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Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
28/2016 Ordinária 05/09/2016 00:00:00
Descrição

28ª Sessão Plenária Ordinária do 4º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS


Pauta

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 05/09/2016, com a presença do Professor Universitário Dilson Trennephol, Doutor em Desenvolvimento Regional.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 132/2016: Autoriza o Município de Ijuí receber em doação do Instituto Nacional do Seguro Social INSS os bens móveis que menciona, e dá outras providências. Às Comissões.

2.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 592/2016: Altera e acresce dispositivos da Lei no 5.341, de 6 de outubro de 2010; acresce atribuição ao cargo de médico veterinário constante da Lei no 2.675, de 5 de setembro de 1991, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

3.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 612/2016: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 4.000,00 (quatro mil reais), e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

4.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 613/2016: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais); acresce ação ao Anexo I da Lei no 5.809, de 11 de setembro de 2013; acresce ação ao Demonstrativo I da Lei no 6.288, de 28 de outubro de 2015, e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

PODER LEGISLATIVO

5.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 458/2016: Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de cadeira de rodas dobráveis em condomínios residenciais e comerciais de natureza de hospedaria que possuam mais de dois andares e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, assim como favorável com Emenda da Comissão de Políticas Públicas.

REQUERIMENTOS 

6.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual foi o montante de recursos financeiros repassados pelo Poder Público Municipal ao Hospital Bom Pastor e ao Hospital de Caridade de Ijuí nos últimos oito anos? Apresentar planilha detalhada dos valores repassados, especificando a data em que os repasses foram efetivados, bem como a aplicação dos recursos. Neste mesmo período, foi repassado algum imóvel a uma dessas entidades?

7.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual é a média de recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde para o custeio de consultas, procedimentos e exames especializados nos últimos doze meses? Especificar o montante investido em cada mês.

8.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Qual é a relação de máquinas (motoniveladoras, tratores, retroescavadeiras, caminhões, pá carregadeiras, etc) que possui cada uma das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito para execução dos serviços afetos as suas atividades? Existe algum cronograma de atividades que serão realizadas nos próximos 45 dias? Caso afirmativo, informar o tipo de obra ou serviço a ser executado, assim como o respectivo local e a data aproximada para sua efetivação.

ANTEPROJETO DE LEI 

9.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI:Destina trecho da Rua 14 de Julho nos dias que menciona para realização de disputas de corridas ladeira abaixo com carrinho de rolimã, e dá outras providências.

INDICAÇÕES 

10.  ALDAIR LUIS COSSETIN: Pavimentar a Rua Osório Campos da Trindade, no Bairro Thomé de Souza, uma vez que os moradores têm reclamado das más condições de trafegabilidade nesta via, principalmente em dias de chuva.

11.  ALDAIR LUIS COSSETIN: Proceder a correção do calçamento da Rua Pedro Thorstemberg, Bairro Assis Brasil proximidades do imóvel número 693, pois segundo os moradores, foi aberto um buraco pela Corsan para conserto de tubulação há mais de dois anos e não foi fechado corretamente pois as pedras não foram recolocadas, sendo apenas colocado pó de brita no local algumas vezes, o que agravou ainda mais a situação.

12.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Providenciar os reparos necessários no escoamento pluvial da Rua Júlio Lopes, Bairro Modelo, proximidades do imóvel número 796, uma vez que a água proveniente da chuva acaba invadindo o imóvel.

13.  CÉSAR BUSNELLO: Operação tapa-buracos em todas as Ruas do Bairro Lambari.

14.  CÉSAR BUSNELLO: Revisão na iluminação pública da Rua Valentin Protti esquina com a Rua Hugo Stenger, proximidades do imóvel número 30, uma vez que a lâmpada está oscilando, e segundo o morador, este problema já acarretou na queima do seu aparelho televisor.

15.  CÉSAR BUSNELLO: Revisão na iluminação pública da Travessa Aniceto Nogara, Bairro Burtet, pois existe quatro pontos de Iluminação e nenhum está funcionando.

16.  CÉSAR BUSNELLO: Patrolar e cascalhar as estradas do Distrito de Mauá, pois os moradores têm reclamado da precariedade das mesmas, enfatizando que há mais de seis meses não recebem nenhum tipo de manutenção.

17.  MARILDO KRONBAUER: Inclusão na LDO 2017 da obra de calçamento da Rua Theodósio da Rós, bairro Industrial.

18.  MARILDO KRONBAUER: Instalar redutor de velocidade na Rua 13 de Maio, em frente ao imóvel número 1818.

19.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Melhorias na Estrada do Distrito do Itaí, principalmente na região Norte que dá acesso à família Bedmann.


Ata

ATA No 31/2016

Aos cinco dias do mês de setembro do ano de 2016, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Marildo Kronbauer, Rosane Simon e Rubem Carlos Jagmin, o Presidente, Vereador Valmir Elton Seifert, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente, o Presidente solicitou ao Segundo Secretário, Vereador Rubem Carlos Jagmin, que procedesse a LEITURA DA ATA número trinta do ano de 2016, referente à Sessão Ordinária do dia 29 de agosto do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu os Telegramas recebidos do Ministério da Educação, que informavam a liberação de recursos financeiros ao Município de Ijuí. Isto feito, o Presidente suspendeu os trabalhos e solicitou aos Vereadores que acompanhassem até a Mesa o convidado, Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado, Doutor em Desenvolvimento Regional Dilson Trennephol. Reabertos os trabalhos, o Presidente solicitou que o Secretário lesse o convite, e concedeu em seguida a palavra ao convidado, que com o auxílio de recursos multimídia, explanou acerca da cadeia produtiva do leite na região noroeste do Estado, destacando o crescimento do consumo, assim como da produção nos últimos anos e o respectivo potencial de fomento ao desenvolvimento da economia. Após a manifestação do convidado, o Presidente deixou a palavra a disposição, vindo a fazer uso da mesma os Vereadores Marcos César Barriquello, Rosane Simon, Daniel Perondi e César Busnello. Posteriormente, manifestou-se novamente o convidado, respondendo aos questionamentos dos Vereadores, quando aproveitou para fazer suas considerações finais. O Presidente agradeceu a presença do convidado, suspendeu os trabalhos e solicitou aos Vereadores que o acompanhassem até a saída. Reabertos os trabalhos, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foi remetido para análise das Comissões Técnicas Permanentes, o Projeto de Lei encaminhado pela Mensagem no 132/2016, que Autoriza o Município de Ijuí receber em doação do Instituto Nacional do Seguro Social os bens móveis que menciona, e dá outras providências. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 592/2016, que Altera e acresce dispositivos da Lei número 5.341, de seis de outubro de 2010; acresce atribuição ao cargo de médico veterinário constante da Lei número 2.675, de cinco de setembro de 1991, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Como não houve interessados em fazer uso da palavra, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Posteriormente, foram aprovados por unanimidade de votos, sem que houvesse manifestações, durante a discussão, os Projetos de Lei, Processo no 612/2016, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de quatro mil reais, e dá outras providências, e o Processo no 613/2016, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de dois mil reais; acresce ação ao anexo um da Lei número 5.809, de onze de setembro de 2013; acresce ação ao demonstrativo um da Lei número 6.288, de 28 de outubro de 2015, e dá outras providências, ambos acompanhados de Pareceres favoráveis da Comissão de Finanças e Orçamento. A seguir, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 458/2016, que Dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de cadeira de rodas dobráveis em condomínios residenciais e comerciais de natureza de hospedaria que possuam mais de dois andares e dá outras providências, que contava com Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, assim como Parecer favorável com Emenda da Comissão de Políticas Públicas. Pronunciou-se o autor, Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta. Não havendo mais manifestações, primeiramente foi colocada em votação a emenda, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em votação o Projeto de Lei, com alteração procedida pela referida emenda, que da mesma forma, foi aprovado por unanimidade de votos. Foram despachados favoravelmente os seguintes PEDIDOS DE INFORMAÇÃO, de autoria do Vereador César Busnello: Qual foi o montante de recursos financeiros repassados pelo Poder Público Municipal ao Hospital Bom Pastor e ao Hospital de Caridade de Ijuí nos últimos oito anos? Apresentar planilha detalhada dos valores repassados, especificando a data em que os repasses foram efetivados, bem como a aplicação dos recursos. Neste mesmo período, foi repassado algum imóvel a uma dessas entidades? - Qual é a média de recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde para o custeio de consultas, procedimentos e exames especializados nos últimos doze meses? Especificar o montante investido em cada mês; - Qual é a relação de máquinas que possui cada uma das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito para execução dos serviços afetos as suas atividades? Existe algum cronograma de atividades que serão realizadas nos próximos 45 dias? Caso afirmativo, informar o tipo de obra ou serviço a ser executado, assim como o respectivo local e a data aproximada para sua efetivação. Também foi despachado favoravelmente o ANTEPROJETO DE LEI, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, que Destina trecho da Rua Quatorze de Julho nos dias que menciona para realização de disputas de corridas ladeira abaixo com carrinho de rolimã, e dá outras providências. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin: Pavimentar a Rua Osório Campos da Trindade, no Bairro Thomé de Souza, uma vez que os moradores têm reclamado das más condições de trafegabilidade nesta via, principalmente em dias de chuva; - Proceder a correção do calçamento da Rua Pedro Thorstemberg, Bairro Assis Brasil proximidades do imóvel número 693, pois segundo os moradores, foi aberto um buraco pela Companhia Riograndense de Saneamento para conserto de tubulação há mais de dois anos e não foi fechado corretamente pois as pedras não foram recolocadas, sendo apenas colocado pó de brita no local algumas vezes, o que agravou ainda mais a situação; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Providenciar os reparos necessários no escoamento pluvial da Rua Júlio Lopes, Bairro Modelo, proximidades do imóvel número 796, uma vez que a água proveniente da chuva acaba invadindo o imóvel; - do Vereador César Busnello: Operação tapa-buracos em todas as Ruas do Bairro Lambari; - Revisão na iluminação pública da Rua Valentin Protti esquina com a Rua Hugo Stenger, proximidades do imóvel número trinta, uma vez que a lâmpada está oscilando, e segundo o morador, este problema já acarretou na queima do seu aparelho televisor; - Revisão na iluminação pública da Travessa Aniceto Nogara, Bairro Burtet, pois existe quatro pontos de Iluminação e nenhum está funcionando; - Patrolar e cascalhar as estradas do Distrito de Mauá, pois os moradores têm reclamado da precariedade das mesmas, enfatizando que há mais de seis meses não recebem nenhum tipo de manutenção; - do Vereador Marildo Kronbauer: Incluir na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2017 previsão para realização da obra de calçamento da Rua Theodósio da Rós, Bairro Industrial; - Instalar redutor de velocidade na Rua Treze de Maio, em frente ao imóvel número 1818; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Melhorias na Estrada do Distrito do Itaí, principalmente na região Norte que dá acesso à família Bedmann. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Nos espaços de ambos os expedientes somados, manifestou-se a Vereadora Rosane Simon, criticando a decisão do Senado Federal favorável ao impedimento da Presidente da República Dilma Rousseff, enfatizando as principais consequências para a população, especialmente devido às novas políticas de governo e econômica que devem ser implementadas por Michel Temer. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às vinte horas e quinze minutos. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
Andrei Cossetin Sczmanski Presente
Aldair Luis Cossetin Presente
César Busnello Presente
Claudiomiro Gabbi Pezzetta Presente
Daniel Perondi Presente
Darci Pretto da Silva Presente
Helena Stum Marder Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Luiz Varaschini - Tito Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rosane Simon Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Valmir Elton Seifert Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Melhorias na Estrada do Distrito do Itaí

Número Data do documento Legislatura Ano
643 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Melhorias na Estrada do Distrito do Itaí
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Inclusão na LDO 2017 da obra de construção de um redutor de velocidade na Rua 13 de Maio

Número Data do documento Legislatura Ano
642 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Inclusão na LDO 2017 da obra de construção de um redutor de velocidade na Rua 13 de Maio
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Inclusão na LDO 2017 da obra de calçamento da Rua Theodósio da Rós

Número Data do documento Legislatura Ano
641 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Inclusão na LDO 2017 da obra de calçamento da Rua Theodósio da Rós
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Patrolar e encascalhar as estradas do Distrito de Mauá

Número Data do documento Legislatura Ano
640 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Patrolar e encascalhar as estradas do Distrito de Mauá
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Revisão na iluminação pública da Travessa Aniceto Nogara

Número Data do documento Legislatura Ano
639 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisão na iluminação pública da Travessa Aniceto Nogara
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Revisão na iluminação pública da Rua Valentin Protti

Número Data do documento Legislatura Ano
638 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisão na iluminação pública da Rua Valentin Protti
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Operação tapa-buracos em todas as Ruas do Bairro Lambari

Número Data do documento Legislatura Ano
637 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos em todas as Ruas do Bairro Lambari
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Providenciar os reparos necessários no escoamento pluvial da Rua Júlio Lopes

Número Data do documento Legislatura Ano
636 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários no escoamento pluvial da Rua Júlio Lopes
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Proceder a correção do calçamento da Rua Pedro Thorstemberg

Número Data do documento Legislatura Ano
635 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder a correção do calçamento da Rua Pedro Thorstemberg
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Pavimentar a Rua Osório Campos da Trindade

Número Data do documento Legislatura Ano
634 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Pavimentar a Rua Osório Campos da Trindade
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REQUERIMENTOS

PI - Qual é a relação de máquinas (motoniveladoras, tratores, retroescavadeiras, caminhões, pá carregadeiras, etc) qu...

Número Data do documento Legislatura Ano
632 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual é a relação de máquinas (motoniveladoras, tratores, retroescavadeiras, caminhões, pá carregadeiras, etc) que possui cada uma das Secretarias de Desenvolvimento Rural e de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito para execução dos serviços afetos as suas atividades?
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PI - Qual é a média de recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde para o custeio de consultas, procediment...

Número Data do documento Legislatura Ano
631 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual é a média de recursos aplicados pela Secretaria Municipal de Saúde para o custeio de consultas, procedimentos e exames especializados nos últimos doze meses?
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PI - Qual foi o montante de recursos financeiros repassados pelo Poder Público Municipal ao Hospital Bom Pastor e ao ...

Número Data do documento Legislatura Ano
630 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual foi o montante de recursos financeiros repassados pelo Poder Público Municipal ao Hospital Bom Pastor e ao Hospital de Caridade de Ijuí nos últimos oito anos?
Ver detalhes

PROJETOS

Destina trecho da Rua 14 de Julho nos dias que menciona para realização de disputas de corridas ladeira abaixo com ...

Número Data do documento Legislatura Ano
633 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
Destina trecho da Rua 14 de Julho nos dias que menciona para realização de disputas de corridas ladeira abaixo com carrinho de rolimã, e dá outras providências.
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Autoriza o Município de Ijuí receber em doação do Instituto Nacional do Seguro Social INSS os bens móveis que menci...

Número Data do documento Legislatura Ano
629 05/09/2016 2013-2016 2016
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Autoriza o Município de Ijuí receber em doação do Instituto Nacional do Seguro Social INSS os bens móveis que menciona, e dá outras providências.
Ver detalhes

Áudios

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Câmara Municipal de Ijuí - RS.
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