Sessão Solene - Terça-feira, 06 de Setembro de 2022

Capitão Dunga recebe homenagem em Sessão Solene

Também foram agraciados o Gerente do Sesc Ijuí e o Diretor Regional do Sesc/Senac-RS

A Câmara Municipal de Ijuí realizou na tarde desta segunda-feira (05), no Teatro do Sesc Ijuí, a Sessão Solene em homenagem ao ijuiense e ex-jogador da Seleção Brasileira, Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga. A proposta da homenagem foi do Vereador Ubiratan Erthal, que foi aprovada por todas as bancadas.

Também foram agraciados o Gerente do Sesc Ijuí, Ronaldo de Moura Soares, e o Diretor Regional do Sesc/Senac-RS, José Paulo da Rosa, representado no evento por Silvio Alves Bento. Os proponentes foram os vereadores Matheus Pompeo de Mattos e Ubiratan Erthal, aprovado por unanimidade de votos.

Participaram da Sessão Solene em homenagem ao Capitão do Tetra, os vereadores; o Prefeito Andrei Cossetin; Comandante do 27º GAC, Tenente-Coronel Ricardo Dias Reimann; Comandante do 29º BPM, Tenente-Coronel Edilson Della Flora Góes; Delegado da 26º Regional Delegacia de Polícia Civil, Ricardo Miron; Chefe da Delegacia da PRF, Vilmar Keske; Comandante do 12º Corpo de Bombeiros Militar do RS, Tenente-Coronel Romeu Rodrigues da Cruz Neto; Secretário Municipal de Desenvolvimento Socia, Ezequiel Buzatto; Presidente do Sindilojas Noroeste, Juarez Neme da Costa; e a Reitora da Unijuí, Catia Nehring.

O Presidente da Câmara, Matheus Pompeo de Mattos, iniciou a Sessão saudando as demais autoridades presentes no ato e de imediato passou a palavra para o Secretário Ubiratan Erthal, o qual fez a leitura do histórico dos homenageados.

O primeiro agraciado foi o Gerente do Sesc Ijuí, Ronaldo de Moura Soares, pelos excelentes trabalhos sociais realizados no município. Em sua fala, Ronaldo agradeceu a homenagem e destacou os projetos realizados pelo Sesc em prol da comunidade ijuiense. “Esse projeto Seleção Solidária foi construído graças a contribuição de cada um de vocês. Pensando de que maneira iríamos distribuir as 20 mil refeições. Também temos o Futebol Tá na Mesa, que arrecadou mais de 65 toneladas em 2022”, pontuou o Gerente do Sesc Ijuí.

O representante do Sesc/Senac-RS, Silvio Alves Bento, também agradeceu a homenagem e salientou a importância do Projeto Mesa Brasil em conjunto com a Seleção do Bem 8, ligado ao Instituto Dunga. “O Sesc é uma rede de articulação e de solidariedade em todas as ações”, afirmou Bento.

Na sequência, o Secretário e proponente da homenagem leu um breve histórico de vida de Dunga, destacando as principais conquistas da Seleção Brasileira e do trabalho social realizado pelo capitão do Tetra. “Quando as pessoas me perguntam de onde eu sou, eu sempre digo: sou da terra do capitão Dunga. Então, nada mais justo, que fazer essa homenagem pelo excelente homem que você é e que não deixou de pensar naquelas pessoas mais carentes e que precisam de ajuda”, disse Ubiratan Erthal.

Dunga, no seu pronunciamento, relembrou o tempo que morou em Ijuí e o seu sonho de se tornar um jogador profissional. “Quando tocava o hino, antes do jogo da Seleção Brasileira, eu lembrava do tempo que eu jogava descalço e sonhava em ser jogador de futebol. Talvez não era um sonho, era uma utopia. E eu ficava pensando em toda a minha trajetória e tudo o que eu passei e que a minha família me ensinou”, destacou Dunga.

Em relação aos projetos sociais, Dunga disse que não gostava de publicar nada nas mídias, pois parecia que era apenas para aparecer, porém depois percebeu que era necessário. “Hoje vejo que é necessário expor para que aqueles que estão com a mão no bolso possam tirar e fazer algo”, disse.

O Prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, parabenizou os homenageados pelos trabalhos realizados e falou sobre a estátua do capitão Dunga levantando a taça do tetra que será colocada no espaço ao lado do prédio da Prefeitura. Os vereadores Paulo Braga e Ricardo Adamy também se manifestaram parabenizando e destacando os projetos sociais em prol da comunidade ijuiense.

Encerrando a cerimônia, o Presidente da Câmara, Matheus Pompeo de Mattos, relembrou a partida do Internacional contra o Palmeiras, onde o jogador Dunga jogava pelo Inter e salvou o time do rebaixamento. Também agradeceu por tudo que o capitão do tetra fez e continua fazendo por Ijuí e Brasil afora. “No Brasil, são mais de 33 milhões de pessoas que passam fome, então o que você fez e faz Dunga é algo glorioso”, salientou o Presidente.

Confira o vídeo da Sessão Solene:

Fotos: Pedro Brikalski