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Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
32/2017 Ordinária 09/10/2017 00:00:00
Descrição

32ª Sessão Plenária Ordinária do 1º ano da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS

Pauta

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 09/10/2017.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 064/2017: Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), e dá outras providências. À Comissão de Finanças e Orçamento.

2.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 065/2017: Concede Títulos de Cidadania. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 1.268/2017: Altera o art. 1o da Lei no 6.551, de 8 de agosto de 2.017, e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão Finanças e Orçamento.

4.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 1.306/2017: Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos para a União das Etnias de Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências. Com pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

PODER LEGISLATIVO

5.  PROJETO DE LEI Marcos César Barriquello e Jeferson Maturana Dalla Rosa: Denomina de Rua Professor Waldir Bussmann a via pública que menciona. Às Comissões.

6.  PROJETO DE LEI Poder Legislativo: Concede Títulos de Cidadania. Às Comissões.

7.  PROJETO DE RESOLUÇÃO Mesa Diretora: Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a Expoijuí Fenadi 2017, e dá outras providências. Às Comissões.

REQUERIMENTOS

8.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Envio de ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem - DAER solicitando em caráter de urgência, a recuperação do acostamento da ERS 155 no trecho compreendido entre o trevo com a BR 285 até o KM 2, em frente a Escola Municipal Quinze de Novembro, visto que esta é uma via que tem grande fluxo de estudantes, pedestres e ciclistas que passam diariamente por esse trecho, correndo risco de quedas e atropelamentos, pois, em vários pontos precisam transitar pela via, já que no acostamento há crateras, inclusive há um grande número de reclamações dos motoristas que precisam buscar o acostamento para acessar as vias laterais, pois os buracos danificam os veículos e podem causar acidentes.

9.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Que seja considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões realizada no dia seis (6) de outubro de 2017 a sua participação em reunião na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre/RS, nesta mesma data, quando foi tratado sobre o relatório da Subcomissão de Moradia e demais assuntos pertinentes a seu mandato com a Deputada Estadual Manuela D’Ávila.

10.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Qual a previsão para a conclusão da Academia de Saúde no Bairro Modelo? Qual o montante de valores investido na obra? Será disponibilizado profissional habilitado para orientar os usuários na utilização dos equipamentos? Serão instalados mais equipamentos naquele espaço, pois os moradores do bairro estão reclamando que os equipamentos instalados são complexos e pouco atrativos?

11.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Quando foi realizada a última eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA no Departamento Municipal de Energia - DEMEI? Qual a data prevista para eleição da próxima Comissão?

12.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA - PI: Algumas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a de número Sete, estabelece que empresas como o Departamento Municipal de Energia tenham oPROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL, que é elaborado por profissional habilitado, e neste programa, além dos exames admissionais, estabelece a realização de exames periódicos, com os intervalos mínimos de tempo, a fim de evitardoenças provocadas ou que possam vir a se agravar pelo serviço. Neste sentido, o Departamento Municipal de Energia tem encaminhado à realização dos exames periódicos nos servidores? Encaminhar cópia do PCMSO, e as cópias dos laudos médicos dos exames periódicos realizados de acordo com o PCMSO.

13.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA e JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA - PI: Qual a previsão da Gestão Municipal realizar os encaminhamentos legais para efetivar a entrega dos veículos Chevrolet Spin, que foram adquiridos com recursos oriundos do orçamento geral da união do ano de 2015, por emenda individual do Deputado Federal Darcísio Paulo Perondi, e que estão paradas no pátio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desde o mês de abril do ano em curso?

ANTEPROJETO DE LEI 

14.  CÉSAR BUSNELLO:Institui o programa estudantil Prefeito, secretários e coordenadores por um dia .

INDICAÇÕES 

15.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar diagnóstico da vegetação arbórea das praças e nos passeios públicos em todo o município, bem como uma avaliação da necessidade de intervenção, da compatibilidade da vegetação com a rede elétrica, do espaço disponível para o desenvolvimento das plantas, principalmente suas raízes e copa, da distância destas em relação às edificações, enfim, das condições gerais da árvore, se estas apresentam características que possam demonstrar risco de acidentes, como quedas e tombamentos, mesmo que em longo prazo.

16.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA:Realizar obras de melhoria com urgência nas estradas entre as Linhas Quatro e Oito Oeste, pois o trecho está intransitável, dificultando sobretudo o transporte escolar, assim como o escoamento da produção leiteira e da safra agrícola.

17.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA:Realizar a avaliação de uma árvore localizada no passeio da Praça do Bairro Modelo, na Rua Richard Steinke, em frente à residência número nove da quadra P , pois está localizada em área pública, e é uma árvore antiga, de porte elevado, com uma importante inclinação, dentre outros problemas que podem comprometer a estabilidade da mesma, visto que possui diâmetro considerável e seu estado aparentemente não possibilita recuperação, estando em risco de queda eminente, podendo, em caso de ventos, causar prejuízo aos moradores que residem nas proximidades, e desta forma necessitando intervenção urgente do poder público.

18.  ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Realizar melhorias necessárias na Rua Decio Betinelli, trecho compreendido entre as ruas Antônio Bonamigo e Arthur Borchardt.

19.  ALEXANDRA DE FREITAS LENTZ: Realizar operação tapa-buracos na Rua São Rafael, proximidades do imóvel número 374, no Bairro Glória.

20.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI e EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Realizar operação tapa-buracos em regime de urgência na Rua Hipólito José da Costa, Bairro Lulu Ilgenfritz, nas proximidades do imóvel número 223, pois após o último conserto realizado no local, formou-se um atoleiro que tem causado muitos transtornos para os usuários da via. 

21.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Proceder as melhorias necessárias e retirar a lama que se encontra acumulada na Rua Miguel Konageski, no Bairro XV de Novembro.

22.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Estudar a viabilidade técnica de instalar redutores de velocidade nas ruas Sete de Setembro e Doze de Outubro, Centro, nas proximidades do Colégio Sagrado Coração de Jesus, pois o intenso fluxo de veículos no local, expõe os pedestres ao risco de acidente.

23.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos na Rua Henrique Kopf, Bairro Tiarajú, pois a mesma se encontra em péssimo estado de conservação, dificultando o trânsito no local.

24.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Revisar a iluminação pública da Rua Frederico Steinmetz, no Bairro Lulu Ilgenfritz.

25.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Proceder a limpeza e recolhimento da lama acumulada na Rua Tobias Barreto, nas proximidades da Penitenciaria Modulada de Ijuí.

26.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos e avaliar as causas do elevado volume de água que se acumula, mesmo com pouca chuva, na Rua Pedro Hammarstron, nas proximidades do Hospital da Unimed, principalmente em frente do ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano.

27.  CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos ou pavimentar com camada asfáltica o trecho da Rua Manaus compreendido entre a interseção com a Rua Pedro Hammarstron e a BR 285, visto que esta via conta com elevado fluxo de veículos.

28.  CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires, proximidades do entroncamento com a Avenida Pinheiro Machado, assim como na Rua Tiradentes, em frente a Loja TaQi, e na Rua General Flores da Cunha, interseção com a Rua das Chácaras.

29.  CÉSAR BUSNELLO: Revisar a iluminação pública da Rua Aristeu Pereira, desde o cruzamento com a Rua Belém até as imediações do Condomínio Residencial Burtet, visto que há várias lâmpadas que permanecem ligadas as 24 horas do dia.

30.  CÉSAR BUSNELLO: Podar as árvores existentes em frente ao imóvel número 567 da Rua Max Franke, no Bairro Progresso, visto que os galhos destas estão invadindo a via, prejudicando o fluxo de veículos.

31.  CÉSAR BUSNELLO: Criar o Centro de Referência da Mulher (CRM) em um único espaço público disponibilizando informações sobre as políticas públicas de atendimento à mulher e articulando as políticas de saúde, educação, assistência social, habitação, trabalho e renda para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

32.  EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Revisar a iluminação pública da Rua Guilherme Timm, proximidades do imóvel número 588, pois há lâmpadas que não estão funcionando.

33.  JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Demarcar uma vaga de estacionamento com tempo limite de trinta minutos, com alerta ligado, na Rua do Comércio, em frente ao imóvel número 2323, Bairro Pindorama, no horário das dezessete às 23 horas.

34.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA:Realizar manutenção e melhorias na Rua dos Imigrantes, no Bairro Mundstock, visto que esta via possui diversos buracos e valas que vêm dificultando o trânsito de veículos na localidade, em especial os de grande porte.

35.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Providenciar com urgência o conserto e manutenção da Rua Guilherme Timm, trecho próximo ao acesso secundário do Campus da Unijuí, pois a lateral da via está desmoronando, oferecendo riscos de acidentes para pedestres e veículos.

36.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Revisar as bocas-de-lobo no Bairro Progresso, pois existem diversas que estão sem tampa e outras obstruídas, dificultando o escoamento da água e causando risco de acidentes.

37.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Ampliar e fortalecer os programas de assistência social no município, desenvolvendo planejamentos de assessoramento para famílias em situação de vulnerabilidade social, aplicar projetos sustentáveis de geração de renda junto ao meio rural e urbano, e de qualificação profissional e pessoal, além de estimular negócios rentáveis que reduzam os níveis de pobreza na cidade e promovam inclusão social.

38.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Substituir as lâmpadas queimadas da iluminação pública da Rua Carlos Zimpel, proximidades do imóvel número 1250, na Linha 3 Oeste, assim como nas imediações do imóvel número 447 da Rua Benedito Recieri Bronzatto, no Bairro Thomé de Souza, nas proximidades do número 450 da Rua Belém, no Bairro Burtet e na Rua Cristóvão Colombo, imediações do imóvel número 124, no Bairro Storch.

39.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Proceder o manejo adequado das árvores existentes na Rua Alcindo Pereira Gomes, no Bairro Independência, pois os galhos e folhas das mesmas estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes, e também estão prejudicando a iluminação pública desta via.

40.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Proceder o recolhimento dos galhos resultante de poda de árvores efetivadas pelos próprios moradores, e que se encontram depositados na Rua José Capsa, no Bairro Independência, proximidades da Escola Municipal Infantil Independência, e na Rua Cristóvão Colombo, nos fundos da residência número 665, em diagonal a Sede do Bairro Boa Vista.

41.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar o calçamento de aproximadamente vinte metros no final da Avenida Nações Unidas, em frente ao imóvel número 555, visto que os moradores daquela região têm dificuldades para se deslocar em dias de chuva.

42.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm, Bairro Morada do Sol.

43.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Verificar a iluminação pública da Rua das Chácaras, em frente ao imóvel número 958, no Bairro Osvaldo Aranha, pois a lâmpada permanece ligada o dia inteiro há vários meses.

44.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Professora Luiza Couto, entre as ruas Siqueira Couto e Francisco Berenhauser, no Centro, pois a via está em péssimas condições de trafegabilidade.

45.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Estudar a viabilidade de ser instalada uma tampa inteligente nas bocas-de-lobo existentes na Avenida Brasil, no Bairro Elisabeth, proximidades dos imóveis número 483, 502 e 510, de modo que impeça a propagação do odor característico exalado pelo esgoto e que tem causado transtorno aos moradores das proximidades.

46.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Dom Vidal, uma vez que muitos veículos estão sendo conduzidos em alta velocidade no local, colocando em risco os transeuntes.

47.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Realizar melhorias na Rua José Gabriel, principalmente capina e pintura da sinalização viária.


Ata

ATA No 36/2017

Aos nove dias do mês de outubro do ano de 2017, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Alexandra de Freitas Lentz, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Darci Pretto da Silva, Edemilson Franco Mastella, Jeferson Maturana Dalla Rosa, João Pedro Monteiro, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, José Ricardo Adamy da Rosa, Junior Carlos Piaia, Marcos César Barriquello e Rubem Carlos Jagmin, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente, o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Rubem Carlos Jagmin, que procedesse a LEITURA DA ATA número 35 do ano de 2017, referente à Sessão Plenária Ordinária do dia dois de outubro do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas, ofícios do Excelentíssimo Senhor Prefeito Municipal, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores; - da Assembleia Legislativa do Estado, convidando para o seminário A Educação no Desenvolvimento Regional ; - da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica, convidando para a abertura do Desafio Cidades Inteligentes; - e da Plataforma de Governo Norte Gaúcho da Caixa Econômica Federal, notificando o crédito de recursos financeiros ao Município de Ijuí. Posteriormente, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foram deferidos Votos de Pesar pelo falecimento da Senhora Lina Gaist e dos Senhores Albino de Jesus, Gilmar Luis da Silva e Lucídio Machado Oliveira. Foram ainda deferidos Votos Congratulatórios à Federação dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Estado do Rio Grande do Sul e ao Sindicato dos Contabilistas de Passo Fundo pela realização do XXXIII Encontro Estadual de Contabilistas realizado de 29 de setembro a primeiro de outubro de 2017 na cidade de Passo Fundo, assim como ao Sindicato dos Contabilistas de Ijuí pela participação neste evento. Em seguida, foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pela Mensagem no 064/2017, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até dez mil e quinhentos reais, e dá outras providências, e pela Mensagem no 065/2017, que Concede Títulos de Cidadania. Posteriormente, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 1.268/2017, que Altera o artigo primeiro da Lei número 6.551, de oito de agosto de 2.017, e dá outras providências, juntamente com o Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Dando continuidade, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.306/2017, que Autoriza o Poder Executivo Municipal repassar recursos para a União das Etnias de Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências, acompanhado de pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Manifestaram-se os Vereadores Darci Pretto da Silva, Marcos César Barriquello e João Pedro Monteiro, que solicitou vistas ao Projeto. Colocado em votação, o Pedido de Vistas foi aceito por unanimidade de votos. Foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei, de autoria dos Vereadores Marcos César Barriquello e Jeferson Maturana Dalla Rosa, que Denomina de Rua Professor Waldir Bussmann a via pública que menciona, e de autoria de todos os Vereadores, que Concede Títulos de Cidadania. Da mesma forma, foi remetido para análise das Comissões o Projeto de Resolução, de autoria da Mesa Diretora, que Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a Expoijuí Fenadi 2017, e dá outras providências. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o REQUERIMENTO, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, que requeria o envio de ofício ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem solicitando, em caráter de urgência, a recuperação do acostamento da ERS 155 no trecho compreendido entre o trevo com a BR 285 até o quilômetro dois, em frente a Escola Municipal Quinze de Novembro. Não havendo interessados em fazer uso da palavra, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Da mesma forma, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Requerimento de autoria do Vereador Junior Carlos Piaia, que solicitava que fosse considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões realizada no dia seis de outubro de 2017 a sua participação em reunião na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, nesta mesma data, quando foi tratado sobre o relatório da Subcomissão de Moradia, dentre outros assuntos. Em seguida, foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Qual a previsão para a conclusão da Academia de Saúde no Bairro Modelo? Qual o montante de valores investido na obra? Será disponibilizado profissional habilitado para orientar os usuários na utilização dos equipamentos? Serão instalados mais equipamentos naquele espaço, pois os moradores do bairro estão reclamando que os equipamentos instalados são complexos e pouco atrativos? - Quando foi realizada a última eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Departamento Municipal de Energia? Qual a data prevista para eleição da próxima Comissão? - Algumas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho, como a de número Sete, estabelece que empresas como o Departamento Municipal de Energia tenham o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que é elaborado por profissional habilitado, e neste programa, além dos exames admissionais, estabelece a realização de exames periódicos, com os intervalos mínimos de tempo, a fim de evitar doenças provocadas ou que possam vir a se agravar pelo serviço. Neste sentido, o Departamento Municipal de Energia tem encaminhado à realização dos exames periódicos nos servidores? Encaminhar cópia do PCMSO, e as cópias dos laudos médicos dos exames periódicos realizados de acordo com o PCMSO; - e de autoria dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha e José Ricardo Adamy da Rosa: Qual a previsão da Gestão Municipal realizar os encaminhamentos legais para efetivar a entrega dos veículos Chevrolet Spin, que foram adquiridos com recursos oriundos do orçamento geral da união do ano de 2015, por emenda individual do Deputado Federal Darcísio Paulo Perondi, e que estão paradas no pátio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desde o mês de abril do ano em curso? Também foi despachado favoravelmente o ANTEPROJETO DE LEI de autoria do Vereador César Busnello, que Institui o programa estudantil Prefeito, Secretários e Coordenadores por um dia . Foram ainda despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Adalberto de Oliveira Noronha: Realizar diagnóstico da vegetação arbórea das praças e nos passeios públicos em todo o município, bem como uma avaliação da necessidade de intervenção, da compatibilidade da vegetação com a rede elétrica, do espaço disponível para o desenvolvimento das plantas, principalmente suas raízes e copa, da distância destas em relação às edificações, enfim, das condições gerais da árvore, se estas apresentam características que possam demonstrar risco de acidentes, como quedas e tombamentos, mesmo que em longo prazo; - Realizar obras de melhoria com urgência nas estradas entre as Linhas Quatro e Oito Oeste, pois o trecho está intransitável, dificultando sobretudo o transporte escolar, assim como o escoamento da produção leiteira e da safra agrícola; - Realizar a avaliação de uma árvore localizada no passeio da Praça do Bairro Modelo, na Rua Richard Steinke, em frente à residência número nove da quadra P , pois está localizada em área pública, e é uma árvore antiga, de porte elevado, com uma importante inclinação, dentre outros problemas que podem comprometer a estabilidade da mesma, visto que possui diâmetro considerável e seu estado aparentemente não possibilita recuperação, estando em risco de queda eminente, podendo, em caso de ventos, causar prejuízo aos moradores que residem nas proximidades, e desta forma necessitando intervenção urgente do poder público; - da Vereadora Alexandra de Freitas Lentz: Realizar melhorias necessárias na Rua Decio Betinelli, trecho compreendido entre as ruas Antônio Bonamigo e Arthur Borchardt; - Realizar operação tapa-buracos na Rua São Rafael, proximidades do imóvel número 374, no Bairro Glória; - dos Vereadores Andrei Cossetin Sczmanski e Edemilson Franco Mastella: Realizar operação tapa-buracos em regime de urgência na Rua Hipólito José da Costa, Bairro Lulu Ilgenfritz, nas proximidades do imóvel número 223, pois após o último conserto realizado no local, formou-se um atoleiro que tem causado muitos transtornos para os usuários da via; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Proceder as melhorias necessárias e retirar a lama que se encontra acumulada na Rua Miguel Konageski, no Bairro XV de Novembro; - Estudar a viabilidade técnica de instalar redutores de velocidade nas ruas Sete de Setembro e Doze de Outubro, Centro, nas proximidades do Colégio Sagrado Coração de Jesus, pois o intenso fluxo de veículos no local, expõe os pedestres ao risco de acidente; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Henrique Kopf, Bairro Tiarajú, pois a mesma se encontra em péssimo estado de conservação, dificultando o trânsito no local; - Revisar a iluminação pública da Rua Frederico Steinmetz, no Bairro Lulu Ilgenfritz; - Proceder a limpeza e recolhimento da lama acumulada na Rua Tobias Barreto, nas proximidades da Penitenciaria Modulada de Ijuí; - Realizar operação tapa-buracos e avaliar as causas do elevado volume de água que se acumula, mesmo com pouca chuva, na Rua Pedro Hammarstron, nas proximidades do Hospital da Unimed, principalmente em frente do ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo urbano; - do Vereador César Busnello: Realizar operação tapa-buracos ou pavimentar com camada asfáltica o trecho da Rua Manaus compreendido entre a interseção com a Rua Pedro Hammarstron e a BR 285, visto que esta via conta com elevado fluxo de veículos; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires, proximidades do entroncamento com a Avenida Pinheiro Machado, assim como na Rua Tiradentes, em frente a Loja TaQi, e na Rua General Flores da Cunha, interseção com a Rua das Chácaras; - Revisar a iluminação pública da Rua Aristeu Pereira, desde o cruzamento com a Rua Belém até as imediações do Condomínio Residencial Burtet, visto que há várias lâmpadas que permanecem ligadas as 24 horas do dia; - Podar as árvores existentes em frente ao imóvel número 567 da Rua Max Franke, no Bairro Progresso, visto que os galhos destas estão invadindo a via, prejudicando o fluxo de veículos; - Criar o Centro de Referência da Mulher em um único espaço público disponibilizando informações sobre as políticas públicas de atendimento à mulher e articulando as políticas de saúde, educação, assistência social, habitação, trabalho e renda para as mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social; - do Vereador Edemilson Franco Mastella: Revisar a iluminação pública da Rua Guilherme Timm, proximidades do imóvel número 588, pois há lâmpadas que não estão funcionando; - do Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa: Demarcar uma vaga de estacionamento com tempo limite de trinta minutos, com alerta ligado, na Rua do Comércio, em frente ao imóvel número 2323, Bairro Pindorama, no horário das dezessete às 23 horas; - do Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira: Realizar manutenção e melhorias na Rua dos Imigrantes, no Bairro Mundstock, visto que esta via possui diversos buracos e valas que vêm dificultando o trânsito de veículos na localidade, em especial os de grande porte; - Providenciar com urgência o conserto e manutenção da Rua Guilherme Timm, trecho próximo ao acesso secundário do Campus da Unijuí, pois a lateral da via está desmoronando, oferecendo riscos de acidentes para pedestres e veículos; - Revisar as bocas-de-lobo no Bairro Progresso, pois existem diversas que estão sem tampa e outras obstruídas, dificultando o escoamento da água e causando risco de acidentes; - Ampliar e fortalecer os programas de assistência social no município, desenvolvendo planejamentos de assessoramento para famílias em situação de vulnerabilidade social, aplicar projetos sustentáveis de geração de renda junto ao meio rural e urbano, e de qualificação profissional e pessoal, além de estimular negócios rentáveis que reduzam os níveis de pobreza na cidade e promovam inclusão social; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Substituir as lâmpadas queimadas da iluminação pública da Rua Carlos Zimpel, proximidades do imóvel número 1250, na Linha Três Oeste, assim como nas imediações do imóvel número 447 da Rua Benedito Recieri Bronzatto, no Bairro Thomé de Souza, nas proximidades do número 450 da Rua Belém, no Bairro Burtet e na Rua Cristóvão Colombo, imediações do imóvel número 124, no Bairro Storch; - Proceder o manejo adequado das árvores existentes na Rua Alcindo Pereira Gomes, no Bairro Independência, pois os galhos e folhas das mesmas estão em contato direto com a rede elétrica, gerando risco de acidentes, e também estão prejudicando a iluminação pública desta via; - Proceder o recolhimento dos galhos resultante de poda de árvores efetivadas pelos próprios moradores, e que se encontram depositados na Rua José Capsa, no Bairro Independência, proximidades da Escola Municipal Infantil Independência, e na Rua Cristóvão Colombo, nos fundos da residência número 665, em diagonal a Sede do Bairro Boa Vista; - Realizar o calçamento de aproximadamente vinte metros no final da Avenida Nações Unidas, em frente ao imóvel número 555, visto que os moradores daquela região têm dificuldades para se deslocar em dias de chuva; - Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm, Bairro Morada do Sol; - do Vereador Junior Carlos Piaia: Verificar a iluminação pública da Rua das Chácaras, em frente ao imóvel número 958, no Bairro Osvaldo Aranha, pois a lâmpada permanece ligada o dia inteiro há vários meses; - Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Professora Luiza Couto, entre as ruas Siqueira Couto e Francisco Berenhauser, no Centro, pois a via está em péssimas condições de trafegabilidade; - Estudar a viabilidade de ser instalada uma tampa inteligente nas bocas-de-lobo existentes na Avenida Brasil, no Bairro Elisabeth, proximidades dos imóveis número 483, 502 e 510, de modo que impeça a propagação do odor característico exalado pelo esgoto e que tem causado transtorno aos moradores das proximidades; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Dom Vidal, uma vez que muitos veículos estão sendo conduzidos em alta velocidade no local, colocando em risco os transeuntes; - Realizar melhorias na Rua José Gabriel, principalmente capina e pintura da sinalização viária. Em seguida, passou-se aos espaços destinados ao PEQUENO e ao GRANDE EXPEDIENTES. Manifestou-se, no espaço do Pequeno Expediente, o Vereador João Pedro Monteiro, debatendo, entre outros assuntos, o sucesso do evento promovido pela União das Associações de Bairros de Ijuí em comemoração ao seu cinquentenário, e elogiando o trabalho desempenhado pela Defesa Civil de Ijuí por ocasião do vendaval que assolou o município na última semana. Posteriormente, pronunciou-se nos espaços de ambos os expedientes somados, o Vereador José Ricardo Adamy da Rosa, discutindo acerca da tramitação do Projeto de Lei referente ao Plano Plurianual para o quadriênio 2018 a 2021, saudando ainda a União das Associações de Bairros de Ijuí pela programação alusiva ao seu cinquentenário de fundação. Em seguida fez uso da palavra, nos espaços de ambos os expedientes somados, o Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, defendendo a relevância da prevenção quando se trata de saúde pública, e explanando acerca do aumento significativo do índice de mortalidade infantil em Ijuí. Manifestou-se no espaço do Pequeno Expediente, o Vereador Jeferson Maturana Dalla Rosa, explanando acerca dos problemas existentes na manutenção da Rua Guilherme Timm e questões relacionadas ao trânsito na área urbana da cidade, lamentando a falta de convicção do Secretário de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito quanto a importância da implantação do sistema binário. Posteriormente pronunciou-se, no espaço do Pequeno Expediente, somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, o Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, debatendo o Pedido de Informação constante na Pauta referente aos veículos adquiridos com recursos oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Darcísio Perondi, criticando ainda a falta de manutenção das praças públicas, os problemas existentes nos cemitérios do Município, a precariedade das estradas do interior, entre outros assuntos. Também fazendo uso do espado do Pequeno Expediente somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, pronunciou-se o Vereador César Busnello, criticando a ineficiência de várias pastas da Administração Pública Municipal, a recorrência de problemas na pavimentação das ruas e na iluminação pública, lamentando a falta de atenção por parte do Gestor quanto às reivindicações e sugestões dos Vereadores. A seguir, fez uso da palavra, no Pequeno Expediente, o Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, concordando com o pronunciamento do Vereador César Busnello referente às falhas na Gestão do Município, questionando a não atenção e descumprimento do disposto no Plano de Mobilidade Urbana, criticando a existência de livro disponível para consulta pública, inclusive por menores de idade, na Biblioteca Municipal, com conteúdo idêntico à Exposição de Arte promovida pelo Santander Cultural, polemizada nacionalmente por apresentar conteúdo obsceno e supostamente incitar pedofilia e zoofilia. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às vinte horas e vinte minutos. Do que, para constar lavrou-se a presente ata que, após lida e aprovada pelo Plenário, segue assinada pelos Senhores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
Andrei Cossetin Sczmanski Presente
César Busnello Presente
Claudiomiro Gabbi Pezzetta Presente
Darci Pretto da Silva Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha Presente
Alexandra de Freitas Lentz Presente
Edemilson Franco Mastella - Misco Presente
Jeferson Maturana Dalla Rosa Presente
João Pedro Monteiro Presente
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira Presente
Junior Carlos Piaia Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Realizar melhorias na Rua José Gabriel

Número Data do documento Legislatura Ano
1391 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar melhorias na Rua José Gabriel
Ver detalhes

Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Dom Vidal

Número Data do documento Legislatura Ano
1390 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Dom Vidal
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Estudar a viabilidade de ser instalada uma tampa inteligente nas bocas-de-lobo existentes na Avenida Brasil

Número Data do documento Legislatura Ano
1389 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Estudar a viabilidade de ser instalada uma tampa inteligente nas bocas-de-lobo existentes na Avenida Brasil
Ver detalhes

Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Professora Luiza Couto

Número Data do documento Legislatura Ano
1388 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder os reparos necessários na pavimentação da Rua Professora Luiza Couto
Ver detalhes

Verificar a iluminação pública da Rua das Chácaras

Número Data do documento Legislatura Ano
1387 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Verificar a iluminação pública da Rua das Chácaras
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm

Número Data do documento Legislatura Ano
1386 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua Guilherme Timm
Ver detalhes

Realizar o calçamento de aproximadamente vinte metros no final da Avenida Nações Unidas

Número Data do documento Legislatura Ano
1385 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar o calçamento de aproximadamente vinte metros no final da Avenida Nações Unidas
Ver detalhes

Proceder o recolhimento dos galhos resultante de poda de árvores

Número Data do documento Legislatura Ano
1384 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder o recolhimento dos galhos resultante de poda de árvores
Ver detalhes

Proceder o manejo adequado das árvores existentes na Rua Alcindo Pereira Gomes

Número Data do documento Legislatura Ano
1383 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder o manejo adequado das árvores existentes na Rua Alcindo Pereira Gomes
Ver detalhes

Substituir as lâmpadas queimadas da iluminação pública da Rua Carlos Zimpel

Número Data do documento Legislatura Ano
1382 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Substituir as lâmpadas queimadas da iluminação pública da Rua Carlos Zimpel
Ver detalhes

Ampliar e fortalecer os programas de assistência social no município

Número Data do documento Legislatura Ano
1381 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Ampliar e fortalecer os programas de assistência social no município
Ver detalhes

Revisar as bocas-de-lobo no Bairro Progresso

Número Data do documento Legislatura Ano
1380 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar as bocas-de-lobo no Bairro Progresso
Ver detalhes

Providenciar com urgência o conserto e manutenção da Rua Guilherme Timm

Número Data do documento Legislatura Ano
1379 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar com urgência o conserto e manutenção da Rua Guilherme Timm
Ver detalhes

Realizar manutenção e melhorias na Rua dos Imigrantes

Número Data do documento Legislatura Ano
1378 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar manutenção e melhorias na Rua dos Imigrantes
Ver detalhes

Demarcar uma vaga de estacionamento com tempo limite de trinta minutos

Número Data do documento Legislatura Ano
1377 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Demarcar uma vaga de estacionamento com tempo limite de trinta minutos
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Guilherme Timm

Número Data do documento Legislatura Ano
1376 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Guilherme Timm
Ver detalhes

Criar o Centro de Referência da Mulher (CRM)

Número Data do documento Legislatura Ano
1375 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Criar o Centro de Referência da Mulher (CRM)
Ver detalhes

Podar as árvores existentes em frente ao imóvel número 567 da Rua Max Franke

Número Data do documento Legislatura Ano
1374 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Podar as árvores existentes em frente ao imóvel número 567 da Rua Max Franke
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Aristeu Pereira

Número Data do documento Legislatura Ano
1373 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Aristeu Pereira
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires

Número Data do documento Legislatura Ano
1372 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua Venâncio Aires
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos ou pavimentar com camada asfáltica o trecho da Rua Manaus

Número Data do documento Legislatura Ano
1371 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos ou pavimentar com camada asfáltica o trecho da Rua Manaus
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Realizar operação tapa-buracos e avaliar as causas do elevado volume de água que se acumula, mesmo com pouca chuva,...

Número Data do documento Legislatura Ano
1370 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos e avaliar as causas do elevado volume de água que se acumula, mesmo com pouca chuva, na Rua Pedro Hammarstron
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Proceder a limpeza e recolhimento da lama acumulada na Rua Tobias Barreto

Número Data do documento Legislatura Ano
1369 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder a limpeza e recolhimento da lama acumulada na Rua Tobias Barreto
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Frederico Steinmetz

Número Data do documento Legislatura Ano
1368 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Frederico Steinmetz
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua Henrique Kopf

Número Data do documento Legislatura Ano
1367 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua Henrique Kopf
Ver detalhes

Estudar a viabilidade técnica de instalar redutores de velocidade nas ruas Sete de Setembro e Doze de Outubro

Número Data do documento Legislatura Ano
1366 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Estudar a viabilidade técnica de instalar redutores de velocidade nas ruas Sete de Setembro e Doze de Outubro
Ver detalhes

Proceder as melhorias necessárias e retirar a lama que se encontra acumulada na Rua Miguel Konageski

Número Data do documento Legislatura Ano
1365 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder as melhorias necessárias e retirar a lama que se encontra acumulada na Rua Miguel Konageski
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos em regime de urgência na Rua Hipólito José da Costa

Número Data do documento Legislatura Ano
1364 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos em regime de urgência na Rua Hipólito José da Costa
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua São Rafael

Número Data do documento Legislatura Ano
1363 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua São Rafael
Ver detalhes

Realizar melhorias necessárias na Rua Decio Betinelli

Número Data do documento Legislatura Ano
1362 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar melhorias necessárias na Rua Decio Betinelli
Ver detalhes

Realizar a avaliação de uma árvore localizada no passeio da Praça do Bairro Modelo

Número Data do documento Legislatura Ano
1361 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a avaliação de uma árvore localizada no passeio da Praça do Bairro Modelo
Ver detalhes

Realizar obras de melhoria com urgência nas estradas entre as Linhas Quatro e Oito Oeste

Número Data do documento Legislatura Ano
1360 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar obras de melhoria com urgência nas estradas entre as Linhas Quatro e Oito Oeste
Ver detalhes

Realizar diagnóstico da vegetação arbórea das praças e nos passeios públicos

Número Data do documento Legislatura Ano
1359 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar diagnóstico da vegetação arbórea das praças e nos passeios públicos
Ver detalhes

REQUERIMENTOS

PI - Qual a previsão da Gestão Municipal realizar os encaminhamentos legais para efetivar a entrega dos veículos Chev...

Número Data do documento Legislatura Ano
1357 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual a previsão da Gestão Municipal realizar os encaminhamentos legais para efetivar a entrega dos veículos Chevrolet Spin, que foram adquiridos com recursos oriundos do orçamento geral da união do ano de 2015, por emenda individual do Deputado Federal Darcísio Paulo Perondi, e que estão paradas no pátio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social desde o mês de abril do ano em curso?
Ver detalhes

PI - O Departamento Municipal de Energia tem encaminhado à realização dos exames periódicos nos servidores?

Número Data do documento Legislatura Ano
1356 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - O Departamento Municipal de Energia tem encaminhado à realização dos exames periódicos nos servidores?
Ver detalhes

PI - Quando foi realizada a última eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA no Departamento Munici...

Número Data do documento Legislatura Ano
1355 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quando foi realizada a última eleição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA no Departamento Municipal de Energia - DEMEI?
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PI - Qual a previsão para a conclusão da Academia de Saúde no Bairro Modelo?

Número Data do documento Legislatura Ano
1354 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Qual a previsão para a conclusão da Academia de Saúde no Bairro Modelo?
Ver detalhes

Justifica ausência reunião das comissões 06-10-2017

Número Data do documento Legislatura Ano
1353 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Justifica ausência reunião das comissões 06-10-2017
Ver detalhes

Envio de ofício ao DAER

Número Data do documento Legislatura Ano
1352 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Envio de ofício ao DAER
Ver detalhes

PROJETOS

Institui o programa estudantil Prefeito, secretários e coordenadores por um dia

Número Data do documento Legislatura Ano
1358 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
Institui o programa estudantil Prefeito, secretários e coordenadores por um dia
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Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a Expoijuí Fenadi 2017, e dá outras prov...

Número Data do documento Legislatura Ano
1351 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí a realizar despesas que menciona durante a Expoijuí Fenadi 2017, e dá outras providências
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Concede Títulos de Cidadania

Número Data do documento Legislatura Ano
1350 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Concede Títulos de Cidadania
Ver detalhes

Denomina de Rua Professor Waldir Bussmann a via pública que menciona

Número Data do documento Legislatura Ano
1349 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Denomina de Rua Professor Waldir Bussmann a via pública que menciona
Ver detalhes

Concede Títulos de Cidadania

Número Data do documento Legislatura Ano
1348 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Concede Títulos de Cidadania
Ver detalhes

Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), e dá out...

Número Data do documento Legislatura Ano
1347 09/10/2017 2017-2020 2017
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), e dá outras providências
Ver detalhes

Áudios

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Câmara Municipal de Ijuí - RS.
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