CÂMARA MUNICIPAL DE IJUÍ/RS Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 01.03.2021. PODER EXECUTIVO - PROJETO DE LEI – Mensagem nº 05/2021: Autoriza a cedência de servidora efetiva ao Município de Bozano. Às Comissões.
- PROJETO DE LEI – Mensagem nº 06/2021: Autoriza o Poder Executivo Municipal contribuir mensalmente com entidades de âmbito nacional, estadual e microrregional de representação oficial dos municípios do Estado do Rio Grande do Sul. Às Comissões.
- PROJETO DE LEI – Mensagem nº 07/2021: Altera o art. 1º da Lei Municipal nº 4.185, de 19 de novembro de 2003. Às Comissões.
- PROJETO DE LEI – Mensagem nº 08/2021: Autoriza a abertura de crédito adicional especial no Orçamento do Município de Ijuí para o exercício de 2021, no valor de no valor de R$ 70.000,00 (setenta mil reais); autoriza a inclusão de ação nos Anexos III e V da Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017 e autoriza a inclusão de ação no Anexo I e no Demonstrativo III da Lei Municipal nº 6.995, de 11 de novembro de 2020. Às Comissões.
- PROJETO DE LEI – Mensagem nº 09/2021: Autoriza a abertura de créditos adicionais especiais e suplementares no Orçamento do Município de Ijuí para o exercício de 2021, no valor de R$ 1.062.000,00 (um milhão e sessenta e dois mil reais), e altera previsão de meta física e fiscal da ação que menciona, constante na Lei Municipal nº 6.584, de 7 de novembro de 2017, e na Lei Municipal nº 6.995, de 11 de novembro de 2020. Às Comissões.
- PROJETO DE LEI – PROCESSO nº 1.617/2020 - Mensagem nº 084/2020: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município de Ijuí as sobras de áreas urbanas que menciona e autoriza a sua alienação para Jauri Pedroso dos Santos e Osméri Antonia Groth dos Santos. Com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.
- PROJETO DE LEI – PROCESSO 016/2021 - Mensagem nº 03/2021: Autoriza a renovação de cedência de servidora que menciona do Poder Executivo Municipal de Catuípe para o Poder Executivo Municipal de Ijuí, e dá outras providências. Com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento.
PODER LEGISLATIVO REQUERIMENTOS - ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: ao Exmo. Sr. Prefeito convidando o Secretário Municipal de Saúde para participar de reunião das Comissões Técnicas Permanentes, na data de 12 (doze) de março de 2021, a fim de discorrer sobre atuação da pasta em relação à pandemia Covid-19, assim como, relatar as ações gerais realizadas na área de saúde do município.
- JORGE AMARAL: envio de ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER solicitando obras urgentes de melhorias na ERS 522, KM 02, na entrada da Linha 02 Oeste, acesso ao Serviço de Amparo e Bem-Estar da Velhice – SABEVE, município de Ijuí/RS. Destacamos a importância do acesso à SABEVE, que, diariamente, recebe ambulâncias, transporte de funcionários, visitantes e serviços essenciais. Por não ter o alargamento, tem gerado sérios riscos de acidentes para quem deseja fazer a manobra de acesso à Linha 02 Oeste.
- JORGE AMARAL: envio de ofício à Secretaria Estadual da Saúde (SES), solicitando aprovação urgente do processo administrativo de estruturação de oftalmologista do Hospital Bom Pastor. O hospital Bom Pastor ingressou com um pedido junto à Secretaria Estadual de Saúde, por meio da 17a Coordenadoria Regional, para ser referência nos atendimentos oftalmológicos e traumatológicos de média complexidade.
- RODRIGO NORONHA: envio de oficio ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER/RS) solicitando melhorias na ERS 218, trecho entre o Distrito Chorão e o entroncamento com a ERS 342, pois com as constantes chuvas está se tornando intransitável.
- UBIRATAN ERTHAL: que seja instituída Comissão Especial, com duração de 180 (cento e oitenta) dias, para análise e revisão da Lei Municipal nº 5.481, de 9 de agosto de 2011, que instituiu o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade – PLANMOB e dá outras providências.
- UBIRATAN ERTHAL: que seja instituída Comissão Especial, com duração de 180 (cento e oitenta) dias, para acompanhamento das tratativas relativas à implantação de uma Escola Cívico Militar do Exército em nosso município.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: PI - Quem são os titulares e suplentes contemplados pelos programas habitacionais das áreas pertencentes ao município no Bairro Colonial, localizada entre as Ruas 13 de Maio esquina com a Rua Nilson Brum, no Bairro Getúlio Vargas próximo ao cemitério e no Bairro Tancredo Neves, área localizada na Rua José Amor de Amorin? Enviar a cópia da relação das informações citadas acima.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: PI - Quem foram as pessoas e profissionais contemplados até o momento, de acordo com o Plano Nacional de Imunização, que já receberam a primeira e a segunda dose da vacina contra o COVID-19 no município de Ijui? Também, quais são os respectivos grupos em que essas pessoas se enquadram no Plano Nacional de Imunização? Enviar a cópia da relação das informações citadas acima.
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: PI - Quais os Conselhos Municipais existentes e quem são os atuais presidentes?
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: PI - Quem é o responsável, na atual administração, pela manutenção, limpeza e vigilância do Cemitério Municipal de Ijuí?
- JOSIAS PINHEIRO: PI - Quantos cargos de provimento em comissão, funções gratificadas e gratificações especiais há no Poder Executivo Municipal, compreendendo administração direta e indireta, no exercício 2021? Destes, quantos estão lotados atualmente? Quais são os órgãos ou setores de lotação de cada um deste? Enviar relação nominal completa, informando o respectivo valor pecuniário de suas remunerações.
- JOSIAS PINHEIRO: PI - Existe projeto para a realização da obra?; Enviar cópias digitalizadas dos projetos; Nome e cargo do responsável pela obra?; Qual a forma de contratação da obra?; Qual o valor investido?
MOÇÃO - ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: de APOIO aos eletricitários e em defesa da Companhia Estadual de Energia Elétrica do RS – CEEE.
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: de APOIO à Delegacia Especializada da Mulher de Ijuí – Rio Grande do Sul, em razão da necessidade de aumento no efetivo de Recursos Humanos para a realização do trabalho demandado na delegacia.
- RODRIGO NORONHA: de APOIO à Comissão dos excedentes aprovados no concurso para Soldado do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul.
ANTEPROJETOS DE LEI - ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Dá nova redação ao parágrafo único do art. 15, ao § 2o do inciso II do art. 16 e ao parágrafo único do art. 179, estabelecidos pela Lei Complementar no 6.792, de 31 de dezembro de 2018, que estabelece o Código Tributário do município, consolida a legislação tributária e dá outras providências.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado “Bueiro Inteligente", no âmbito do município de Ijuí, e dá outras providências.
- CÉSAR BUSNELLO: Institui o Programa Adolescente Aprendiz no âmbito da Administração Pública do Município de Ijuí- RS.
- JORGE AMARAL: Dispõe sobre o programa municipal de incentivo ao desenvolvimento da piscicultura no município, e dá outras providências.
- JORGE AMARAL: Institui o Programa Municipal de Eletrificação Social, e dá outras providências.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Assegura às pessoas com deficiência auditiva o direito a atendimento por tradutor ou intérprete de libras nos órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta, e dá outras providências.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Dispõe sobre a criação do Programa de Distribuição Gratuita de Material e Uniforme Escolar na rede pública municipal de ensino, e dá outras providências.
- RODRIGO NORONHA: Determina a implantação de bicicletários em locais públicos que descreve, e dá outras providências.
INDICAÇÕES - ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA:Proceder na concessão, no exercício 2021, da reposição da perda inflacionária (revisão geral anual) aos servidores públicos municipais, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA/IBGE, considerando o disposto na CF/88, bem como, a Nota Técnica nº 03/20201 – Tribunal de Contas do RS, na qual fica reiterado o devido esclarecimento acerca das diferenças entre reajuste constitucional e reajuste salarial.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Contratar, em caráter emergencial, empresa especializada na limpeza e esgotamento de fossas para oportunizar a continuidade da oferta deste importante serviço à população, enquanto o caminhão de propriedade do Município, que era utilizado para execução deste serviço, encontra-se avariado e sem condições de uso.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Restaurar o passeio público na Rua Goiás, entre as ruas Dr. Pestana e Sepé Tiarajú, Centro.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar melhorias, patrolar, encascalhar e passar o rolo nas vias da Linha 4 Norte, principalmente, nos arredores da comunidade 25 de julho.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Verificar a situação da tubulação de drenagem pluvial na Rua Jorge Leopoldo Weber, em frente ao imóvel número 628, Bairro Assis Brasil.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar melhoria nas vias da área urbana, próximo ao antigo Instituto de Menores no Distrito de Santana, melhorias como patrolar, encascalhar e passar o rolo nas vias, sendo que muitas vias não apresentam condições de trafegabilidade.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar melhoria na pavimentação da Rua Ladislau Bollemann, Centro, a via está em péssimas condições de trafegabilidade.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar melhoria na pavimentação da Rua Miguel Konageski, paralela à empresa Seriema, Bairro 15 de Novembro. Emergencialmente, patrolar, encascalhar e passar o rolo, pois a via se encontra em péssimas condições de trafegabilidade.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Efetuar melhoria na pavimentação da Travessa Hélio Amadeu Bial, Bairro Luiz Fogliatto.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Proceder na revitalização da praça do Bairro Pindorama.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Sugestões ao Poder Executivo Municipal de medidas urgentes devido ao grande número de pessoas circulando e o aumento significativo de casos do Covid-19. Lembrando que os hospitais estão com todos os leitos de UTI's ocupados: 1) barreiras sanitárias nos trevos de acesso a área urbana; 2) proibir o acesso de crianças até 12 anos a estabelecimentos comerciais; 3) permitir o acesso somente de uma pessoa por família a estabelecimentos comerciais, principalmente em supermercados; 4) estabelecer horários diferenciados para idosos que não têm familiar que possam fazer as compras necessárias ou determinar o sistema de tele entrega; 5) avaliar a necessidade/possibilidade, durante o mês de março, de implantar o toque de recolher aos domingos e feriados, funcionando somente os serviços essenciais; 6) suspender o retorno às aulas presenciais; 7) iniciar as tratativas para tentar viabilizar a compra de vacinas com recursos próprios; 8) ampliar o espaço e melhorar as condições do Centro de Triagem para o atendimento da nossa população.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Que o Poder Executivo Municipal crie um sistema de transparência no site do município, com base na Lei Federal nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação, e passe a divulgar, com urgência, os critérios aplicados para a vacinação, assim como a lista de nomes dos vacinados e do grupo prioritário em que se enquadram. Tudo isso atendendo aos inúmeros questionamentos que chegam até nós diariamente.
- ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Proceder nas adequações do orçamento do município a fim de incluir na dotação orçamentária recursos próprios para possibilitar o Município de Ijuí adquirir, de forma direta e emergencial, vacinas para imunizar toda a população Ijuiense do vírus Covid-19.
- ALEXANDRA LENTZ: Realizar melhorias necessárias na Rua João Perondi, Bairro São Paulo, pois se encontra intransitável.
- ALEXANDRA LENTZ: Providenciar a pavimentação asfáltica de duas quadras da Rua Riachuelo, proximidades do imóvel número 100, Bairro Progresso, para melhor acessibilidade de transeuntes nesta via.
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: Efetuar melhorias e mudanças na tubulação da drenagem pluvial da Rua Professor Wally Kruger, esquina com a Rua Piauí, no Bairro Glória, pois há alagamentos nas ruas e dentro das residências próximas, devido à tubulação passar por dentro dos pátios naquele quarteirão.
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: Realizar melhorias na Rua 24 de Fevereiro, entre as ruas Ernesto Alves e 14 de julho, pois há rachaduras no canal e boca de lobo entupida.
- BRUNA GUBIANI E COLETIVO: Realizar melhorias e reparos nas ruas Belém, João Burtet e Vitalina Burtet, no Bairro Burtet. As ruas estão com muitos desníveis e partes sem calçamento.
- CÉSAR BUSNELLO: Realizar reparos no sistema de iluminação publica da Rua Alvarenga Peixoto, pois há várias lâmpadas acessas 24horas. Em questão de menos 1 mês foram consertadas e voltaram a ficar acessas novamente.
- CÉSAR BUSNELLO: Efetuar operação tapa-buraco na Rua Manaus, pois existem vários buracos abertos e, com isso, a via se encontra intrafegável trazendo prejuízos aos condutores de veículos.
- CLEUTON ROLIM: Firmar parceria entre DEMEI, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Coordenadoria Municipal de Trânsito, referente à arborização, plantio, poda, remoção de árvores plantadas em desacordo com o Plano de Arborização Urbana, com o objetivo de que a Secretaria de Meio Ambiente avalie e não somente conceda autorização para o plantio, mas sim, indique junto com a autorização do plantio ou substituição (conforme o art. 33 do Plano de Arborização Urbana) o destino final dos resíduos deste trabalho. Desta forma, viabilizará o trânsito das pessoas pelas vias e passeios públicos, bem como, prevenirá o impacto na rede elétrica, sem causar prejuízos aos moradores.
- CLEUTON ROLIM: Tomar providências quanto aos alagamentos, em dias de chuva, na Rua Carlos Pudwell, proximidades dos imóveis números 301 à 315, entre as ruas Fermino Lucchese e Leopoldo Hepp.
- CLEUTON ROLIM: Finalizar a interligação de camada asfáltica na Rua Epaminondas Schirmer (continuidade da Rua Pedro Thostemberg), entre as ruas Pará e Benjamin Barriquello. Esta via é de extrema importância devido a grande circulação de veículos daquela região por haver escola de educação infantil e linha de ônibus na localidade.
- CLEUTON ROLIM: Realizar reparos urgentes na Rua Alberi Gamarra, Bairro Colonial. A rua está intransitável e os moradores não conseguem adentrar em suas residências com veículos.
- CLEUTON ROLIM: Realizar reparos urgentes na Rua Arthur Borchardt, Bairro Boa Vista. A rua está intransitável, quando chove alaga as casas de moradores e que, futuramente, essa rua possa receber calçamento.
- JORGE AMARAL: Realizar a pavimentação asfáltica na Linha 02 Oeste, acesso ao Serviço de Amparo e Bem Estar da Velhice – SABEVE, município de Ijuí/RS.
- JORGE AMARAL: Realizar o calçamento da Rua Ramão Bueno da Silva, bairro Thomé de Souza, trecho entre a Rua Horizontina e Rua Felipe Schroer.
- JORGE AMARAL: Realizar obras de manutenção na tubulação que fica na Rua João Prost, atrás da Sede do Bairro Thomé de Souza.
- JORGE AMARAL: Realizar estudos para instalar um novo sistema de gestão de iluminação pública, com uso de tecnologia para aprimorar e controlar o serviço público.
- JORGE AMARAL: Realizar melhorias na pavimentação da Linha 01 Leste, Distrito Santana.
- JORGE AMARAL: Realizar melhorias e modernização do abrigo de ônibus localizado na Avenida David José Martins, próximo às Lojas Havan e Stok Center. A atual estrutura não tem condições de receber centenas de funcionários e demais usuários que diariamente utilizam o local.
- JORGE AMARAL: Realizar obras de continuação da Rua Norberto Milton Knebel, bairro Thomé de Souza, pois novos loteamentos residenciais estão sendo construídos na localidade.
- JORGE AMARAL: Realizar o calçamento da Rua Guerino Lucchese e Rua Gonter Seifried Low, bairro Jardim. Na localidade existem empresas, novas residências e uma escola infantil em construção. Em dias de chuva a rua fica intransitável.
- JORGE AMARAL: Retomar as obras paralisadas da Escola Infantil do Bairro Jardim, localizada na Rua Gonter Seifried Low.
- JOSÉ RICARDO ADAMY: Proceder na retirada de lixo e entulhos na Rua João Ribeiro, Bairro Luiz Fogliatto (próximo ao mercado do Cassemiro).
- JOSÉ RICARDO ADAMY: Patrolar e encascalhar a Rua Humberto de Campos (próximo ao antigo Mangueirão), pois a situação da via é crítica, dificultando imensamente o tráfego de veículos no local e potencializando o risco de acidentes.
- JOSÉ RICARDO ADAMY: Proceder na troca de 3 (três) lâmpadas queimadas da iluminação pública na Rua José Bonifácio, Bairro Storch, em frente ao Colégio Centenário.
- JOSIAS PINHEIRO: Proceder na limpeza do terreno no Bairro Assis Brasil, localizado na Rua Alagoas, entre o ESF 12 – Assis Brasil (Posto de Saúde) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Colmeia), pois o mesmo encontra-se com a vegetação alta, causando riscos à população. Evitando, assim, a proliferação do mosquito Aedes aegypti e outros animais peçonhentos que causam danos à saúde pública.
- JOSIAS PINHEIRO: Notificar os proprietários de terrenos localizados na Rua Antônio Daltoé, em frente ao imóvel número 1362, próximo à garagem da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Rural, esquina com a Rua Pedro Osório Ilgenfritz, para que proceda na limpeza dos mesmos e dos respectivos passeios públicos que impedem a passagem de pedestres, pois existe uma vegetação, matagal muito grande, que pode proporcionar criadouro de mosquitos Aëdes aegypti e animais peçonhentos. Caso o proprietário não realize a limpeza, que o Município a execute.
- JOSIAS PINHEIRO: Proceder na limpeza das bocas de lobo existentes na Rua 14 de Julho, esquina com a Rua José Bonifácio, nas proximidades da loja Celtec. Pois, em dias de chuva, a água se acumula no passeio público, causando transtornos aos pedestres que transitam pelo local.
- JOSIAS PINHEIRO: Proceder na limpeza e providenciar as devidas melhorias nas bocas-de-lobo existentes na Avenida São Luiz, bairro Getúlio Vargas, esquina com a Rua Ligia Regina, quadras D e quadra E, pois, com chuva, a água se acumula e invade as moradias do local.
- JOSIAS PINHEIRO: Substituir lâmpadas no Distrito Chorão, em frente à residência do Sr. Amauri Zangirolane e Sr. Nelson Furman, próximo ao cemitério da localidade; Também no Distrito Chorão, substituir lâmpadas apagadas em frente à residência do morador Sr. Jorge Riter e Sr. Valmir Muhlbeier, proximidades da rua lateral da Igreja Católica da comunidade. Por ser um distrito do interior do município, moradores reclamam a falta de segurança, pois as vias citadas estão sem iluminação pública, trazendo bastante perigo aos moradores da localidade.
- JOSIAS PINHEIRO: Realizar o calçamento da Avenida Arno Roehrs, entre a BR 285 até a ERS 522, em torno de 300 metros. Por ser uma via que faz a passagem de quem vem do Distrito de Barreiro para acessar a cidade, esse trecho, em dias de chuva, torna-se de difícil acesso, causando prejuízo aos proprietários de automóveis em razão de possuir muitas irregularidades.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Estudo da viabilidade de rotatória entre as Ruas 19 de Outubro e Avenida São Luiz, devido ao Fluxo intenso de veículos, bem como a periculosidade para os transeuntes; Colocar um quebra-molas entre a sede do bairro Boa Vista e a Igreja Católica, tendo em vista que a rua é estreita e alguns motoqueiros cruzam em alta velocidade, tornando perigoso para as pessoas que transitam por ali; Estudar a viabilidade de colocar um quebra-molas, com faixa de segurança, próximo ao mercado Roratto, na Rua Alfredo Steglich, pois esta é uma rua muito movimentada e os idosos que ali transitam têm dificuldade de atravessar; Estudar a viabilidade de colocar um quebra-molas na Rua Paulina Genz e melhorar a sinalização da via.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Pinto Bandeira, Bairro Boa Vista; Realizar operação tapa-buracos na Rua Borges de Medeiros, pois está intrafegável; Concluir a colocação do piso intertravado na Rua Cassiano Ricardo, onde ainda possuí moradores aguardando; Limpar o passeio da Rua Santos Dumont, bairro Assis Brasil; Construir o passeio público da Rua Alagoas (ao lado da UBS do Bairro Assis Brasil), pois em dias de chuva, as pessoas precisam ir para a rua devido ao acúmulo de barro; Realizar operação tapa-buracos na quadra Q, bairro Tancredo Neves; Realizar o patrolamento e rolamento na Rua 19 de Outubro, Bairro Luís Fogliatto; Fazer cabeceiras próximas ao aeroporto, na Linha 6 Leste; Realizar a limpeza da praça do Bairro São José.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar a recolocação das tampas nas bocas-de-lobo da Rua Cristóvão Colombo e na Rua 19 de Outubro, que foram retiradas deixando totalmente abertas, causando riscos para a população. Moradores do bairro boa vista solicitam com urgência; Estudar a viabilidade de aumentar a dimensão da boca-de-lobo da Rua Adolfo Hoese, em frente ao imóvel número 1799, que recebe o desague intenso das Ruas 19 de outubro, Cristóvão Colombo e Bento Gonçalves, causando grande acúmulo de água, o que poderia ser solucionado interligando a tubulação até o ponto de tratamento de água próximo à boca-de-lobo; Limpeza dos bueiros da Rua Piauí, Bairro Glória, com urgência, pois nos dias de chuva alaga as residências, nas proximidades do ESF 15 de Novembro/Colonial; Realizar drenagem pluvial na Rua Atrhur Borchart, Bairro Luiz Fogliatto, pois em dias de chuva está alagando residências; Proceder na limpeza das bocas-de-lobo da Rua Tobias Barreto, Bairro Luiz Fogliatto, tendo em vista que as ruas Alberto Kolenda Lemos e Arthur Bochard (via sem pavimentação) desaguam naquele local e provocando o entupimento com lama.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Colocar, com urgência, um poste de luz na Rua Alexandre Bastiane, próximo ao imóvel número 04, Bairro Herval.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Providenciar, com urgência, médico na UBS do Bairro 15 de Novembro.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Estratégia de Saúde da Família – ESF 2 TANCREDO NEVES Solicitações: pintura estrutural; correções nas infiltrações do 2º andar; eliminar mofos; fechamento do pátio; e conserto de climatizador.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Providenciar a limpeza e corte de grama no terreno da UBS do Bairro Boa Vista.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Providenciar sala adequada para a farmácia na ESF1 do Bairro Luiz Fogliatto, pois funciona na mesma sala dos agentes de saúde; Proceder na limpeza e corte de grama do terreno, assim como, pintura externa e interna da ESF 1 do Bairro Luiz Fogliatto.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar a limpeza da Rua Carlos Zimpel, com demarcação da mesma e colocação de bocas-de-lobo nas proximidades do imóvel número 1084.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Proceder na instalação de um redutor de velocidade na Rua Erno Fritz, proximidades do imóvel número 976, Bairro Thomé de Souza.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Sinalizar, com urgência, as bocas-de-lobo da Rua Décio Betinelli, Bairro Luiz Fogliatto, pois avançam muito sobre a via o que pode acarretar acidentes.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Proceder na canalização e calçamento na Rua Alberto Colenda Lemos, no prolongamento da Rua João Pinheiro (ao lado do Presídio), entre as ruas Tobias Barreto e João Pinheiro e na Rua Arthur Bochard, no Bairro Luiz Fogliatto.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Criar uma nova associação de água ao lado oeste da Vila Santana (lado oeste da ERS155), composto no momento por 36 moradores. Encaminhar projeto para perfuração e instalação do poço artesiano. Já existe um terreno doado pela Senhora Silvia Cizeski para a instalação do poço, conforme documentos em anexo que foram enviados em 15 de junho de 2020; Incentivo, através de maquinário, para revitalização de um açude que serve de bebedouro de animais para 03 chácaras de residentes do travessão 042; Proceder no alargamento da rua que dá acesso ao Lar da Menina, pelo travessão 041; Enviar ofício para a Ceriluz solicitando reparo na iluminação pública do travessão 042 até o último morador (lado oeste), bem como atrás do campo da comunidade católica (lado leste); Instalar um bueiro no travessão 042, próximo à residência do morador Dorival; Antes do inverno, ampliar o empedramento do travessão 042; Fazer um estudo de urbanização da Villa Santana; Que o executivo solicite junto ao DAER a colocação de um redutor de velocidade no trevo da ERS155, próximo à área de Caça e Tiro da SOGI, devido à alta velocidade empregada pelos motoristas, causando risco às crianças e adolescentes que tentam atravessar a via.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar encascalhamento e patrolamento, com urgência, na Rua Eurico Henke, Bairro das Chácaras, rua lateral à Ceriluz e após calçamento. A via encontra-se intrafegável devido ao total desnível, em dias de chuva é impossível transitar no local.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar operação tapa-buracos nas seguintes vias do bairro São José: Anita Garibaldi, Adolfo Hoese, Guilherme Hass, José Carlos dos Santos e 7 de Setembro.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar a troca de lâmpada na Rua Dr. Pestana, em frente ao imóvel número 700, Centro.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar, em regime de urgência, a troca de 18 lâmpadas queimadas da iluminação pública central no Distrito Chorão, a pedido dos moradores, que estão totalmente no escuro.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Verificar a possibilidade de instalar uma lixeira comunitária no Distrito Barreiro.
- MATHEUS POMPEO E PAULO BRAGA: Realizar o encascalhamento e patrolamento na Rua Padre Antônio Cuber, Bairro Getúlio Vargas, com urgência.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a pavimentação na Rua Adolfo Hoese, pois a rua está intransitável devido ao crescimento da vegetação e muitos buracos na via.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a construção de uma galeria de tubos na Rua Cristóvão Colombo, esquina com a Rua Bento Gonçalves, pois quando chove muito forte a tubulação existente de 1 metro não suporta a vazão, causando transtornos para os moradores que têm suas casas invadidas pela água.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a pavimentação na Rua Vilson Roni Teixeira, quadra H, bairro Getúlio Vargas, principal ligação da Avenida São Luiz para a creche do bairro, pois não tem calçamento e, quando chove forte, a água da rua, juntamente com o barro, vai para dentro dos pátios.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a pavimentação de uma nova via, esquina com a Rua Carlos Zimpel, nas proximidades do imóvel de número 1100, pois já existem alguns moradores no local e, em dias de chuva, fica muito difícil o acesso.
- RODRIGO NORONHA: Providenciar dois redutores de velocidade nas proximidades da Escola Estadual Madre Stanislá, pois há grande circulação de crianças, bem como, os carros e motos passam em alta velocidade pelo local.
- RODRIGO NORONHA: Instalar uma lixeira para os moradores da Linha 06 Leste, próximo ao parque Havaí.
- RODRIGO NORONHA: Realizar o encascalhamento da entrada do Rincão dos Brizzi, aproximadamente 300 metros do asfalto. Pois quando chove causa transtornos aos moradores e, principalmente, para os caminhões que buscam leite nas propriedades.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a limpeza da Rua 24 de Fevereiro, esquina com a Rua Anita Garibaldi, pois há crescimento da vegetação fechando cada vez mais a rua e, também, depósito irregular de lixo no local.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a pavimentação da Rua Bento Gonçalves, trecho entre a Rua Ernesto Alves e Rua do Comércio. Pois a Corsan abriu a valeta para colocação da tubulação de esgoto e a rua segue aberta desde outubro, causando transtornos aos veículos que passam por ali.
- RODRIGO NORONHA: Realizar a continuação da pavimentação da Rua Doutora Lígia Regina Schneider, Quadra N, bairro Getúlio Vargas, pois quando chove vira um “rio” e está sem condições de trafegabilidade.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar a pavimentação da Rua José Gabriel, após o trevo com a BR 285, em direção ao município de Augusto Pestana.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar a troca de lâmpadas queimadas na Rua Francisco Sperotto, Bairro Sol Nascente, nas proximidades do imóvel número 53.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar a colocação de tubulação na Avenida São Luiz, Bairro Getúlio Vargas, na frente do imóvel número 1841. Pois quando chove alaga as casas próximas causando transtornos aos moradores.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar o encascalhamento da continuação da Rua 19 de Outubro, lateral da Penitenciária Modulada.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar um estudo com a equipe de engenheiros da Secretaria de Obras referente à drenagem pluvial na Rua Manaus, em frente ao imóvel número 177. Pois quando chove causa alagamento nas casas, causando transtornos aos moradores.
- UBIRATAN ERTHAL: Realizar um estudo na rótula da Avenida Brasil com a Rua Emílio Glitz, pois os caminhões não estão conseguindo fazer contorno.
- VALDENEY WAGNER: Providenciar o reparo de buracos existentes nas ruas Vicente Rasia e Alfredo Rubert, ambas sob a circunscrição do bairro Mundstock. A demanda é antiga. Os moradores, há tempos, reclamam acerca da dificuldade no deslocamento devido aos buracos existentes em ambas as vias, com potencial risco de danos aos veículos dos usuários e/ou de acidentes de trânsito. Frisa-se, inclusive, que a empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros, também reivindica melhorias nas referidas ruas, muito em razão dos elevados custos de manutenção da frota.
- VALDENEY WAGNER: Providenciar o reparo de buracos existentes na Rua Hipólito José da Costa, Bairro Lulu Ilgenfritz. Em razão dos buracos existentes na via, sequer a coleta urbana de lixo consegue transitar pelo local, repercutindo em muitos transtornos aos moradores da região e usuários da rua.
- VALDENEY WAGNER: Providenciar o encascalhamento da Rua Hermínia Casagrande, próximo ao imóvel número 55, Bairro Industrial. Em dias de chuva, resta intransitável a via, não apenas pelo risco do atolamento de veículos, como pela presença do pó que se forma depois de seco o local.
- VALDENEY WAGNER: Providenciar a pavimentação da Rua Miguel Konageski, Bairro Quinze de Novembro, parte da via paralela à empresa Cerealista Seriema Ltda. Emergencialmente, patrolar, encascalhar e passar o rolo, pois a via está sem condições de trafegabilidade.
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