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Acessibilidade
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Dados
Sessão | Tipo | Data |
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2/2015 | Ordinária | 12/01/2015 00:00:00 |
Descrição |
2ª Sessão Plenária Ordinária do 3º ano da 16ª Legislatura da Câmara de Vereadores de Ijuí - RS |
Pauta |
CÂMARA MUNICIPAL DE IJUÍ/RS Pauta da Sessão Plenária Ordinária do dia 12/01/2015. 1. PROJETO DE LEI PROCESSO No 531/2014: Altera a redação das alíneas b , c e d do art. 132, o caput e o § 2o do art. 133 e o anexo 3 da Lei Complementar no 5630, de 24 de maio de 2012, que Institui o Plano Diretor Participativo do Município de Ijuí, consolida a legislação urbanística; revoga legislações que menciona, e dá outras providências. Com Relatório favorável da Comissão Especial. PODER EXECUTIVO 2. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 007/2015:Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Ombu do Brasil, Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda., revoga a Lei nº 5.440, de 13 de maio de 2011 e dá outras providências. Às Comissões. 3. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 008/2015:Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à Associação dos Caminhoneiros de Ijuí ASSCAMI, revoga as Leis nºs 5.404, de 13 de janeiro de 2011 e 5.476, de 04 de agosto de 2011 e dá outras providências. Às Comissões. 4. PROJETO DE LEI MENSAGEM Nº 009/2015:Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Três Tentos Agroindustrial Ltda. e dá outras providências. Às Comissões. 5. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 944/2014:Aprova e institui o Plano Municipal de Educação de Ijuí, para os fins que menciona, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 6. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 001/2015:Adota procedimentos do Regime Jurídico de que trata a Lei nº 3.871, de 19 de novembro de 2001, para os fins que menciona, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 7. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 002/2015:Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir ao Município de Ajuricaba a posse definitiva do veículo que menciona, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 8. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 004/2015:Autoriza a contratação temporária de médico. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 9. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 005/2015:Autoriza a ampliação da contratação temporária de médicos. Com Parecer favorável e Emenda, da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e Pareceres favoráveis das Comissões de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. 10. PROJETO DE LEI PROCESSO Nº 006/2015:Majora padrões de vencimento dos cargos efetivos de agente comunitário de saúde e agente de vigilância em saúde, acresce o valor dos salários dos respectivos empregos celetistas, e dá outras providências. Com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. PODER LEGISLATIVO 11. PROJETO DE RESOLUÇÃO Mesa Diretora: Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí realizar despesas que menciona e dá outras providências. Às Comissões. REQUERIMENTO 12. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Envio de ofício para a Corsan, comunicando a atual situação do terreno localizado na Rua Arnoldo Hubner, Bairro Assis Brasil, onde o passeio apresenta grande quantidade de vegetação e a entrada do terreno acumula grande quantidade de barro. Sendo assim, solicita-se que sejam tomadas as providências cabíveis para sanar a situação. 13. CLAUDIOMIRO GABBI PEZZETTA - PI: Reiterando o Pedido de Informação Processo no 813/2014: Quem são os profissionais Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Educador Social, Fisioterapeuta Geral e Farmacêutico que atuam junto às Estratégias da Saúde da Família nº 07 e 08 do Centro Social Urbano, equipe tipo 06, durante o Exercício de 2014? 14. CLAUDIOMIRO GABBI PEZZETTA - PI: Quanto o município recebeu do PMAQ, referente às equipes de Estratégia de Saúde da Família nºs 07 e 08 do Centro Social Urbano, equipe tipo 06, durante o exercício de 2014? Quais profissionais receberam valores referentes ao PMAQ nestas equipes e quanto cada um recebeu? Qual a carga horária cumprida por cada um deles? Enviar cópia do cartão ponto de cada um do período de janeiro de 2014 até a presente data. Se ainda não for possível remeter a esta Casa as cópias impressa solicitadas, em virtude da contenção de despesas, solicitamos que as mesmas sejam remetidas através de arquivo eletrônico, através do endereço secretaria@camaraijui.rs.gov.br, autênticas às originais, sem nenhuma alteração ou edição. ANTEPROJETO DE LEI 15. ALDAIR LUIZ COSSETIN: Dispõe sobre a redução de jornada de trabalho de servidores públicos com filhos com deficiência, na forma que específica e dá outras providências. INDICAÇÃO 16. ALDAIR LUIS COSSETIN: Instalação de lixeiras em todas as paradas de transporte urbano do Município, e também nas cinco novas paradas intermunicipais, a fim de possibilitar que os usuários do transporte coletivo possam depositar corretamente o lixo, evitando assim que as ruas, e arredores das paradas fiquem sujas e com detritos no chão. 17. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Arrumar buraco existente na Rua São Francisco, proximidades da intersessão com a Rua Coradino da Rosa Becker, Bairro São Geraldo, que abriu em virtude da elevada quantidade de precipitações pluviométricas, e está causando situações de risco para os usuários que transitam por esta via. 18. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Reparo na iluminação pública e podas de árvores nas ruas Guilherme Klever e Henrique Ulisses de Carvalho, bairro Herval. 19. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Conserto das Ruas Felipe Schorer, Noberto Knebel, Horizontina e João Prost, bairro Thomé de Souza. 20. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Conserto das Ruas Firmino Luchese e Travessa Vitório Muraro, no bairro Jardim. 21. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Siqueira Couto, bairro Progresso, entre o mercado Soberano e a Rua Carvalhinho, pois com o grande volume de chuvas as mesmas não dão vazão à água, ocorrendo acúmulo na via e inundação das casas que ficam à direita no sentido bairro-centro. 22. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Manaus, entre as Ruas Siqueira Couto e Aristeu Pereira. 23. ANDREI COSSETIN SCZMANSKI: Providências na Rua São Pedro, próximo ao número 51, Bairro Glória, onde a canalização de esgoto cedeu abrindo uma cratera no calçamento deixando o esgoto escoar a céu aberto, provocando risco à saúde pública e aos motoristas que transitam pelo local. Os problemas ocorrem na referida rua em vários locais no trecho compreendido entre as Ruas 13 de Maio e a Rua Barão do Rio Branco há mais de 6 meses. Fotos em anexo registram os transtornos vividos pelos moradores do local. 24. CÉSAR BUSNELLO: Enviar Agentes de Saúde para realizar visita domiciliar à população do Bairro São José, hoje desassistida por esta importante política pública, pois neste bairro reside elevado percentual de moradores idosos, que necessitam desse tipo de atendimento. 25. CLAUDIOMIRO GABBI PEZZETTA: Instalar em outro local as paradas de ônibus localizadas na Avenida Coronel Dico, próximo a USA Pneus, e na Rua 13 de Maio, próxima ao Supermercado Rei das Frutas. 26. CLAUDIOMIRO GABBI PEZZETTA: Reparos com Urgência no Calçamento na Rua 21 de Janeiro, trecho compreendido entre a Rua João Perondi e Oswaldo Cruz. 27. CLAUDIOMIRO GABBI PEZZETTA: Realizar uma pesquisa de mercado no município de Ijuí para identificar quantas toneladas de tomate são comercializadas no comércio local, bem como quais as variedades mais consumidas, e a média de preço pago por esse produto. Se possível, incluir outros hortifrutigranjeiros, que também são cultivados no município. Tais informações são importantes para o Poder Público Municipal estudar a viabilidade e oportunizar incentivo e apoio técnico aos pequenos agricultores do município, com vistas a fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, favorecendo o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, com diversificação de cultivo e menor uso de insumos industriais, que além de ampliar a participação da agricultura familiar ijuiense no mercado local, ainda contribuiria para a preservação do meio ambiente. 28. DARCI PRETTO DA SILVA: Reparos na Iluminação Pública na Rua Rúbens de Almeida, próximo ao número 47, bairro Getúlio Vargas. 29. DARCI PRETTO DA SILVA: Patrolamento e construção de uma boca de lobo, na Rua Drª Ligia Regina Schinaider, bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que já ocorreram alagamentos no local. 30. DARCI PRETTO DA SILVA: Trocar o poste de luz, na Rua Herminia Fernandes de Morais, bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que o mesmo encontra-se balançando . 31. DARCI PRETTO DA SILVA: Operação tapa-buracos nas Ruas Vilson Roni Teixeira, esquina com Padre Antônio Cuber; Rua Helmuth Cuber e Drª Ligia Regina Schneider, bairro Getúlio Vargas. 32. LUIZ VARASCHINI: Proceder à abertura da Rua Professora Inês Bastiane, até a interseção com a Rua Paulo Setubal, bairro Alvorada. 33. ROSANE SIMON: Verificar a iluminação pública das Ruas Alberto Mundstock, Frankilin M. da Silva e Frederico J. Fluck, no Bairro Mundstock, pois em alguns pontos ficam luzes ligadas mesmo durante o dia. 34. RUBEM CARLOS JAGMIN: Promover as devidas melhorias na Rua Dr. Roberto Low, trecho compreendido entre as Ruas Benjamin Constant e 13 de Maio. 35. VALMIR ELTON SEIFERT: Encascalhamento da estrada geral que liga a ERS 155 até a Vila de Mauá. |
Ata |
ATA No 02/2015
Aos doze dias do mês de janeiro do ano de 2015, com início às dezoito horas, reuniram-se ordinariamente, no Plenário da Câmara Municipal de Ijuí, sito a Rua Benjamin Constant, 116, os Vereadores Ijuienses. Havendo quórum, verificado pela presença dos Vereadores Aldair Luis Cossetin, Andrei Cossetin Sczmanski, César Busnello, Claudiomiro Gabbi Pezzetta, Daniel Perondi, Darci Pretto da Silva, Helena Stumm Marder, José Ricardo Adamy da Rosa, Luiz Varaschini, Marcos César Barriquello, Rosana Maria Tenroller, Rosane Simon, Rubem Carlos Jagmin e Valmir Elton Seifert, o Presidente, Vereador Marildo Kronbauer, invocando a proteção de Deus, declarou aberta a sessão. Inicialmente o Presidente solicitou ao Secretário, Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta, que fizesse a LEITURA DA ATA número um do ano de 2015, referente à sessão plenária ordinária do dia cinco de janeiro de 2015, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, o Secretário leu as correspondências recebidas, entre elas, ofícios do Excelentíssimo Senhor Prefeito, respondendo a Pedidos de Informação dos Vereadores e do Ministério da Saúde, informando a alteração do procedimento de notificação às Câmaras Municipais quanto à liberação de recursos. O Secretário procedeu a leitura também do Decreto Legislativo que instituiu turno único de trabalho na Câmara de Vereadores no período compreendido entre os dias treze de janeiro e 28 de fevereiro do fluente ano. Em seguida, passou-se a ORDEM DO DIA, quando foram deferidos Votos de Pesar pelo falecimento da Senhora Cecília Megier, assim como do Senhor Carlos Elígio Rambo, da Jovem Priscila Schreiber e do Jovem Wésley Ricardo Dias de Abreu. Isto feito, o Presidente suspendeu os trabalhos e convidou os Vereadores para se reunirem junto a Mesa. Reabertos os trabalhos, o Presidente convocou os Vereadores para Sessão Plenária Extraordinária a realizar-se no dia quatorze de janeiro de 2015. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 531/2014, que Altera a redação das alíneas b , c e d do artigo 132, o caput e o parágrafo segundo do artigo 133 e o anexo 3 da Lei Complementar número 5.630, de 24 de maio de 2012, que Institui o Plano Diretor Participativo do Município de Ijuí, consolida a legislação urbanística; revoga legislações que menciona, e dá outras providências, que encontrava-se acompanhado do Relatório favorável da Comissão Especial. Manifestaram-se os Vereadores Marcos César Barriquello, Rosane Simon, Daniel Perondi, Rosana Maria Tenroller, Darci Pretto da Silva e Claudiomiro Gabbi Pezzetta, que solicitou vistas ao Projeto. Como não houve mais manifestações, foi o Pedido de Vistas colocado em votação, sendo aceito por unanimidade de votos. Posteriormente, foram remetidas para análise das Comissões Técnicas Permanentes da Casa os Projetos de Lei encaminhados pelas Mensagens no 007/2015, que Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Ombu do Brasil, Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Máquinas e Implementos Agrícolas Limitada, revoga a Lei número 5.440, de treze de maio de 2011 e dá outras providências; - no 008/2015, que Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à Associação dos Caminhoneiros de Ijuí, revoga as Leis números 5.404, de treze de janeiro de 2011 e 5.476, de quatro de agosto de 2011 e dá outras providências; - e no 009/2015, que Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Três Tentos Agroindustrial Limitada e dá outras providências. A seguir, foram aprovados por unanimidade votos, sem que houvesse Vereadores interessados em se manifestar durante a discussão, os Projetos de Lei, Processo no 944/2014, que Aprova e institui o Plano Municipal de Educação de Ijuí, para os fins que menciona, e dá outras providências; - Processo no 001/2015, que Adota procedimentos do Regime Jurídico de que trata a Lei número 3.871, de dezenove de novembro de 2001, para os fins que menciona, e dá outras providências; - e Processo no 002/2015, que Autoriza o Poder Executivo Municipal transferir ao Município de Ajuricaba a posse definitiva do veículo que menciona, e dá outras providências, todos acompanhados de Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Prosseguindo, o Presidente colocou em discussão o Projeto de Lei, Processo no 004/2015, que Autoriza a contratação temporária de médico, que contava com Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Manifestaram-se os Vereadores Darci Pretto da Silva, Rosane Simon, Rosana Maria Tenroller, José Ricardo Adamy da Rosa, Claudiomiro Gabbi Pezzetta e Helena Stumm Marder. Como não houve mais manifestações, foi colocado em votação, sendo aprovado com treze votos favoráveis e um contrário, do Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta. O Presidente suspendeu os trabalhos e convidou os Vereadores para se reunirem junto da Mesa. Reabertos os trabalhos, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 005/2015, que Autoriza a ampliação da contratação temporária de médicos, acompanhado de Parecer favorável e Emenda da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e Pareceres favoráveis das Comissões de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Como não houve manifestações, inicialmente foi colocada em votação a Emenda, que foi aprovada por unanimidade de votos. Em seguida, foi colocado em votação o Projeto de Lei, com a alteração realizada pela emenda aprovada, que também foi aprovado por unanimidade de votos. A seguir, foi colocado em discussão o Projeto de Lei, Processo no 006/2015, que Majora padrões de vencimento dos cargos efetivos de agente comunitário de saúde e agente de vigilância em saúde, acresce o valor dos salários dos respectivos empregos celetistas, e dá outras providências, juntamente com os Pareceres favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação Final, de Finanças e Orçamento e de Políticas Públicas. Foi remetido para análise das Comissões Técnicas Permanentes da Casa o Projeto de Resolução de autoria da Mesa Diretora, que Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí realizar despesas que menciona e dá outras providências. Foi aprovado por unanimidade de votos o REQUERIMENTO, de autoria do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski, que solicitava o envio de ofício à Companhia Riograndense de Saneamento, comunicando a atual situação do terreno localizado na Rua Arnoldo Hubner, Bairro Assis Brasil, onde o passeio apresenta grande quantidade de vegetação e a entrada do terreno acumula grande quantidade de barro, solicitando providências para sanar essa situação. Foram despachados favoravelmente os seguintes Pedidos de Informação, de autoria do Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta: Reiterando o Pedido de Informação Processo número 813/2014: Quem são os profissionais Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Educador Social, Fisioterapeuta Geral e Farmacêutico que atuam junto às Estratégias da Saúde da Família números sete e oito do Centro Social Urbano, equipe tipo Seis, durante o Exercício de 2014? - Quanto o município recebeu do PMAQ, referente às equipes de Estratégia de Saúde da Família números sete e oito do Centro Social Urbano, equipe tipo seis, durante o exercício de 2014? Quais profissionais receberam valores referentes ao PMAQ nestas equipes e quanto cada um recebeu? Qual a carga horária cumprida por cada um deles? Enviar cópia do cartão ponto de cada um do período de janeiro de 2014 até a presente data. Se ainda não for possível remeter a esta Casa as cópias impressa solicitadas, em virtude da contenção de despesas, solicitamos que as mesmas sejam remetidas através de arquivo eletrônico, através do endereço secretaria@camaraijui.rs.gov.br, autênticas às originais, sem nenhuma alteração ou edição. Da mesma forma, foi despachado favoravelmente o ANTEPROJETO DE LEI, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin, que Dispõe sobre a redução de jornada de trabalho de servidores públicos com filhos com deficiência, na forma que específica e dá outras providências. Também foram despachadas favoravelmente as seguintes INDICAÇÕES, de autoria do Vereador Aldair Luis Cossetin: Instalação de lixeiras em todas as paradas de transporte urbano do Município, e também nas cinco novas paradas intermunicipais, a fim de possibilitar que os usuários do transporte coletivo possam depositar corretamente o lixo, evitando assim que as ruas e arredores das paradas fiquem sujas e com detritos no chão; - do Vereador Andrei Cossetin Sczmanski: Arrumar buraco existente na Rua São Francisco, proximidades da intersessão com a Rua Coradino da Rosa Becker, Bairro São Geraldo, que abriu em virtude da elevada quantidade de precipitações pluviométricas, e está causando situações de risco para os usuários que transitam por esta via; - Reparo na iluminação pública e podas de árvores nas ruas Guilherme Klever e Henrique Ulisses de Carvalho, Bairro Herval; - Conserto das Ruas Felipe Schorer, Noberto Knebel, Horizontina e João Prost, Bairro Thomé de Souza; - Conserto das Ruas Firmino Luchese e Travessa Vitório Muraro, no Bairro Jardim; - Notificar o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí sobre a situação das bocas de lobo na Rua Siqueira Couto, Bairro Progresso, entre o mercado Soberano e a Rua Carvalhinho, pois com o grande volume de chuvas as mesmas não dão vazão à água, ocorrendo acúmulo na via e inundação das casas que ficam à direita no sentido bairro-centro; - Notificar o Departamento Municipal de Águas e Saneamento de Ijuí sobre a situação das bocas de lobo na Rua Manaus, entre as Ruas Siqueira Couto e Aristeu Pereira; - Providências na Rua São Pedro, próximo ao número 51, Bairro Glória, onde a canalização de esgoto cedeu, abrindo uma cratera no calçamento deixando o esgoto escoar a céu aberto , provocando risco à saúde pública e aos motoristas que transitam pelo local; - do Vereador César Busnello: Enviar Agentes de Saúde para realizar visita domiciliar à população do Bairro São José, hoje desassistida por esta importante política pública, pois neste bairro reside elevado percentual de moradores idosos, que necessitam desse tipo de atendimento; - do Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta: Instalar em outro local as paradas de ônibus localizadas na Avenida Coronel Dico, próximo a USA Pneus, e na Rua Treze de Maio, próxima ao Supermercado Rei das Frutas; - Reparos com Urgência no Calçamento na Rua 21 de Janeiro, trecho compreendido entre a Rua João Perondi e Oswaldo Cruz; - Realizar uma pesquisa de mercado no município de Ijuí para identificar quantas toneladas de tomate são comercializadas no comércio local, bem como quais as variedades mais consumidas, e a média de preço pago por esse produto. Se possível, incluir outros hortifrutigranjeiros, que também são cultivados no município. Tais informações são importantes para o Poder Público Municipal estudar a viabilidade e oportunizar incentivo e apoio técnico aos pequenos agricultores do município, com vistas a fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, favorecendo o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, com diversificação de cultivo e menor uso de insumos industriais, que além de ampliar a participação da agricultura familiar ijuiense no mercado local, ainda contribuiria para a preservação do meio ambiente; - do Vereador Darci Pretto da Silva: Reparos na Iluminação Pública na Rua Rubens de Almeida, próximo ao número 47, Bairro Getúlio Vargas; - Patrolamento e construção de uma boca de lobo, na Rua Doutora Ligia Regina Schneider, Bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que já ocorreram alagamentos no local; - Trocar o poste de luz, na Rua Herminia Fernandes de Morais, Bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que o mesmo encontra-se balançando ; - Operação tapa-buracos nas Ruas Vilson Roni Teixeira, esquina com Padre Antônio Cuber; Rua Helmuth Cuber e Doutora Ligia Regina Schneider, Bairro Getúlio Vargas; - do Vereador Luiz Varaschini: Proceder à abertura da Rua Professora Inês Bastiane, até a interseção com a Rua Paulo Setubal, Bairro Alvorada; - da Vereadora Rosane Simon: Verificar a iluminação pública das Ruas Alberto Mundstock, Frankilin M. da Silva e Frederico J. Fluck, no Bairro Mundstock, pois em alguns pontos ficam luzes ligadas mesmo durante o dia; - do Vereador Rubem Carlos Jagmin: Promover as devidas melhorias na Rua Doutor Roberto Low, trecho compreendido entre as Ruas Benjamin Constant e Treze de Maio; - e do Vereador Valmir Elton Seifert: Encascalhamento da estrada geral que liga a ERS 155 até a Vila de Mauá. Em seguida, passou-se aos espaços do PEQUENO e do GRANDE EXPEDIENTES. No espaço do Pequeno Expediente, pronunciou-se o Vereador Daniel Perondi, enfatizando a importância dos Vereadores, independente de agremiação partidária, buscar recursos junto às lideranças das respectivas bancadas na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional, destacando o que já foi conquistado para o município, principalmente em benefício da agricultura familiar. Nos espaços de ambos os expedientes somados, fez uso da palavra o Vereador Claudiomiro Gabbi Pezzetta, defendendo a Indicação de sua autoria, constante na Pauta da Sessão, referente aos incentivos a cultura de tomate e demais hortifrutigranjeiros no município. Também manifestou-se no espaço do Pequeno Expediente o Vereador Valmir Elton Seifert, discutindo a visita que realizou na obra onde será o novo ambulatório que atenderá o meio rural, defendendo ainda a Indicação de sua autoria constante na Pauta da Sessão. Nada mais havendo a ser tratado, o Presidente encerrou os trabalhos às 21 horas e dez minutos. Do que, para constar, lavrou-se a presente Ata, que após lida e aprovada pelos presentes, será assinada pelos Vereadores Presidente e Secretários presentes. |
Comparecimento
Comparecimento dos Vereadores |
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Vereador(a) | Situação |
Andrei Cossetin Sczmanski | Presente |
Aldair Luis Cossetin | Presente |
César Busnello | Presente |
Claudiomiro Gabbi Pezzetta | Presente |
Daniel Perondi | Presente |
Darci Pretto da Silva | Presente |
Helena Stum Marder | Presente |
José Ricardo Adamy da Rosa | Presente |
Luiz Varaschini - Tito | Presente |
Marcos César Barriquello | Presente |
Marildo Kronbauer - Mutly | Presente |
Rosana Maria Tenroller | Presente |
Rosane Simon | Presente |
Rubem Carlos Jagmin | Presente |
Valmir Elton Seifert | Presente |
Máterias
INDICAÇÕES
Encascalhamento da estrada geral que liga a ERS 155 até a Vila de Mauá.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
36 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Encascalhamento da estrada geral que liga a ERS 155 até a Vila de Mauá. |
Promover as devidas melhorias na Rua Dr. Roberto Low, trecho compreendido entre as Ruas Benjamin Constant e 13 de Maio.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
35 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Promover as devidas melhorias na Rua Dr. Roberto Low, trecho compreendido entre as Ruas Benjamin Constant e 13 de Maio. |
Verificar a iluminação pública das Ruas Alberto Mundstock, Frankilin M. da Silva e Frederico J. Fluck, no Bairro Mund...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
34 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Verificar a iluminação pública das Ruas Alberto Mundstock, Frankilin M. da Silva e Frederico J. Fluck, no Bairro Mundstock, pois em alguns pontos ficam luzes ligadas mesmo durante o dia. |
Proceder à abertura da Rua Professora Inês Bastiane, até a interseção com a Rua Paulo Setubal, bairro Alvorada.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
33 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
---|---|---|
Proceder à abertura da Rua Professora Inês Bastiane, até a interseção com a Rua Paulo Setubal, bairro Alvorada. |
Operação tapa-buracos nas Ruas Vilson Roni Teixeira, esquina com Padre Antônio Cuber; Rua Helmuth Cuber e Drª Ligia R...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
32 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Operação tapa-buracos nas Ruas Vilson Roni Teixeira, esquina com Padre Antônio Cuber; Rua Helmuth Cuber e Drª Ligia Regina Schneider, bairro Getúlio Vargas. |
Trocar o poste de luz, na Rua Herminia Fernandes de Morais, bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que o mesmo encontr...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
31 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Trocar o poste de luz, na Rua Herminia Fernandes de Morais, bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que o mesmo encontra-se balançando . |
Patrolamento e construção de uma boca de lobo, na Rua Drª Ligia Regina Schinaider, bairro Getúlio Vargas, tendo em vi...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
30 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Patrolamento e construção de uma boca de lobo, na Rua Drª Ligia Regina Schinaider, bairro Getúlio Vargas, tendo em vista que já ocorreram alagamentos no local. |
Reparos na Iluminação Pública na Rua Rúbens de Almeida, próximo ao número 47, bairro Getúlio Vargas.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
29 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
---|---|---|
ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Reparos na Iluminação Pública na Rua Rúbens de Almeida, próximo ao número 47, bairro Getúlio Vargas. |
Realizar uma pesquisa de mercado no município de Ijuí para identificar quantas toneladas de tomate são comercializada...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
---|---|---|---|
28 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Realizar uma pesquisa de mercado no município de Ijuí para identificar quantas toneladas de tomate são comercializadas no comércio local, bem como quais as variedades mais consumidas, e a média de preço pago por esse produto. Se possível, incluir outros hortifrutigranjeiros, que também são cultivados no município. Tais informações são importantes para o Poder Público Municipal estudar a viabilidade e oportunizar incentivo e apoio técnico aos pequenos agricultores do município, com vistas a fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar, favorecendo o emprego de práticas produtivas ecologicamente mais equilibradas, com diversificação de cultivo e menor uso de insumos industriais, que além de ampliar a participação da agricultura familiar ijuiense no mercado local, ainda contribuiria para a preservação do meio ambiente. |
Reparos com Urgência no Calçamento na Rua 21 de Janeiro, trecho compreendido entre a Rua João Perondi e Oswaldo Cruz.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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27 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Reparos com Urgência no Calçamento na Rua 21 de Janeiro, trecho compreendido entre a Rua João Perondi e Oswaldo Cruz. |
Instalar em outro local as paradas de ônibus localizadas na Avenida Coronel Dico, próximo a USA Pneus, e na Rua 13 de...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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26 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Instalar em outro local as paradas de ônibus localizadas na Avenida Coronel Dico, próximo a USA Pneus, e na Rua 13 de Maio, próxima ao Supermercado Rei das Frutas. |
Enviar Agentes de Saúde para realizar visita domiciliar à população do Bairro São José, hoje desassistida por esta im...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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25 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Enviar Agentes de Saúde para realizar visita domiciliar à população do Bairro São José, hoje desassistida por esta importante política pública, pois neste bairro reside elevado percentual de moradores idosos, que necessitam desse tipo de atendimento. |
Providências na Rua São Pedro, próximo ao número 51, Bairro Glória, onde a canalização de esgoto cedeu abrindo uma cr...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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24 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Providências na Rua São Pedro, próximo ao número 51, Bairro Glória, onde a canalização de esgoto cedeu abrindo uma cratera no calçamento deixando o esgoto escoar a céu aberto, provocando risco à saúde pública e aos motoristas que transitam pelo local. Os problemas ocorrem na referida rua em vários locais no trecho compreendido entre as Ruas 13 de Maio e a Rua Barão do Rio Branco há mais de 6 meses. Fotos em anexo registram os transtornos vividos pelos moradores do local. |
Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Manaus, entre as Ruas Siqueira Couto e Aristeu Pereira.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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23 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Manaus, entre as Ruas Siqueira Couto e Aristeu Pereira. |
Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Siqueira Couto, bairro Progresso, entre o mercado Sobera...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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22 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Notificar o Demasi sobre a situação das bocas de lobo na Rua Siqueira Couto, bairro Progresso, entre o mercado Soberano e a Rua Carvalhinho, pois com o grande volume de chuvas as mesmas não dão vazão à água, ocorrendo acúmulo na via e inundação das casas que ficam à direita no sentido bairro-centro. |
Conserto das Ruas Firmino Luchese e Travessa Vitório Muraro, no bairro Jardim.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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21 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Conserto das Ruas Firmino Luchese e Travessa Vitório Muraro, no bairro Jardim. |
Conserto das Ruas Felipe Schorer, Noberto Knebel, Horizontina e João Prost, bairro Thomé de Souza.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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20 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Conserto das Ruas Felipe Schorer, Noberto Knebel, Horizontina e João Prost, bairro Thomé de Souza. |
Reparo na iluminação pública e podas de árvores nas ruas Guilherme Klever e Henrique Ulisses de Carvalho, bairro Herv...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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19 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Reparo na iluminação pública e podas de árvores nas ruas Guilherme Klever e Henrique Ulisses de Carvalho, bairro Herval. |
Arrumar buraco existente na Rua São Francisco, proximidades da intersessão com a Rua Coradino da Rosa Becker, Bairro ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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18 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Arrumar buraco existente na Rua São Francisco, proximidades da intersessão com a Rua Coradino da Rosa Becker, Bairro São Geraldo, que abriu em virtude da elevada quantidade de precipitações pluviométricas, e está causando situações de risco para os usuários que transitam por esta via. |
Instalação de lixeiras em todas as paradas de transporte urbano do Município, e também nas cinco novas paradas interm...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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17 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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Instalação de lixeiras em todas as paradas de transporte urbano do Município, e também nas cinco novas paradas intermunicipais, a fim de possibilitar que os usuários do transporte coletivo possam depositar corretamente o lixo, evitando assim que as ruas, e arredores das paradas fiquem sujas e com detritos no chão. |
REQUERIMENTOS
PI: Quanto o município recebeu do PMAQ, referente às equipes de Estratégia de Saúde da Família nºs 07 e 08 do Centro ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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15 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI: Quanto o município recebeu do PMAQ, referente às equipes de Estratégia de Saúde da Família nºs 07 e 08 do Centro Social Urbano, equipe tipo 06, durante o exercício de 2014? Quais profissionais receberam valores referentes ao PMAQ nestas equipes e quanto cada um recebeu? Qual a carga horária cumprida por cada um deles? Enviar cópia do cartão ponto de cada um do período de janeiro de 2014 até a presente data. Se ainda não for possível remeter a esta Casa as cópias impressa solicitadas, em virtude da contenção de despesas, solicitamos que as mesmas sejam remetidas através de arquivo eletrônico, através do endereço secretaria@camaraijui.rs.gov.br, autênticas às originais, sem nenhuma alteração ou edição. |
PI: Reiterando o Pedido de Informação Processo no 813/2014: Quem são os profissionais Assistente Social, Nutricionist...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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14 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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ENCAMINHADA AO EXECUTIVO |
Ementa | ||
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PI: Reiterando o Pedido de Informação Processo no 813/2014: Quem são os profissionais Assistente Social, Nutricionista, Psicólogo Clínico, Educador Social, Fisioterapeuta Geral e Farmacêutico que atuam junto às Estratégias da Saúde da Família nº 07 e 08 do Centro Social Urbano, equipe tipo 06, durante o Exercício de 2014? |
Envio de ofício para a Corsan, comunicando a atual situação do terreno localizado na Rua Arnoldo Hubner, Bairro Assis...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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13 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Envio de ofício para a Corsan, comunicando a atual situação do terreno localizado na Rua Arnoldo Hubner, Bairro Assis Brasil, onde o passeio apresenta grande quantidade de vegetação e a entrada do terreno acumula grande quantidade de barro. Sendo assim, solicita-se que sejam tomadas as providências cabíveis para sanar a situação. |
PROJETOS
Dispõe sobre a redução de jornada de trabalho de servidores públicos com filhos com deficiência, na forma que específ...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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16 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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EPE - Encaminhada ao Poder Executivo |
Ementa | ||
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Dispõe sobre a redução de jornada de trabalho de servidores públicos com filhos com deficiência, na forma que específica e dá outras providências. |
Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí realizar despesas que menciona e dá outras providências.
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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12 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza a Câmara Municipal de Ijuí realizar despesas que menciona e dá outras providências. |
Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Três Tentos A...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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11 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Três Tentos Agroindustrial Ltda. e dá outras providências. |
Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à Associação dos Caminh...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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10 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à Associação dos Caminhoneiros de Ijuí ASSCAMI, revoga as Leis nºs 5.404, de 13 de janeiro de 2011 e 5.476, de 04 de agosto de 2011 e dá outras providências. |
Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Ombu do Brasi...
Número | Data do documento | Legislatura | Ano |
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9 | 12/01/2015 | 2013-2016 | 2015 |
Situação | ||
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APROVADA - Proposição aprovada |
Ementa | ||
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Autoriza a cessão de uso gratuito cumulada com doação futura de fração de terras que menciona à empresa Ombu do Brasil, Comércio, Importação, Exportação e Distribuição de Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda., revoga a Lei nº 5.440, de 13 de maio de 2011 e dá outras providências. |
Áudios