.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Expediente: Segunda-feira das 12h às 18h. De terça a sexta-feira das 07h às 13h.  Segundas-feiras sessão plenária ordinária a partir das 18 horas. Atendimento ao público externo (mediante agendamento com Gabinete de Vereador):das 8h às 18h, às segundas-feiras; das 7h às 17h, de terça a sexta-feira.

SESSÃO

Dados

Sessão Tipo Data
41/2015 Ordinária 30/11/2015 00:00:00
Descrição

41ª Sessão Plenária Ordinária do 3º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS


Pauta

Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 30/11/2015.

PODER EXECUTIVO

1.  PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR PROCESSO Nº 816/2015: Renumera o parágrafo único e acrescenta o § 2o ao art. 35 da Lei Municipal no 2.943, de 30 de dezembro de 1993, e dá outras providências. Com Relatório favorável da Comissão Especial.

2.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 187/2015: Dá nova redação a artigos, incisos e parágrafos, insere alíneas, incisos e parágrafos que menciona, da Lei 5341/2010 e dá outras providências. Às Comissões.

3.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 188/2015: Denomina de Travessa Angelino Alves dos Santos a via pública que menciona; revoga a Lei no 6.281, de 14 de outubro de 2015, e dá outras providências. Às Comissões.

4.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 189/2015: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Catharina Bartmer, e dá outras providências. Às Comissões.

5.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 190/2015: Revoga a Lei nº 5.762, de 15 de maio de 2013, que Autoriza a concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de imóvel que menciona à empresa Forpasso Caminhões Ltda., e dá outras providências. Às Comissões.

6.  PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 191/2015: Estima a Receita e fixa a despesa do Município de Ijuí para o exercício financeiro de 2016. À Comissão de Finanças e Orçamento.

7.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 569/2015: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais); acresce ação ao Anexo I da Lei no 5.809, de 11 de setembro de 2013; acresce ação ao Anexo I da Lei no 6.072, de 24 de dezembro de 2014, e dá outras providências. Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

8.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 649/2015: Autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir imóvel de Pedro Luis Rockenbach; altera o art. 2o da Lei no 5.730, de 17 de janeiro de 2013; revoga a Lei no 5.875, de 19 de dezembro de 2013, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

9.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 862/2015: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Sidnei Edson Heldt, e dá outras providências.  Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

10.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 863/2015: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Gentil Machado Soares, e dá outras providências.  Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

11.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 866/2015: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Nanci dos Santos Marques, e dá outras providências.  Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

12.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 867/2015: Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Alvear Dirceu Stringhini, e dá outras providências.  Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas.

13.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 886/2015: Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de R$ 55.000,00 (cinquenta e cinco mil reais), e dá outras providências.  Com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento.

14.  PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 887/2015: Acresce o § 3º ao artigo 6º da Lei Municipal nº 6.183, de 6 de maio de 2015, e dá outras providências. Com Parecer favorável e Emenda proposta pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e Parecer favorável da Comissão de Políticas Públicas.

PODER LEGISLATIVO

15.  PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Daniel Perondi: Dá nova redação ao art. 83 da Lei nº 1.729, de 19 de dezembro de 1978, que Institui o Código de Posturas do Município de Ijuí, alterado pela Lei nº 5.313, de 02 de setembro de 2010. Cria Comissão Especial.

REQUERIMENTOS 

16.  ROSANA MARIA TENROLLER: Que seja considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões Técnicas Permanentes desta Casa, no dia vinte (20) de novembro, assim como na Sessão Plenária do dia vinte e três (23) de novembro do ano em curso, a sua participação no Seminário Internacional sobre Feminismo Camponês e Popular, realizado no Centro de Formação do CIMI Luziânia GO.

17.  CÉSAR BUSNELLO - PI: Existe alguma área pública de propriedade do Município no Distrito de Alto da União? Caso afirmativo, informar o tamanho da mesma, apresentando mapa de localização com as respectivas dimensões.

ANTEPROJETO DE LEI

18.  ALDAIR LUIS COSSETIN: Institui o Programa Cavaleiro Responsável.

INDICAÇÕES

19.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Realizar operação tapa-buracos nas seguintes vias: - na Rua Jorge Leopoldo Weber, da RS 155 até a Rua Hermann Wassermann, no Bairro Lambari; - na Rua Roberto Muller, proximidades da Rua Joaquim Porto Villa Nova, Bairro Lambari; - e na Rua Cruz Alta, Bairro jardim, em frete a Empresa Trator Sul.

20.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Melhorias na iluminação pública do Distrito do Itaí, pois várias lâmpadas encontra-se queimadas e outras permanecem acesas durante o dia, e no Distrito do Santana, pois existem muitas lâmpadas queimadas e suportes de lâmpadas quebrados.

21.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Limpeza da Rua 13 de Maio, proximidades da ponte da Rua José Amor Amorim, pois o acúmulo de lama na via já ocasionou acidentes envolvendo motocicletas.

22.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Solicitar à empresa que presta serviço de coleta de lixo no Distrito do Itaí, que defina um horário fixo no dia em que faz a coleta, pois por ser interior existe grande fluxo de animais que acabam rasgando as embelgam e espalhando o lixo, caso o mesma permaneça por longo período depositado em vias públicas aguardando pelo recolhimento.

23.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Que seja construída uma academia ao ar livre no Distrito do Itaí, com os mesmos equipamentos existentes na implantada na Praça da República.

24.  ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Melhorias em regime de urgências nas estradas vicinais do Arroio das Antas e do Rincão do Tigre, pois existem trechos com grande dificuldade na trafegabilidade, que acarreta prejuízo financeiro aos seus usuários.

25.  CÉSAR BUSNELLO: Implantação de lombada física redutora de velocidade na Avenida 21 de Abril, nas proximidades da Empresa Refrigeração Cossetin.

26.  CÉSAR BUSNELLO: Consertar a elevação existente na rotatória localizada no cruzamento das Ruas Dr. Pestana e Albino Brendler.

27.  CÉSAR BUSNELLO: Refazer o calçamento da Rua Mariano de Mattos, no Bairro Tiarajú, uma vez que está intrafegável devido a elevada quantidade de buracos e desníveis, que tem dificultado sobremaneira o deslocamento dos ônibus responsáveis pelo transporte coletivo urbano. Segundo os moradores, esta melhoria está sendo reivindicada há mais de seis anos, e até o momento nada foi feito.

28.  CÉSAR BUSNELLO: Patrolamento e cascalhamento das estradas dos Distritos de Barreiro e Itaí, pois as mesmas estão em péssimas condições de trafegabilidade.

29.  DARCI PRETTO DA SILVA: Que seja efetuado a avaliação com a máxima urgência das condições das árvores entorno da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, considerando que uma das arvores está em declínio, enquanto que a calçada já foi toda danificada pelas raízes que se encontram descobertas do solo. Como se trata de arvores entorno de uma Escola, requer por parte do órgão competente atenção especial da sua vida útil e condições saldáveis para não ocorrer a queda com qualquer vento. Esta avaliação deve ocorrer de modo geral, em todo perímetro urbano, priorizando os locais de maior fluxo de pessoas, tais como escolas, praças, quadras de esportes, etc., a fim de evitar tragédias.

30.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Operação tapa-buracos na Rua Rui Barbosa e Travessa Industrialista, Bairro São José.

31.  JOSÉ RICARDO ADAMY DA ROSA: Realizar limpeza urbana na vegetação que fica na lateral aos trilhos costeando a Rua Rui Barbosa, Bairro São José, divisa com o Bairro Herval.

32.  ROSANE SIMON: Consertar, com urgências, a iluminação pública da Rua Alberto Mundstock, no trecho compreendido entre as Ruas João E. Wender e Frederico Fluck, no Bairro Mundstock, pois a mesma apresenta problemas e defeitos em vários pontos simultaneamente, o que traz riscos aos que passam pelo local.

33.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Patrolamento e melhorias na estrada da Linha Base, Distrito Santana. Conforme Moradores o trecho é recuperado seguidamente até a Escola e o restante da estrada se encontra em péssimas condições, dificultando o trafego de veículos, principalmente do escoamento da produção leiteira e do transporte escolar.

34.  RUBEM CARLOS JAGMIN: Pintura da faixa de segurança na Rua Marechal Malet, diagonal com a Casa da Carne.


Ata

ATA No 45/2015

 

Aos trinta dias do mês de novembro do ano de 2015, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Rosana Maria Tenroller, Rosane Simon, Rubem Carlos Jagmin e Valmir Elton Seifert, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta que procedesse a LEITURA DA ATA número 44 do ano de 2015, referente à sessão plenária ordinária do dia 23 de novembro, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas, ofícios do Excelentíssimo Senhor Prefeito, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores e solicitando a substituição do anexo dois do Projeto de Lei Complementar encaminhado pela Mensagem número 168 de 2015; - e do Conselho Municipal de Saúde de Ijuí, informando que encaminhou ao Poder Executivo Municipal solicitação para que a Empresa Pedro Rogerio Zanetti e Companhia Limitada seja suspensa de participar de futuros processos licitatórios do Município. Isto feito, o Presidente suspendeu os trabalhos até que fossem colhidas as assinaturas dos Vereadores nos Pareceres dos processos constantes na Pauta. Reabertos os trabalhos, passou-se à ORDEM DO DIA, quando foi deferido Voto Congratulatório à Associação Ijuiense de Proteção ao Ambiente Natural pelos 46 anos de atividades. Posteriormente, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei Complementar, Processo no 816/2015, que Renumera o parágrafo único e acrescenta o parágrafo segundo ao artigo 35 da Lei Municipal número 2.943, de trinta de dezembro de 1993, e dá outras providências, acompanhado do Relatório favorável da Comissão Especial. Como não houve interessados em se manifestar, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Foram remetidos para análise das Comissões Técnicas Permanentes os Projetos de Lei encaminhados pelas Mensagens no 187/2015, que Dá nova redação a artigos, incisos e parágrafos, insere alíneas, incisos e parágrafos que menciona, da Lei 5.341 de 2010 e dá outras providências; - no 188/2015, que Denomina de Travessa Angelino Alves dos Santos a via pública que menciona; revoga a Lei número 6.281, de quatorze de outubro de 2015, e dá outras providências; - no 189/2015, que Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Catharina Bartmer, e dá outras providências; - no 190/2015, que Revoga a Lei número 5.762, de quinze de maio de 2013, que Autoriza a concessão de uso gratuito cumulada com doação futura de imóvel que menciona à empresa Forpasso Caminhões Limitada, e dá outras providências; - e no 191/2015, que Estima a Receita e fixa a despesa do Município de Ijuí para o exercício financeiro de 2016. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 569/2015, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de quarenta mil reais; acresce ação ao anexo um da Lei número 5.809, de onze de setembro de 2013; acresce ação ao anexo um da Lei número 6.072, de 24 de dezembro de 2014, e dá outras providências, que contava com Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Manifestou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, que solicitou o adiamento da votação do Projeto. Como não houve mais manifestações, foi o pedido de adiamento colocado em votação, sendo aceito por unanimidade de votos. Também foi adiada a votação, atendendo solicitação do Vereador Darci Pretto da Silva, do Projeto de Lei, Processo no 649/2015, que Autoriza o Poder Executivo Municipal a adquirir imóvel de Pedro Luis Rockenbach; altera o artigo segundo da Lei número 5.730, de dezessete de janeiro de 2013; revoga a Lei número 5.875, de dezenove de dezembro de 2013, e dá outras providências, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Posteriormente, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 862/2015, que Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Sidnei Edson Heldt, e dá outras providências, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Manifestou-se a Vereadora Helena Stumm Marder. Como não houve mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado com treze votos favoráveis e um contrário, do Vereador César Busnello. Em seguida, foram aprovados com treze votos favoráveis e um contrário, do Vereador César Busnello, os Projetos de Lei, Processos no 863/2015, que Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Gentil Machado Soares, e dá outras providências; - no 866/2015, que Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do Município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Nanci dos Santos Marques, e dá outras providências; - e no 867/2015, que Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Alvear Dirceu Stringhini, e dá outras providências, todos acompanhados de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Em seguida, foi aprovado por unanimidade de votos, sem que houvesse interessados em fazer uso da palavra na discussão, o Projeto de Lei, Processo no 886/2015, que Autoriza a abertura de crédito adicional especial até o valor de cinquenta e cinco mil reais, e dá outras providências, juntamente com o Parecer favorável da Comissão de Finanças e Orçamento. Posteriormente, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 887/2015, que Acresce o parágrafo terceiro ao artigo sexto da Lei Municipal número 6.183, de seis de maio de 2015, e dá outras providências, acompanhado de Parecer favorável e Emenda proposta pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, e Parecer favorável da Comissão de Políticas Públicas. Como não houve manifestações, primeiramente foi colocada em votação a emenda, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em votação o Projeto, com alteração proposta pela emenda, que também foi aprovado por unanimidade de votos. Isto feito, o Presidente concedeu espaço às Senhoras Angela Marchionatti, Adriane Franke e Silvia Amaral, que manifestaram-se na Tribuna Popular, discutindo as ações da Rede Municipal de Proteção à Mulher e as atividades realizadas durante a campanha social Dezesseis Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Em seguida, foi lida a correspondência recebida da Ordem Demolay, comunicando a promoção e solicitando apoio na divulgação da campanha de arrecadação de água para beneficiar aos atingidos pela tragédia que aconteceu na cidade mineira de Mariana, após rompimento de uma barragem de contenção de resíduos de extração mineral. Posteriormente, retomou-se a Ordem do Dia, quando foi encaminhado para análise das Comissões o Projeto de Lei Complementar, de autoria do Vereador Daniel Perondi, que Dá nova redação ao artigo 83 da Lei número 1.729, de dezenove de dezembro de 1978, que Institui o Código de Posturas do Município de Ijuí, alterado pela Lei número 5.313, de dois de setembro de 2010. Dando prosseguimento, o Presidente colocou em discussão o REQUERIMENTO, de autoria da Vereadora Rosana Maria Tenroller, que solicitava que fosse considerado como motivo legal para a sua ausência na Reunião das Comissões Técnicas Permanentes realizada no dia vinte de novembro, assim como na Sessão Plenária do dia 23 de novembro do ano em curso, a sua participação no Seminário Internacional sobre Feminismo Camponês e Popular, realizado na cidade de Luziânia, Goiás. Como não houve manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade de votos. Foi despachado favoravelmente o seguinte Pedido de Informação, de autoria do Vereador César Busnello: Existe alguma área pública de propriedade do Município no Distrito de Alto da União? Caso afirmativo, informar o tamanho da mesma, apresentando mapa de localização com as respectivas dimensões. Também foi despachado favoravelmente, o ANTEPROJETO DE LEI, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin, que Institui o Programa Cavaleiro Responsável. Da mesma forma, foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Realizar operação tapa-buracos nas seguintes vias: - na Rua Jorge Leopoldo Weber, da RS 155 até a Rua Hermann Wassermann, no Bairro Lambari; - na Rua Roberto Muller, proximidades da Rua Joaquim Porto Villa Nova, Bairro Lambari; - e na Rua Cruz Alta, Bairro jardim, em frete a Empresa Trator Sul; - Melhorias na iluminação pública do Distrito do Itaí, pois várias lâmpadas encontra-se queimadas e outras permanecem acesas durante o dia, e no Distrito do Santana, pois existem muitas lâmpadas queimadas e suportes de lâmpadas quebrados; - Limpeza da Rua 13 de Maio, proximidades da ponte da Rua José Amor Amorim, pois o acúmulo de lama na via já ocasionou acidentes envolvendo motocicletas; - Solicitar à empresa que presta serviço de coleta de lixo no Distrito do Itaí, que defina um horário fixo no dia em que faz a coleta, pois por ser interior existe grande fluxo de animais que acabam rasgando as embelgam e espalhando o lixo, caso o mesmo permaneça por longo período depositado em vias públicas aguardando pelo recolhimento; - Que seja construída uma academia ao ar livre no Distrito do Itaí, com os mesmos equipamentos existentes na implantada na Praça da República; - Melhorias em regime de urgências nas estradas vicinais do Arroio das Antas e do Rincão do Tigre, pois existem trechos com grande dificuldade na trafegabilidade, que acarreta prejuízo financeiro aos seus usuários; - do Vereador César Busnello: Implantação de lombada física redutora de velocidade na Avenida 21 de Abril, nas proximidades da Empresa Refrigeração Cossetin; - Consertar a elevação existente na rotatória localizada no cruzamento das Ruas Doutor Pestana e Albino Brendler; - Refazer o calçamento da Rua Mariano de Mattos, no Bairro Tiarajú, uma vez que está intrafegável devido a elevada quantidade de buracos e desníveis, que tem dificultado sobremaneira o deslocamento dos ônibus responsáveis pelo transporte coletivo urbano; - Patrolamento e cascalhamento das estradas dos Distritos de Barreiro e Itaí, pois as mesmas estão em péssimas condições de trafegabilidade; - do Vereador Darci Pretto da Silva: Que seja efetuada avaliação com a máxima urgência das condições das árvores entorno da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa, considerando que uma das arvores está em declínio, enquanto que a calçada já foi toda danificada pelas raízes que se encontram descobertas do solo. Como se trata de árvores entorno de uma Escola, requer por parte do órgão competente atenção especial da sua vida útil e condições saudáveis para não ocorrer a queda com qualquer vento. Esta avaliação deve ocorrer de modo geral, em todo perímetro urbano, priorizando os locais de maior fluxo de pessoas, tais como escolas, praças, quadras de esportes, etc., a fim de evitar tragédias; - do Vereador José Ricardo Adamy da Rosa: Operação tapa-buracos na Rua Rui Barbosa e Travessa Industrialista, Bairro São José; - Realizar limpeza urbana na vegetação que fica na lateral aos trilhos costeando a Rua Rui Barbosa, Bairro São José, divisa com o Bairro Herval; - da Vereadora Rosane Simon: Consertar, com urgências, a iluminação pública da Rua Alberto Mundstock, no trecho compreendido entre as Ruas João Wender e Frederico Fluck, no Bairro Mundstock, pois a mesma apresenta problemas e defeitos em vários pontos simultaneamente, o que traz riscos aos que passam pelo local; - e do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Patrolamento e melhorias na estrada da Linha Base, Distrito Santana; - Pintura da faixa de segurança na Rua Marechal Malet, diagonal com a Casa da Carne. Posteriormente, o Presidente concedeu a palavra ao Senhor João Pedro Fagundes, que pronunciou-se no espaço destinado à Tribuna Popular, debatendo as ações do Movimento Social Pró Implantação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em Ijuí. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. Usando os espaços de ambos os Expedientes acoplados, fez uso da palavra a Vereadora Rosane Simon, discutindo, entre outros assuntos, a realização da Conferência Estadual do Partido Comunista do Brasil, a Audiência Pública realizada pela Assembleia Legislativa na Câmara de Ijuí para debater a situação das rodovias estaduais da região, as divergências entre as classes patronal e de trabalhadores no comércio para definição do dissídio da categoria e os problemas causados à saúde humana pelo uso abusivo de agrotóxicos. Nos espaços de ambos os expedientes e da Comunicação de Líder de Bancada, pronunciou-se o Vereador Darci Pretto da Silva, debatendo os malefícios causados pelo uso excessivo de agrotóxicos, a relevância da discussão entorno do tema da violência contra as mulheres, e a desmoralização da classe política no Brasil, sobre tudo do Poder Legislativo, entre outros assuntos. No espaço do Pequeno Expediente, manifestou-se a Vereadora Helena Stumm Marder, argumentando que os Vereadores ainda são mais bem avaliados pela população, em virtude da proximidade e contato diretos destes com a sociedade, do que os Deputados e Senadores, comentando ainda a partida de futebol comemorativa realizada durante a campanha Dezesseis Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher, e o transcurso do Dia Mundial de Combate contra a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. Também usando o espaço do Pequeno Expediente, fez uso da palavra o Vereador Aldair Luis Cossetin, defendendo o Anteprojeto de Lei de sua autoria constante na Pauta, debatendo ainda a importância do manejo adequado da arborização urbana, e a imagem distorcida que a maioria dos agricultores tem quanto ao uso dos agrotóxicos, sem tem conhecimento dos perigos decorrentes de sua utilização. No Grande Expediente, pronunciou-se a Vereadora Rosana Maria Tenroller, enfatizando a fala da Vereadora Rosane Simon, quanto aos malefícios causados a saúde humana pelo uso de agrotóxicos, discutindo ainda a Campanha dos Dezesseis Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher e o machismo que ainda está impregnado na sociedade. Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente encerrou os trabalhos às 21 horas e quinze minutos. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes.


Comparecimento

Comparecimento dos Vereadores
Vereador(a) Situação
Andrei Cossetin Sczmanski Presente
Aldair Luis Cossetin Presente
César Busnello Presente
Claudiomiro Gabbi Pezzetta Presente
Daniel Perondi Presente
Darci Pretto da Silva Presente
Helena Stum Marder Presente
José Ricardo Adamy da Rosa Presente
Luiz Varaschini - Tito Presente
Marcos César Barriquello Presente
Marildo Kronbauer - Mutly Presente
Rosana Maria Tenroller Presente
Rosane Simon Presente
Rubem Carlos Jagmin Presente
Valmir Elton Seifert Presente

Máterias

INDICAÇÕES

Pintura da faixa de segurança na Rua Marechal Malet, diagonal com a Casa da Carne

Número Data do documento Legislatura Ano
929 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Pintura da faixa de segurança na Rua Marechal Malet, diagonal com a Casa da Carne
Ver detalhes

Patrolamento e melhorias na estrada da Linha Base, Distrito Santana

Número Data do documento Legislatura Ano
928 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Patrolamento e melhorias na estrada da Linha Base, Distrito Santana
Ver detalhes

Consertar, com urgências, a iluminação pública da Rua Alberto Mundstock

Número Data do documento Legislatura Ano
927 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Consertar, com urgências, a iluminação pública da Rua Alberto Mundstock
Ver detalhes

Realizar limpeza urbana na vegetação que fica na lateral aos trilhos costeando a Rua Rui Barbosa

Número Data do documento Legislatura Ano
926 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar limpeza urbana na vegetação que fica na lateral aos trilhos costeando a Rua Rui Barbosa
Ver detalhes

Operação tapa-buracos na Rua Rui Barbosa e Travessa Industrialista, Bairro São José

Número Data do documento Legislatura Ano
925 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Operação tapa-buracos na Rua Rui Barbosa e Travessa Industrialista, Bairro São José
Ver detalhes

Que seja efetuado a avaliação com a máxima urgência das condições das árvores entorno da Escola Estadual de Ensino Mé...

Número Data do documento Legislatura Ano
924 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Que seja efetuado a avaliação com a máxima urgência das condições das árvores entorno da Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Ver detalhes

Patrolamento e encascalhamento das estradas dos Distritos de Barreiro e Itaí

Número Data do documento Legislatura Ano
923 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Patrolamento e encascalhamento das estradas dos Distritos de Barreiro e Itaí
Ver detalhes

Refazer o calçamento da Rua Mariano de Mattos

Número Data do documento Legislatura Ano
922 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Refazer o calçamento da Rua Mariano de Mattos
Ver detalhes

Consertar a elevação existente na rotatória localizada no cruzamento das Ruas Dr. Pestana e Albino Brendler

Número Data do documento Legislatura Ano
921 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Consertar a elevação existente na rotatória localizada no cruzamento das Ruas Dr. Pestana e Albino Brendler
Ver detalhes

Implantação de lombada física redutora de velocidade na Avenida 21 de Abril

Número Data do documento Legislatura Ano
920 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Implantação de lombada física redutora de velocidade na Avenida 21 de Abril
Ver detalhes

Melhorias em regime de urgências nas estradas vicinais do Arroio das Antas e do Rincão do Tigre

Número Data do documento Legislatura Ano
919 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Melhorias em regime de urgências nas estradas vicinais do Arroio das Antas e do Rincão do Tigre
Ver detalhes

Academia ao ar livre no Distrito do Itaí

Número Data do documento Legislatura Ano
918 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Academia ao ar livre no Distrito do Itaí
Ver detalhes

Serviço de coleta de lixo no Distrito do Itaí

Número Data do documento Legislatura Ano
917 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Serviço de coleta de lixo no Distrito do Itaí
Ver detalhes

Limpeza da Rua 13 de Maio

Número Data do documento Legislatura Ano
916 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Limpeza da Rua 13 de Maio
Ver detalhes

Melhorias na iluminação pública do Distrito do Itaí

Número Data do documento Legislatura Ano
915 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Melhorias na iluminação pública do Distrito do Itaí
Ver detalhes

Realizar operação tapa-buracos em ruas diversas

Número Data do documento Legislatura Ano
914 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
Realizar operação tapa-buracos em ruas diversas
Ver detalhes

REQUERIMENTOS

PI - Existe alguma área pública de propriedade do Município no Distrito de Alto da União?

Número Data do documento Legislatura Ano
912 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO
Ementa
PI - Existe alguma área pública de propriedade do Município no Distrito de Alto da União?
Ver detalhes

Justifica ausência na Reunião das comissões permanentes desta Casa, no dia 23 de novembro do ano em curso

Número Data do documento Legislatura Ano
911 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Justifica ausência na Reunião das comissões permanentes desta Casa, no dia 23 de novembro do ano em curso
Ver detalhes

PROJETOS

INSTITUI O PROGRAMA CAVALEIRO RESPONSÁVEL

Número Data do documento Legislatura Ano
913 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
EPE - Encaminhada ao Poder Executivo
Ementa
INSTITUI O PROGRAMA CAVALEIRO RESPONSÁVEL
Ver detalhes

Dá nova redação ao art. 83 da Lei no 1.729, de 19 de dezembro de 1978, que Institui o Código de Posturas do Município...

Número Data do documento Legislatura Ano
910 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
PEDVISTA - Pedido de Vista Concedido
Ementa
Dá nova redação ao art. 83 da Lei no 1.729, de 19 de dezembro de 1978, que Institui o Código de Posturas do Município de Ijuí, alterado pela Lei no 5.313, de 02 de setembro de 2010.
Ver detalhes

Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ijuí para o exercício financeiro de 2016.

Número Data do documento Legislatura Ano
909 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Estima a receita e fixa a despesa do Município de Ijuí para o exercício financeiro de 2016.
Ver detalhes

Revoga a Lei no 5.762, de 15 de maio de 2013, que Autoriza a concessão de uso gratuito cumulada com doação futura do ...

Número Data do documento Legislatura Ano
908 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Revoga a Lei no 5.762, de 15 de maio de 2013, que Autoriza a concessão de uso gratuito cumulada com doação futura do imóvel que menciona à empresa Forpasso Caminhões Ltda, e dá outras providências.
Ver detalhes

Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urba...

Número Data do documento Legislatura Ano
907 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Transfere da classe de bens de uso comum do povo para a classe de bens dominiais do município a sobra de terreno urbano que menciona, autoriza sua alienação para Catharina Bartmer, e dá outras providências.
Ver detalhes

Denomina de Travessa Angelino Alves dos Santos a via pública que menciona; revoga a Lei no 6.281, de 14 de outubro de...

Número Data do documento Legislatura Ano
906 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
Denomina de Travessa Angelino Alves dos Santos a via pública que menciona; revoga a Lei no 6.281, de 14 de outubro de 2015, e dá outras providências.
Ver detalhes

DÁ NOVA REDAÇÃO A ARTIGOS, INCISOS E PARÁGRAFOS, INSERE ALÍNEAS, INCISOS E PARÁGRAFOS QUE MENCIONA, DA LEI 5341/2010 ...

Número Data do documento Legislatura Ano
905 30/11/2015 2013-2016 2015
Situação
APROVADA - Proposição aprovada
Ementa
DÁ NOVA REDAÇÃO A ARTIGOS, INCISOS E PARÁGRAFOS, INSERE ALÍNEAS, INCISOS E PARÁGRAFOS QUE MENCIONA, DA LEI 5341/2010 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Ver detalhes

Áudios

.
.

Câmara Municipal de Ijuí - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.