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Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
17/2014 Ordinária 09/06/2014 00:00:00
Descrição

17ª Sessão Plenária Ordinária do 2º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS

Pauta

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 09/06/2014

1.  PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROCESSO Nº 337/2014:Altera dispositivos da Lei Complementar Municipal nº 5.630, de 14 de maio de 2012, que Institui o Plano Diretor Participativo do Município de Ijuí, e dá outras providências. Com Relatório favorável da Comissão Especial, em 2ª Votação.

2.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 079/2014:Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura do imóvel que menciona à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Fidene, e dá outras providências. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 080/2014:Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de bens móveis/equipamentos que menciona à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Fidene, e dá outras providências. Às Comissões.

4.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 384/2014:Autoriza a contratação temporária de Biólogo. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas, e Parecer favorável com Emenda da Comissão de Finanças e Orçamento.

5.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 386/2014:Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recurso para o Serviço Social do Comércio SESC, para os fins que menciona, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

6.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 387/2014:Autoriza o Município de Ijuí a permutar imóvel de sua propriedade pelo imóvel de Pedro Luiz Gobo, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

7.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 388/2014:Autoriza a abertura de créditos adicionais especiais até o valor de R$ 403.750,00 (quatrocentos e três mil e setecentos e cinquenta reais); acrescenta ação à Lei Municipal nº 5.809, de 11 de setembro de 2013, e à Lei Municipal nº 5.844, de 04 de novembro de 2013, e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

PODER LEGISLATIVO

8.  PROJETO DE LEI - Rubem Carlos Jagmin: Denomina de Rua Marcos Bresolin a via pública que menciona. Às Comissões.

REQUERIMENTO

9.  CÉSAR BUSNELLO e MARCOS CÉSAR BARRIQUELLO: Realizar Audiência Pública, com a presença do Diretor/Presidente do Detran/RS, para debater/tratar especificamente sobre a implantação de melhorias no CRVA local (0149), bem como da necessidade de o município de Ijuí ter mais um Posto de atendimento do CRVA para suprir a demanda existente.

10.  MARCOS CÉSAR BARRIQUELLO e VALMIR ELTON SEIFERT: Realizar a Sessão Ordinária do dia quinze (15) de setembro do corrente ano nas dependências do CTG Clube Farroupilha, em alusão a Semana Farroupilha.

11.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: Qual o montante de recursos recebidos pelo Município, no Exercício de 2014, do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ, a título de incentivo financeiro? Deste total, quanto foi repassado aos servidores do Município, lotados nos ESFs?

12.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI - PI: Qual é o critério que está sendo utilizado pelo Demei Departamento Municipal de Energia de Ijuí para selecionar os munícipes a serem contemplados com fluorescentes compactas, através do Programa de Eficiência Energética?

13.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Em que fase encontra-se o processo de aquisição das duas ensiladeiras, que beneficiarão as famílias do Distrito Mauá que fazem parte da bacia leiteira , que foi aprovado no orçamento participativo de 2011, para serem entregues no ano 2012?

14.  CÉSAR BUSNELLO - PI: O projeto Brasil Sorridente vem sendo executado plenamente em nosso município? Como está o andamento dos trabalhos deste projeto? Tendo em vista as reclamações quanto ao agendamento odontológico, recebidas de munícipes que residem no interior, qual a possibilidade deste agendamento ser efetuado diretamente nos Postos de Saúde localizados nos Distritos? Existe atualmente algum gabinete odontológico itinerante para atendimento da população do interior do município? Caso negativo, qual a possibilidade de implantação?

15.  DANIEL PERONDI - PI: Existem Equipes de Referência para os CRAS e CREAS no município de Ijuí? Cada equipe é formada por quantos profissionais? Quem são os profissionais de cada equipe e qual sua formação profissional?

ANTEPROJETO DE LEI

16.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Institui programa de incentivo a criação de vagas para estacionamento de veículos automotores através da isenção do valor do IPTU do respectivo imóvel e dá outras providências.

17.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para doadores regulares de sangue em espetáculos artístico-culturais e esportivos.

INDICAÇÃO

18.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Transformar um dos lados da Rua Venâncio Aires, no trecho de mão única, em estacionamento oblíquo.

19.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Operação tapa buracos na Rua Arthur Krüger, do cruzamento com a Rua General Flores da Cunha até o entroncamento com a Rua Leone Silvello, uma vez que neste trecho existem desníveis e buracos que ocasionam grande acúmulo de água da chuva, causando transtornos para quem trafega.

20.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Adquirir, em regime de urgência, o material de proteção individual para as serviçais do município conforme Normas Técnicas Aplicáveis aos EPIs - NR 6 - do Ministério do Trabalho e Emprego.

21.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Providências, com a maior brevidade possível, no esgoto que corre a céu aberto na Rua Emílio Haumann, proximidades do nº 402, Bairro Thomé de Souza.

22.  CÉSAR BUSNELLO: Retirar a terra colocada pelo município nas entradas da propriedade do Sr. Ville Scheraiber, que seria usada na conclusão do calçamento das vias do Distrito de Alto da União, uma vez que os acessos à sua residência estão trancados por estes amontoados de terra, que também favoreceram o acúmulo de lama no local, após as constantes chuvas dos últimos dias.

23.  CÉSAR BUSNELLO: Supressão em caráter de urgência de 4 árvores, espécie conhecida como Canela Doce, do passeio em frente à propriedade do Sr. Ancelmo Vargas de Souza, na Rua Nações Unidas nº 452, Bairro Oswaldo Aranha. A retirada destas árvores se faz necessária, pois suas raízes estão entupindo o encanamento do esgoto, causando vários transtornos aos moradores. Salienta-se que segundo o morador citado acima, a Secretaria de Meio Ambiente já autorizou a supressão destas árvores.

24.  DARCI PRETTO DA SILVA: Transformar temporariamente a Rua Benjamin Constant em Rua da Copa do Mundo 2014 , interrompendo o trânsito de veículos nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, no trecho compreendido entre as Ruas Floriano Peixoto e Ernesto Alves, para que os munícipes que desejarem, possam assistir esses jogos no telão existente na Praça da República, bem como decoração, em verde e amarelo, deste espaço. Destaca-se que a Empresa Futura, proprietária do referido telão, foi contatada, e manifestou interesse em transmitir os jogos da Seleção Brasileira, a exemplo do ocorrido na Copa Mundial de Futebol do ano de 2010.

25.  HELENA STUMM MARDER: A qualidade dos serviços públicos de saúde têm rendido muitas polêmicas. Inclusive aqui na tribuna desta casa. Dificuldades existem e não são exclusividades do município de Ijuí. Por isso, considero oportuna a realização de uma pesquisa para que possamos conhecer a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos serviços prestados. Assim, poder-se-á ter um diagnóstico sobre o que funciona e sobre o que precisa ser melhorado. A ideia é que sejam disponibilizadas urnas para coleta de sugestões nas unidades básicas de Saúde em ação conjunta e supervisionada pelo Conselho Municipal de Saúde que, mensalmente ou a cada dois meses, terá o compromisso de abrir as urnas e avaliar as propostas, podendo inclusive, de acordo com a viabilidade, adotar medidas indicadas pelos usuários.

26.  HELENA STUMM MARDER: Realização de Campanha de Divulgação dos serviços de ouvidoria municipal. A existência pura e simples de um serviço não implica necessariamente na sua boa resolutividade. Na perspectiva da acessibilidade dos munícipes aos canais de informação e comunicação com os Poderes, percebo a necessidade de uma maior visibilidade aos serviços de ouvidoria, tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo. No que tange ao serviço A Câmara que ter ouvir , aqui desta casa, já estamos tomando as providências no sentido de ampliar a visibilidade do mesmo. Mas considero oportuno que também o Poder Executivo faço o mesmo em relação as suas ferramentas de comunicação interativa. Sugiro, portanto, que se inicie o mais rapidamente possível uma campanha de divulgação, a partir da confecção de material físico e on-line para esse fim, como flyers, cartazes, adesivos, entre outros, que possam ser repicados via internet e também afixados em locais públicos de grande fluxo de pessoas.

27.  LUIZ VARASCHINI: Colocar um sistema de drenagem ou de coleta de água de vertente na Rua Treze de Maio, próximo ao cruzamento com a Rua José Amor de Amorim.

28.  MARILDO KRONBAUER: Reperfilamento asfáltico de 1 quadra da Rua Ernesto Alves, trecho compreendido entre as Ruas 19 de Outubro e Irmãos Person, bem como de 1 quadra da Rua Irmãos Person, trecho compreendido entre as Ruas 14 de Julho e Rua Ernesto Alves.

29.  ROSANE SIMON: Que seja efetuado reparo na boca de lobo que fica na Rua Crisanto Leite, esquina com a Rua Paraná, pois a mesma está com uma fenda aberta, oferecendo risco aos transeuntes que passam pelo local.

30.  ROSANE SIMON: Pavimentação do trecho da Rua 25 de Julho compreendido entre as Rua Benjamin Constant e Bento Gonçalves.

31.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Que seja realizada uma operação tapa-buracos na Rua Norberto Milton Knebel, Bairro Thomé de Souza.


Ata

ATA No 18/2014

Aos nove dias do mês de junho do ano de dois mil e quatorze, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Marildo Kronbauer, Rosana Maria Tenroller, Rosane Simon, Rubem Carlos Jagmin e Valmir Elton Seifert, o Presidente, Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente o Presidente solicitou a Secretária, Vereadora Rosana Maria Tenroller, que fizesse a LEITURA DA ATA número dezessete do ano de dois mil e quatorze, referente à sessão plenária ordinária do dia dois de junho do corrente ano, que foi aprovada por unanimidade de votos. Posteriormente, a Secretária leu as correspondências recebidas, entre elas, ofícios, do Excelentíssimo Senhor Prefeito, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores e encaminhando cópia do Convênio celebrado com a União das Etnias de Ijuí e a Associação Comercial de Ijuí; - da Superintendência Regional Norte Gaúcho da Caixa Econômica Federal, notificando o crédito de recursos financeiros ao Município de Ijuí - e Telegramas do Ministério da Saúde, informando a liberação de recursos ao Município. Em seguida, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foi deferido Voto de Pesar pelo falecimento da Senhora Vitória Oliveira da Silva. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei Complementar, Processo no 337/2014, que Altera dispositivos da Lei Complementar Municipal número 5.630, de quatorze de maio de 2012, que Institui o Plano Diretor Participativo do Município de Ijuí, e dá outras providências, acompanhado do Relatório favorável da Comissão Especial. Como não houve interessados em se manifestar, foi colocado em segunda votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. A seguir, foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes da Casa os Projetos de Lei encaminhados pela Mensagem no 079/2014, que Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura do imóvel que menciona à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências e pela Mensagem no 080/2014, que Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de bens móveis/equipamentos que menciona à Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, e dá outras providências. Dando prosseguimento, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 384/2014, que Autoriza a contratação temporária de Biólogo, acompanhado de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas, e de Parecer favorável com Emenda da Comissão de Finanças e Orçamento. Manifestou-se o Vereador Darci Pretto da Silva. Não havendo mais interessados em se pronunciar, foi colocada em votação a Emenda, sendo aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em votação o Projeto de Lei com a referida Emenda, da mesma forma, sendo aprovado por unanimidade de votos. Posteriormente, foram aprovados por unanimidade de votos, sem que houvesse Vereadores interessados em se manifestar durante a discussão, os Projetos de Lei, Processo no 386/2014, que Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recurso para o Serviço Social do Comércio, para os fins que menciona, e dá outras providências e o Processo no 387/2014, que Autoriza o Município de Ijuí a permutar imóvel de sua propriedade pelo imóvel de Pedro Luiz Gobo, e dá outras providências, acompanhados dos respectivos Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Da mesma forma, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 388/2014, que Autoriza a abertura de créditos adicionais especiais até o valor de quatrocentos e três mil e setecentos e cinquenta reais; acrescenta ação à Lei Municipal número 5.809, de onze de setembro de 2013, e à Lei Municipal número 5.844, de quatro de novembro de 2013, e dá outras providências, juntamente com o Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Foi remetido para análise das Comissões Técnicas Permanentes da Casa o Projeto de Lei de autoria do Vereador Rubem Carlos Jagmin, que Denomina de Rua Marcos Bresolin a via pública que menciona. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão a inclusão na Pauta do REQUERIMENTO, de autoria dos Vereadores César Busnello e Marcos César Barriquello, que solicitava a criação de Comissão Especial Pró Implantação de um Segundo Centro de Registro de Veículos Automotores em Ijuí. Como não houve interessados em se manifestar, foi a inclusão colocada em votação, sendo aprovada por unanimidade de votos. Na discussão do Requerimento que solicitava a Criação de Comissão Especial manifestaram-se os Vereadores Marcos César Barriquello, César Busnello e Darci Pretto da Silva. Em Questão de Ordem, o Vereador Marcos César Barriquello solicitou que fosse retirado seu nome da autoria deste Requerimento. O Presidente suspendeu os trabalhos e convidou os Vereadores para se reunirem junto à Mesa. Reabertos os trabalhos, o Presidente informou que, devido acordo de Lideranças de Bancada, o Requerimento em questão seria encaminhado como de autoria de todas as Bancadas. Em Questão de Ordem pronunciaram-se os Vereadores Rubem Carlos Jagmin e Marcos César Barriquello, solicitando que os seus nomes não constassem como proponentes do Requerimento. Novamente o Presidente suspendeu os trabalhos, e solicitou aos Vereadores que se reunissem junto da Mesa. Reabertos os trabalhos, foi colocado em votação o referido Requerimento, que foi aprovado por unanimidade de votos. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Requerimento de autoria dos Vereadores César Busnello e Marcos César Barriquello, que solicitava a realização de Audiência Pública, com a presença do Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito, para debater especificamente sobre a implantação de melhorias no Centro de Registro de Veículos Automotores de Ijuí, bem como da necessidade de o município de Ijuí ter mais um Posto de atendimento para suprir a demanda existente. Manifestou-se o Vereador Marcos César Barriquello, solicitando a retirada do seu nome como proponente da matéria. Como não houve mais manifestações, foi o Requerimento colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. O Requerimento, de autoria dos Vereadores Marcos César Barriquello e Valmir Elton Seifert, que solicitava que a Sessão Ordinária do dia quinze de setembro do corrente ano fosse realizada nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas Clube Farroupilha, em alusão a Semana Farroupilha, foi retirado da Pauta, por solicitação dos autores. A seguir, foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Qual o montante de recursos recebidos pelo Município, no Exercício de 2014, do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, a título de incentivo financeiro? Deste total, quanto foi repassado aos servidores do Município, lotados nas Estratégias da Saúde da Família? - Qual é o critério que está sendo utilizado pelo Departamento Municipal de Energia de Ijuí para selecionar os munícipes a serem contemplados com fluorescentes compactas, através do Programa de Eficiência Energética? do Vereador César Busnello: Em que fase encontra-se o processo de aquisição das duas ensiladeiras, que beneficiarão as famílias do Distrito Mauá que fazem parte da bacia leiteira , que foi aprovado no orçamento participativo de 2011, para serem entregues no ano 2012? - O projeto Brasil Sorridente vem sendo executado plenamente em nosso município? Como está o andamento dos trabalhos deste projeto? Tendo em vista as reclamações quanto ao agendamento odontológico, recebidas de munícipes que residem no interior, qual a possibilidade deste agendamento ser efetuado diretamente nos Postos de Saúde localizados nos Distritos? Existe atualmente algum gabinete odontológico itinerante para atendimento da população do interior do município? Caso negativo, qual a possibilidade de implantação? e do Vereador Daniel Perondi: Existem Equipes de Referência para os Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência de Atendimento Especializado de Assistência Social no município de Ijuí? Cada equipe é formada por quantos profissionais? Quem são os profissionais de cada equipe e qual sua formação profissional? Também foram despachados favoravelmente os seguintes ANTEPROJETOS DE LEI, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, que Institui programa de incentivo a criação de vagas para estacionamento de veículos automotores através da isenção do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano do respectivo imóvel e dá outras providências, e que Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para doadores regulares de sangue em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Transformar um dos lados da Rua Venâncio Aires, no trecho de mão única, em estacionamento oblíquo; - Operação tapa buracos na Rua Arthur Krüger, do cruzamento com a Rua General Flores da Cunha até o entroncamento com a Rua Leone Silvello, uma vez que neste trecho existem desníveis e buracos que ocasionam grande acúmulo de água da chuva, causando transtornos para quem trafega; - Adquirir, em regime de urgência, o material de proteção individual para as serviçais do município conforme Normas Técnicas Aplicáveis aos Equipamentos de Proteção Individual do Ministério do Trabalho e Emprego; - Providências, com a maior brevidade possível, no esgoto que corre a céu aberto na Rua Emílio Haumann, proximidades do número 402, Bairro Thomé de Souza; - do Vereador César Busnello: Retirar a terra colocada pelo município nas entradas da propriedade do Senhor Ville Scheraiber, que seria usada na conclusão do calçamento das vias do Distrito de Alto da União, uma vez que os acessos à sua residência estão trancados por estes amontoados de terra, que também favoreceram o acúmulo de lama no local, após as constantes chuvas dos últimos dias; - Supressão em caráter de urgência de quatro árvores, espécie conhecida como Canela Doce, do passeio em frente à propriedade do Senhor Ancelmo Vargas de Souza, na Rua Nações Unidas, número 452, Bairro Oswaldo Aranha; - do Vereador Darci Pretto da Silva: Transformar temporariamente a Rua Benjamin Constant em Rua da Copa do Mundo 2014 , interrompendo o trânsito de veículos nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, no trecho compreendido entre as Ruas Floriano Peixoto e Ernesto Alves, para que os munícipes que desejarem, possam assistir esses jogos no telão existente na Praça da República, bem como decoração, em verde e amarelo, deste espaço; - da Vereadora Helena Stumm Marder: A qualidade dos serviços públicos de saúde têm rendido muitas polêmicas. Inclusive aqui na tribuna desta casa. Dificuldades existem e não são exclusividades do município de Ijuí. Por isso, considero oportuna a realização de uma pesquisa para que possamos conhecer a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde acerca dos serviços prestados. Assim, poder-se-á ter um diagnóstico sobre o que funciona e sobre o que precisa ser melhorado. A ideia é que sejam disponibilizadas urnas para coleta de sugestões nas unidades básicas de Saúde em ação conjunta e supervisionada pelo Conselho Municipal de Saúde que, mensalmente ou a cada dois meses, terá o compromisso de abrir as urnas e avaliar as propostas, podendo inclusive, de acordo com a viabilidade, adotar medidas indicadas pelos usuários; - Realização de Campanha de Divulgação dos serviços de ouvidoria municipal. A existência pura e simples de um serviço não implica necessariamente na sua boa resolutividade. Na perspectiva da acessibilidade dos munícipes aos canais de informação e comunicação com os Poderes, percebo a necessidade de uma maior visibilidade aos serviços de ouvidoria, tanto do Poder Legislativo quanto do Executivo. No que tange ao serviço A Câmara quer te ouvir , aqui desta casa, já estamos tomando as providências no sentido de ampliar a visibilidade do mesmo. Mas considero oportuno que também o Poder Executivo faço o mesmo em relação as suas ferramentas de comunicação interativa. Sugiro, portanto, que se inicie o mais rapidamente possível uma campanha de divulgação, a partir da confecção de material físico e on-line para esse fim, como flyers, cartazes, adesivos, entre outros, que possam ser repicados via internet e também afixados em locais públicos de grande fluxo de pessoas; - do Vereador Luiz Varaschini: Colocar um sistema de drenagem ou de coleta de água de vertente na Rua Treze de Maio, próximo ao cruzamento com a Rua José Amor de Amorim; - do Vereador Marildo Kronbauer: Reperfilamento asfáltico de uma quadra da Rua Ernesto Alves, trecho compreendido entre as Ruas Dezenove de Outubro e Irmãos Person, bem como de uma quadra da Rua Irmãos Person, trecho compreendido entre as Ruas Quatorze de Julho e Rua Ernesto Alves; - da Vereadora Rosane Simon: Que seja efetuado reparo na boca de lobo que fica na Rua Crisanto Leite, esquina com a Rua Paraná, pois a mesma está com uma fenda aberta, oferecendo risco aos transeuntes que passam pelo local; - Pavimentação do trecho da Rua 25 de Julho compreendido entre as Rua Benjamin Constant e Bento Gonçalves; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Que seja realizada uma operação tapa-buracos na Rua Norberto Milton Knebel, Bairro Thomé de Souza. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Usando os espaços de ambos os Expedientes, pronunciou-se o Vereador Luiz Varaschini, discutindo as reclamações da população em geral quanto ao serviço prestado pelo Centro de Registro de Veículos Automotores de Ijuí, o problema referente a existência de táxis clandestinos prestando serviço à comunidade ijuiense e a dificuldade de manutenção das estradas do interior, em virtude das frequentes e volumosas precipitações pluviométricas nos últimos dias. Usando o espaço do Pequeno Expediente, manifestou-se o Vereador Daniel Perondi, comentando também a qualidade do serviço prestado pelo Centro de Registro de Veículos Automotores de Ijuí, destacando que tende a se agravar, caso os tratores e demais maquinários agrícolas passem a ser emplacados também, conforme a legislação vigente no país. Nos espaços de ambos os expediente somados, fez uso da palavra a Vereadora Rosane Simon, discutindo, entre outros assuntos, a melhora no fluxo de veículos na Rua Venâncio Aires após a adoção de mão única, destacando a necessidade de rever a localização da Secretaria Municipal de Educação, em virtude do estacionamento dos veículos que procedem a entrega de alimentos para a merenda escolar, a manifestação na imprensa do recém-empossado Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ijuí, quanto a saúde financeira deste, propondo que o mesmo seja convidado a comparecer em uma reunião das Comissões da Casa para debater o assunto com os Vereadores, discutindo ainda a estrutura funcional do Departamento Municipal de Águas e Saneamento, que não dispõe de um Engenheiro para atualizar os projetos de competência desta autarquia, e a participação de representantes do Município de Ijuí no Congresso Nacional da União Brasileira de Mulheres. Também usando os espaços de ambos os expedientes somados, pronunciou-se a Vereadora Rosana Maria Tenroller, falando sobre a atuação da Comissão Especial criada para acompanhar e fiscalizar o processo de transição da gestão da Estação Rodoviária, a necessidade de se atualizar a legislação estadual quanto esse tipo de serviço, uma vez que a atual está inviabilizando a manutenção deste, sobretudo em municípios de pequeno porte e o encontro estadual do Partido dos Trabalhadores, que tratou das pré-candidaturas ao pleito eleitoral deste ano. No espaço do Pequeno Expediente, fez uso da palavra o Vereador César Busnello, elogiando as Indicações de autoria da Vereadora Helena Stumm Marder e do Vereador Darci Pretto da Silva, que constavam na pauta da sessão, comentando ainda a falta que faz um cinema em Ijuí, o problema habitacional do Condomínio Frieda Heck e as reclamações que tem recebido de moradores, quanto a problemas também no Condomínio Minha Casa, do Bairro Boa Vista, destacando ter falhado o processo de acompanhamento e recebimento destas obras, por parte dos órgãos competentes, considerando ser o material utilizado pela empreiteira responsável pela execução das obras de péssima qualidade. Também usando o espaço do Pequeno Expediente, pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, comentando que a fiscalização das obras dos projetos habitacionais executados através do Programa Minha Casa Minha Vida não é de competência do Poder Executivo Municipal, destacando por outro lado, ser uma das atribuições dos Vereadores acompanhar e fiscalizar toda e qualquer obra, comentando ainda que o Município possui alguns problemas a superar, mas que, de um modo geral, tem se desenvolvido satisfatoriamente, falando ainda sobre a conjuntura em nível estadual que se forma para o pleito eleitoral de 2014. O Presidente suspendeu os trabalhos e convidou os Vereadores para se reunirem junto à Mesa. Reabertos os trabalhos, manifestou-se o Vereador Marcos César Barriquello no espaço destinado à Comunicação de Líder de Governo, reiterando o convite proposto pela Vereadora Rosane Simon ao Presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Ijuí, a reunião da Comissão Especial criada para acompanhar e fiscalizar o processo de transição da gestão da Estação Rodoviária, que abordou também o vencimento das concessões deste serviço em Municípios da região, propondo ainda que fossem convidados representantes da Gestão Pública Municipal, da Caixa Econômica Federal e da construtora responsável pela execução das obras dos conjuntos habitacionais populares, para participar de uma reunião das Comissões desta Casa. No espaço destinado à Comunicação de Liderança de Bancada, manifestaram-se os Vereadores Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello e Rosane Simon, respectivamente, todos falando sobre os problemas existentes na execução dos projetos habitacionais populares e a participação do Município nesta situação. Em seguida, pronunciou-se no Pequeno Expediente o Vereador Aldair Luis Cossetin, comentando a decoração da Câmara Municipal, alusiva à Copa do Mundo 2014 e a participação expressiva da população no processo de consulta para definição das prioridades do orçamento estadual. Usando o espaço de Comunicação de Líder de Bancada pronunciou-se a Vereadora Rosana Maria Tenroller, concordando com a existência de problemas nas obras executadas através do Programa Minha Casa Minha Vida, que devem ser sanada, mas que a realidade seria muito pior se esse tipo de projeto não fosse implementado no município, destacando que, em sua opinião, algumas críticas exageradas denotam uma antecipação do debate eleitoral. No espaço das Explicações Pessoais, manifestou-se o Vereador Marcos César Barriquello, ressaltando que a proposição de convite ao Governo Municipal, à Caixa Econômica Federal e à construtora responsável pela execução das obras dos conjuntos habitacionais populares para participar de uma reunião das Comissões da Câmara não foi hipócrita, considerando que nunca adotou conduta demagógica. Em Questão de Ordem, fez uso da palavra o Vereador Darci Pretto da Silva, indicando os Vereadores Luiz Varaschini e Valmir Elton Seifert para comporem a Comissão Especial a ser criada para acompanhar a situação vivenciada pelos moradores do Condomínio Frieda Heck. Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente encerrou os trabalhos às 21 horas. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
Andrei Cossetin Sczmanski Presente
Aldair Luis Cossetin Presente
César Busnello Presente
Claudiomiro Gabbi Pezzetta Presente
Daniel Perondi Presente
Darci Pretto da Silva Presente
Helena Stum Marder Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Luiz Varaschini - Tito Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rosana Maria Tenroller Presente
Rosane Simon Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Valmir Elton Seifert Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Operação tapa-buracos na Rua Norberto Milton Knebel, Bairro Thomé de Souza

Número Data do documento Legislatura Ano
432 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos na Rua Norberto Milton Knebel, Bairro Thomé de Souza
Ver detalhes

Pavimentação do trecho da Rua 25 de Julho

Número Data do documento Legislatura Ano
431 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Pavimentação do trecho da Rua 25 de Julho
Ver detalhes

Reparo na boca de lobo que fica na Rua Crisanto Leite

Número Data do documento Legislatura Ano
430 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reparo na boca de lobo que fica na Rua Crisanto Leite
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Reperfilamento asfáltico de 1 quadra da Rua Ernesto Alves, trecho compreendido entre as Ruas 19 de Outubro e Irmãos P...

Número Data do documento Legislatura Ano
429 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reperfilamento asfáltico de 1 quadra da Rua Ernesto Alves, trecho compreendido entre as Ruas 19 de Outubro e Irmãos Person
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Colocar um sistema de drenagem ou de coleta de água de vertente na Rua Treze de Maio, próximo ao cruzamento com a Rua...

Número Data do documento Legislatura Ano
428 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Colocar um sistema de drenagem ou de coleta de água de vertente na Rua Treze de Maio, próximo ao cruzamento com a Rua José Amor de Amorim
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Realização de Campanha de Divulgação dos serviços de ouvidoria municipal

Número Data do documento Legislatura Ano
427 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realização de Campanha de Divulgação dos serviços de ouvidoria municipal
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Realização de pesquisa para conhecer a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos serviços pre...

Número Data do documento Legislatura Ano
426 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
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Realização de pesquisa para conhecer a percepção dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acerca dos serviços prestados
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Transformar temporariamente a Rua Benjamin Constant em Rua da Copa do Mundo 2014

Número Data do documento Legislatura Ano
425 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Transformar temporariamente a Rua Benjamin Constant em Rua da Copa do Mundo 2014
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Supressão em caráter de urgência de 4 árvores, espécie conhecida como Canela Doce, do passeio em frente à propriedade...

Número Data do documento Legislatura Ano
424 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Supressão em caráter de urgência de 4 árvores, espécie conhecida como Canela Doce, do passeio em frente à propriedade do Sr. Ancelmo Vargas de Souza, na Rua Nações Unidas nº 452, Bairro Oswaldo Aranha
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Retirar a terra colocada pelo município nas entradas da propriedade do Sr. Ville Scheraiber

Número Data do documento Legislatura Ano
423 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Retirar a terra colocada pelo município nas entradas da propriedade do Sr. Ville Scheraiber
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Providências, com a maior brevidade possível, no esgoto que corre a céu aberto na Rua Emílio Haumann

Número Data do documento Legislatura Ano
422 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providências, com a maior brevidade possível, no esgoto que corre a céu aberto na Rua Emílio Haumann
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Adquirir, em regime de urgência, o material de proteção individual para as serviçais do município

Número Data do documento Legislatura Ano
421 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Adquirir, em regime de urgência, o material de proteção individual para as serviçais do município
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Operação tapa buracos na Rua Arthur Krüger, do cruzamento com a Rua General Flores da Cunha até o entroncamento com a...

Número Data do documento Legislatura Ano
420 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa buracos na Rua Arthur Krüger, do cruzamento com a Rua General Flores da Cunha até o entroncamento com a Rua Leone Silvello
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Transformar um dos lados da Rua Venâncio Aires, no trecho de mão única, em estacionamento oblíquo

Número Data do documento Legislatura Ano
419 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Transformar um dos lados da Rua Venâncio Aires, no trecho de mão única, em estacionamento oblíquo
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REQUERIMENTOS

PI - Existem Equipes de Referência para os CRAS e CREAS no município de Ijuí?

Número Data do documento Legislatura Ano
416 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Existem Equipes de Referência para os CRAS e CREAS no município de Ijuí?
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PI - O projeto Brasil Sorridente vem sendo executado plenamente em nosso município? Como está o andamento dos trabalh...

Número Data do documento Legislatura Ano
415 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - O projeto Brasil Sorridente vem sendo executado plenamente em nosso município? Como está o andamento dos trabalhos deste projeto?
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PI - Em que fase encontra-se o processo de aquisição das duas ensiladeiras, que beneficiarão as famílias do Distrito ...

Número Data do documento Legislatura Ano
414 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Em que fase encontra-se o processo de aquisição das duas ensiladeiras, que beneficiarão as famílias do Distrito Mauá que fazem parte da bacia leiteira , que foi aprovado no orçamento participativo de 2011, para serem entregues no ano 2012?
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PI - Qual é o critério que está sendo utilizado pelo Demei Departamento Municipal de Energia de Ijuí para seleciona...

Número Data do documento Legislatura Ano
413 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
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PI - Qual é o critério que está sendo utilizado pelo Demei Departamento Municipal de Energia de Ijuí para selecionar os munícipes a serem contemplados com fluorescentes compactas, através do Programa de Eficiência Energética?
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PI - Qual o montante de recursos recebidos pelo Município, no Exercício de 2014, do Programa Nacional de Melhoria do ...

Número Data do documento Legislatura Ano
412 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual o montante de recursos recebidos pelo Município, no Exercício de 2014, do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica PMAQ?
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Sessão Ordinária do dia quinze (15) de setembro do corrente ano seja realizada nas dependências do CTG Clube Farroupi...

Número Data do documento Legislatura Ano
411 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
RETIRADA
Ementa
Sessão Ordinária do dia quinze (15) de setembro do corrente ano seja realizada nas dependências do CTG Clube Farroupilha
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Realização de Audiência Pública, com a presença do Diretor/Presidente do Detran/RS, para debater/tratar especificamen...

Número Data do documento Legislatura Ano
410 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
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Realização de Audiência Pública, com a presença do Diretor/Presidente do Detran/RS, para debater/tratar especificamente sobre a implantação de melhorias no CRVA local
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Criação de Comissão Especial Pró Implantação de um Segundo CRVA

Número Data do documento Legislatura Ano
409 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Criação de Comissão Especial Pró Implantação de um Segundo CRVA
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PROJETOS

DISPÕE SOBRE O BENEFÍCIO DO PAGAMENTO DE MEIA-ENTRADA PARA DOADORES REGULARES DE SANGUE EM ESPETÁCULOS ARTÍSTICO-CULT...

Número Data do documento Legislatura Ano
418 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
DISPÕE SOBRE O BENEFÍCIO DO PAGAMENTO DE MEIA-ENTRADA PARA DOADORES REGULARES DE SANGUE EM ESPETÁCULOS ARTÍSTICO-CULTURAIS E ESPORTIVOS
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INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO A CRIAÇÃO DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES ATRAVÉS DA ISENÇÃO DO...

Número Data do documento Legislatura Ano
417 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
INSTITUI O PROGRAMA DE INCENTIVO A CRIAÇÃO DE VAGAS PARA ESTACIONAMENTO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES ATRAVÉS DA ISENÇÃO DO VALOR DO IPTU DO RESPECTIVO IMÓVEL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
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DENOMINA DE RUA MARCOS BRESOLIN A VIA PÚBLICA QUE MENCIONA

Número Data do documento Legislatura Ano
408 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
DENOMINA DE RUA MARCOS BRESOLIN A VIA PÚBLICA QUE MENCIONA
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AUTORIZA CONCESSÃO DE USO GRATUITO CUMULADA COM DOAÇÃO FUTURA DE BENS MÓVEIS/EQUIPAMENTOS QUE MENCIONA À FUNDAÇÃO DE ...

Número Data do documento Legislatura Ano
407 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
AUTORIZA CONCESSÃO DE USO GRATUITO CUMULADA COM DOAÇÃO FUTURA DE BENS MÓVEIS/EQUIPAMENTOS QUE MENCIONA À FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FIDENE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
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AUTORIZA CONCESSÃO DE USO GRATUITO CUMULADA COM DOAÇÃO FUTURA DO IMÓVEL QUE MENCIONA À FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENV...

Número Data do documento Legislatura Ano
406 09/06/2014 2013-2016 2014
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
AUTORIZA CONCESSÃO DE USO GRATUITO CUMULADA COM DOAÇÃO FUTURA DO IMÓVEL QUE MENCIONA À FUNDAÇÃO DE INTEGRAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FIDENE, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS
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