.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
42/2018 Ordinária 10/12/2018 00:00:00
Descrição

42ª Sessão Plenária Ordinária do 2º ano da 17ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS


Pauta

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 10/12/2018.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI Mensagem nº 123/2018: Altera e acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 3.871, de 19 de novembro de 2001. Cria Comissão Especial.

2.  PROJETO DE LEI Mensagem nº 124/2018: Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para a Associação Hospital Bom Pastor Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.470/2018: Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até R$ 142.451,93 (cento e quarenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e um reais e noventa e três centavos). Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

4.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.471/2018: Acresce atribuição analítica ao cargo de Operador de Máquinas de que trata a Lei Municipal nº 2.675, de 5 de setembro de 1991. Com Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final.

5.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.472/2018: Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de imóvel que menciona para a empresa Lojas Fricke Ltda. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

6.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.473/2018: Altera o dispositivo que menciona da Lei Municipal nº 5.480, de 5 de agosto de 2011. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas.

7.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.474/2018: Altera os dispositivos que menciona da Lei Municipal nº 3.080, de 30 de dezembro de 1994. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas.

8.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.475/2018: Altera e inclui dispositivos que menciona da Lei Municipal nº 5.090, de 29 de setembro de 2009. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

9.  PROJETO DE LEI Processo nº 1.476/2018: Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o CLUBE DE CORREDORES DE IJUI - CCI para os fins que menciona.Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

PODER LEGISLATIVO

REQUERIMENTOS

10.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Envio de ofício ao Comando do 29º Batalhão da Brigada Militar, solicitando a manutenção do Módulo Policial na Praça da República, considerando a sua importância para o controle e segurança da população em geral, principalmente ao considerarmos a proximidade das festas de final de ano e o decorrendo aumento da circulação de pessoas por este local.

11.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Quantos cargos de provimentos em comissão há no Poder Executivo Municipal? Destes, quantos estão lotados atualmente? Quais são os órgãos ou setores de lotação de cada um deste? Enviar relação nominal completa, informando o respectivo valor pecuniário de suas remunerações.

12.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Quantas Funções Gratificadas (FGs) existem no Poder Executivo Municipal? Quais são os órgãos ou setores de lotação de cada uma? Quem são os servidores titulares destas? Qual o valor monetário de cada uma? Enviar relação nominal completa, especificando o padrão remuneratório de cada FG e seu valor monetário, bem como a lotação de seus detentores.

ANTEPROJETO DE LEI

13.  HELENA STUMM MARDER: Dispõe sobre a redução da carga horária da categoria funcional de assistente social e dá outras providências.

14.  MARILDO KRONBAUER: Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em via pública e dá outras providências.

INDICAÇÕES

15.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Implantar sistema eletrônico, disponibilizado através da rede mundial de computadores, para que a população possa efetivar a matrícula dos alunos nas escolas da rede pública municipal, oportunizando também a realização de inscrição para concorrer a vagas nas escolas municipais de educação infantil. Destaca-se que da forma como está ocorrendo atualmente, de forma manual, além de acarretar sobrecarga nas tarefas dos trabalhadores da área, ocasiona transtornos e dificuldades aos pais para procederem a inscrição, principalmente se considerarmos que na grande maioria, realiza a inscrição em mais de uma instituição de ensino simultaneamente.

16.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Restaurar a pavimentação da Rua Pedro Torstenberg, em frente ao imóvel número 1766, no Bairro Glória, pois existe um buraco no local, acumulando água em dias de chuva, que é arremessada contra os pedestres e principalmente às pessoas que aguardam pelo transporte coletivo urbano no ponto de embarque que há naquelas imediações.

17.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Revisar e realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Vicente Razia, principalmente nas proximidades do imóvel número 361, no Bairro Mundstock.

18.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Dr. Pestana, visto que se encontra intrafegável em virtude do elevado número de buracos.

19.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar a recuperação da pavimentação da Rua Júlio Lopes, no Bairro Novo Leste, uma vez que a mesma se encontra em péssimas condições de trafegabilidade, com grande número de buracos.

20.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar a recuperação da pavimentação das Ruas Cassiano Ricardo, Afonso Arinos, Castro Alves, Cristóvão Stiebe e Casemiro de Abreu, no Bairro Alvorada, visto que estão em péssimas condições, praticamente intransitáveis.

21.  ADALBERTO DE OLIVEIRA NORONHA: Realizar a recuperação da pavimentação do acesso ao Lar Bom Abrigo, no Distrito Santana. Destaca-se que a Direção da Casa reivindica a administração municipal desde 2016, através de ofícios, reuniões e até o momento não foram atendidos. A estrada está em péssimas condições, não permitindo a circulação de alguns tipos de veículos, causando transtornos aos visitantes e aos trabalhadores que diariamente circulam pela via.

22.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Recolocar, em regime de URGÊNCIA, a grade da boca-de-lobo existente na Rua Cassiano Ricardo, em frente ao imóvel número 429, no Bairro Tancredo Neves, em virtude do risco eminente de acidentes com veículos e até mesmo com pedestres que transitam no local, principalmente por crianças e idosos, pois a profundidade do mesmo é de aproximadamente dois metros. Destaca-se que já foi solicitado pessoalmente ao Diretor Presidente do Demasi, mas até o momento não foi solucionada a situação.

23.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Providenciar os reparos necessários no calçamento da Rua Venceslau Konageski, no Bairro Storch, proximidades do imóvel número 306.

24.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Realizar a limpeza de terrenos que margeiam a Av. Porto Alegre, nas proximidades Cotrijui, pois os terrenos estão com vegetação alta e acúmulo e lixo no local.

25.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Proceder a limpeza das bocas-de-lobo existentes na Rua Tobias Barreto, no Bairro Luiz Fogliatto, principalmente nas proximidades da penitenciária modulada de Ijuí, pois mesmo com pouca chuva a água se acumula e invade as moradias próximas ao local.

26.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Recolocar a tampa da boca-de-lobo que há meses permanece aberta na Rua Emílio Glitz, proximidades do CTG Laureano de Medeiros.

27.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Reformar, em regime de urgência, o acesso do Lar Menina, pois há muito tempo está a espera de manutenção, causando grandes transtorno aos seus usuários.

28.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Reformar, em regime de urgência, o acesso ao condomínio residencial popular Frieda Heck, através da Rua João Perondi pois a mesma apresenta valetas com grande profundidade, causando grandes transtornos aos seus usurários.

29.  ANTÔNIO HINTZ DE LIMA: Recolher a grande quantidade de lixo que se acumulou nas redondezas do Cemitério da Linha Três, devido a passagem do Dia de Finados, vasos e plásticos jogados nas redondezas acumulam água criando um ambiente propício para proliferação de insetos.

30.  CÉSAR BUSNELLO: Providenciar, em regime de urgência, o conserto da ponte da estrada da Linha Três Leste, no Distrito de Santana, visto que está totalmente danificada, comprometendo a circulação de veículos mais pesados, sobretudo dos responsáveis pelo transporte escolar e escoamento da produção leiteira e da safra agrícola daquela região.

31.  CÉSAR BUSNELLO: Realizar operação tapa-buracos nas ruas dos bairros Independência e Mundstock, visto que contam com várias vias que estão em péssimas condições de trafegabilidade, prejudicando o fluxo de veículos, especialmente do transporte coletivo urbano.

32.  CÉSAR BUSNELLO: Refazer o calçamento das ruas que sofreram alguma obra de intervenção da Corsan no Bairro São Paulo, pois estão em péssimas condições de trafegabilidade.

33.  CÉSAR BUSNELLO: Revisar a iluminação pública da Rua Norberto Knebel, no Bairro Thomé de Souza, visto que está totalmente às escuras . Os moradores têm reclamado que já procuraram o setor competente por várias vezes, e até o momento o problema não foi solucionado.

34.  CÉSAR BUSNELLO: Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Eduardo Geiss, em frente à Lavagem do Beto, visto que há elevado fluxo de veículos no acesso a este estabelecimento, e muitos veículos são conduzidos por esta via com velocidade superior aquela permitida pela legislação, expondo os demais usuários ao risco de acidentes.

35.  EDEMILSON FRANCO MASTELLA: Realizar operação tapa-buracos na Rua José Ceretta, no Bairro São Geraldo.

36.  JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Revisar a iluminação pública da Rua Pedro Miron, proximidades do imóvel número 38, no Bairro Assis Brasil, pois há vários dias se encontra apagada.

37.  JEFERSON MATURANA DALLA ROSA: Revisar a iluminação pública da Rua Cruz Alta, no Bairro Jardim, pois várias lâmpadas não estão funcionando adequadamente.

38.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Revitalizar a demarcação da lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito do cruzamento da Avenida 21 de Abril com a Rua Tiradentes e Rua General Flores da Cunha.

39.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Instalar uma lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito na Rua dos Imigrantes no Bairro Progresso. Essa é uma reclamação dos moradores, que se sentem ameaçados com a insegurança da via.

40.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Construir uma unidade de Estratégia em Saúde da Família no Bairro Osvaldo Aranha, pois existe uma grande demanda de usuários do SUS que necessitam se deslocar até a ESF 6 - Thomé de Souza, considerando que a posto do Bairro Thomé de Souza atende em média oito mil usuários, acima da capacidade prevista para sua estrutura.

41.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Disponibilizar fiscais ambientais para o município, pois existe falta da função e equipe para fazer a fiscalização ambiental dentro da cidade, um dos motivos de existir tantos casos de descarte de lixo clandestino e terrenos tomados de sujeiras.

42.  JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Providenciar recolhimento de lixo descartados irregularmente na Avenida Nações Unidas, próximo às residências números 212 e 240 em um terreno baldio. Existe reclamação que o lixo é descartado e depois queimado, resultando em odor e fumaça tóxica.

43.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Construir galerias para canalização do esgoto cloacal na Rua Décio Betinelli, no Bairro Luiz Fogliatto, visto que, segundo relato dos moradores, há esgoto escorrendo a céu aberto no local, colocando em risco a saúde da população residente nas proximidades, além de causar outros transtornos ao exalar forte odor caraterístico, e favorecer a proliferação de roedores, insetos e animais peçonhentos.

44.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Substituir a lâmpada danificada na iluminação pública da Rua dos Imigrantes, proximidades do imóvel número 86, no Bairro Progresso.

45.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Steves, no Bairro Quinze de Novembro, principalmente em frente à Unidade de Saúde, onde há buracos de grandes dimensões, causando inúmeros transtornos ao tráfego dos veículos.

46.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Revisar o sistema de iluminação pública bem como proceder a substituição das lâmpadas queimadas na Rua Francisco Berenhauser, principalmente em frente à Unidade Básica de Saúde, no Bairro Nossa Senhora da Penha, pois a falta de iluminação tem colocado em risco a segurança dos moradores que necessitam permanecer no local durante a madrugada para aguardar por atendimento da Unidade de Saúde.

47.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Realizar as melhorias necessárias, principalmente operação tapa-buracos , na Rua João Carlos Deckmann, no Bairro Lulu Ilgenfritz, para restabelecer condições adequadas de trafegabilidade nesta via.

48.  JUNIOR CARLOS PIAIA: Proceder os reparos necessários no calçamento na Rua Dr. João Eickoff, no Bairro Tomé de Souza, pois a situação é crítica nos dias chuvosos, causando transtornos aos moradores das proximidades.

49.  MARILDO KRONBAUER e JORGE GILMAR AMARAL DE OLIVEIRA: Executar, no exercício de 2019, a pavimentação asfáltica de um trecho de aproximadamente quarenta metros no prolongamento da Rua Hermann Wasserman, no Bairro Lambari, após as instalações da Indústria Lactális, visto que há nas proximidades um empreendimento pioneiro em todo o Brasil, da Empresa de comércio e distribuição de combustíveis TRR Lambari, que disponibiliza mais de trezentas vagas para estacionamento de caminhões, melhorando o acesso ao local.


Ata

ATA No 44/2018

Aos dez dias do mês de dezembro do ano de 2018, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Adalberto de Oliveira Noronha, Alexandra de Freitas Lentz, Antônio Adolfo Hintz de Lima, César Busnello, Darci Pretto da Silva, Edemilson Franco Mastella, Helena Stumm Marder, Jeferson Maturana Dalla Rosa, João Pedro Monteiro, Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, José Ricardo Adamy da Rosa, Junior Carlos Piaia, Marcos César Barriquello e Marildo Kronbauer, o Presidente, Vereador Rubem Carlos Jagmin, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente, o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Junior Carlos Piaia, que procedesse a LEITURA DA ATA número 43 do ano de 2018, referente à Sessão Plenária Ordinária do dia três de dezembro do ano em curso, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas: ofícios, do Excelentíssimo Senhor Prefeito, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores, bem como encaminhando minuta do termo de fomento de que trata o Projeto de Lei remetido pela Mensagem número 115 de 2018, e encaminhando tabela para substituição parcial do Projeto de Lei remetido pela Mensagem número 97 de 2018, que trata do Código Tributário do Município; - e da Caixa Econômica Federal, comunicando o crédito de Recursos Financeiros do Orçamento Geral da União em favor do Município. Posteriormente, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foram deferidos Votos de Pesar pelo falecimento dos Senhores Alfonso Thomas e Paulo Gluszczuk. Em seguida, foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pela Mensagem no 123/2018, que Altera e acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal número 3.871, de dezenove de novembro de 2001; - e pela Mensagem no 124/2018, que Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para a Associação Hospital Bom Pastor Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.470/2018, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial no valor de até cento e quarenta e dois mil, quatrocentos e cinquenta e um reais e noventa e três centavos, acompanhado de Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Como não houve interessados em se manifestar, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. O Presidente suspendeu os trabalhos por alguns instantes. Reabertos os trabalhos, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.471/2018, que Acresce atribuição analítica ao cargo de Operador de Máquinas de que trata a Lei Municipal número 2.675, de cinco de setembro de 1991, acompanhado de Parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final. Manifestou-se o Vereador César Busnello, que solicitou Vistas ao Projeto. Não havendo mais interessados em pronunciar-se, foi o Pedido de Vistas colocado em votação, sendo aceito por unanimidade de votos. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 1.472/2018, que Autoriza concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de imóvel que menciona para a empresa Lojas Fricke Limitada, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Dando prosseguimento, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.473/2018, que Altera o dispositivo que menciona da Lei Municipal número 5.480, de cinco de agosto de 2011, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas. Não havendo manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Da mesma forma, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse manifestações durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 1.474/2018, que Altera os dispositivos que menciona da Lei Municipal número 3.080, de trinta de dezembro de 1994, acompanhado de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final e de Políticas Públicas. A seguir, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em pronunciar-se durante a discussão, o Projeto de Lei, Processo no 1.475/2018, que Altera e inclui dispositivos que menciona da Lei Municipal número 5.090, de 29 de setembro de 2009, acompanhado de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 1.476/2018, que Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para o Clube de Corredores de Ijuí para os fins que menciona, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Não havendo interessados em fazer uso da palavra, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Posteriormente, foi colocado em discussão o REQUERIMENTO, de autoria do Vereador Antônio Hintz de Lima, que solicitava o envio de ofício ao Comando do 29o Batalhão da Brigada Militar, solicitando a manutenção do Módulo Policial na Praça da República, considerando a sua importância para o controle e segurança da população em geral, principalmente ao considerarmos a proximidade das festas de final de ano e o decorrendo aumento da circulação de pessoas por este local. Manifestaram-se os Vereadores Marido Kronbauer e Darci Pretto da Silva, além do próprio autor. Após as manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. O Presidente informou a todos que a Vereadora Helena Stumm Marder iria se ausentar da presente sessão para poder representar o Poder Legislativo de Ijuí na Roda de Conversa promovida pela Coordenadoria da Mulher sobre Assédio no Trabalho e suas implicações para as mulheres. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador César Busnello: Quantos cargos de provimentos em comissão há no Poder Executivo Municipal? Destes, quantos estão lotados atualmente? Quais são os órgãos ou setores de lotação de cada um deste? Enviar relação nominal completa, informando o respectivo valor pecuniário de suas remunerações; - Quantas Funções Gratificadas existem no Poder Executivo Municipal? Quais são os órgãos ou setores de lotação de cada uma? Quem são os servidores titulares destas? Qual o valor monetário de cada uma? Enviar relação nominal completa, especificando o padrão remuneratório de cada uma e seu valor monetário, bem como a lotação de seus detentores. Também foram despachados favoravelmente os seguintes ANTEPROJETOS DE LEI, de autoria da Vereadora Helena Stumm Marder, que Dispõe sobre a redução da carga horária da categoria funcional de assistente social e dá outras providências, e de autoria do Vereador Marildo Kronbauer, que Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em via pública e dá outras providências. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente todas as INDICAÇÕES que constavam na Pauta. Posteriormente, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Manifestou-se, no Pequeno Expediente, o Vereador Adalberto de Oliveira Noronha, defendendo as Indicações de sua autoria que constavam na Pauta e a necessidade dá próxima Gestão da Câmara de Vereadores dar atenção especial à polêmica envolvendo os salários dos servidores do quadro efetivo. Também usando o espaço do Pequeno Expediente, fez uso da palavra a Vereadora Alexandra de Freitas Lentz, colocando seu nome a disposição para concorrer à Presidência da Casa para o próximo exercício, defendendo a importância da formação de uma Mesa pluripartidária e de serem corrigidos eventuais erros cometidos no passado. Em seguida, fez uso da palavra, no Pequeno Expediente, o Vereador João Pedro Monteiro, enaltecendo o sucesso do concurso estadual que selecionou a Mais Bela Comunitária do Rio Grande do Sul, elogiando também organização da Festa do Esporte promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Ijuí, e a programação natalina que está sendo promovida pelo Poder Executivo Municipal, criticando ainda as distorções que há envolvendo a polêmica sobre os altos salários pagos aos servidores da Câmara Municipal, apresentando cópia do seu último contracheque, para comprovar que, enquanto Vereador, recebe salário líquido de cinco mil, seiscentos e vinte e oito reais. Posteriormente, fez uso da palavra, no Pequeno Expediente, o Vereador Antônio Adolfo Hintz de Lima, discutindo, entre outros assuntos, a Indicação de sua autoria, referente as melhorias necessárias no acesso do Lar Bom Abrigo. Nos espaços de ambos os Expedientes somados, fez uso da palavra o Vereador Marildo Kronbauer, elogiando a organização do evento promovido pelo Poder Executivo para simbolizar a Chegada do Papai Noel , defendendo ainda a importância do Anteprojeto de Lei de sua autoria, que constava na pauta, e apelando pela ética, postura e dignidade de todos os colegas Vereadores, principalmente no momento de votação no pleito para os cargos da Mesa Diretora da Casa para o Exercício de 2019. Usando os espaços de ambos os Expedientes, somados ainda à Comunicação de Liderança de Bancada, pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, debatendo, entre outros assuntos, a importância da apresentação de um novo projeto de lei para sanar as dúvidas quanto ao teto remuneratório do funcionalismo público municipal, criticando a falta de atenção aos convites e solicitações desta Casa por parte da Direção da Unidade Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, sediada em Cruz Alta. Posteriormente, fez uso da palavra, no Pequeno Expediente, o Vereador Jorge Gilmar Amaral de Oliveira, discutindo, entre outros assuntos, a relevância do empenho da Gestão do Município para buscar investimentos, como as Lojas Havan, que inauguraram recentemente filial na cidade de Passo Fundo, com geração de mais de 150 empregos diretos, elogiando ainda o evento cultural relacionado à passagem da Maria Fumaça em Ijuí. Usando o espaço do Grande Expediente, somado ao de Comunicação de Líder de Bancada, manifestou-se o Vereador César Busnello, elogiando o posicionamento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, assim como do Sindicato do Comércio Varejista de Ijuí, da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, da Subseção da Ordem dos Advogados e da União das Associações de Bairros de Ijuí, que externaram opinião contrária aos salários pagos para os funcionários de carreira da Câmara de Vereadores, instigando ainda mais a manifestação popular quanto ao tema. No espaço de Comunicação de Líder de Bancada, pronunciaram-se os Vereadores Junior Carlos Piaia e José Ricardo Adamy da Rosa, defendendo a importância da instalação de qualquer instituição de ensino público no Município, como o Instituto Farroupilha, por exemplo, e a necessidade de ser discutida a constitucionalidade ou não das leis municipais aprovadas em 2016, que estabelecem os subsídios dos cargos políticos do Município e o teto remuneratório dos servidores públicos municipais. Nada mais havendo a ser tratado, encerrou-se os trabalhos às vinte horas e trinta minutos. Do que, para constar lavrou-se a presente Ata que, após lida e aprovada pelo Plenário, segue assinada pelos Senhores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
César Busnello Presente
Darci Pretto da Silva Presente
Helena Stum Marder Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Adalberto de Oliveira Noronha - Beto Noronha Presente
Alexandra de Freitas Lentz Presente
Edemilson Franco Mastella - Misco Presente
Jeferson Maturana Dalla Rosa Presente
João Pedro Monteiro Presente
Jorge Gilmar Amaral de Oliveira Presente
Junior Carlos Piaia Presente
Antônio Adolfo Hintz de Lima Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Executar, no exercício de 2019, a pavimentação asfáltica de um trecho de aproximadamente quarenta metros no prolongam...

Número Data do documento Legislatura Ano
1558 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Executar, no exercício de 2019, a pavimentação asfáltica de um trecho de aproximadamente quarenta metros no prolongamento da Rua Hermann Wasserman
Ver detalhes

Proceder os reparos necessários no calçamento na Rua Dr. João Eickoff

Número Data do documento Legislatura Ano
1557 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder os reparos necessários no calçamento na Rua Dr. João Eickoff
Ver detalhes

Realizar as melhorias necessárias, principalmente operação tapa-buracos , na Rua João Carlos Deckmann

Número Data do documento Legislatura Ano
1556 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar as melhorias necessárias, principalmente operação tapa-buracos , na Rua João Carlos Deckmann
Ver detalhes

Revisar o sistema de iluminação pública

Número Data do documento Legislatura Ano
1555 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar o sistema de iluminação pública
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Steves

Número Data do documento Legislatura Ano
1554 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua Salustiano Steves
Ver detalhes

Substituir a lâmpada danificada na iluminação pública da Rua dos Imigrantes

Número Data do documento Legislatura Ano
1553 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Substituir a lâmpada danificada na iluminação pública da Rua dos Imigrantes
Ver detalhes

Construir galerias para canalização do esgoto cloacal na Rua Décio Betinelli

Número Data do documento Legislatura Ano
1552 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Construir galerias para canalização do esgoto cloacal na Rua Décio Betinelli
Ver detalhes

Providenciar recolhimento de lixo descartados irregularmente na Avenida Nações Unidas

Número Data do documento Legislatura Ano
1551 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar recolhimento de lixo descartados irregularmente na Avenida Nações Unidas
Ver detalhes

Disponibilizar fiscais ambientais para o município

Número Data do documento Legislatura Ano
1550 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Disponibilizar fiscais ambientais para o município
Ver detalhes

Construir uma unidade de Estratégia em Saúde da Família no Bairro Osvaldo Aranha

Número Data do documento Legislatura Ano
1549 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Construir uma unidade de Estratégia em Saúde da Família no Bairro Osvaldo Aranha
Ver detalhes

Instalar uma lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito na Rua dos Imigrantes no Bair...

Número Data do documento Legislatura Ano
1548 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Instalar uma lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito na Rua dos Imigrantes no Bairro Progresso
Ver detalhes

Revitalizar a demarcação da lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito do cruzamento ...

Número Data do documento Legislatura Ano
1547 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revitalizar a demarcação da lombada física redutora de velocidade e reforçar a sinalização de trânsito do cruzamento da Avenida 21 de Abril com a Rua Tiradentes e Rua General Flores da Cunha
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Cruz Alta

Número Data do documento Legislatura Ano
1546 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Cruz Alta
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Pedro Miron

Número Data do documento Legislatura Ano
1545 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Pedro Miron
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos na Rua José Ceretta

Número Data do documento Legislatura Ano
1544 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos na Rua José Ceretta
Ver detalhes

Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Eduardo Geiss

Número Data do documento Legislatura Ano
1543 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Instalar uma lombada física redutora de velocidade na Rua Eduardo Geiss
Ver detalhes

Revisar a iluminação pública da Rua Norberto Knebel

Número Data do documento Legislatura Ano
1542 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar a iluminação pública da Rua Norberto Knebel
Ver detalhes

Refazer o calçamento das ruas que sofreram alguma obra de intervenção da Corsan

Número Data do documento Legislatura Ano
1541 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Refazer o calçamento das ruas que sofreram alguma obra de intervenção da Corsan
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos nas ruas dos bairros Independência e Mundstock

Número Data do documento Legislatura Ano
1540 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos nas ruas dos bairros Independência e Mundstock
Ver detalhes

Providenciar, em regime de urgência, o conserto da ponte da estrada da Linha Três Leste

Número Data do documento Legislatura Ano
1539 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar, em regime de urgência, o conserto da ponte da estrada da Linha Três Leste
Ver detalhes

Recolher a grande quantidade de lixo que se acumulou nas redondezas do Cemitério da Linha Três

Número Data do documento Legislatura Ano
1538 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Recolher a grande quantidade de lixo que se acumulou nas redondezas do Cemitério da Linha Três
Ver detalhes

Reformar, em regime de urgência, o acesso ao condomínio residencial popular Frieda Heck

Número Data do documento Legislatura Ano
1537 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reformar, em regime de urgência, o acesso ao condomínio residencial popular Frieda Heck
Ver detalhes

Reformar, em regime de urgência, o acesso do Lar Menina

Número Data do documento Legislatura Ano
1536 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Reformar, em regime de urgência, o acesso do Lar Menina
Ver detalhes

Recolocar a tampa da boca-de-lobo que há meses permanece aberta na Rua Emílio Glitz

Número Data do documento Legislatura Ano
1535 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Recolocar a tampa da boca-de-lobo que há meses permanece aberta na Rua Emílio Glitz
Ver detalhes

Proceder a limpeza das bocas-de-lobo existentes na Rua Tobias Barreto

Número Data do documento Legislatura Ano
1534 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Proceder a limpeza das bocas-de-lobo existentes na Rua Tobias Barreto
Ver detalhes

Realizar a limpeza de terrenos que margeiam a Av. Porto Alegre

Número Data do documento Legislatura Ano
1533 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a limpeza de terrenos que margeiam a Av. Porto Alegre
Ver detalhes

Providenciar os reparos necessários no calçamento da Rua Venceslau Konageski

Número Data do documento Legislatura Ano
1532 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Providenciar os reparos necessários no calçamento da Rua Venceslau Konageski
Ver detalhes

Recolocar, em regime de URGÊNCIA, a grade da boca-de-lobo existente na Rua Cassiano Ricardo

Número Data do documento Legislatura Ano
1531 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Recolocar, em regime de URGÊNCIA, a grade da boca-de-lobo existente na Rua Cassiano Ricardo
Ver detalhes

Realizar a recuperação da pavimentação do acesso ao Lar Bom Abrigo

Número Data do documento Legislatura Ano
1530 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a recuperação da pavimentação do acesso ao Lar Bom Abrigo
Ver detalhes

Realizar a recuperação da pavimentação das Ruas Cassiano Ricardo, Afonso Arinos, Castro Alves, Cristóvão Stiebe e Cas...

Número Data do documento Legislatura Ano
1529 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a recuperação da pavimentação das Ruas Cassiano Ricardo, Afonso Arinos, Castro Alves, Cristóvão Stiebe e Casemiro de Abreu
Ver detalhes

Realizar a recuperação da pavimentação da Rua Júlio Lopes

Número Data do documento Legislatura Ano
1528 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar a recuperação da pavimentação da Rua Júlio Lopes
Ver detalhes

Recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Dr. Pestana

Número Data do documento Legislatura Ano
1527 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Recuperar a pavimentação asfáltica da Rua Dr. Pestana
Ver detalhes

Revisar e realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Vicente Razia

Número Data do documento Legislatura Ano
1526 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Revisar e realizar os reparos necessários na rede de iluminação pública da Rua Vicente Razia
Ver detalhes

Restaurar a pavimentação da Rua Pedro Rosenberg

Número Data do documento Legislatura Ano
1525 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Restaurar a pavimentação da Rua Pedro Rosenberg
Ver detalhes

Implantar sistema eletrônico, disponibilizado através da rede mundial de computadores, para que a população possa efe...

Número Data do documento Legislatura Ano
1524 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Implantar sistema eletrônico, disponibilizado através da rede mundial de computadores, para que a população possa efetivar a matrícula dos alunos nas escolas da rede pública municipal
Ver detalhes

REQUERIMENTOS

PI - Quantas Funções Gratificadas (FGs) existem no Poder Executivo Municipal?

Número Data do documento Legislatura Ano
1521 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quantas Funções Gratificadas (FGs) existem no Poder Executivo Municipal?
Ver detalhes

PI - Quantos cargos de provimentos em comissão há no Poder Executivo Municipal?

Número Data do documento Legislatura Ano
1520 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Quantos cargos de provimentos em comissão há no Poder Executivo Municipal?
Ver detalhes

Envio de ofício ao Comando do 29º Batalhão da Brigada Militar

Número Data do documento Legislatura Ano
1519 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Envio de ofício ao Comando do 29º Batalhão da Brigada Militar
Ver detalhes

PROJETOS

Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em via públic...

Número Data do documento Legislatura Ano
1523 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
Dispõe sobre a remoção de veículos abandonados ou estacionados em situação que caracterize seu abandono em via pública e dá outras providências
Ver detalhes

Dispõe sobre a redução da carga horária da categoria funcional de assistente social e dá outras providências

Número Data do documento Legislatura Ano
1522 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
Dispõe sobre a redução da carga horária da categoria funcional de assistente social e dá outras providências
Ver detalhes

Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para a Associação Hospital Bom Pastor Ijuí para os fins que ...

Número Data do documento Legislatura Ano
1518 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir recursos para a Associação Hospital Bom Pastor Ijuí para os fins que menciona, e dá outras providências
Ver detalhes

Altera e acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 3.871, de 19 de novembro de 2001

Número Data do documento Legislatura Ano
1517 10/12/2018 2017-2020 2018
Situação
TNJR - Transformada em Norma Jurídica
Ementa
Altera e acresce dispositivos que menciona na Lei Municipal nº 3.871, de 19 de novembro de 2001
Ver detalhes

Áudios

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.