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Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
33/2015 Ordinária 05/10/2015 00:00:00
Descrição

33ª Sessão Plenária Ordinária do 3º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS

Pauta
Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 05/10/2015.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 155/2015: Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2016, e dá outras providências. À Comissão de Finanças e Orçamento.

2.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 156/2015: Denomina via pública que menciona, e dá outras providências. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 157/2015: Concede Títulos de Cidadania. Às Comissões.

4.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 158/2015: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e dá outras providencias. Às Comissões.

5.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 159/2015: Denomina via pública que menciona, e dá outras providencias. Às Comissões.

6.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 678/2015: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais), e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

7.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 692/2015: Especifica fontes de custeio do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Ijuí FASSEMI, criado através da Lei Municipal no 3.902, de 23 de janeiro de 2002. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

8.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 693/2015: Autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar recurso para a Associação Comercial e Industrial de Ijuí ACI para os fins que menciona, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

9.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 694/2015: Institui o Concurso Árvore da Poesia no Município de Ijuí, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

PODER LEGISLATIVO

10.  PROJETO DE RESOLUÇÃO PROCESSO Nº 699/2015: Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a Expoijuí Fenadi 2015, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

REQUERIMENTOS 

11.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Envio de convite ao Diretor Presidente da TV IJUÍ, para participar de sessão planária ordinária em data a ser agendada, para falar sobre o Projeto de investimento que ultrapassa R$ 1.000.000,00 em Ijuí.

12.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Envio de ofício para o DAER, solicitando providências urgentes no conserto de buraco na RS 155, entrada da rodoviária, que conforme as fotos em anexo, encontra-se intransitável.

13.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: O Governo Estadual deixou de repassar à Ijuí montante relativo a repasses ou convênio firmado com o Município nos exercício de 2011, 2012, 2013 e 2014? Caso afirmativo, informar o(s) respectivo(s) montante(s) no final do exercício de 2014.

14.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: O portal da transparência do município está funcionando? Se a resposta for negativa informar o motivo e a data que o mesmo retornará a funcionar.

15.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: Existiu algum tipo de certame licitatório para o transporte de alunos universitários para a cidade de cruz alta? Se a resposta for positiva, anexar o edital da licitação e nota fiscal de pagamento à empresa vencedora.

16.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: O Município contrata com a iniciativa privada ou através do Cisa serviços de fisioterapia para atendimento da população? Caso afirmativo, informar de que forma se dá a contratação, bem como quem são os profissionais ou clínicas contratadas, e o valor pago a cada um, anexando cópia das notas fiscais de cada pagamento efetuado nos anos de 2014 e 2015.

17.  CÉSAR BUSNELLO PI: Quais os motivos que levaram a suspensão e/ou cancelamento da execução da obra de calçamento/pavimentação da estrada da Linha 8 leste? Cópia integral do contrato de prestação de serviços entre o Município de Ijuí e a empresa responsável de realizar a pavimentação. Anexar, inclusive, cópia integral dos recibos de pagamentos relativos aos períodos da contratação.

18.  CÉSAR BUSNELLO PI: Qual foi o patamar total de aumento de IPTU e de taxa do lixo no governo BALLIN/BIRA desde 2009, quando assumiram o comando do executivo? Quais os motivos que ensejaram tais aumentos?

19.  CÉSAR BUSNELLO PI: A lei 5.659 de 07 de agosto de 2012, de autoria deste vereador, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalar câmeras de monitoramento nas áreas externas de agências bancárias, lotéricas e grandes supermercados está sendo fiscalizada pelo executivo? As câmeras de monitoramento na parte externa nos estabelecimentos antes mencionados já foram instaladas? Enviar cópia integral da notificação e/ou cientificação do poder público aos estabelecimentos.

20.  CÉSAR BUSNELLO PI: Qual o destino que foi dado à Usina de Asfalto móvel, incluindo aí, a mesa que espalha o asfalto? Apresentar cópia do processo licitatório de aquisição da máquina? Ela está desativada há quanto tempo? 

21.  CÉSAR BUSNELLO PI: Quais os problemas que apresenta o caminhão Scania caçamba amarelo que foi sinistrado no LIXÃO e até hoje está deteriorando-se no tempo junto a garagem municipal. Quais os motivos que ainda não foi consertado?

INDICAÇÕES

22.  ALDAIR LUIS COSSETIN: Pintura da sinalização horizontal, principalmente a de identificação das lombadas físicas redutoras de velocidade, bem como realização de operação tapa-buracos na Rua Emílio Glitz, uma vez que esta via encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade. Para melhorar a trafegabilidade nesta via, sugere-se também que o ponto de ônibus que está localizado nas imediações do entroncamento com a Av. São Luiz seja trocado de lugar, uma vez que quando os ônibus param para embarque ou desembarque de passageiros, acabam ocupando considerável margem de largura desta via, obrigando os demais veículos que se deslocam no mesmo sentido passarem por cima da sinalização, desestabilizando-os.

23.  ALDAIR LUIS COSSETIN:Que o Executivo Municipal firme convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para reativar os postos de atendimento do Correio nos Distritos de Mauá, Chorão, Floresta, Alto da União, para que se ofereça melhor comodidade aos moradores destas localidades. Destaca-se que pelas regras do Ministério das Comunicações podem haver postos nas localidades com distância superior a 10 km do município e população mínima de 500 habitantes, mas em virtude da relevância desse serviço, sugere-se que o mesmo também seja disponibilizado no Distrito de Itaí, uma vez que a necessidade de deslocamento à cidade para fazer uso dos serviços dos Correios causa inúmeros transtornos aos moradores desta localidade.

24.  CÉSAR BUSNELLO: Operação tapa-buracos na rotatória existente no entroncamento da Av. Getúlio Vargas com a Rua Jorge Leopoldo Weber.

25.  CÉSAR BUSNELLO: Reparos na boca de lobo que se encontra aberta na Rua Belém, esquina com a Rua Júlio Zander, Bairro Burtet.

26.  CÉSAR BUSNELLO: Criar o Balcão de Conciliação de Tributos Municipais, a fim de proporcionar a cobrança facilitada, e com descontos, de tributos em atraso, evitando gastos com execuções fiscais.

27.  HELENA STUMM MARDER: É perfeitamente justificável o zelo com a segurança das pessoas que trabalham e/ou usufruem da Biblioteca Pública Municipal, bem como do seu acervo bibliográfico e recursos materiais. Mas todo esse cuidado tem gerado dificuldades de acessos às pessoas que procuram o local. E nesse sentido, aponto a necessidade de que seja instalada uma campainha, pois não raras vezes, tenho presenciado situações nas quais as pessoas, seguindo orientações nos cartazes apostos na portaria, ficam por vários minutos batendo à porta e aguardando, até serem ouvidas pela servidora que presta serviço no local. Por isso, a presente indicação vem no sentido de contribuir para a melhoria do acesso.

28.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos na Rua Ruy Barbosa, imediações do nº 132, Bairro São José.

29.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos na Rua Guilherme Klever, no Bairro Herval.

30.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos nas Ruas Visconde de Mauá e Cristóvão Colombo, Bairro Boa Vista.

31.  ROSANA MARIA TENROLLER: Providenciar o conserto da canalização de esgotamento sanitário na Rua Marechal Teodoro, proximidades da Escola Técnica Estadual de Ensino Médio 25 de Julho, com urgência, uma vez que os moradores daquela região têm apresentado reiteradas reclamações quanto aos problemas causados por esta situação, sobremaneira devido ao forte odor característico que exala.

32.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Transferência da sinaleira da esquina da antiga rodoviária, para a da Rua do Comércio, esquina com a Rua Tiradentes.

Ata

ATA No 36/2015

 

Aos cinco dias do mês de outubro do ano de 2015, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Rosana Maria Tenroller, Rosane Simon, Rubem Carlos Jagmin e Valmir Elton Seifert, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta que procedesse a LEITURA DA ATA número 35 do ano de 2015, referente à sessão plenária ordinária do dia 28 de setembro do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas, ofício do Excelentíssimo Senhor Prefeito, respondendo a Pedido de Informação do Vereador César Busnello; - da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, convidando para o Primeiro Seminário Regional de Reciclagem: Transformar para viver melhor ; - e do Gabinete do Governador do Estado, respondendo ao ofício número 132 do ano em curso. Em seguida, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foram deferidos Votos de Pesar pelo falecimento dos Senhores Luciano do Nascimento e Valério Corrêa. Isto feito, o Presidente concedeu espaço para representantes da Comissão Organizadora da edição 2015 da Exposição Feira Industrial e Comercial de Ijuí e da Feira Nacional das Culturas Diversificadas falarem brevemente aos Vereadores sobre a organização desses eventos e suas principais atrações. Fez uso da palavra o Senhor Nilo Leal da Silva, Presidente da Exposição Feira Industrial e Comercial de Ijuí. O Presidente agradeceu a presença dos visitantes, suspendeu os trabalhos, e solicitou aos Vereadores que os acompanhassem até a saída, bem como que acompanhassem até a Mesa os demais visitantes, representantes do Grupo Pesqueiro da Canção, Senhores Rogério Knorst, Pedro Darci de Oliveira e Otaviano Corrêa Prates. Reabertos os trabalhos, o Presidente concedeu a palavra ao Senhor Rogério Knorst, Presidente do Grupo de Arte e Cultura Nativa Amigos do Rio Ijuí, que explanou acerca do jantar de lançamento do oitavo CD do Grupo Pesqueiro da Canção, realizado no último sábado, dia três de outubro do corrente ano, em parceria com a Igreja Cristo Rei. O Presidente agradeceu a presença dos visitantes, suspendeu os trabalhos e solicitou aos Vereadores que os acompanhassem até a saída. Reabertos os trabalhos, retomou-se a Ordem do Dia, quando foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pelas Mensagens no155/2015, que Dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o Exercício Financeiro de 2016, e dá outras providências; - no 156/2015, que Denomina via pública que menciona, e dá outras providências; - no 157/2015, que Concede Títulos de Cidadania; - no 158/2015, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de cinquenta mil reais, e dá outras providencias; - e no 159/2015, que Denomina via pública que menciona, e dá outras providencias. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse Vereadores interessados em se pronunciar durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 678/2015, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de sessenta mil reais, e dá outras providências, acompanhado de Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 692/2015, que Especifica fontes de custeio do Fundo de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Ijuí, criado através da Lei Municipal número 3.902, de 23 de janeiro de 2002, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Como não houve manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 693/2015, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a repassar recurso para a Associação Comercial e Industrial de Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Manifestou-se o Vereador Darci Pretto da Silva. Não havendo mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Posteriormente, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 694/2015, que Institui o Concurso Árvore da Poesia no Município de Ijuí, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Da mesma forma, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse pronunciamentos durante a discussão, o Projeto de Resolução, Processo no 699/2015, que Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a ExpoIjuí Fenadi 2015, e dá outras providências, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Dando prosseguimento, o Presidente colocou em discussão o REQUERIMENTO, de autoria do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa, que solicitava o envio de convite ao Diretor Presidente da TV Ijuí, para participar de sessão plenária ordinária em data a ser agendada, para falar sobre o Projeto de investimento que ultrapassa um milhão de reais em Ijuí. Pronunciou-se o autor. Como não houve mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em discussão o Requerimento de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, que solicitava o envio de ofício para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, solicitando providências urgentes no conserto de buraco na RS 155, nas proximidades do acesso à Estação Rodoviária de Ijuí. Manifestaram-se, além do autor, os Vereadores Darci Pretto da Silva e Marcos César Barriquello, solicitando que o pedido contemplasse também as demais rodovias da região que apresentam problemas, especificamente a ERS 342 e a ERS 522. Foi então o Requerimento colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: O Governo Estadual deixou de repassar à Ijuí montante relativo a repasses ou convênio firmado com o Município nos exercício de 2011, 2012, 2013 e 2014? Caso afirmativo, informar o respectivo montante no final do exercício de 2014; - O portal da transparência do município está funcionando? Se a resposta for negativa informar o motivo e a data que o mesmo retornará a funcionar; - Existiu algum tipo de certame licitatório para o transporte de alunos universitários para a cidade de Cruz Alta? Se a resposta for positiva, anexar o edital da licitação e nota fiscal de pagamento à empresa vencedora; - O Município contrata com a iniciativa privada ou através do Consórcio Intermunicipal de Saúde serviços de fisioterapia para atendimento da população? Caso afirmativo, informar de que forma se dá a contratação, bem como quem são os profissionais ou clínicas contratadas, e o valor pago a cada um, anexando cópia das notas fiscais de cada pagamento efetuado nos anos de 2014 e 2015; - do Vereador César Busnello: Quais os motivos que levaram a suspensão ou cancelamento da execução da obra de pavimentação da estrada da Linha Oito Leste? Enviar cópia integral do contrato de prestação de serviços entre o Município de Ijuí e a empresa responsável de realizar a pavimentação; - Qual foi o patamar total de aumento de Imposto Predial e Territorial Urbano e de taxa do lixo no governo BALLIN BIRA desde 2009, quando assumiram o comando do Executivo? Quais os motivos que ensejaram tais aumentos? - A lei municipal número 5.659 de sete de agosto de 2012, de autoria deste vereador, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalar câmeras de monitoramento nas áreas externas de agências bancárias, lotéricas e grandes supermercados está sendo fiscalizada pelo executivo? As câmeras de monitoramento na parte externa nos estabelecimentos antes mencionados já foram instaladas? Enviar cópia integral da notificação ou cientificação do Poder Público aos estabelecimentos; - Qual o destino que foi dado à usina de asfalto móvel, incluindo aí, a mesa que espalha o asfalto? Apresentar cópia do processo licitatório de aquisição da máquina? Ela está desativada há quanto tempo? - Quais os problemas que apresenta o caminhão Scania caçamba amarelo que foi sinistrado no lixão e até hoje está deteriorando-se no tempo junto a garagem municipal? Por que motivo ainda não foi consertado? Também foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin: Pintura da sinalização horizontal, principalmente a de identificação das lombadas físicas redutoras de velocidade, bem como realização de operação tapa-buracos na Rua Emílio Glitz, uma vez que esta via encontra-se em péssimas condições de trafegabilidade. Para melhorar a trafegabilidade nesta via, sugere-se também que o ponto de ônibus que está localizado nas imediações do entroncamento com a Avenida São Luiz seja trocado de lugar, uma vez que quando os ônibus param para embarque ou desembarque de passageiros, acabam ocupando considerável margem de largura desta via, obrigando os demais veículos que se deslocam no mesmo sentido passarem por cima da sinalização, desestabilizando-os; - Que o Executivo Municipal firme convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para reativar os postos de atendimento do Correio nos Distritos de Mauá, Chorão, Floresta, Alto da União, para que se ofereça melhor comodidade aos moradores destas localidades. Destaca-se que pelas regras do Ministério das Comunicações podem haver postos nas localidades com distância superior a dez quilômetros do município e população mínima de quinhentos habitantes, mas em virtude da relevância desse serviço, sugere-se que o mesmo também seja disponibilizado no Distrito de Itaí, uma vez que a necessidade de deslocamento à cidade para fazer uso dos serviços dos Correios causa inúmeros transtornos aos moradores desta localidade; - do Vereador César Busnello: Operação tapa-buracos na rotatória existente no entroncamento da Avenida Getúlio Vargas com a Rua Jorge Leopoldo Weber; - Reparos na boca de lobo que se encontra aberta na Rua Belém, esquina com a Rua Júlio Zander, Bairro Burtet; - Criar o Balcão de Conciliação de Tributos Municipais, a fim de proporcionar a cobrança facilitada, e com descontos, de tributos em atraso, evitando gastos com execuções fiscais; - da Vereadora Helena Stumm Marder: É perfeitamente justificável o zelo com a segurança das pessoas que trabalham e usufruem da Biblioteca Pública Municipal, bem como do seu acervo bibliográfico e recursos materiais. Mas todo esse cuidado tem gerado dificuldades de acessos às pessoas que procuram o local. E nesse sentido, aponto a necessidade de que seja instalada uma campainha, pois não raras vezes, tenho presenciado situações nas quais as pessoas, seguindo orientações nos cartazes apostos na portaria, ficam por vários minutos batendo à porta e aguardando, até serem ouvidas pela servidora que presta serviço no local. Por isso, a presente indicação vem no sentido de contribuir para a melhoria do acesso; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Operação tapa-buracos na Rua Ruy Barbosa, imediações do número 132, Bairro São José; - Operação tapa-buracos na Rua Guilherme Klever, no Bairro Herval; - Operação tapa-buracos nas Ruas Visconde de Mauá e Cristóvão Colombo, Bairro Boa Vista; - da Vereadora Rosana Maria Tenroller: Providenciar o conserto da canalização de esgotamento sanitário na Rua Marechal Teodoro, proximidades da Escola Técnica Estadual de Ensino Médio 25 de Julho, com urgência, uma vez que os moradores daquela região têm apresentado reiteradas reclamações quanto aos problemas causados por esta situação, sobremaneira devido ao forte odor característico que exala; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Transferência da sinaleira da esquina da antiga rodoviária, para a da Rua do Comércio, esquina com a Rua Tiradentes. A seguir, passou-se aos Espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Manifestou-se, no espaço do Pequeno Expediente, a Vereadora Helena Stumm Marder, comentando a campanha de conscientização Outubro Rosa, e a importância da prevenção ao câncer de mama, discutindo também a Indicação de sua autoria constante na pauta e cumprimentando ainda as Conselheiras Tutelares eleitas no pleito do último dia quatro de outubro. Em seguida, pronunciou-se no espaço do Pequeno Expediente, o Vereador Aldair Luis Cossetin, debatendo a Indicação de sua autoria constante na Pauta sobre a reativação dos postos de atendimento do Correio no interior do Município, a mobilização social no processo de eleição dos novos conselheiros tutelares, o processo para implantação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em Ijuí e a vinda do curso de medicina para o Município. Usando o espaço do Pequeno Expediente somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, pronunciou-se a Vereadora Rosane Simon, debatendo, entre outros assuntos, a importância do trabalho do Conselho Tutelar e o processo de eleição dos novos conselheiros em Ijuí, a influência da mídia na opinião pública quanto ao Governo Dilma Rousseff, manifestando ainda preocupação quanto alguns projetos que tramitam no Congresso Nacional relativos a possibilidade de concessão da exploração do pré-sal, criticando a não atualização das informações do portal da transparência no site mantido pelo Poder Executivo Municipal. Também usando os espaços do Pequeno Expediente e da Comunicação de Liderança de Bancada somados, manifestou-se a Vereadora Rosana Maria Tenroller, comentando, entre outros assuntos, o sucesso do jantar realizado no último sábado, dia três de outubro, na Paróquia Cristo Rei, quando foi lançado o oitavo disco do Pesqueiro da Canção, lembrando ainda o transcurso do Dia do Idoso, celebrado anualmente em primeiro de outubro, criticando a atitude que qualificou como fascista de oposicionistas ao Partido dos Trabalhadores, que espalharam panfletos no velório do Ex-Presidente do Partido, José Eduardo Dutra, com a frase Petista Bom é Petista Morto . Nos espaços de ambos os expedientes acoplados pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, debatendo a necessidade de alteração em alguns dispositivos do Código Tributário Municipal, a exemplo do que foi realizado com o Plano Diretor, assim como de adequações na Lei do Sossego Público, para garantir a sua aplicabilidade, entre outros assuntos. No Grande Expediente, manifestou-se o Vereador Marcos César Barriquello, debatendo os problemas relacionados a segurança pública no Município, sobretudo os assaltos e furtos de veículos, e o lançamento do Oitavo CD Pesqueiro da Canção. Também usando o espaço do Grande Expediente, fez uso da palavra o Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, discutindo, entre outros assuntos, a discrepância entre a quantidade de lixo recolhido em Ijuí, e o total transportado pra o Município de Giruá, onde é dado seu destino final. Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente encerrou os trabalhos às vinte horas e cinquenta minutos. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
Andrei Cossetin Sczmanski Presente
Aldair Luis Cossetin Presente
César Busnello Presente
Claudiomiro Gabbi Pezzetta Presente
Daniel Perondi Presente
Darci Pretto da Silva Presente
Helena Stum Marder Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Luiz Varaschini - Tito Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rosana Maria Tenroller Presente
Rosane Simon Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Valmir Elton Seifert Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Transferência da sinaleira da esquina da antiga rodoviária, para a da Rua do Comércio, esquina com a Rua Tiradentes

Número Data do documento Legislatura Ano
756 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Transferência da sinaleira da esquina da antiga rodoviária, para a da Rua do Comércio, esquina com a Rua Tiradentes
Ver detalhes

Providenciar o conserto da canalização de esgotamento sanitário na Rua Marechal Teodoro

Número Data do documento Legislatura Ano
755 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar o conserto da canalização de esgotamento sanitário na Rua Marechal Teodoro
Ver detalhes

Operação tapa-buracos nas Ruas Visconde de Mauá e Cristóvão Colombo

Número Data do documento Legislatura Ano
754 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos nas Ruas Visconde de Mauá e Cristóvão Colombo
Ver detalhes

Operação tapa-buracos na Rua Guilherme Klever

Número Data do documento Legislatura Ano
753 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos na Rua Guilherme Klever
Ver detalhes

peração tapa-buracos na Rua Ruy Barbosa

Número Data do documento Legislatura Ano
752 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
peração tapa-buracos na Rua Ruy Barbosa
Ver detalhes

Instalação de campanhia na Biblioteca

Número Data do documento Legislatura Ano
751 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Instalação de campanhia na Biblioteca
Ver detalhes

Criar o Balcão de Conciliação de Tributos Municipais

Número Data do documento Legislatura Ano
750 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Criar o Balcão de Conciliação de Tributos Municipais
Ver detalhes

Reparos na boca de lobo que se encontra aberta na Rua Belém, esquina com a Rua Júlio Zander, Bairro Burtet

Número Data do documento Legislatura Ano
749 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reparos na boca de lobo que se encontra aberta na Rua Belém, esquina com a Rua Júlio Zander, Bairro Burtet
Ver detalhes

Operação tapa-buracos na rotatória existente no entroncamento da Av. Getúlio Vargas com a Rua Jorge Leopoldo Weber

Número Data do documento Legislatura Ano
748 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos na rotatória existente no entroncamento da Av. Getúlio Vargas com a Rua Jorge Leopoldo Weber
Ver detalhes

Que o Executivo Municipal firme convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para reativar os postos de...

Número Data do documento Legislatura Ano
747 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Que o Executivo Municipal firme convênio com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para reativar os postos de atendimento do Correio nos Distritos de Mauá, Chorão, Floresta, Alto da União
Ver detalhes

Pintura da sinalização horizontal, principalmente a de identificação das lombadas físicas redutoras de velocidade, be...

Número Data do documento Legislatura Ano
746 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Pintura da sinalização horizontal, principalmente a de identificação das lombadas físicas redutoras de velocidade, bem como realização de operação tapa-buracos na Rua Emílio Glitz
Ver detalhes

REQUERIMENTOS

PI - Quais os problemas que apresenta o caminhão Scania caçamba amarelo que foi sinistrado no LIXÃO?

Número Data do documento Legislatura Ano
745 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quais os problemas que apresenta o caminhão Scania caçamba amarelo que foi sinistrado no LIXÃO?
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PI - Qual o destino que foi dado à Usina de Asfalto móvel, incluindo aí, a mesa que espalha o asfalto?

Número Data do documento Legislatura Ano
744 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual o destino que foi dado à Usina de Asfalto móvel, incluindo aí, a mesa que espalha o asfalto?
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PI - A lei 5.659 de 07 de agosto de 2012, de autoria deste vereador, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalar c...

Número Data do documento Legislatura Ano
743 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - A lei 5.659 de 07 de agosto de 2012, de autoria deste vereador, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalar câmeras de monitoramento nas áreas externas de agências bancárias, lotéricas e grandes supermercados está sendo fiscalizada pelo executivo?
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PI - Qual foi o patamar total de aumento de IPTU e de taxa do lixo no governo BALLIN/BIRA desde 2009, quando assumira...

Número Data do documento Legislatura Ano
742 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual foi o patamar total de aumento de IPTU e de taxa do lixo no governo BALLIN/BIRA desde 2009, quando assumiram o comando do executivo?
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PI - Quais os motivos que levaram a suspensão e/ou cancelamento da execução da obra de calçamento/pavimentação da est...

Número Data do documento Legislatura Ano
741 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quais os motivos que levaram a suspensão e/ou cancelamento da execução da obra de calçamento/pavimentação da estrada da Linha 8 leste?
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PI - O Município contrata com a iniciativa privada ou através do Cisa serviços de fisioterapia para atendimento da po...

Número Data do documento Legislatura Ano
740 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - O Município contrata com a iniciativa privada ou através do Cisa serviços de fisioterapia para atendimento da população?
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PI - Existiu algum tipo de certame licitatório para o transporte de alunos universitários para a cidade de cruz alta?

Número Data do documento Legislatura Ano
739 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Existiu algum tipo de certame licitatório para o transporte de alunos universitários para a cidade de cruz alta?
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PI - O portal da transparência do município esta funcionando?

Número Data do documento Legislatura Ano
738 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - O portal da transparência do município esta funcionando?
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PI - O governo estadual no exercício 2011 a 2014 deixou de pagar algum convenio ou repasse ao executivo municipal no ...

Número Data do documento Legislatura Ano
737 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - O governo estadual no exercício 2011 a 2014 deixou de pagar algum convenio ou repasse ao executivo municipal no final de 2014?
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Envio de ofício para o DAER

Número Data do documento Legislatura Ano
736 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Envio de ofício para o DAER
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Envio de convite ao Diretor Presidente da TV IJUÍ

Número Data do documento Legislatura Ano
735 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Envio de convite ao Diretor Presidente da TV IJUÍ
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PROJETOS

Denomina via pública que menciona, e dá outras providencias.

Número Data do documento Legislatura Ano
734 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Denomina via pública que menciona, e dá outras providencias.
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Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e dá outras prov...

Número Data do documento Legislatura Ano
733 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), e dá outras providencias.
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Concede Títulos de Cidadania.

Número Data do documento Legislatura Ano
732 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Concede Títulos de Cidadania.
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Denomina via pública que menciona, e dá outras providências.

Número Data do documento Legislatura Ano
731 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Denomina via pública que menciona, e dá outras providências.
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Dipõe sobre a LDO 2016

Número Data do documento Legislatura Ano
730 05/10/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Dipõe sobre a LDO 2016
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Áudios

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Câmara Municipal de Ijuí - RS.
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