreira

Número Data do documento Legislatura Ano
329 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Nomear um gestor especifico, ou fortalecer as ações do comitê gestor do Parque Popular da Pedreira
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Substituir a lâmpada que não está funcionando na iluminação pública da Rua Simão Hickembick

Número Data do documento Legislatura Ano
328 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Substituir a lâmpada que não está funcionando na iluminação pública da Rua Simão Hickembick
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Providenciar os reparos necessários na iluminação pública em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo A...

Número Data do documento Legislatura Ano
327 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários na iluminação pública em frente a Escola Estadual de Ensino Fundamental Osvaldo Aranha
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Consertar o abrigo do ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo existente na Av. 21 de Abril

Número Data do documento Legislatura Ano
326 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Consertar o abrigo do ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo existente na Av. 21 de Abril
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Providenciar os reparos necessários no passeio público da Rua do Comércio, em frente ao imóvel número 454

Número Data do documento Legislatura Ano
325 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários no passeio público da Rua do Comércio, em frente ao imóvel número 454
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Providenciar os reparos necessários na iluminação pública da Rua Siqueira Couto

Número Data do documento Legislatura Ano
324 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários na iluminação pública da Rua Siqueira Couto
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Notificar o proprietário do terreno localizado na Rua José Lucchese

Número Data do documento Legislatura Ano
323 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Notificar o proprietário do terreno localizado na Rua José Lucchese
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Providenciar os reparos necessários na iluminação pública da Rua José Lucchese

Número Data do documento Legislatura Ano
322 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários na iluminação pública da Rua José Lucchese
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Reitero indicação para solucionar problema grave de esgoto que escorre a céu aberto

Número Data do documento Legislatura Ano
321 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reitero indicação para solucionar problema grave de esgoto que escorre a céu aberto
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Encascalhar e construir um lombada física redutora de velocidade na estada da Linha Quatro Leste

Número Data do documento Legislatura Ano
320 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Encascalhar e construir um lombada física redutora de velocidade na estada da Linha Quatro Leste
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Efetuar a poda da árvore existente na Rua Sub Tenente Getúlio Luis Dutra dos Santos

Número Data do documento Legislatura Ano
319 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Efetuar a poda da árvore existente na Rua Sub Tenente Getúlio Luis Dutra dos Santos
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Restaurar a pavimentação da Rua Afrânio Peixoto

Número Data do documento Legislatura Ano
318 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Restaurar a pavimentação da Rua Afrânio Peixoto
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Substituir as lâmpadas danificadas

Número Data do documento Legislatura Ano
317 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Substituir as lâmpadas danificadas
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Realizar operação tapa-buracos nas ruas Silvio Romero, Castro Alves e Cristóvão Stiebe

Número Data do documento Legislatura Ano
316 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos nas ruas Silvio Romero, Castro Alves e Cristóvão Stiebe
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Proceder a abertura das ruas Benedito Recieiri Bronzatto e Rodolpho Vogt no Bairro Thomé de Souza

Número Data do documento Legislatura Ano
315 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder a abertura das ruas Benedito Recieiri Bronzatto e Rodolpho Vogt no Bairro Thomé de Souza
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Verificar a situação do poste da rede elétrica na Rua José Lucchese

Número Data do documento Legislatura Ano
314 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Verificar a situação do poste da rede elétrica na Rua José Lucchese
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Patrolar e encascalhar o prolongamento da Rua Pelotas

Número Data do documento Legislatura Ano
313 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Patrolar e encascalhar o prolongamento da Rua Pelotas
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Restaurar a pavimentação das ruas José de Alencar, Casemiro de Abreu, Monteiro Lobato e Cassiano Ricardo no Bairro Al...

Número Data do documento Legislatura Ano
312 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Restaurar a pavimentação das ruas José de Alencar, Casemiro de Abreu, Monteiro Lobato e Cassiano Ricardo no Bairro Alvorada
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Consertar a canalização de esgoto cloacal existente na Rua Max Franke esquina com a Rua André Pittas

Número Data do documento Legislatura Ano
311 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Consertar a canalização de esgoto cloacal existente na Rua Max Franke esquina com a Rua André Pittas
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Realizar as melhorias necessárias na Rua Afrânio Peixoto no Bairro Luiz Fogliatto

Número Data do documento Legislatura Ano
310 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar as melhorias necessárias na Rua Afrânio Peixoto no Bairro Luiz Fogliatto
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Notificar os moradores responsáveis pelo esgoto cloacal que se encontra escorrendo a céu-aberto na Rua Dorival Marc...

Número Data do documento Legislatura Ano
309 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Notificar os moradores responsáveis pelo esgoto cloacal que se encontra escorrendo a céu-aberto na Rua Dorival Marcos de Carvalho
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REQUERIMENTOS

PI - Quanto se gastou especificamente com material permanente na Coordenadoria de Trânsito em manutenção do setor adm...

Número Data do documento Legislatura Ano
308 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quanto se gastou especificamente com material permanente na Coordenadoria de Trânsito em manutenção do setor administrativo e do parquímetro?
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PI - Qual o valor gasto com o videomonitoramento?

Número Data do documento Legislatura Ano
307 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual o valor gasto com o videomonitoramento?
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PI - Qual o motivo da previsão de receita com os parquímetros?

Número Data do documento Legislatura Ano
306 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual o motivo da previsão de receita com os parquímetros?
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PI - Quando o Demasi executará as obras e melhorias necessárias na drenagem pluvial nas ruas?

Número Data do documento Legislatura Ano
305 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quando o Demasi executará as obras e melhorias necessárias na drenagem pluvial nas ruas?
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PI - Quais os motivos que levaram a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Glória solicitar ao Executivo Muni...

Número Data do documento Legislatura Ano
304 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quais os motivos que levaram a diretoria da Associação de Moradores do Bairro Glória solicitar ao Executivo Municipal a interdição da ACADEMIA DE SAÚDE?
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Restabelecer a Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Número Data do documento Legislatura Ano
303 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Restabelecer a Frente Parlamentar Pelo Fim da Violência Contra a Mulher
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Audiência Pública com a presença de representantes do Poder Executivo, da Câmara de Vereadores, da Gestão do Departam...

Número Data do documento Legislatura Ano
302 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
ENCAMINHADO ÀS COMISSÕES
Ementa
Audiência Pública com a presença de representantes do Poder Executivo, da Câmara de Vereadores, da Gestão do Departamento Municipal de Energia de Ijuí
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Envio de ofício ao Governador do Estado

Número Data do documento Legislatura Ano
301 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Envio de ofício ao Governador do Estado
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PROJETOS

Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 29.035,00 (vinte e nove mil e trinta e cinco r...

Número Data do documento Legislatura Ano
300 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
TNJR - Transformada em Norma Jurídica
Ementa
Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o montante de R$ 29.035,00 (vinte e nove mil e trinta e cinco reais); autoriza a inclusão de ação aos Anexos III e de Ações Validadas da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e autoriza a inclusão de ação ao Anexo I e ao Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.730, de 4 de dezembro de 2018
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Reestrutura o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, sediado no Município de Ijuí-RS, criado...

Número Data do documento Legislatura Ano
299 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
TNJR - Transformada em Norma Jurídica
Ementa
Reestrutura o Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar, sediado no Município de Ijuí-RS, criado pela Lei Municipal nº 3.212, de 7 de junho de 1996
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Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o GRUPO DE FOLCLORE CHALEIRA PRETA para os fins que men...

Número Data do documento Legislatura Ano
298 01/04/2019 2017-2020 2019
Situação
TNJR - Transformada em Norma Jurídica
Ementa
Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o GRUPO DE FOLCLORE CHALEIRA PRETA para os fins que menciona
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Áudios

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Câmara Municipal de Ijuí - RS.
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