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Acessibilidade
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Dados
Sessão | Tipo | Data |
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13/2016 | Ordinária | 16/05/2016 00:00:00 |
Descrição |
13ª Sessão Plenária Ordinária do 4º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS |
Pauta |
Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 16/05/2016, com a presença e homenagem ao Sindicado dos Contabilistas e ao Conselho Regional de Contabilidade. PODER EXECUTIVO 1. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 060/2016: Autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área que menciona à Companhia Riograndense de Saneamento CORSAN, e dá outras providências. Com Requerimento da Mesa Diretora solicitando a apreciação em Regime de Urgência Urgentíssima. 2. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 061/2016: Regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública às entidades de assistência social, culturais e filantrópicas; revoga lei que menciona, e dá outras providências. Às Comissões. 3. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 138/2016: Transfere cargo efetivo de procurador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Secretaria Municipal de Saúde, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 4. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 238/2016: Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijuí DEMEI a contratar, em caráter emergencial e por prazo determinado, leituristas de medidores, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 5. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 273/2016: Autoriza a transferência de dotação orçamentária do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí (Demasi) e de recursos financeiros do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada em Saneamento (FMGC) para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Ijuí; autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares, e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. TCE 6. PARECER PRÉVIO: FAVORÁVEL à aprovação das Contas do Executivo Municipal referente ao Exercício de 2013 (Balanço Geral Processo no 189/2014). À Comissão de Finanças e Orçamento. PODER LEGISLATIVO REQUERIMENTOS 7. ALDAIR LUIS COSSETIN: Envio de convite para participar de Sessão Plenária a ser agendada, o Presidente do Clube de Corredores de Ijuí CCI, Senhor Pompilho Flores de Borba, no intuito de apresentar a esta Casa o trabalho que esta entidade desenvolve na área esportiva, representando e levando o nome de nosso Município nos eventos e competições em que participa. 8. ROSANE SIMON: Que seja considerado como motivo legal para a sua ausência na Sessão Plenária Ordinária realizada no dia nove (9) de maio, assim como na Reunião das comissões permanentes desta Casa, realizada no dia treze (13) de maio do ano em curso, a participação como Delegada na Quarta Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília/DF, entre os dias dez (10) e treze (13) de maio de 2016. 9. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: O Município de Ijuí, através da Secretaria de Saúde, realiza serviços de cirurgia dentaria especializada de alta complexidade? Se a resposta for positiva informar local onde são realizadas as cirurgias, e valor gastos com as mesmas no período de 2012 ate a presente data. 10. CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual é o montante arrecadado pelo Município anualmente com a Contribuição de Iluminação Pública? Que montante foi investido pelo Poder Público nos últimos trinta e seis (36) meses? Apresentar planilha comprovando os valores arrecadados, bem como dos investimentos no setor. Enviar cópia integral do contrato mantido entre o Município e o Departamento Municipal de Energia de Ijuí referente ao fornecimento e manutenção do sistema de iluminação pública. 11. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA PI: Quando será realizada operação tapa-buracos na Rua Visconde de Mauá? 12. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA PI:Quando será realizada operação tapa-buracos na Avenida São Luiz, Bairro Getúlio Vargas, entre as Ruas Luiz da Rocha Gutherres e Emílio Glitz? Pois foi realizada operação tapa-buracos em alguns trechos, mas não em toda a extensão desta via. 13. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA PI:Quando haverá melhoramentos nas ruas do entorno do cemitério e demais ruas sem pavimentação asfáltica/calçamento do bairro Getúlio Vargas? 14. RUBEM CARLOS JAGMIN PI: Qual a fonte de recurso utilizada para a construção do passeio público na Perimetral Norte? Enviar cópia do processo licitatório desta obra, bem como do contrato com a empresa vencedora. INDICAÇÕES 15. ROSANE SIMON: Altera a redação do art. 1º da lei 6.313, de 15 de dezembro de 2015; e do art. 141-a da Lei 3.871, de 19 de novembro de 2001, e dá outras providências. INDICAÇÕES 16. ALDAIR LUIS COSSETIN: Estudar a viabilidade de transformar em sentido único o tráfego de veículos no trecho da Rua Cassiano Ricardo compreendido entre a Av. Emílio Glítz e Av. Alfredo Steglish. 17. ALDAIR LUIS COSSETIN: Realizar operação tapa-buracos na Rua Aimoré, proximidades do entroncamento com a Avenida 21 de Abril. 18. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Providenciar as seguintes melhorias nas vias públicas relacionadas: - Operação Tapa-buraco e melhorias na iluminação publica na Rua Prof. Jose Siekierski, Bairro Getúlio Vargas. - Poda das árvores e melhoria na iluminação publica na Rua Padre Ludwik Gazda, Bairro Getúlio Vargas. - Operação tapa-buraco na Rua Ten. Gutemberg Do Prado, Bairro Storck. - Melhoria iluminação publica e podas nas arvores das Ruas Carlos Catane e Rua Hellvin, Bairro Colonial. 19. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Providenciar as seguintes melhorias nas vias públicas relacionadas: - Limpeza em regime de urgência na Av. Getúlio Vargas congruência com a RS 155, bairro 15 de Novembro em sua margem esquerda sentido centro/bairro, existe grande quantidade de lixo acumulando água no local, expondo a pulação ao risco de contrair doenças. - Limpeza nas margens da BR 155 no Bairro Modelo no entroncamento das Ruas Prof. Marias Iracema Dobller com a Leopoldo Steinhaus, existe no local grande quantidade de lixo acumulado e vegetação alta. - Desobstrução das valetas e patrolamento nas Ruas Hermann Wassermann e Benjamim Barriqueillo, nas proximidades da linha dois leste. 20. CÉSAR BUSNELLO: Reparos na iluminação pública nas Ruas Carlos Frank, Bairro Hammarstron e Rua Leopoldina Pereira, Bairro Glória. 21. CÉSAR BUSNELLO: Providenciar os reparos necessários para restabelecer o normal funcionamento da iluminação pública na Avenida Porto Alegre, desde seu início até as imediações do Posto de Combustíveis Cotrijuí, uma vez que a população tem reclamado da escuridão no local, que tem gerado insegurança para os transeuntes. 22. CÉSAR BUSNELLO: Proceder as melhorias necessárias para restabelecer a trafegabilidade da estrada localizada na Localidade de Parador, nas proximidades da propriedade do Senhor Alcindo Coppetti. 23. CÉSAR BUSNELLO: Providenciar os reparos necessários na Rua Luiza Couto, visto que o calçamento possui vários desníveis, considerando que esta via possui grande fluxo de veículos. 24. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua José Carlos dos Santos, entre os bairros São José e Storch. 25. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA:Melhoramentos no prolongamento da Rua Cristóvão Colombo, bairro Storch. 26. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA:Melhoramentos na Rua Quadra V, bairro Getúlio Vargas. 27. JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua Sete de Setembro, sentido Centro - Bairro. Esta via está quase intransitável. 28. MARILDO KRONBAUER: Instalação de sinaleira ou rótula na Rua do Comércio cruzamento com a Rua Guilherme Timm. 29. MARILDO KRONBAUER: Asfaltamento da Rua Crisanto Leite, trecho entre a Av. David José Martins e Rua Manaus. 30. RUBEM CARLOS JAGMIN: Colocação, com urgência, de uma lombada física redutora de velocidade na Rua Salustiano Esteves, trecho compreendido entre a Perimetral Norte e a Rua Miguel Konageski. |
Ata |
ATA No 16/2016 Aos dezesseis dias do mês de maio do ano de 2016, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Marildo Kronbauer, Rosana Maria Tenroller, Rosane Simon e Rubem Carlos Jagmin, o Presidente, Vereador Valmir Elton Seifert, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente o Presidente solicitou à Senhora Secretária, Vereadora Rosana Maria Tenroller, que procedesse a LEITURA DA ATA número quinze do ano de 2016, referente à Sessão Ordinária do dia nove de maio do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, a Secretária leu o ofício recebido da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, informando a retomada das atividades do Núcleo de Integração da Faixa de Fronteira do Estado do Rio Grande do Sul. Isto feito, o Presidente suspendeu os trabalhos e solicitou aos Vereadores que acompanhassem até a Mesa os convidados, Senhor André Hoffmman, Delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Senhor David Antônio dos Santos, Vice-Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ijuí e Senhor Assis Brasil Lago, Contabilista ijuiense. Reabertos os trabalhos, o Presidente solicitou que a Secretária procedesse a leitura do convite, e passou a palavra ao Vereador Marcos César Barriquello, proponente da matéria, que saudou os convidados, prestando homenagem pelo transcurso do Dia do Contabilista. Em nome dos convidados, pronunciou-se o Senhor David Antônio dos Santos, agradecendo a homenagem, enfatizando a importância do profissional da área contábil e as principais atividades desempenhadas por estes. Em seguida, o Presidente solicitou ao Vereador Marcos César Barriquello e à Vereadora Rosana Maria Tenroller que entregassem aos convidados as placas conferidas como homenagem do Parlamento Ijuiense ao transcurso do Dia do Contabilista, comemorado anualmente em 25 de abril. Em seguida, o Presidente agradeceu a presença dos convidados, suspendeu os trabalhos e solicitou aos Vereadores que os acompanhassem até a saída. Reabertos os trabalhos, passou-se a ORDEM DO DIA. Inicialmente, foi colocado em discussão, o Requerimento da Mesa Diretora, que solicitava a apreciação do Projeto de Lei encaminhado pela Mensagem no 60/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área que menciona à Companhia Riograndense de Saneamento, e dá outras providências, em Regime de Urgência Urgentíssima. Não havendo manifestações, foi o referido Requerimento colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Isto feito, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Mensagem no 60/2016, que Autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área que menciona à Companhia Riograndense de Saneamento, e dá outras providências. Como não houve interessado em se pronunciar, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos, em Regime de Urgência Urgentíssima. Em seguida, foi remetido para análise das Comissões Técnicas Permanentes o Projeto de Lei encaminhado pela Mensagem no 061/2016, que Regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública às entidades de assistência social, culturais e filantrópicas; revoga lei que menciona, e dá outras providências. Posteriormente, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em se manifestar durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 138/2016, que Transfere cargo efetivo de procurador da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para a Secretaria Municipal de Saúde, e dá outras providências, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 238/2016, que Autoriza o Departamento Municipal de Energia de Ijuí a contratar, em caráter emergencial e por prazo determinado, leituristas de medidores, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Finanças e Orçamento, além de Parecer favorável com Emenda da Comissão de Políticas Públicas. Manifestou-se o Vereador César Busnello. Não havendo mais manifestações, foi colocada em votação primeiramente a Emenda, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em votação o Projeto de Lei em questão, com alteração procedida pela referida Emenda, que foi igualmente aprovado por unanimidade de votos. Posteriormente, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 273/2016, que Autoriza a transferência de dotação orçamentária do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí e de recursos financeiros do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada em Saneamento para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Município de Ijuí; autoriza a abertura de créditos adicionais suplementares, e dá outras providências, acompanhado de Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Manifestaram-se os Vereadores César Busnello, Darci Pretto da Silva, Rosane Simon, Marcos César Barriquello, Andrei Cossetin Sczmanski, Rubem Carlos Jagmin e Daniel Perondi. Após as manifestações, foi o Projeto colocado em votação, sendo aprovado com onze votos favoráveis e três contrários, dos Vereadores Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello e Rosane Simon. Foi remetido para a Comissão de Finanças e Orçamento o Parecer Prévio Favorável à aprovação das Contas do Executivo Municipal, referente ao Exercício de 2013, recebido do Tribunal de Contas do Estado. Foram aprovados por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em se pronunciar durante a discussão, os REQUERIMENTOS, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin, que solicitava que fosse convidado para participar de Sessão Plenária a ser agendada, o Presidente do Clube de Corredores de Ijuí, Senhor Pompilho Flores de Borba, no intuito de apresentar a esta Casa o trabalho que esta entidade desenvolve na área esportiva, representando e levando o nome de nosso Município nos eventos e competições em que participa, e da Vereadora Rosane Simon, que solicitava que fosse considerado como motivo legal para a sua ausência na Sessão Plenária Ordinária do dia nove de maio, assim como na Reunião das Comissões Permanentes, realizada no dia treze de maio do ano em curso, a participação como Delegada na Quarta Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília, entre os dias dez e treze de maio de 2016. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: O Município de Ijuí, através da Secretaria de Saúde, realiza serviços de cirurgia dentária especializada de alta complexidade? Se a resposta for positiva, informar local onde são realizadas as cirurgias, e valor gastos com as mesmas no período de 2012 ate a presente data; - do Vereador César Busnello: Qual é o montante arrecadado pelo Município anualmente com a Contribuição de Iluminação Pública? Que montante foi investido pelo Poder Público nos últimos 36 meses? Apresentar planilha comprovando os valores arrecadados, bem como dos investimentos no setor. Enviar cópia integral do contrato mantido entre o Município e o Departamento Municipal de Energia de Ijuí referente ao fornecimento e manutenção do sistema de iluminação pública; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Quando será realizada operação tapa-buracos na Rua Visconde de Mauá? - Quando será realizada operação tapa-buracos na Avenida São Luiz, Bairro Getúlio Vargas, entre as Ruas Luiz da Rocha Gutherres e Emílio Glitz? Pois foi realizada operação tapa-buracos em alguns trechos, mas não em toda a extensão desta via; - Quando haverá melhoramentos nas ruas do entorno do cemitério e demais ruas sem pavimentação asfáltica ou calçamento do Bairro Getúlio Vargas? e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Qual a fonte de recurso utilizada para a construção do passeio público na Perimetral Norte? Enviar cópia do processo licitatório desta obra, bem como do contrato com a empresa vencedora. Também foi despachado favoravelmente o Anteprojeto de Lei, que Altera a redação do artigo primeiro da Lei 6.313, de quinze de dezembro de 2015; e do artigo 141A da Lei 3.871, de 19 de novembro de 2001, e dá outras providências. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin: Estudar a viabilidade de transformar em sentido único o tráfego de veículos no trecho da Rua Cassiano Ricardo compreendido entre a Avenida Emílio Glítz e a Avenida Alfredo Steglish; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Aimoré, proximidades do entroncamento com a Avenida 21 de Abril; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Providenciar as seguintes melhorias nas vias públicas relacionadas: Operação Tapa-buraco e melhorias na iluminação pública na Rua Professor José Siekierski, Bairro Getúlio Vargas; Poda das árvores e melhoria na iluminação pública na Rua Padre Ludwik Gazda, Bairro Getúlio Vargas; Operação tapa-buracos na Rua Tenente Gutemberg do Prado, Bairro Storck; Melhorias na iluminação pública e podas nas árvores das Ruas Carlos Catane e Rua Hellvin, Bairro Colonial; - Providenciar as seguintes melhorias nas vias públicas relacionadas: Limpeza em regime de urgência na Avenida Getúlio Vargas, congruência com a ERS 155, Bairro Quinze de Novembro em sua margem esquerda sentido centro bairro, existe grande quantidade de lixo acumulando água no local, expondo a pulação ao risco de contrair doenças; Limpeza nas margens da ERS 155 no Bairro Modelo no entroncamento das Ruas Professora Maria Iracema Dobller e Leopoldo Steinhaus, pois existe no local grande quantidade de lixo acumulado e vegetação alta; Desobstrução das valetas e patrolamento nas Ruas Hermann Wassermann e Benjamim Barriqueillo, nas proximidades da Linha Dois Leste; - do Vereador César Busnello: Reparos na iluminação pública nas Ruas Carlos Frank, Bairro Hammarstron e Rua Leopoldina Pereira, Bairro Glória; - Providenciar os reparos necessários para restabelecer o normal funcionamento da iluminação pública na Avenida Porto Alegre, desde seu início até as imediações do Posto de Combustíveis Cotrijuí, uma vez que a população tem reclamado da escuridão no local, que tem gerado insegurança para os transeuntes; - Proceder as melhorias necessárias para restabelecer a trafegabilidade da estrada localizada na Localidade de Parador, nas proximidades da propriedade do Senhor Alcindo Coppetti; - Providenciar os reparos necessários na Rua Luiza Couto, visto que o calçamento possui vários desníveis, considerando que esta via possui grande fluxo de veículos; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua José Carlos dos Santos, entre os bairros São José e Storch; - Melhoramentos no prolongamento da Rua Cristóvão Colombo, Bairro Storch; - Melhoramentos na Quadra V, Bairro Getúlio Vargas; - Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua Sete de Setembro, sentido Centro Bairro, uma vez que esta via está quase intransitável; - do Vereador Marildo Kronbauer: Instalação de sinaleira ou rótula na Rua do Comércio cruzamento com a Rua Guilherme Timm; - Asfaltamento da Rua Crisanto Leite, trecho compreendido entre a Avenida David José Martins e a Rua Manaus; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Colocação, com urgência, de uma lombada física redutora de velocidade na Rua Salustiano Esteves, trecho compreendido entre a Perimetral Norte e a Rua Miguel Konageski. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Nos espaços de ambos os Expedientes somados pronunciou-se a Vereadora Rosane Simon, debatendo a paralização dos professores estaduais e o respectivo apoio da comunidade, a execução da obra de canalização do córrego do Bairro Glória, a sua participação na Quarta Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff e consequente composição do Governo Interino, criticando ainda a repressão às manifestações sociais. Também usando os espaços de ambos os expedientes, manifestou-se a Vereadora Rosana Maria Tenroller, discutindo, entre outros assuntos, a greve promovida pelo Centro dos Professores do Estado, a composição do atual Governo Nacional Interino, e a repressão praticada por forças policiais contra as participantes do Quarta Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres. Em seguida, fez uso da palavra o Vereador José Ricardo Adamy da Rosa, nos espaços de ambos os expedientes somados, questionando o apoio de pais e alunos à paralização dos professores da rede estadual de ensino e a conjuntura nacional após processo de impeachment. No espaço destinado à Comunicação de Líder de Governo, pronunciou-se o Vereador Marcos César Barriquello, debatendo o Projeto de Lei aprovado durante a Ordem do Dia, referente ao repasse de dotação orçamentária do Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí à Secretaria de Meio Ambiente, a tramitação do Projeto de Lei referente a participação do Município de Ijuí no consócio formado entre os Municípios de Panambi e Condor para destinação final de resíduos sólidos, e a transformação em pista de mão dupla do trecho da Rua Mato Grosso, que havia sido transformado em mão única. No espaço da Comunicação de Liderança de Bancada manifestou-se o Vereador Andrei Cossetin Sczmanski elogiando a posição do Governo Municipal em reconsiderar a decisão de tornar a Rua Mato Grosso em via de mão única. Em seguida, fez uso da palavra o Vereador Darci Pretto da Silva, no espaço do Pequeno Expediente, somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, abordando o debate promovido pelo movimento conhecido como Sinaleira 2020, que entre outros assuntos discutiu o problema social causado pelo tráfico e consumo de drogas, que tem se tornado principalmente um problema de segurança e de saúde pública. No espaço do Pequeno Expediente, fez uso da palavra o Vereador Rubem Carlos Jagmin, rebatendo as críticas à composição do Governo Nacional Interino no que se refere à faixa etária dos novos Ministros de Estado, defendendo a capacidade dos idosos. Na Comunicação de Líder de Bancada pronunciou-se a Vereadora Rosane Simon, argumentando que respeita a todos os idosos, enfatizando que sua crítica aos Ministros do Governo Interino se deve a sua composição total ser de homens, brancos, velhos e ricos, e devido a grande maioria ser alvo de investigações por corrupção. Retomando o Pequeno Expediente, manifestou-se a Vereadora Helena Stumm Marder, enaltecendo a atitude da Secretaria de Desenvolvimento Urbano ao reconsiderar a transformação de trecho da Rua Mato Grosso em mão única para deslocamento dos veículos, uma vez que a iniciativa não foi exitosa, defendendo ainda a necessidade de o País retomar o crescimento. Em seguida, fez uso da palavra o Vereador César Busnello, no espaço do Pequeno Expediente, somado ao de Comunicação de Liderança de Bancada, debatendo a sanção da Lei que dispões sobre a obrigatoriedade da presença de vigilantes armados junto aos caixas eletrônicos e terminais de autoatendimento de agências bancárias. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às 21 horas e 45 minutos. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes. |
Comparecimento
Comparecimento dos Vereadores |
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Vereador(a) | Situação |
Andrei Cossetin Sczmanski | Presente |
Aldair Luis Cossetin | Presente |
César Busnello | Presente |
Claudiomiro Gabbi Pezzetta | Presente |
Daniel Perondi | Presente |
Darci Pretto da Silva | Presente |
Helena Stum Marder | Presente |
José Ricardo Adamy da Rosa | Presente |
Luiz Varaschini - Tito | Presente |
Marcos César Barriquello | Presente |
Marildo Kronbauer - Mutly | Presente |
Rosana Maria Tenroller | Presente |
Rosane Simon | Presente |
Rubem Carlos Jagmin | Presente |
Valmir Elton Seifert | Presente |
Máterias
INDICAÇÕES
Colocação, com urgência, de uma lombada física redutora de velocidade na Rua Salustiano Esteves
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
316 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Colocação, com urgência, de uma lombada física redutora de velocidade na Rua Salustiano Esteves |
Asfaltamento da Rua Crisanto Leite, trecho entre a Av. David José Martins e Rua Manaus
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
315 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Asfaltamento da Rua Crisanto Leite, trecho entre a Av. David José Martins e Rua Manaus |
Instalação de sinaleira ou rótula na Rua do Comércio cruzamento com a Rua Guilherme Timm
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
314 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Instalação de sinaleira ou rótula na Rua do Comércio cruzamento com a Rua Guilherme Timm |
peração tapa-buracos e melhoramentos na Rua Sete de Setembro
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
313 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
peração tapa-buracos e melhoramentos na Rua Sete de Setembro |
Melhoramentos na Rua Quadra V, bairro Getúlio Vargas
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
312 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhoramentos na Rua Quadra V, bairro Getúlio Vargas |
Melhoramentos no prolongamento da Rua Cristóvão Colombo
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
311 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhoramentos no prolongamento da Rua Cristóvão Colombo |
Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua José Carlos dos Santos
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
310 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Operação tapa-buracos e melhoramentos na Rua José Carlos dos Santos |
Proceder as melhorias necessárias para restabelecer a trafegabilidade da estrada localizada na Localidade de Parador
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
308 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder as melhorias necessárias para restabelecer a trafegabilidade da estrada localizada na Localidade de Parador |
Providenciar os reparos necessários para restabelecer o normal funcionamento da iluminação pública na Avenida Porto A...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
307 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Providenciar os reparos necessários para restabelecer o normal funcionamento da iluminação pública na Avenida Porto Alegre |
Reparos na iluminação pública
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
306 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Reparos na iluminação pública |
Melhorias nas vias públicas
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
305 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhorias nas vias públicas |
Melhorias nas vias públicas
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
304 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Melhorias nas vias públicas |
Realizar operação tapa-buracos na Rua Aimoré, proximidades do entroncamento com a Avenida 21 de Abril
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
303 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Realizar operação tapa-buracos na Rua Aimoré, proximidades do entroncamento com a Avenida 21 de Abril |
Estudar a viabilidade de transformar em sentido único o tráfego de veículos no trecho da Rua Cassiano Ricardo compree...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
302 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Estudar a viabilidade de transformar em sentido único o tráfego de veículos no trecho da Rua Cassiano Ricardo compreendido entre a Av. Emílio Glítz e Av. Alfredo Steglish |
REQUERIMENTOS
Providenciar os reparos necessários na Rua Luiza Couto
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
309 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Providenciar os reparos necessários na Rua Luiza Couto |
PI - Qual a fonte de recurso utilizada para a construção do passeio público na Perimetral Norte?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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300 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI - Qual a fonte de recurso utilizada para a construção do passeio público na Perimetral Norte? |
PI - Quando haverá melhoramentos nas ruas do entorno do cemitério e demais ruas sem pavimentação asfáltica/calçamento...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
299 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI - Quando haverá melhoramentos nas ruas do entorno do cemitério e demais ruas sem pavimentação asfáltica/calçamento do bairro Getúlio Vargas? |
PI - Quando será realizada operação tapa-buracos na Avenida São Luiz?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
298 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Quando será realizada operação tapa-buracos na Avenida São Luiz? |
PI - Quando será realizada operação tapa-buracos na Rua Visconde de Mauá?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
297 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Quando será realizada operação tapa-buracos na Rua Visconde de Mauá? |
PI - Qual é o montante arrecadado pelo Município anualmente com a Contribuição de Iluminação Pública?
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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296 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - Qual é o montante arrecadado pelo Município anualmente com a Contribuição de Iluminação Pública? |
PI - O município de Ijuí através da Secretaria de Saúde realiza serviços de cirurgia dentária especializada de alta c...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
295 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
PI - O município de Ijuí através da Secretaria de Saúde realiza serviços de cirurgia dentária especializada de alta complexidade? |
Justifica ausência reunião das comissões
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
294 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Justifica ausência reunião das comissões |
Convite para participar de Sessão Plenária a ser agendada, o Presidente do Clube de Corredores de Ijuí CCI
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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293 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Convite para participar de Sessão Plenária a ser agendada, o Presidente do Clube de Corredores de Ijuí CCI |
Solicita a tramitação em Regime de Urgência Urgentíssima do Projeto de Lei, de Origem Executiva encaminhado através d...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
289 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
---|---|---|
Solicita a tramitação em Regime de Urgência Urgentíssima do Projeto de Lei, de Origem Executiva encaminhado através da Mensagem no 060/2015 |
PROJETOS
Altera a redação do art. 1º da lei 6.313, de 15 de dezembro de 2015; e do art. 141-a da Lei 3.871, de 19 de novembro ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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301 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
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EPE - Encaminhada ao Poder Executivo |
Ementa | ||
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Altera a redação do art. 1º da lei 6.313, de 15 de dezembro de 2015; e do art. 141-a da Lei 3.871, de 19 de novembro de 2001, e dá outras providências. |
Parecer prévio favorável à aprovação de contas do Executivo Municipal exercício 2013
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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292 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Parecer prévio favorável à aprovação de contas do Executivo Municipal exercício 2013 |
Regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública às entidades de assistência social, culturais e filantrópicas...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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291 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Regulamenta a concessão de títulos de utilidade pública às entidades de assistência social, culturais e filantrópicas; revoga lei que menciona, e dá outras providências. |
Autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área que menciona à Companhia Riograndense de Sa...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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290 | 16/05/2016 | 2013-2016 | 2016 |
Situação | ||
---|---|---|
APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza o Poder Executivo Municipal dar em cessão de uso gratuito a área que menciona à Companhia Riograndense de Saneamento CORSAN, e dá outras providências. |
Áudios